05/04/2011
Esta coleção tem como objetivo organizar aulas relacionadas ao tema aprendendo Anatomia com a Educação Física. Nas aulas de número 1 ao número 2 o aluno compreenderá o funcionamento do corpo humano e como a atividade física orientada colabora na diminuição dos riscos para a saúde. Nas aulas de número 3 ao número 7 é abordada a função dos músculos e o que é contração muscular e como ela acontece. Aprenderão quais são os principais fatores que influenciam negativamente o coração como o fumo, o estresse, colesterol e pressão alta e que podem levar ao infarto. Nas aulas de número 8 ao número 11 o aluno vai correlacionar a respiração celular com o trabalho muscular, reconhecendo a importância de ingestão de sais minerais (sódio e potássio) e vitaminas (B12) para o bom funcionamento do sistema locomotor e a importância da respiração pulmonar correta para um bom trabalho muscular, a fim de evitar câimbras. Nas aulas de número 12 ao número 16 o aluno compreenderá a importância da avaliação física em relação à prevenção da morte súbita, estudando a fisiologia do coração e identificando a ação da adrenalina no coração. Ainda nesta aula serão abordados os benefícios e a importância do alongamento e como este auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, melhorando a postura. Na aula de número 16 o professor abordará o que é IMC (Índice de Massa Corporal) e os alunos poderão compreender como funciona a tabela de IMC.
RICARDO LUCAS DA ROCHA - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
educação física, saúde, prevenção, hábitos saudáveis
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A importância da atividade física para o sistema circulatório.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade... 19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 39182 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
A máquina do corpo: ações e reações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir... 04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15083 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
3 |
Alongando o corpo e melhorando a saúde?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Reconhecer a relação do alongamento com a saúde; compreender que a orientação de execução dos movimentos é importante; vivenciar diversos tipos de alongamento. 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7902 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 8499 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
Colesterol x Atividade Física
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Concientizar-se da importância da atividade física para saúde - Entender o que é e como funciona o colesterol em nosso organismo 24/01/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9182 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
6 |
Contração Muscular
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Entender como acontece a contração muscular - Identificar os tipos de contração muscular 24/01/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21135 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
7 |
Frequência Cardíaca: aprenda a medir a sua
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar como pode ser feita a medição da frequência cardíaca Aprender como calcular a frequência cardíaca ideal para cada idade Realizar atividades físicas com o objetivo de testar a frequência cardíaca 05/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 56817 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
8 |
IMC: descubra o seu
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Observar o que é e como funciona o cálculo do IMC. Conhecer e compreender como funciona a tabela de IMC. 29/04/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38068 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
9 |
Inimigos do coração
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Conhecer alguns dos vilões que trabalham contra o coração. Compreender o que significa infarto. 09/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 21618 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
10 |
Morte súbita durante o exercício físico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância da avaliação física em relação a prevenção da morte súbita. Conhecer a fisiologia do coração. Identificar a ação da adrenalina no coração. 09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6476 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
11 |
Músculos: segredos do corpo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Perceber a importância de ter cuidados especiais com nossos músculos. 29/10/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13068 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
12 |
Os primeiros cuidados para iniciar uma atividade física.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Saúde Identificar quais são os cuidados necessários para iniciar a prática de uma Atividade Física; Mensurar a frequência cardíaca. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13458 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
13 |
Para que serve o Suor? Conhecendo o mecanismo da termorregulação no momento das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer os aspectos fisiológicos da termorregulação do nosso corpo durante o calor, o frio e o exercício físico. Aprender como funciona o mecanismo de termorregulação durante a atividade física. Aprender a importância da hidratação no dia-a-dia. 29/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 14729 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Para que serve o suor?
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Médio | Biologia Identificar que tipos de células e tecidos estão envolvidos no processo de sudorese; Compreender a importância do fenômeno de sudorese para a homeostase do organismo; Relacionar o fenômeno da sudorese com situações cotidianas, boa alimentação e qualidade de vida. 22/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6020 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
15 |
Por quê sinto cãimbras? - Respiração Celular
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Conhecer o mecanismo de respiração celular, compreendendo sua importância para o corpo humano. Correlacionar a respiração celular com o trabalho muscular. Reconhecer a importância de ingestão de sais minerais (sódio e potássio) e vitaminas (B12) para o bom funcionamento do sis... 20/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 15599 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
16 |
Tecido Muscular
Ensino Fundamental Final | Educação Física - Conhecer os tipos de músculos - Entender como cada músculo é formado 24/01/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 53196 acesso(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 19188 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!