20/06/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Doutor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Carta AbertaDefinição:É um gênero ligado ao direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que atingem a sociedade. O autor de uma carta aberta pode direcionar sua crítica tanto para uma pessoa em específico, quanto para uma determinada comunidade. Isso sem perder de vista que ela está aberta a leitura de toda a sociedade.Características:
Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:
Linguagem:
|
|
Gênero Textual |
Temática |
Objetivo |
Elementos |
Emissor (Autor) |
Receptor (Público) |
Linguagem |
Carta aberta |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMANDO:Presente na vida de milhões de pessoas de diferentes classes sociais, as redes sociais fazem parte da relação do ser humano com o mundo atualmente. É por esse motivo, que ela não poderia ser descartada do contexto escolar. Entretanto, a sua utilização deve ser feita de forma cautelosa para que as informações ali divulgadas não corroborem para o mal do próprio usuário.Com base na leitura atenta do texto apresentado anteriormente, REDIJA uma carta aberta a ser publicada na Internet e na comunidade escolar com o objetivo de alertar a população sobre o seguinte tema:A utilização consciente das redes sociais na escolaAo desenvolver essa questão, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo das aulas sobre esse assunto. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, atentando-se à pertinência deles para seu texto. |
|
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!