Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como fazer para revisar os textos escritos, garantindo maior coerência, coesão e clareza?

 

19/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção pretende possibilitar que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental aprendam alguns elementos necessários para que o texto escrito tenha mais coerência, coesão e clareza. Para isso, diferentes aspectos da produção e revisão dos textos, bem como variados gêneros textuais, são explorados. A coleção inicia-se com duas aulas que trabalham a necessidade de definir o tema de um texto e as estratégias para garantir que esse tema não se perca ao longo da escrita. Em seguida (aulas 3, 4 e 5), discute-se o planejamento de textos de gêneros textuais narrativos (fábulas e contos) e argumentativos (artigos de opinião). A sequência no texto e os princípios de coesão e coerência são trabalhados nas aulas seguintes. Aspectos mais técnicos da produção textual (como paragrafação, pontuação, concordância verbal e ortografia) são tratados nas aulas 8 a 14. Por fim, são propostas diversas maneiras de corrigir um texto com objetivo de garantir coesão e coerência, tais como a autocorreção, a correção pelo professor, a correção pelos colegas ou a correção coletiva.

Autoria

Maria Carolina da Silva - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

produção textual, revisão de textos, coerência, coesão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 ESCRITA DE TEXTOS A PARTIR DE UM CURTA-METRAGEM

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreensão do tema central de história assistida (um curta-metragem). Escrita do final da história.

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4012 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Produções de texto a partir do livro - “O livro dos medos” (Heloisa Pietro).

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Desenvolver posturas para escuta atenta, para a compreensão. Planejar a escrita do texto considerando o tema central. Revisar e elaborar a própria escrita.

17/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9748 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Que medo! - Produção e revisão de textos de contos de terror

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar as características de um conto de terror. Utilizar os elementos do gênero para produzir um conto de terror. Revisar o texto, colocando-se na posição de leitor.  

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14743 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Aprendendo a escrever textos de opinião

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: ·Compreenda as funções do gênero texto de opinião e a forma como ele se organiza;  ·Aprenda a produzir textos de opinião, planejando e revisando a escrita de acordo com os seus objetivos, seu destinatário, seu tema central e se...

29/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 49316 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Trabalhando noções de produção e revisão de texto a partir das fábulas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender e explorar a estrutura do gênero fábulas com ênfase nos aspectos relativos à introdução e ao desenvolvimento da narrativa.

06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21550 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 Ler e escrever com coerência: elaboração de frases

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo; Reconhecer palavras e frases; Ler com ritmo, clareza e pontuação; Produzir frases com coerência e coesão; Refletir sobre a pontuação usada em diferentes frases.

11/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18015 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Estudando a sequência de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Refletir sobre a sequência de textos; Utilizar elementos de coesão; ordenar excertos.

21/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8748 acesso(s)

MARTA PONTES PINTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 Produção de texto, uma experiência lúdica

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, a partir de um tema pré-estabelecido que demandará organização de idéias para relatar uma experiência pessoal. Poderá ainda, trabalhar e consolidar suas habilidades de leitura, definir, estabelecer...

28/09/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 17429 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

9 Paragrafação: muito prazer

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar as marcas de tempo no início dos parágrafos; Associar o parágrafo a um conjunto de informações que constituem uma cena da história; Fazer leitura com entonação; Destacar alguns critérios de agrupamento de informações em parágrafos; Desenvolver a capacidade de inter...

07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 83216 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Trabalhando a sequência lógica do texto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa e...

29/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 25412 acesso(s)

Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 UTILIZANDO A PONTUAÇÃO EM ATIVIDADES SIGNIFICATIVAS.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Utilizar a pontuação em situações de diálogos; Elaborar frases utilizando a pontuação corretamente; Identificar a pontuação utilizada em textos jornalísticos; Completar o sentido de fragmentos de textos; Produzir textos utilizando a pontuação adequada; Ler com compreensão; Amp...

07/10/2010 Quatro estrelas 23 comentário(s) 98268 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Trabalhando a concordância verbal

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Nesta aula, pretendemos fazer com que os alunos aperfeiçoem os seus conhecimentos a respeito da concordância verbal na língua portuguesa e percebam a importância desse recurso na construção da coesão textual.

15/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 29177 acesso(s)

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 O uso de concordâncias verbais na escrita de textos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

§         Utilizar concordâncias verbais adequadas na escrita de textos. §         Identificar no texto as palavras que indicam ações. §         Compreender e usar oralmente os verbos nos tempos adequados.

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 11285 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 REVISÃO ORTOGRÁFICA , UM TRABALHO COLETIVO - HORTA NA ESCOLA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

*Reconhecer a variedade de hortaliças e suas necessidades para o plantio e cultivo *Conhecer os tipos de solos e sua correta utilização pelo homem  *Desenvolver a exercício da responsabilidade, e do trabalho; .*Revisar coletivamente as produções textuais. *Desenvolver a capaci...

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5904 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

15 LEITURA COM TEXTOS BEM ESCRITOS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

* Identificar no texto as características de um gênero literário.           *Construir repertório de leitura. *Identificar no texto palavras  e expressões próprias do gênero literário. *Reescrever textos respeitando as características do gênero e do autor.

25/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 18522 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

16 Apólogo

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do apólogo. Identificar a finalidade do gênero textual apólogo. Conhecer as práticas sociais de produção e de circulação do apólogo. Trabalhar a revisão de textos produzidos pelos alunos.

10/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 43384 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

17 Linguagem escrita através da produção de textos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

O aluno poderá: planejar estratégias para resolução de situações-problema; reconhecer que temos maneiras diferentes de pensar e de aprender; expressar através da escrita diferentes canais sensoriais; produzir texto coletivo trabalhando os aspectos gramaticais e ortográficos.

28/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16090 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 REVISÃO DE TEXTOS - UM TRABALHO ALÉM DA CORREÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Estabelecer com os alunos a importância da revisão dos textos.            Compreender a importância  de algumas regras ortográficas e gramaticais dentro do sentido do texto.          Desenvolver a  importância de refletir sobre o sentido do texto quando se faz a revisão. Inves...

14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26471 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 16609 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.