24/05/2013
Sumaia Barbosa Franco Marra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
1. Compreender a influência africana na formação da população brasileira.
2. Ampliar os conhecimentos históricos, geográficos, artísticos e culturais acerca da população africana.
3. Construir tabuleiros, estudar as regras e vivenciar alguns Jogos Africanos.
Não são necessários conhecimentos prévios.
DICA: Esta sequência de aulas está dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.
AULA 1 e 2
1º MOMENTO:
Professor (a) em sala de aula, explique para os alunos que existe a Lei 11.645* de 2008 que trata da obrigatoriedade das escolas em abordarem temas relacionados à formação da população brasileira.
Em seguida, questione os alunos:
Como dica, para auxiliar os alunos, sugerimos que o(a) professor(a) leia a letra ou passe a música Samba Enredo 2009, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (RJ), com o tema: A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro (Acesso em 16 de maio de 2013).
Esta música e poesia foi proposta em uma aula do Portal do Professor (Acesso em 16 de maio de 2013), publicada em 16/05/2011, cuja autoria é de Rosilene Tomaz Silva e Claudia Regina Montes Gumerato.
Observação:
Os alunos devem identificar a origem branca, indígena e europeia citada na música e na poesia. Professor(a), aproveite as estrofes para contar um pouco da história desses povos no Brasil. Promova um espaço de discussão, nele os alunos podem contribuir, expondo oralmente o que já aprenderam em outras disciplinas como História e Geografia, por exemplo, ou até mesmo em casa, com a família, os amigos e por meio da televisão.
2º MOMENTO:
Após a discussão anterior, aproveite o que foi levantado sobre a população negra e explique com mais detalhes como a população africana chegou até o Brasil. Sugestões de sites para estudo (Acesso em: 20 de maio de 2013):
Em seguida questione: Afinal...
Estas são apenas sugestões de perguntas para instigar os alunos e deverão ser respondidas ao longo de toda sequência de atividades aqui propostas.
Na sequência, pergunte aos alunos se eles gostariam de obter respostas para as questões supracitadas e o que mais eles têm curiosidade de conhecer sobre a África. Registrar essas curiosidades no quadro, caderno ou projetor de slides, pois elas serão utilizadas em outro momento.
3º MOMENTO:
Professor(a), a fim de começar a responder parte das questões e, com o objetivo de começar os estudos mais específicos sobre a África, você poderá apresentar o vídeo da TV Escola intitulado “É TEMPO DE DIVERSÃO - INNOCENTE RUANDA” (TV Escola/MEC, acesso em 16 de maio de 2013). Este vídeo conta a história de um aluno de Ruanda, país da África, que foi desafiado pela professora a construir um brinquedo para apresentá-lo aos colegas e brincar na escola. Durante a história também são mostradas brincadeiras e jogos da cultura local e um pouco do modo de vida da população. O tempo de duração do vídeo é de 13min.
Antes de começar, solicite aos alunos que fiquem atentos, principalmente em relação às características da população, aos brinquedos, brincadeiras e jogos que aparecerão no vídeo. Após o documentário, por sua vez, perguntar aos alunos:
4º MOMENTO:
Nesse momento, o(a) professor(a) deverá socializar com os alunos a proposta para as próximas aulas e informar que o tema central a ser estudado será a CULTURA AFRICANA e alguns dos seus JOGOS. As frentes de estudo serão as seguintes:
5º MOMENTO:
Dividir a sala em vários grupos, com no máximo três alunos. Cada grupo ficará responsável por conversar com uma área de conhecimento da escola (Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências, Arte, Informática e Matemática, por exemplo) a fim de solicitar que seja produzido algum material para SEMANA AFRO-BRASILEIRA da escola. Neste caso, o(a) professor deverá elaborar um documento explicando do que se trata esse projeto, qual seu objetivo, estrutura, pessoal envolvido e quais as possibilidades de contribuição de cada área. No documento, deverá aparecer a solicitação de um representante por área para compor a equipe organizadora do evento e a indicação de uma data para reunião.
Nesta reunião, deverá ser apresentada a ideia inicial do projeto, ou seja:
Comentário: Novas propostas poderão ser colocadas e o projeto será elaborado a partir de encontros semanais entre os representantes das áreas. No primeiro encontro, também serão entregues os questionamentos feitos em sala pelo(a) professor(a) e pelos alunos, e as áreas terão como primeira tarefa, respondê-las por meio do Blog criado pelo docente. Cada área deverá responder as questões que são mais inerentes aos seus objetos de estudo.
6º MOMENTO:
Preparação para próxima aula: Dividir a turma em dois grupos.
Para o GRUPO 1, entregar uma folha de papel com as seguintes informações:
a) Algumas imagens de tabuleiros relativos ao Jogo “TsoroYamatato”.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=LQWCc449ReploM:&imgrefurl=http://goafrica.about.com/od/peopleandculture/tp/African-Games-Games-Played-In-Africa.htm&docid=o2qHbOYqkhhRNM&imgurl=http://0.tqn.com/d/goafrica/1/0/A/R/tsoro.gif&w=220&h=215&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:2,s:0,i:127&iact=rc&dur=203&page=1&tbnh=172&tbnw=176&start=0&ndsp=19&tx=67&ty=120>. Acesso em: 16 de maio de 2013.
Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=TbFhn3NwZ8g5lM:&imgrefurl=http://www.etsy.com/listing/68126787/ancient-board-game-woodwork-art-handmade&docid=gr7STsPxd8nlyM&imgurl=http://img3.etsystatic.com/000/0/6100001/il_570xN.217282059.jpg&w=500&h=500&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:4,s:0,i:133&iact=rc&dur=697&page=1&tbnh=185&tbnw=206&start=0&ndsp=19&tx=102&ty=89>. Acesso em: 16 de maio de 2013.
b) Indicação do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).
Nesta mesma folha, o professor deve explicar aos pais ou responsáveis, o trabalho sobre a África que se pretende desenvolver com os alunos e solicitar que os mesmos auxiliem o(a) aluno(a) na seguinte tarefa: confeccionar de forma criativa um tabuleiro do Jogo “Tsoro Yamatatu”, estudar suas regras e aprender a jogar em casa para, na próxima aula, vivenciar o jogo na escola.
O(a) aluno(a) deverá perguntar aos familiares “O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE A ÁFRICA” e postar no Blog indicado pelo(a) professor(a).
Nesse momento, o endereço eletrônico do mesmo deve ser socializado com a turma e o(a) professor deve explicar sua funcionalidade. Trata-se de um Blog a ser utilizado para registro, comunicação e divulgação de todas as atividades relacionadas ao projeto sobre a África.
Para o GRUPO 2, realizar o mesmo procedimento anterior, porém para o Jogo “Yoté”.
c) Indicação do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://edu-cacao.blogspot.com.br/2009/05/jogos-africanos-yote.html>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).
(Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWG-54d-RI/AAAAAAAAAd8/u9L-M-Wt74E/s200/yote.jpg>. Acesso em: 16 de maio de 2013)
(Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWHIhL1p2I/AAAAAAAAAeE/Ave3xAVOaHY/s1600-h/yote-tab-pb.JPG>. Acesso em: 16 de maio de 2013)
Informar que, na próxima aula, ambos os Jogos serão vivenciados com os colegas de turma e de outras salas.
3ª e 4ª aula
1º MOMENTO:
Socializar e conversar sobre o que foi postado no Blog durante a semana.
2º MOMENTO:
Os alunos do GRUPO I fazem uma mostra dos tabuleiros que construíram em casa e, coletivamente, socializam com os colegas as regras do “Tsoro Yamatato”. Nesse momento, também podem compartilhar como foi jogá-lo em casa.
Professor, como mediador, registre no computador (a imagem poderá ser projetada por meio de um Data Show) todas as regras necessárias para jogo, além de sanar as dúvidas e estabelecer os acordos necessários para que todos joguem da mesma maneira.
Em seguida, um aluno do grupo 1 fará dupla com um colega do grupo 2 para vivenciar o Jogo.
3º MOMENTO:
O mesmo procedimento poderá ser adotado com o GRUPO 2, a fim de vivenciar o Jogo “Yoté”.
4º MOMENTO:
Lançar um novo desafio: os alunos devem escolher um dos Jogos aprendidos nestas aulas e, durante o recreio, usando os tabuleiros confeccionados em casa, ensinar e jogar com o maior número de colegas matriculados em outros anos de ensino. Os alunos devem ser sensibilizados para a importância desta tarefa, pois se aprovado pela escola, será realizado um campeonato de Jogos Africanos durante a Semana Afro-brasileira.
Para cada colega de outra sala, não bastará ensinar e vivenciar o jogo na hora do recreio, o (a) aluno deverá fazer a seguinte pergunta: O que você sabe sobre a África? As respostas deverão ser registradas por escrito e socializadas no BLOG.
ATENÇÃO: A continuidade desta sequência de aulas pode ser visualizada na PARTE 2 da aula "Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos"
1. Aulas publicadas no Portal do Professor que podem complementar o tema:
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=677
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=32379
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22774
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22669
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=25
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23638
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38699
- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22256
2. Artigo sobre Jogos Africanos:
- http://www.ufscar.br/~defmh/spqmh/pdf/2009/pereira_jogos_2.pdf
3. Blog sobre a África:
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência a participação nos debates e discussões em sala de aula a partir das questões norteadoras lançadas pelo(a) professor(a), as postagens no Blog e os depoimentos de casa. A partir das falas e da escrita dos alunos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a África. Além disso, o envolvimento dos alunos com os Jogos Africanos em casa, em sala e no recreio representam conhecimentos culturais sobre a África e a preocupação e capacidade de divulgá-los nos espaços formais e não formais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!