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Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 1

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Compreender a influência africana na formação da população brasileira.

2. Ampliar os conhecimentos históricos, geográficos, artísticos e culturais acerca da população africana.

3. Construir tabuleiros, estudar as regras e vivenciar alguns Jogos Africanos.

Duração das atividades
04 aulas de sessenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 

DICA: Esta sequência de aulas está dividida em duas partes e pode representar um boa oportunidade de trabalho interdisciplinar.

 

AULA 1 e 2

1º MOMENTO:

Professor (a) em sala de aula, explique para os alunos que existe a Lei 11.645* de 2008 que trata da obrigatoriedade das escolas em abordarem temas relacionados à formação da população brasileira.

Em seguida, questione os alunos:

  1. Vocês conhecem os povos que formam nossa população?
  2. Porque ouvimos falar tanto que o Brasil é um país miscigenado?

 

Como dica, para auxiliar os alunos, sugerimos que o(a) professor(a) leia a letra ou passe a música Samba Enredo 2009, da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (RJ), com o tema: A Mangueira Traz Os Brasis do Brasil Mostrando a Formação do Povo Brasileiro (Acesso em 16 de maio de 2013).

Esta música e poesia foi proposta em uma aula do Portal do Professor (Acesso em 16 de maio de 2013), publicada em 16/05/2011, cuja autoria é de Rosilene Tomaz Silva e Claudia Regina Montes Gumerato.

Observação:

Os alunos devem identificar a origem branca, indígena e europeia citada na música e na poesia. Professor(a), aproveite as estrofes para contar um pouco da história desses povos no Brasil. Promova um espaço de discussão, nele os alunos podem contribuir, expondo oralmente o que já aprenderam em outras disciplinas como História e Geografia, por exemplo, ou até mesmo em casa, com a família, os amigos e por meio da televisão.

 

2º MOMENTO:

Após a discussão anterior, aproveite o que foi levantado sobre a população negra e explique com mais detalhes como a população africana chegou até o Brasil. Sugestões de sites para estudo (Acesso em: 20 de maio de 2013):

                - http://www.geledes.org.br/esquecer-jamais/179-esquecer-jamais/14716-a-historia-da-escravidao-negra-no-brasil

                - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/escravismo-no-brasil-a-resistencia-de-africanos-e-descendentes.htm

 

Em seguida questione: Afinal...

  1. Quando se fala em África, o que vem em mente?
  2. Onde está a África?(Obs: Levar o Globo Planetário para sala e mostrar onde está localizada a África e o Brasil)
  3. Quais as características físicas do povo africano?
  4. Quais as caraterísticas sociais de sua população?
  5. É um povo rico ou pobre?
  6. Já teve Copa no Mundo na África?
  7. O que tem de interessante nesse país?
  8. Que tipo de atividade física o povo africano gosta de praticar?

 

Estas são apenas sugestões de perguntas para instigar os alunos e deverão ser respondidas ao longo de toda sequência de atividades aqui propostas.

Na sequência, pergunte aos alunos se eles gostariam de obter respostas para as questões supracitadas e o que mais eles têm curiosidade de conhecer sobre a África. Registrar essas curiosidades no quadro, caderno ou projetor de slides, pois elas serão utilizadas em outro momento.

 

3º MOMENTO:

Professor(a), a fim de começar a responder parte das questões e, com o objetivo de começar os estudos mais específicos sobre a África, você poderá apresentar o vídeo da TV Escola intitulado “É TEMPO DE DIVERSÃO - INNOCENTE RUANDA” (TV Escola/MEC, acesso em 16 de maio de 2013). Este vídeo conta a história de um aluno de Ruanda, país da África, que foi desafiado pela professora a construir um brinquedo para apresentá-lo aos colegas e brincar na escola. Durante a história também são mostradas brincadeiras e jogos da cultura local e um pouco do modo de vida da população. O tempo de duração do vídeo é de 13min.

Antes de começar, solicite aos alunos que fiquem atentos, principalmente em relação às características da população, aos brinquedos, brincadeiras e jogos que aparecerão no vídeo. Após o documentário, por sua vez, perguntar aos alunos:

  1. O que acharam?
  2. O que perceberam sobre os elementos anteriormente citados (características da população, aos brinquedos, brincadeiras e jogos)?
  3. Gostariam de ser amigos do Innocente? Por quê?
  4. Será que pode ser divertido construir um brinquedo?
  5. Ficaram instigados a conhecer mais da África? E sobre as brincadeiras e jogos africanos?

 

4º MOMENTO:

Nesse momento, o(a) professor(a) deverá socializar com os alunos a proposta para as próximas aulas e informar que o tema central a ser estudado será a CULTURA AFRICANA e alguns dos seus JOGOS. As frentes de estudo serão as seguintes:

  1. Seguir o bom exemplo do aluno Inoccente, aplaudido e reconhecido na escola de Ruanda, e CONSTRUIR TABULEIROS para aprender a JOGAR e COMPETIR quatro Jogos Africanos: o Tsoro Yamatato, o Yoté, o Wali e Ayo;
  2. Socializar curiosidades sobre a África por meio do BLOG a ser construído e alimentado com informações ao longo das aulas. Para isso serão realizadas entrevistas com os familiares, amigos e professores.
  3. Organizar a SEMANA AFRO-BRASILEIRA na escola, em parceria com os professores de todas as outras disciplinas oferecidas na escola, a fim de divulgar a cultura africana.

 

5º MOMENTO:

Dividir a sala em vários grupos, com no máximo três alunos. Cada grupo ficará responsável por conversar com uma área de conhecimento da escola (Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Ciências, Arte, Informática e Matemática, por exemplo) a fim de solicitar que seja produzido algum material para SEMANA AFRO-BRASILEIRA da escola. Neste caso, o(a) professor deverá elaborar um documento explicando do que se trata esse projeto, qual seu objetivo, estrutura, pessoal envolvido e quais as possibilidades de contribuição de cada área. No documento, deverá aparecer a solicitação de um representante por área para compor a equipe organizadora do evento e a indicação de uma data para reunião.

Nesta reunião, deverá ser apresentada a ideia inicial do projeto, ou seja:

  1. Promover uma semana temática na escola a tratar da cultura africana e sua influência na formação da população brasileira.
  2. Divulgar informações sobre a temática por meio do Blog, durante o horário do recreio e por meio de painéis, cartazes ou similares.
  3. Realizar um campeonato sobre os Jogos Africanos aprendidos em sala durante o recreio.
  4. Produzir textos ou apresentações sobre a África por meio de vídeos, teatro e rádio na escola.
  5. Cada dia da Semana Afro-brasileira seria responsabilidade de uma área ou duas de conhecimento.
  6. Cada área teria seu espaço no Blog para alimentá-los semanalmente de curiosidades para os alunos.

 

Comentário: Novas propostas poderão ser colocadas e o projeto será elaborado a partir de encontros semanais entre os representantes das áreas. No primeiro encontro, também serão entregues os questionamentos feitos em sala pelo(a) professor(a) e pelos alunos, e as áreas terão como primeira tarefa, respondê-las por meio do Blog criado pelo docente. Cada área deverá responder as questões que são mais inerentes aos seus objetos de estudo.

 

6º MOMENTO:

Preparação para próxima aula: Dividir a turma em dois grupos.

Para o GRUPO 1, entregar uma folha de papel com as seguintes informações:

a)      Algumas imagens de tabuleiros relativos ao Jogo “TsoroYamatato”.

Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=LQWCc449ReploM:&imgrefurl=http://goafrica.about.com/od/peopleandculture/tp/African-Games-Games-Played-In-Africa.htm&docid=o2qHbOYqkhhRNM&imgurl=http://0.tqn.com/d/goafrica/1/0/A/R/tsoro.gif&w=220&h=215&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:2,s:0,i:127&iact=rc&dur=203&page=1&tbnh=172&tbnw=176&start=0&ndsp=19&tx=67&ty=120>. Acesso em: 16 de maio de 2013.

Disponível em: <http://www.google.com.br/imgres?q=tsoro+yematatu&sa=X&hl=pt-BR&biw=1366&bih=624&tbm=isch&tbnid=TbFhn3NwZ8g5lM:&imgrefurl=http://www.etsy.com/listing/68126787/ancient-board-game-woodwork-art-handmade&docid=gr7STsPxd8nlyM&imgurl=http://img3.etsystatic.com/000/0/6100001/il_570xN.217282059.jpg&w=500&h=500&ei=2GyVUcGMPOHj4APrnoCYAQ&zoom=1&ved=1t:3588,r:4,s:0,i:133&iact=rc&dur=697&page=1&tbnh=185&tbnw=206&start=0&ndsp=19&tx=102&ty=89>. Acesso em: 16 de maio de 2013.

 

b)      Indicação do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19530>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).

Nesta mesma folha, o professor deve explicar aos pais ou responsáveis, o trabalho sobre a África que se pretende desenvolver com os alunos e solicitar que os mesmos auxiliem o(a) aluno(a) na seguinte tarefa: confeccionar de forma criativa um tabuleiro do Jogo “Tsoro Yamatatu”, estudar suas regras e aprender a jogar em casa para, na próxima aula, vivenciar o jogo na escola.

O(a) aluno(a) deverá perguntar aos familiares “O QUE VOCÊ CONHECE SOBRE A ÁFRICA” e postar no Blog indicado pelo(a) professor(a).

Nesse momento, o endereço eletrônico do mesmo deve ser socializado com a turma e o(a) professor deve explicar sua funcionalidade. Trata-se de um Blog a ser utilizado para registro, comunicação e divulgação de todas as atividades relacionadas ao projeto sobre a África.

Para o GRUPO 2, realizar o mesmo procedimento anterior, porém para o Jogo “Yoté”.

 

c)       Indicação do site para estudo sobre as regras do Jogo: <http://edu-cacao.blogspot.com.br/2009/05/jogos-africanos-yote.html>. (Acesso em: 16 de maio de 2013).

(Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWG-54d-RI/AAAAAAAAAd8/u9L-M-Wt74E/s200/yote.jpg>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

 

[yote-tab-pb.JPG]

(Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_mCd1vIxPgY4/ShWHIhL1p2I/AAAAAAAAAeE/Ave3xAVOaHY/s1600-h/yote-tab-pb.JPG>. Acesso em: 16 de maio de 2013)

 

Informar que, na próxima aula, ambos os Jogos serão vivenciados com os colegas de turma e de outras salas.

 

3ª e 4ª aula

 

1º MOMENTO:

Socializar e conversar sobre o que foi postado no Blog durante a semana.

 

2º MOMENTO:

Os alunos do GRUPO I fazem uma mostra dos tabuleiros que construíram em casa e, coletivamente, socializam com os colegas as regras do “Tsoro Yamatato”. Nesse momento, também podem compartilhar como foi jogá-lo em casa.

Professor, como mediador, registre no computador (a imagem poderá ser projetada por meio de um Data Show) todas as regras necessárias para jogo, além de sanar as dúvidas e estabelecer os acordos necessários para que todos joguem da mesma maneira.

Em seguida, um aluno do grupo 1 fará dupla com um colega do grupo 2 para vivenciar o Jogo.

 

3º MOMENTO:

O mesmo procedimento poderá ser adotado com o GRUPO 2, a fim de vivenciar o Jogo “Yoté”.

 

4º MOMENTO:

Lançar um novo desafio: os alunos devem escolher um dos Jogos aprendidos nestas aulas e, durante o recreio, usando os tabuleiros confeccionados em casa, ensinar e jogar com o maior número de colegas matriculados em outros anos de ensino. Os alunos devem ser sensibilizados para a importância desta tarefa, pois se aprovado pela escola, será realizado um campeonato de Jogos Africanos durante a Semana Afro-brasileira.

Para cada colega de outra sala, não bastará ensinar e vivenciar o jogo na hora do recreio, o (a) aluno deverá fazer a seguinte pergunta: O que você sabe sobre a África? As respostas deverão ser registradas por escrito e socializadas no BLOG. 

 

ATENÇÃO: A continuidade desta sequência de aulas pode ser visualizada na PARTE 2 da aula "Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos"

Recursos Complementares
Avaliação

 

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência a participação nos debates e discussões em sala de aula a partir das questões norteadoras lançadas pelo(a) professor(a), as postagens no Blog e os depoimentos de casa. A partir das falas e da escrita dos alunos será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a África. Além disso, o envolvimento dos alunos com os Jogos Africanos em casa, em sala e no recreio  representam conhecimentos culturais sobre a África e a preocupação e capacidade de divulgá-los nos espaços formais e não formais.

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