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A rede social: como lidar com as novas formas do real (UCA)

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Analisar, interpretar e produzir comentários textos verbais e audiovisuais;

  • Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas;

  • Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos que as sustentam;

  • Analisar, interpretar e produzir o gênero carta aberta;

  • Entender a estrutura e a função sociocomunicativa do gênero;

  • Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual;

  • Conscientizar-se sobre as relações entre o ser humano e a rede. 

Duração das atividades
12 aulas 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deve se considerar como inserido em uma sociedade com inúmeras utilizações da tecnologia, entre elas, as redes sociais;

  • O aluno já deve saber que a meio de se interferir na sociedade por meio de textos que buscam manifestar e conscientizar a todos sobre um problema social relevante;

  • O aluno já deve estar acostumado a práticas em sala de aula, que desenvolvam a pesquisa, a tecnologia bem como o método científico;

  • O aluno já deve saber lidar com inúmeros tipos de textos, entre eles o verbal, o não verbal, e o misto; bem como conhecer as tipologias textuais, sobretudo, a  dissertação e argumentação.

 

Observação: Professor, caso seus alunos não tenham lidado com esses tipos de texto ainda, há inúmeras aulas no Portal que podem norteá-lo nesse processo. Eis algumas sugestões:

Estratégias e recursos da aula

 Observação Inicial:

As atividades dessa sequência didática sempre terão como norte o método científico de trabalho, segundo o qual a obtenção do conhecimento se dá por etapas específicas que o pesquisador tem que seguir, para se alcançar a formulação de uma teoria. Entre essas etapas, destacam-se a observação, a problematização, a formulação de hipóteses, a experimentação e, por fim, a formulação de teorias. Para demais informações a respeito disso, o professor pode acessar os seguintes links, que servirão de auxílio para essa abordagem:

  1. http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/metodo-cientifico.asp

  2. http://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/

  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico

 

Atividade 01

 

Para iniciar essa sequência didática, o professor deve incentivar os alunos a se atentarem a observação atenta do mundo à sua volta, mais especificamente, da forma como o ser humano está imerso em meio a inúmeras tecnologias, entre elas as redes sociais. Neste momento inicial, para essa motivação o professor pedirá aos alunos que acessem o seguinte vídeo a ser analisado no link a seguir:

 

12

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg&feature=player_embedded. Acesso em: 12 maio 2012.

 

Com o vídeo, o professor deverá mobilizar uma discussão sobre o quão imersos estamos em um mundo em grande parte virtual. Um mundo em que temos novas maneiras de se portar e interagir. Um mundo que muitas vezes nos espanta com sua rapidez e flexibilidade. Um mundo, que, por isso, requere de seu usuário certas responsabilidades com o que é divulgado. Os alunos deverão ser levados a pensar sobre essas questões, bem como perceber o que há de diferente atualmente com a relação do ser humano com as tecnologias, sobretudo, quando se trata da internet e das redes sociais.

 

Atividade 02

 

Após essa atividade com o objetivo de incentivar os alunos, o professor deverá levá-los a ler alguns textos que refletem sobre essa questão. Para tanto o professor, pedirá que eles digitem palavras ou expressões chaves como:

 

  • a relação entre o indivíduo e a internet;

  • a relação entre o indivíduo e as redes sociais;

  • as redes sociais na vida do homem;

  • o comportamento do homem frente às redes sociais;

  • a relação entre o ser humano e a tecnologia.

 

Essas expressões deverão ser digitadas em sites de busca como Google, Ask.com, Bing, etc.O professor deverá orientar os alunos nessa pesquisa de forma que eles encontrem respostas a uma série de perguntas que podem ter surgido a partir da discussão inicial sobre a relação atual entre o indivíduo e as redes sociais.

 

11  

Disponível em: http://soft.zol.com.cn/240/2406853.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

10

Disponível em: http://www.searchengineinfo.net/read_new518.html. Acesso em: 12 maio 2012.

 

9

Disponível em: http://rodolfoespinho.wordpress.com/. Acesso em: 12 maio 2012.

 

Ao longo da pesquisa, o professor deverá passar de computador a computador, para verificar e avaliar o conteúdo que tem sido pesquisado. A partir do momento que os alunos encontrarem um texto relevante, em relação à temática, eles deverão mandá-lo ao e-mail do professor. De posse dos textos, o professor deverá criar algumas perguntas gerais a serem respondidas por cada aluno, que dialoguem diretamente com o conteúdo do texto pesquisado.

 

Os alunos deverão responder às perguntas solicitadas e, enquanto isso, o professor poderá auxiliá-los naquelas que eles tiverem maior dúvidas. Esta é, inclusive, uma forma de o professor avaliar o desempenho dos alunos na atividade. Enquanto ele estiver sondando as atividades que estão sendo feitas, ele já poderá redirecionar seus alunos e pedir para se adequarem ao que está sendo feito.

 

Atividade 03

 

Após as discussões mobilizadas pelas atividades anteriores, que trataram das relações estabelecidas atualmente entre os seres humanos e as redes sociais, o professor pode iniciar seu trabalho com os gêneros textuais. O objetivo desta atividade é levar ao conhecimento dos alunos as inúmeras possibilidades de se interferir na sociedade por meio de um gênero textual, nesse caso, a carta aberta.

 

É por meio desse gênero que os alunos procurarão divulgar, posteriormente, os problemas decorrentes da relação mal pensada entre o ser humano e as redes pessoais. A fim de se introduzir esse gênero textual, o professor apresentará inicialmente uma coletânea de cartas abertas, para que os alunos a analisem e apreendam, com o auxílio dele, as características específicas ou mais comuns desse gênero.

 

Nos links a seguir, os alunos poderão acessar as cartas abertas a serem analisadas, bem como perceber as características dos sites em que são divulgadas. Esse trabalho é importante, uma vez que o suporte em que o gênero se encontra é de sua importância como uma das principais características do gênero. Ao acessar os textos adiante, o professor deve ter em mente que se trata apenas de uma sugestão, podendo, se quiser, recorrer a outros textos que convier a ele.

22

 Disponível em: http://psiquiatriaesociedade.wordpress.com/2011/06/08/carta-aberta-aos-comediantes-brasileiros/.  Acesso em: 09 jul. 2011

 

 20

Disponível em: http://pedrofelipelh.blogspot.com/2009/03/carta-ao-ministro-da-educacao-por.html.   Acesso em: 06 jul. 2011.

 

Ao apresentar essas cartas abertas aos alunos, o professor deverá estar atento ao fato de que a Carta Aberta é um gênero textual que possibilita uma declaração pública ou solene sobre as razões que justificam certos atos ou em que se fundamentam certos direitos. Em outras palavras, a Carta Aberta se dirige a um determinado público, buscando expressar aspectos específicos de uma sociedade.

 

Atividade 04

           

Ao apresentar a coletânea anterior, o professor deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado pelas cartas abertas. Preliminarmente, ele deve ler os textos junto aos alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier, para fazer a análise da carta apresentada.

           

Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a construção de conhecimento dos alunos em relação ao gênero.

1.         Qual a temática principal de cada carta aberta?

2.         Qual o objetivo de cada carta aberta?

3.         Quais são os principais elementos em comum de cada carta aberta?

4.         Quem são os autores de cada carta aberta? Como se caracterizam?

5.         A quem cada carta aberta se destina? Qual o público-alvo?

6.         Qual o registro de linguagem utilizado em cada carta aberta: padrão ou popular?

7.         Qual o objetivo da escola desse registro?

 

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos a cada carta aberta analisada e as sintetizará no quadro, para que os alunos possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, à estrutura e às principais características do gênero, a saber:

 

 

Carta Aberta

 

Definição:

É um gênero ligado ao direito que cada cidadão tem de se manifestar diante dos problemas que atingem a sociedade. O autor de uma carta aberta pode direcionar sua crítica tanto para uma pessoa em específico, quanto para uma determinada comunidade. Isso sem perder de vista que ela está aberta a leitura de toda a sociedade.

 

Características:

  • Remetente: cidadão comum, grupos de pessoas, entidades.

  • Destinatário: população, grupos políticos, representantes.

  • Objetivo: alertar, persuadir, protestar.

  • Tema: problema que motivou a escrita da carta.

  • Contexto de circulação: rádio, televisão, internet, reuniões, distribuição de folhetos.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

  • Título (que explicita o destinatário da carta);

  • Introdução (que situa e contextualiza o problema);

  • Desenvolvimento (que analisa o problema e apresenta argumentos que fundamentam o ponto de vista do autor);

  • Conclusão (em que geralmente se solicita uma mudança, atitude ou resolução do problema).

  • Assinatura (que pode ser uma pessoa, um grupo ou uma entidade);

  • Local e Data (que geralmente aparece no final do texto).

 

Linguagem:

  • Registro: predominantemente formal;

  • Interlocução: utilização de vocativos, de pronomes de tratamento e da 2ª pessoa do discurso;

  • Pessoa e tempo verbal: na 1ª do singular ou do plural (nós) e predominantemente no presente;

  • Intenção comunicativa: ampliar o alcance das informações e ganhar o apoio da população envolvida na questão.

 

 

 Atividade 05

 

Após a análise dos alunos e do professor das cartas abertas da atividade anterior, o professor deverá pedir, por fim, para que os alunos façam o mesmo tipo de análise para a carta aberta, acessando o link a seguir. Para isso, eles deverão considerar as características principais do gênero abordadas anteriormente.

 

19

            Disponível em: http://www.abrasco.org.br/UserFiles/File/ABRASCODIVULGA/2011/carta_30052011.pdf. Acesso em: 06 jul. 2011.

 

Após a leitura atenta da Carta Aberta, o professor pedirá que os alunos respondam às seguintes questões, como forma de ratificar o conhecimento aprendido:

 

1.         Qual a temática principal da carta?

2.         Qual o objetivo da carta?

3.         Quais são os principais elementos em comum da carta?

4.         Quem são os autores da carta? Como se caracterizam?

5.         A quem a carta se destina? Qual o público-alvo?

6.         Qual o registro de linguagem utilizado em cada carta: padrão ou popular?

7.         Qual o objetivo da escolha desse registro?

 

O professor deverá sintetizar as respostas dos alunos no quadro comparativo que já tinha sido feito para a análise das duas primeiras cartas. Esse quadro deverá também ser feito no BRoffice (o equivalente ao Microsoft Word no Linux) em formato de tabela comparativa, da seguinte forma:

 

 

Gênero Textual

Temática

Objetivo

Elementos

Emissor (Autor)

Receptor (Público)

Linguagem

Carta aberta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após o preenchimento do quadro, ele deverá ser postado no blog da turma numa seção relacionada às características dos gêneros textuais. Nessa seção, poderão ser postados os trabalhos referentes aos diversos gêneros abordados na sala de aula. Isso para que os alunos tenham uma ampla fonte de consulta em relação aos gêneros, podendo recorrer às características deles sempre que necessário.

 

Observação:

            Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

21

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

18

 

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A. Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Atividade 06

 

Após a análise das características do gênero carta aberta, trabalhadas na atividade anterior, a aula pode seguir o curso, para iniciar, de fato, a produção das cartas abertas. Na execução dessa atividade, o professor deve orientar os alunos para que se dividam em grupos de no máximo 04 componentes.

 

A atividade em grupo visa a desenvolver a capacidade de interação entre os colegas e a avaliar o comportamento e colaboração dos alunos entre si, na produção de um trabalho coletivo.

 

O professor pedirá, então, para que os alunos, em grupo, utilizem um editor de texto, por exemplo, BROffice (o Microsoft Word do equipamento UCA), para a redação da carta aberta. Isso facilitará a correção e a manipulação do texto, tanto pelos alunos quanto, posteriormente, pelo professor.

 

Em seguida, o professor deverá selecionar alguns textos dentre os pesquisados na atividade 02, para que sejam utilizados como motivadores para a escrita da carta aberta. A seguir, apresentamos um link em que o professor poderá encontrar alguns tipos desses textos para apresentar ao aluno a proposta de produção de texto.

17

Disponível em: http://www.algosobre.com.br/cultura/as-redes-sociais-e-a-aprendizagem.html. Acesso em: 10 maio 2012.

 

 

COMANDO:

Presente na vida de milhões de pessoas de diferentes classes sociais, as redes sociais fazem parte da relação do ser humano com o mundo atualmente. É por esse motivo, que ela não poderia ser descartada do contexto escolar. Entretanto, a sua utilização deve ser feita de forma cautelosa para que as informações ali divulgadas não corroborem para o mal do próprio usuário.

Com base na leitura atenta do texto apresentado anteriormente, REDIJA uma carta aberta a ser publicada na Internet e na comunidade escolar com o objetivo de alertar a população sobre o seguinte tema:

 

A utilização consciente das redes sociais na escola

 

Ao desenvolver essa questão, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo das aulas sobre esse assunto. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, atentando-se à pertinência deles para seu texto.

 

 

O professor auxiliará os alunos ao longo de todo o processo de elaboração da carta aberta, principalmente na etapa de redação de textos, em que os alunos devem se atentar à utilização de uma linguagem adequada ao contexto. Nessa etapa, o professor deve alertar os alunos para uma escrita vinculada, sobretudo, à norma padrão, para dar maior credibilidade à carta. Entretanto, o professor também deve ressaltar que os alunos devem evitar expressões rebuscadas ou pedantes, já que a carta aberta tem por objetivo a sensibilização do leitor e que seu alcance deve se o mais amplo possível, num universo de eleitos com capitais culturais diferentes.

 

Atividade 07

 

Quando todos os grupos terminarem a elaboração de suas respectivas cartas, os alunos devem proceder a uma revisão atenciosa do trabalho feito. Nesse ponto, os alunos se atentarão à estrutura e às características do gênero, bem como aos aspectos gramaticais que envolvem a escrita. Isto é, os alunos deverão corrigir os equívocos relacionados: à adequação do texto ao tema e à proposta; à argumentação; à coerência e coesão; bem como à norma padrão escolhida para essa produção textual.

 

O professor deve frisar a importância dessa revisão, visto que o texto será divulgado – com o nome deles – não só para a escola, como também para a comunidade e pela Internet. É essencial, portanto, que corrijam devidamente quaisquer inadequações relacionadas a esse processo de produção.

 

Antes da divulgação do material, o professor deve avaliar cada trabalho produzido, de modo a fazer uma revisão final para evitar que incorreções estruturais sejam divulgadas. Além disso, ele deverá, sobretudo, ressaltar a criatividade dos alunos na produção de suas cartas. Esse retorno positivo é essencial para incentivar os alunos a se empenharem na execução de seus trabalhos.

 

Depois da correção das produções pelo professor e da realização das últimas modificações pelos alunos, a carta aberta pode, então, ser divulgada. A divulgação ocorrerá na Internet, na escola e na comunidade.

 

Na Internet, os alunos deverão postar seus trabalhos no blog da turma para a apreciação dos colegas e dos internautas em geral. Além disso, os alunos devem enviar suas cartas por e-mail à sua lista de contatos, pedindo para que os destinatários também o encaminhem para suas respectivas listas. Por fim, ainda podem postá-la em redes sociais como o Orkut e Facebook. Assim, a carta aberta formará uma “corrente”, com o objetivo de atingir e conscientizar o maior número de internautas possível.

 

Na escola e na comunidade, os alunos deverão divulgar as cartas em papel impresso, como um folheto. A impressão fica, inicialmente, a cargo dos grupos, mas seria ótimo se a escola ou outra entidade pudessem custeá-los. Quanto mais cópias, maior a difusão e alcance das cartas, maior também a possibilidade de conscientização das pessoas.

 

Na escola, os alunos podem divulgar as cartas durante o intervalo ou na saída para casa. Na comunidade, os alunos podem divulgá-las, em grupo no horário da aula junto ao professor, indo a um parque ou uma praça, por exemplo, e entregando as cartas para os transeuntes ali presentes. Outra opção é a divulgação em um horário extraclasse. Nesse caso, os alunos, em grupo, deverão se dirigir a seus respectivos bairros para a distribuição das cartas a seus vizinhos, parentes, amigos ou a qualquer outra pessoa de seu círculo social.

 

É essencial que o professor, para o sucesso da atividade, mobilize e incentive seus alunos nessa última etapa. Para isso, é igualmente importante que o próprio professor abrace a causa deste trabalho e faça com que os alunos percebam a relevância de se conscientizar as pessoas sobre os problemas das drogas. Sem um posicionamento ativo quanto a isso, infelizmente, não há como haver interesse por parte dos alunos e muito menos – o mais importante – conscientização por parte das pessoas.

 

Recursos Complementares

Sites:

 

  1. http://dci2.ccsa.ufpb.br:8080/jspui/bitstream/123456789/446/1/GT%205%20Txt%2013-%20BORGES,Jussara.DOC_JAMBEIRO,Othon.%20Do%20acesso...pdf

  2. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1806-69762006000100003&script=sci_arttext

  3. http://www.algosobre.com.br/cultura/as-redes-sociais-e-a-aprendizagem.html

  4. http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

  5. http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

  6. http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

  7. http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/

 

Livros:

 

  • FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

  • GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

  • HUXLEY, Aldous. Admirável mundo novo. São Paulo: Globo, 2001.

  • LOMINTZ, Larissa Adler. Redes sociais, cultura e poder. Rio de Janeiro: E-papers, 2009.

  • OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

  • ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

 

Filmes:

  • A rede social.

  • Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

  • AI - Inteligência Artificial.

  • Eu robô.

  • O homem bicentenário.

  

Avaliação

 

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

           

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas ao longo do discurso dos alunos. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

 

 As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

 

  • O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

  • Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico do texto;

  • O registro da língua utilizado, visto que esta sequência apresenta atividades que ora se pautam na variante padrão ora se valem da variante coloquial.

           

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e audiência da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e as capacidades de falar e ouvir dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da oralidade de cada um deles, lembrando que, diferentemente das ocasiões anteriores, nesta, eles tiveram tempo de preparar suas próprias falas.  

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