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O trabalho com sílabas nos anos iniciais

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção pretende ressaltar como o trabalho com as sílabas, realizado a partir de um contexto significativo de aprendizagem, é capaz de auxiliar a aquisição inicial da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O aluno, ao trabalhar com essa coleção, terá a oportunidade de aprender a: - reconhecer a sílaba como uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas; - analisar as palavras de acordo com sua divisão silábica; - identificar e ordenar sílabas para formar palavras; - classificar palavras de acordo com a sílaba tônica; - refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; - combinar as sílabas de outro alfabeto para, ludicamente, formar palavras; dentre outros.

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

sílaba, divisão silábica, sílaba tônica, formação de palavras

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Lista de aulas da coleção (18 aulas)
# Aula Autoria
1 Distinguindo letras de sílabas e de palavras

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Distinguir letra, sílaba e palavra. Distinguir vogais de consoantes. Perceber que a sílaba é uma unidade sonora em que há sempre uma vogal e que pode conter um ou mais fonemas. Conhecer as variedades de combinações de letras utilizadas para escrever. Analisar as palavras em re...

11/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 72102 acesso(s)

Ana Paula Campos Cavalcanti Soares

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 BRINCANDO COM AS SÍLABAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Produzir textos orais e escritos; Reconhecer o que é uma sílaba através de atividades lúdicas; Construir a  compreensão  existente entre a fala e a escrita; Ler e ouvir  uma história.

18/11/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15348 acesso(s)

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

3 Jogo das sílabas: estratégias de organização e estruturação de palavras.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Por meio da soletração das palavras as crianças poderão aprimorar a capacidade de ler e escrever palavras com sílabas simples.

14/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22451 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

4 A amarelinha das palavras - Formação de palavras através de sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-compreender que as palavras podem ser divididas em sílabas -identificar as sílabas -ordenar as sílabas para formar palavras

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 30058 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Formando sílabas e identificando os fonemas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas; Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor.

18/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 39400 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Palavras, sílabas, letras e fonemas com o Tangolomango das irmãs

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Identificar rimas. Contar sílabas. Reconhecer fonemas iniciais. Pensar nas correspondências entre grafemas e fonemas na escrita de palavras. Comparar o tamanho das palavras. Refletir sobre a constituição de sílabas de algumas palavras (consoante-vogal, consoante-vogal-consoante).

05/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 103729 acesso(s)

Flávia Helena Pontes Carneiro

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Bingo – reconhecendo palavras e sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Poderá trabalhar com palavras e sílabas.

15/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 174774 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

8 Palavras faladas, palavras escritas: sílaba e divisão silábica.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Classificar palavras quanto ao número de sílabas, nomeando-as; Compreender a função da divisão silábica; Construir os conceitos de letra e de sílaba; Identificar diferentes formações silábicas; Ampliar conhecimento linguístico; Sistematizar a separação de sílabas; Interagir co...

07/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 24303 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 DIVISÃO SILÁBICA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Introduzir o conceito de sílaba;  -  Realizar a divisão silábica de palavras em final de linha; - Compreender a divisão silábica em sílabas terminadas por n,s,r,l,m.

31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26843 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Sílabas canônicas no processo de alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

      Reconhecer unidades fonológicas como palavras, rimas, sílabas e fonemas;       Dominar relações entre fonema e grafema.  

16/11/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 82089 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita.  Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21197 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Estudando a sílaba tônica para classificar palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Explorar a leitura e a escrita;      Classificar palavras pelo número de sílabas;   Classificar palavras de acordo com a sílaba tônica;   Diferenciar palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;   Realizar jogos sobre o tema.  

20/10/2010 Quatro estrelas 12 comentário(s) 160573 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 “Meu caro barão”: uma proposta de atividade com a sílaba tônica das palavras.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Reconhecer que as palavras proparoxítonas são bem raras comparadas às paroxítonas; • identificar as palavras proparoxítonas na canção “Meu caro Barão” e acentuá-las • reconhecer o efeito sonoro produzido pela ausência intencional dos acentos nas palavras proparoxítonas prese...

21/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16784 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

14 Receita para pegar Saci. Classificando palavras quanto ao número de sílabas (aula 2)

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Classificar palavras quanto ao número de sílabas. • Desenvolver a oralidade e a escrita. • Levar o aluno a analisar e refletir as formas de leitura e escrita quanto a entonação e ritmo das palavras da língua materna. • Desenvolver a capacidade de aceitar o outro e as decisõe...

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 10848 acesso(s)

Maria Teresa Lopes da Cruz

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

15 Estudando ortografia: as letras M e N em final de sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Refletir sobre o uso das letras M e N antes de consoantes; Sistematizar o uso das letras M e N no final de sílabas; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras M e N; Ampliar o vocabulário; Fixar conteúdos trabalhados.

16/12/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 159686 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Estudando ortografia: as letras E e I em final de sílabas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Descobrir critérios de decisão ortográfica para a escrita de palavras terminadas em E e I; Sistematizar as descobertas feitas como decidir entre E e I em final de palavras; Identificar e corrigir as questões ortográficas que envolvem as letras E e I; Ampliar o vocabulário.

09/11/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 57021 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 Trabalhando com parlendas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer o gênero textual parlenda, explorando a linguagem oral. Associar a linguagem oral ao código escrito. Identificar palavras que rimam.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14450 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

18 Enigmas Maias

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | História

O aluno terá oportunidade de conhecer um pouco sobre a civilização maia, seu enigmático silabário, podendo desenvolver totens e mandalas, e até combinar as sílabas deste alfabetário tão interessante, para ludicamente, formar palavras. Trabalhando em equipe, poderá  desenhar, p...

20/11/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 21154 acesso(s)

CLAUDIA MATOS PEREIRA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Artes

Opinião de quem acessou

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