06/04/2011
Esta coleção pretende ressaltar como o trabalho com as sílabas, realizado a partir de um contexto significativo de aprendizagem, é capaz de auxiliar a aquisição inicial da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aluno, ao trabalhar com essa coleção, terá a oportunidade de aprender a: - reconhecer a sílaba como uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas; - analisar as palavras de acordo com sua divisão silábica; - identificar e ordenar sílabas para formar palavras; - classificar palavras de acordo com a sílaba tônica; - refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; - combinar as sílabas de outro alfabeto para, ludicamente, formar palavras; dentre outros.
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
sílaba, divisão silábica, sílaba tônica, formação de palavras
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
# | Aula | Autoria |
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Distinguindo letras de sílabas e de palavras
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Distinguir letra, sílaba e palavra. Distinguir vogais de consoantes. Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas. Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever. Analisar as palavras em re... 11/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 72102 acesso(s) |
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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BRINCANDO COM AS SÍLABAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Produzir textos orais e escritos; Reconhecer o que é uma sílaba através de atividades lúdicas; Construir a compreensão existente entre a fala e a escrita; Ler e ouvir uma história. 18/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15348 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
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Jogo das sílabas: estratégias de organização e estruturação de palavras.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Por meio da soletração das palavras as crianças poderão aprimorar a capacidade de ler e escrever palavras com sílabas simples. 14/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22451 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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A amarelinha das palavras - Formação de palavras através de sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -compreender que as palavras podem ser divididas em sílabas -identificar as sílabas -ordenar as sílabas para formar palavras 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 30058 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Formando sílabas e identificando os fonemas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas; Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor. 18/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 39400 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
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Palavras, sílabas, letras e fonemas com o Tangolomango das irmãs
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Identificar rimas. Contar sílabas. Reconhecer fonemas iniciais. Pensar nas correspondências entre grafemas e fonemas na escrita de palavras. Comparar o tamanho das palavras. Refletir sobre a constituição de sílabas de algumas palavras (consoante-vogal, consoante-vogal-consoante). 05/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 103729 acesso(s) |
Flávia Helena Pontes Carneiro ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Bingo – reconhecendo palavras e sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Poderá trabalhar com palavras e sílabas. 15/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 174774 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Classificar palavras quanto ao número de sílabas, nomeando-as; Compreender a função da divisão silábica; Construir os conceitos de letra e de sílaba; Identificar diferentes formações silábicas; Ampliar conhecimento linguístico; Sistematizar a separação de sílabas; Interagir co... 07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24303 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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DIVISÃO SILÁBICA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Introduzir o conceito de sílaba; - Realizar a divisão silábica de palavras em final de linha; - Compreender a divisão silábica em sílabas terminadas por n,s,r,l,m. 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26843 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Sílabas canônicas no processo de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas; Dominar relações entre fonema e grafema. 16/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 82089 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita. Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21197 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
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Estudando a sílaba tônica para classificar palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Explorar a leitura e a escrita; Classificar palavras pelo número de sílabas; Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica; Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas; Realizar jogos sobre o tema. 20/10/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 160573 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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“Meu caro barão”: uma proposta de atividade com a sílaba tônica das palavras.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; • identificar as palavras proparoxítonas na canção “Meu caro Barão” e acentuá-las • reconhecer o efeito sonoro produzido pela ausência intencional dos acentos nas palavras proparoxítonas prese... 21/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16784 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
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Receita para pegar Saci. Classificando palavras quanto ao número de sílabas (aula 2)
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Classificar palavras quanto ao número de sílabas. • Desenvolver a oralidade e a escrita. • Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna. • Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisõe... 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10848 acesso(s) |
Maria Teresa Lopes da Cruz COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
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Estudando ortografia: as letras M e N em final de sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; Sistematizar o uso das letras M e N no final de sílabas; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N; Ampliar o vocabulário; Fixar conteúdos trabalhados. 16/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 159686 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Estudando ortografia: as letras E e I em final de sílabas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I; Sistematizar as descobertas feitas como decidir entre E e I em final de palavras; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I; Ampliar o vocabulário. 09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 57021 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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Trabalhando com parlendas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14450 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
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Enigmas Maias
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras. Trabalhando em equipe, poderá desenhar, p... 20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 21154 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 33585 acesso(s)
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