11/05/2011
A coleção foi organizada objetivando a exploração dos recursos dos textos dissertativos. Propõe, inicialmente, a análise da implicância das escolhas vocabulares e linguísticas na estruturação dos textos argumentativos. Para tanto, as aulas iniciais tratarão da linguagem (formal/informal, conotativa/denotativa), das opções linguísticas na fundamentação e no direcionamento do texto. Esse enfoque privilegia a reflexão acerca da linguagem e a sua adequação em diferentes contextos de uso da escrita. Em seguida, serão avaliados os objetivos da escrita, a intencionalidade e os recursos a serem utilizados como elementos persuasivos. É importante que o aluno construa sua própria percepção a respeito do ato de escrever e consiga desenvolver seu repertório nessa modalidade de texto e, para favorecer a aquisição dessa habilidade, serão apresentadas sugestões que detalham a elaboração da argumentação. Após a exploração de tais recursos, finalizaremos com propostas de produção de textos dissertativos, orais e escritos, de variados gêneros discursivos, que possibilitarão ao aluno o exercício da escrita e da oralidade engajada no contexto social.
Liliane Gomes Falcão - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
tipos textuais, dissertação, argumentação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A linguagem formal e informal nos diferentes tipos de contexto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Comparar textos buscando diferenciá-los quanto à linguagem utilizada; Produzir textos empregando a linguagem de acordo com o contexto e com os interlocutores; Sistematizar as principais diferenças entre os textos estudados. 14/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 69833 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Linguagem denotativa e conotativa
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Diferenciar sentido conotativo e denotativo; reconhecer a denotação e a conotação em textos; reconhecer o papel do sentido conotativo nas peças publicitárias. 14/01/2011 Quatro estrelas 15 comentário(s) 129134 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
O grau do substantivo e seus efeitos de sentido na mídia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Identificar o grau de substantivos. Analisar semanticamente o emprego do aumentativo e do diminutivo em gêneros diversos. Criar efeitos de sentido por meio do uso do grau do substantivo. 14/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 28744 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
4 |
Eufemismos cotidianos – amenizando o impacto do discurso
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa identificar recursos vocabulares e expressivos que permitem amenizar os impactos do discurso; perceber os diferentes modos de elaboração do discurso e as implicações das escolhas vocabulares no âmbito discursivo; analisar a linguagem jornalística, observando as escolhas de ... 31/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15268 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
A conotação presente no discurso: Comparação, Metáfora e Metonímia – estabelecendo parâmetros.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras; identificar características que são inerentes às figuras de linguagem; explorar a criação imagética para a melhor compreensão das palavras em contexto conotativo; elaborar textos explorando ... 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21147 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
6 |
Argumentação e os elementos de persuasão na propaganda
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Comunicar-se oralmente e através da escrita, fazer levantamento de suposições e dados, relacionar informações e construir conclusões. Desenvolver habilidades de inferências, extrapolação a partir do uso de imagens; Analisar a estrutura da linguagem publicitária. Desenvolver ha... 16/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20592 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Propagandas enganosas – a credibilidade do discurso
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa interpretar textos de propaganda; perceber incoerências visíveis no discurso e as possíveis interpretações que podem ser feitas a partir da observação delas; identificar incoerências subentendidas no texto, definindo o público-alvo e o conceito pré-estabelecido do consumidor. 16/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7816 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
8 |
A intencionalidade marcada pela hipérbole e pela ironia presentes na linguagem cotidiana do adolescente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com esta sequência didática, objetiva-se que os alunos desenvolvam suas habilidades de: compreender a conotação como um recurso para a ampliação da significação das palavras, perceber a intencionalidade presente no discurso, identificar a ironia e a hipérbole no discurso de pe... 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5404 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
A ambiguidade na construção dos textos da propaganda
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Espera-se, com essa sequência didática, que os alunos desenvolvam habilidades de: entender o que é ambiguidade; perceber a ambiguidade em situações de uso incorreto, como um problema estrutural e semântico; perceber a distinção dos usos da ambiguidade: de um lado o us... 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 44610 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
OS DADOS ESTATÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO NA ARGUMENTAÇÃO
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos perceberão a importância dos dados estatísticos como estratégia de convencimento. Os alunos refletirão sobre um tipo de campanha publicitária, que tem sido cada vez mais usado pelos órgãos governamentais, que são as chamadas "propagandas de choque". Os alunos tornar-... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6883 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
11 |
Publicidade e propaganda: o poder de persuasão.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa 1) Reconhecer o tema central dos textos em estudo; 2) Utilizar apoio de desenhos no estudo ou na compreensão dos textos; 3) Realizar inferências e predições em relação ao conteúdo do texto e à intencionalidade do autor; 4) Produzir textos com qualidade , coerência, explorando ... 14/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 35368 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
A argumentação no texto narrativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa As atividades ajudarão o aluno a: a) Perceber a existência de conflitos de interesse/opinião e a rivalidade em uma narrativa; b) Identificar os personagens antagônicos (protagonista e antagonista) c) Apropriar-se dos conceitos de argumento (contra e a favor) e de contra-argume... 11/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18517 acesso(s) |
Maria Luiza Scafutto Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
13 |
Quando descrever é também persuadir: uma abordagem retórica da descrição e outros modos de ver
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa . Identificar os processos de leitura e de produção de texto, através dos tipos textuais, como modos de organização do texto. . Identificar nos gêneros, especialmente os midiáticos, formas discursivas e estruturais da descrição e da argumentação. . Analisar e comparar as categ... 08/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5778 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Oralidade e escrita: elaboração de argumentos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Refletir sobre o tema proposto; Desenvolver habilidade de discutir sobre temas polêmicos; Aprimorar a capacidade de formular argumentos a partir do tema discutido. 11/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 25089 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
15 |
A ARGUMENTAÇÃO E A CONTRA-ARGUMENTAÇÃO NAS POLÊMICAS
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos aprenderão a reconhecer o que é uma polêmica. Os alunos aprenderão a importância da argumentação e da contra-argumentação na discussão de questões polêmicas. Os alunos tomarão conhecimento de duas estratégias persuasivas importantes: o argumento de ... 02/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15061 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
16 |
Introdução ao estudo do parágrafo no texto dissertativo - argumentativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa O objetivo é possibilitar a compreensão da divisão em parágrafos característica dos textos dissertativos-argumentativos, permitindo que o aluno identifique ideia núcleo, ideias secundárias e conclusão, bem como permitir o desenvolvimento de opinião sobre determinado assunto. 10/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19185 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
17 |
A conclusão em um texto dissertativo
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Reconhecer um texto dissertativo. Reconhecer que a conclusão não é um simples parágrafo, mas o parágrafo que fecha o texto. Conhecer o que já ensinava Pe. Vieira sobre a conclusão de um texto. Analisar conclusões para avaliar se se adequam a introduções apresentadas. Conhecer ... 29/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 24596 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
18 |
Interseções de leitura e de escrita: a criação artesanal e a elaboração de um texto argumentativo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Empreender pesquisa sobre os fatos noticiados relacionados com o tema “Violência Doméstica”. Elaborar textos argumentativos sobre o tema “Violência Doméstica”. Selecionar as escolhas lexicais e sintáticas que definem e explicitam as condições em que o discurso é realizado. Apr... 16/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4427 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
19 |
Na dissertação, não basta expor as ideias, é preciso convencer!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa ·observar a importância da dissertação dentro do cotidiano. ·identificar as características do texto dissertativo-argumentativo. ·identificar e analisar recursos e estratégias de construção de discursos de persuasão. ·identificar e analisar os recursos e estratégias de constru... 28/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 53516 acesso(s) |
Liliane Gomes Falcão ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
20 |
Provérbio: um recurso argumentativo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Analisar o funcionamento ideológico de um provérbio. Propor sentidos a provérbios com base em contextos enunciativos. Identificar a capacidade argumentativa dos provérbios. 26/11/2010 Uma estrela 1 comentário(s) 5477 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
21 |
Classificados em sala de aula: compro, vendo e troco!
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa 1) Identificar a finalidade de textos de gênero anúncio classificado; 2) Reconhecer palavras abreviadas de forma convencional ou não convencional; 3) Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto do anúncio classificado; 4) Inferir uma informação implícita em um te... 14/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 35590 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
22 |
Estudando o gênero editorial
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender as características do gênero; . Ler e interpretar o gênero editorial a partir das características estudadas. 21/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 53134 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
23 |
A crônica argumentativa
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Compreender os objetivos do gênero; Conhecer as características do gênero; Identificar as características da crônica argumentativa a partir dos estudos realizados. 14/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 28506 acesso(s) |
Joseli Rezende Thomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
24 |
O debate: argumentação e contra-argumentação orais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Esta aula tem por objetivo levar os alunos a compreender a construção de um debate, observando a sua organização em argumentos e contra-argumentos. Acreditamos que, a partir das atividades propostas, os alunos poderão aprimorar a sua habilidade de exposição oral de ideias. 06/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19897 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
25 |
Gênero Textual: O debate
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características desse gênero textual; analisar um debate assistido; participar de um debate; discutir a respeito da importância da alimentação saudável nas escolas; exercitar a prática do debate por meio de argumentos. 14/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 30239 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
26 |
O ARTIGO DE OPINIÃO E SUAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE CONVENCIMENTO
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos poderão aprender que além dos argumentos, existem estratégias de convencimento que aumentam o poder de persuasão de um texto argumentativo. Os alunos aprenderão que o exemplo é uma estratégia argumentativa interessante devido ao seu alto poder explicativo. Os alunos ... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7459 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 13533 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!