Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Concepção de alfabetização

 

02/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção objetiva apresentar aulas envolvendo situações de organização e sistematização de conhecimentos a serem construídos pela criança através do tema de pesquisa contemplando o eixo movimento e expressividade. Para tanto, a coleção está estruturada numa sequência de propostas de situações didáticas envolvendo a brincadeira, o corpo e a dança como conteúdos a serem estudados e vivenciados pelas crianças. Permite ao professor planejar de maneira sistematizada o trabalho a partir dos conteúdos da área de Arte e Educação Física. Os conteúdos da brincadeira são contemplados nas aulas do nº 1 ao 9. Enquanto o tema do corpo vai das aulas do nº 10 ao 14 e, a dança, do nº 15 ao 22.

Autoria

Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

brincadeira, corpo, dança, alfabetização, educação infantil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Lista de aulas da coleção (22 aulas)
# Aula Autoria
1 BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM, COMO É BOM!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: o Conhecer várias obras de Ivan Cruz sobre brincadeiras e vivenciar algumas das brincadeiras pintadas por ele. o Desenvolver atitudes de respeito; o Construir regras e valores morais.

19/10/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 38072 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 BRINCADEIRAS DA TRADIÇÃO

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Envolver a família no compromisso de transmitir a cultura popular para as crianças   Brincar de um jogo ensinado por um familiar   Partilhar, em uma roda de conversas, os sentimentos vividos e as impressões do jogo.

13/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25473 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 Brincando e se divertindo com as cantigas de roda.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- o significado e as origens das cantigas de rodas, tradicionais na cultura folclórica brasileira.                   - algumas das cantigas de roda que serão trabalhados na aula, realizando os movimentos caracterizados pelas letras musicais.                  - interagir com os...

17/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 77502 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

4 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Aprender a brincadeira Lencinho na mão. Participar da construção de textos coletivos. Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas.

28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 26614 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Ciranda, cirandinha

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Valorizar elementos da cultura popular. Participar da criação de coreografias.

30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25194 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA:cantigas do tempo dos avós e dos pais

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ouvir e cantar cantigas de roda. Conhecer e aprender algumas brincadeiras que os pais/avós brincavam na sua infância.

28/09/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 21031 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Aprender a ouvir e cantar as cantigas de roda presentes na cultura popular. Valorizar a cultura popular. Desenvolver a linguagem oral e ampliar o repertório de palavras.

05/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21928 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS

Ensino Fundamental Inicial | História

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:  Resgatar as brincadeiras tradicionais;  Explicar oralmente as brincadeiras apresentando suas regras;  Apropriar-se das regras de algumas brincadeiras para brincar com o...

06/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 64467 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Jogos e brincadeiras contemporâneas

Educação Infantil | Movimento

- Refletir sobre os jogos e brincadeiras da infância contemporânea fazendo um paralelo com os jogos e brincadeiras do passado. - Inserir e legitimar suas práticas lúdicas no ambiente escolar. - Aprender a compartilhar conhecimentos com os próprios colegas sobre as práticas abo...

12/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 29090 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS

Educação Infantil | Movimento

Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.

22/07/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 35958 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 O CORPO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SONS

Educação Infantil | Movimento

Produzir movimentos musicalizados com o corpo.

17/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24429 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 IMITANDO MOVIMENTOS

Educação Infantil | Movimento

Perceber as possibilidades do próprio corpo para realizar movimentos coordenados e percebidos; coordenar a seqüência de movimentos propostos; falar desses movimentos.

17/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16578 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 O CORPO EM MOVIMENTO: A BUSCA DE UMA MOTIVAÇÃO

Educação Infantil | Movimento

Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento.

17/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6849 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Música: Movimentando o Corpo.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Apreciar diferentes gêneros e ritmos musicais; Ampliar as possibilidades de expressão corporal e movimento; Desenvolver o equilíbrio.

19/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15540 acesso(s)

Solange Kátia Epifânio Soares

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil | Movimento

Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão:  Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças.  Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo...

30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 30755 acesso(s)

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

16 Dança: linguagem do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Artes

 Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas;  Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem;  Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar;  Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos;  Compor uma dança: escolher os mo...

12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 301648 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 APRECIANDO A OBRA “A DANÇA” E PINTANDO UM CENÁRIO

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão: Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte...

21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14577 acesso(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

18 A dança como espetáculo

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer um espaço de realização de espetáculos Apreciar um espetáculo de dança Conhecer bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam.

05/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7713 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

19 Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker - Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companh...

18/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21226 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

20 FESTA JUNINA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | História

 Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;   Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);  Representar essa festividade por meio da arte visual.

07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72480 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 Festa Junina - danças

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar aos alunos algumas danças típicas presente nas festas juninas, conhecer a origem dessas danças e a influência na cultura brasileira, verificar as diferentes manifestações artísticas existentes no Brasil relacionadas às festas juninas.

09/07/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 81444 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

22 Dançando Baião

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:  Conhecer a origem do Baião;  Identificar os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança);  Participar da interpretação, improvisação e co...

07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19917 acesso(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6502 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.