02/06/2011
Esta coleção objetiva apresentar aulas envolvendo situações de organização e sistematização de conhecimentos a serem construídos pela criança através do tema de pesquisa contemplando o eixo movimento e expressividade. Para tanto, a coleção está estruturada numa sequência de propostas de situações didáticas envolvendo a brincadeira, o corpo e a dança como conteúdos a serem estudados e vivenciados pelas crianças. Permite ao professor planejar de maneira sistematizada o trabalho a partir dos conteúdos da área de Arte e Educação Física. Os conteúdos da brincadeira são contemplados nas aulas do nº 1 ao 9. Enquanto o tema do corpo vai das aulas do nº 10 ao 14 e, a dança, do nº 15 ao 22.
Gilka Silva Pimentel - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
brincadeira, corpo, dança, alfabetização, educação infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
BRINCADEIRA DE CRIANÇA, COMO É BOM, COMO É BOM!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: o Conhecer várias obras de Ivan Cruz sobre brincadeiras e vivenciar algumas das brincadeiras pintadas por ele. o Desenvolver atitudes de respeito; o Construir regras e valores morais. 19/10/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 38072 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
BRINCADEIRAS DA TRADIÇÃO
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Envolver a família no compromisso de transmitir a cultura popular para as crianças Brincar de um jogo ensinado por um familiar Partilhar, em uma roda de conversas, os sentimentos vividos e as impressões do jogo. 13/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25473 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
Brincando e se divertindo com as cantigas de roda.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - o significado e as origens das cantigas de rodas, tradicionais na cultura folclórica brasileira. - algumas das cantigas de roda que serão trabalhados na aula, realizando os movimentos caracterizados pelas letras musicais. - interagir com os... 17/11/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 77502 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Lencinho na mão
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Aprender a brincadeira Lencinho na mão. Participar da construção de textos coletivos. Representar graficamente as brincadeiras vivenciadas. 28/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 26614 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
5 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Ciranda, cirandinha
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Valorizar elementos da cultura popular. Participar da criação de coreografias. 30/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25194 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA:cantigas do tempo dos avós e dos pais
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ouvir e cantar cantigas de roda. Conhecer e aprender algumas brincadeiras que os pais/avós brincavam na sua infância. 28/09/2009 Três estrelas 4 comentário(s) 21031 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Aprender a ouvir e cantar as cantigas de roda presentes na cultura popular. Valorizar a cultura popular. Desenvolver a linguagem oral e ampliar o repertório de palavras. 05/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21928 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Ensino Fundamental Inicial | História Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Resgatar as brincadeiras tradicionais; Explicar oralmente as brincadeiras apresentando suas regras; Apropriar-se das regras de algumas brincadeiras para brincar com o... 06/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 64467 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Jogos e brincadeiras contemporâneas
Educação Infantil | Movimento - Refletir sobre os jogos e brincadeiras da infância contemporânea fazendo um paralelo com os jogos e brincadeiras do passado. - Inserir e legitimar suas práticas lúdicas no ambiente escolar. - Aprender a compartilhar conhecimentos com os próprios colegas sobre as práticas abo... 12/04/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 29090 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS
Educação Infantil | Movimento Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical. 22/07/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 35958 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
O CORPO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SONS
Educação Infantil | Movimento Produzir movimentos musicalizados com o corpo. 17/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24429 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
IMITANDO MOVIMENTOS
Educação Infantil | Movimento Perceber as possibilidades do próprio corpo para realizar movimentos coordenados e percebidos; coordenar a seqüência de movimentos propostos; falar desses movimentos. 17/07/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16578 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
O CORPO EM MOVIMENTO: A BUSCA DE UMA MOTIVAÇÃO
Educação Infantil | Movimento Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento. 17/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6849 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Música: Movimentando o Corpo.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Apreciar diferentes gêneros e ritmos musicais; Ampliar as possibilidades de expressão corporal e movimento; Desenvolver o equilíbrio. 19/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15540 acesso(s) |
Solange Kátia Epifânio Soares NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil | Movimento Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão: Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças. Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo... 30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 30755 acesso(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
16 |
Dança: linguagem do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer algumas danças da nossa e de outras culturas; Valorizar e aprender a se expressar por meio dessa linguagem; Interpretar uma dança: encontrar maneiras de dançar; Improvisar: experimentar as possibilidades de criação dos movimentos; Compor uma dança: escolher os mo... 12/01/2011 Cinco estrelas 6 comentário(s) 301648 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
APRECIANDO A OBRA “A DANÇA” E PINTANDO UM CENÁRIO
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Com esta aula as crianças de quatro anos a cinco anos da Educaçao Infantil poderão: Ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação, utilizando diversos materiais gráficos e plásticos. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, do recorte... 21/02/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14577 acesso(s) |
EDNA MARIA DA SILVA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
18 |
A dança como espetáculo
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer um espaço de realização de espetáculos Apreciar um espetáculo de dança Conhecer bailarinos como sujeitos – homens e mulheres - que dançam. 05/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7713 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
19 |
Dançando com Deborah Colker (Dança Contemporânea)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre as origens e a história da Dança Contemporânea, bem como sua popularização no Brasil através do trabalho da coreógrafa Deborah Colker - Aprender os passos básicos da dança contemporânea através de movimentos inspirados nos espetáculos apresentados pela Companh... 18/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21226 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
20 |
FESTA JUNINA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | História Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas; Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas); Representar essa festividade por meio da arte visual. 07/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 72480 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
Festa Junina - danças
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar aos alunos algumas danças típicas presente nas festas juninas, conhecer a origem dessas danças e a influência na cultura brasileira, verificar as diferentes manifestações artísticas existentes no Brasil relacionadas às festas juninas. 09/07/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 81444 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
22 |
Dançando Baião
Ensino Fundamental Inicial | Artes Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer a origem do Baião; Identificar os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança); Participar da interpretação, improvisação e co... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19917 acesso(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
Sem estrelas 0 classificações - 6502 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!