19/09/2011
Esta coleção pretende possibilitar que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental aprendam alguns elementos necessários para que o texto escrito tenha mais coerência, coesão e clareza. Para isso, diferentes aspectos da produção e revisão dos textos, bem como variados gêneros textuais, são explorados. A coleção inicia-se com duas aulas que trabalham a necessidade de definir o tema de um texto e as estratégias para garantir que esse tema não se perca ao longo da escrita. Em seguida (aulas 3, 4 e 5), discute-se o planejamento de textos de gêneros textuais narrativos (fábulas e contos) e argumentativos (artigos de opinião). A sequência no texto e os princípios de coesão e coerência são trabalhados nas aulas seguintes. Aspectos mais técnicos da produção textual (como paragrafação, pontuação, concordância verbal e ortografia) são tratados nas aulas 8 a 14. Por fim, são propostas diversas maneiras de corrigir um texto com objetivo de garantir coesão e coerência, tais como a autocorreção, a correção pelo professor, a correção pelos colegas ou a correção coletiva.
Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
produção textual, revisão de textos, coerência, coesão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
ESCRITA DE TEXTOS A PARTIR DE UM CURTA-METRAGEM
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreensão do tema central de história assistida (um curta-metragem). Escrita do final da história. 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4012 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Produções de texto a partir do livro - “O livro dos medos” (Heloisa Pietro).
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Desenvolver posturas para escuta atenta, para a compreensão. Planejar a escrita do texto considerando o tema central. Revisar e elaborar a própria escrita. 17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9748 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Que medo! - Produção e revisão de textos de contos de terror
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar as características de um conto de terror. Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror. Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor. 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14743 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Aprendendo a escrever textos de opinião
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza; ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se... 29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49316 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21550 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
Ler e escrever com coerência: elaboração de frases
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases. 11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18015 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Estudando a sequência de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos. 21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8748 acesso(s) |
MARTA PONTES PINTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
Produção de texto, uma experiência lúdica
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, a partir de um tema pré-estabelecido que demandará organização de idéias para relatar uma experiência pessoal. Poderá ainda, trabalhar e consolidar suas habilidades de leitura, definir, estabelecer... 28/09/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 17429 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
9 |
Paragrafação: muito prazer
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter... 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 83216 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Trabalhando a sequência lógica do texto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa e... 29/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25412 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp... 07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentário(s) 98268 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Trabalhando a concordância verbal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual. 15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29177 acesso(s) |
Priscila Brasil Gonçalves Lacerda ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
O uso de concordâncias verbais na escrita de textos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. § Identificar no texto as palavras que indicam ações. § Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados. 11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11285 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
REVISÃO ORTOGRÁFICA , UM TRABALHO COLETIVO - HORTA NA ESCOLA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa *Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo *Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem *Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho; .*Revisar coletivamente as produções textuais. *Desenvolver a capaci... 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5904 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
15 |
LEITURA COM TEXTOS BEM ESCRITOS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização * Identificar no texto as características de um gênero literário. *Construir repertório de leitura. *Identificar no texto palavras e expressões próprias do gênero literário. *Reescrever textos respeitando as características do gênero e do autor. 25/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18522 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
16 |
Apólogo
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do apólogo. Identificar a finalidade do gênero textual apólogo. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação do apólogo. Trabalhar a revisão de textos produzidos pelos alunos. 10/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43384 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
17 |
Linguagem escrita através da produção de textos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: planejar estratégias para resolução de situações-problema; reconhecer que temos maneiras diferentes de pensar e de aprender; expressar através da escrita diferentes canais sensoriais; produzir texto coletivo trabalhando os aspectos gramaticais e ortográficos. 28/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16090 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos. Compreender a importância de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto. Desenvolver a importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves... 14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26471 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 16609 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!