Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Desenvolvimento da compreensão auditiva em Língua Inglesa

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção contém aulas que trabalham o desenvolvimento da compreensão auditiva em Língua Inglesa. Na aula 1 os alunos vão organizar as estrofes da música “We walk” (The Ting Tings) em uma compreensão geral da música, para depois elaborar conversações e textos sobre atividades diárias. Na aula 2 deverão perceber a ordem dos versos da música “She loves you” (The Beatles) reconhecendo o uso da terminação “-S” na terceira pessoa do tempo verbal “presente simples”. Na aula 3 irão ouvir conversações sobre atividades diárias para elaborar uma lista de suas próprias atividades. A aula 4 propõe atividades de reconhecimento de expressões relacionadas a atividades diárias na música “Bad Day” (Daniel Powter) que serão utilizadas na elaboração de textos .Na aula 5 os alunos completarão lacunas na música “Smile” (U2) com as formas do tempo verbal “presente contínuo”, podendo, em seguida, expressar-se sobre o que tem feito na atualidade. A atividade da aula 6 enfatiza o reconhecimento da forma verbal “passado simples” em uma atividade de completar lacunas na música “Photograph” (Nickelback). Ao final da aula 7 os alunos ouvirão um texto sobre o tema “nomes” e deverão organizar as palavras de algumas expressões nele usadas. Na aula 8 os alunos deverão ouvir instruções e segui-las corretamente para encontrar um tesouro em um mapa virtual, enfatizando-se a compreensão de informações específicas do texto; na aula 9 os alunos ouvirão e seguirão instruções em um vídeo sobre como preparar um sanduíche. Na aula 10, os alunos realizam atividades online; em que deverão reconhecer expressões usadas em situações de viagem (tais como se registrar no hotel). Nas aulas 12 a 13 poderão ouvir uma música, compreendê-la e debater seu significado. A aula 14 propõe atividades online em que o aluno ouve conversações em Inglês para reconhecer e usar as expressões mais usadas em entrevistas de emprego. Na aula 15, os alunos assistirão a um vídeo em Inglês sobre um experimento em Física, devendo interpretá-lo e discuti-lo. As aulas 16 e 17 poderão ouvir músicas e estabelecer relações entre a letra e as imagens apresentadas nos videoclipes. Finalmente, na aula 18, os alunos elaborarão descrições dos personagens do filme “Little Miss Sunshine” (Pequena Miss Sunshine), completando uma tabela de características dos mesmos ao assistirem o trailer/teaser do filme com o áudio original em Inglês.

Autoría

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palabras clave

língua estrangeira, conversação, tempo verbal

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Lista de clases de la colección (18 clases)
# Clase Autoría
1 We walk!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O objetivo da aula é desenvolver a capacidade de compreensão auditiva da Língua Inglesa e reconhecimento da forma e do uso do tempo verbal “presente simples” deste idioma.

22/07/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 5876 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 “She loves you” – a terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

 Com estas aulas o aluno poderá desenvolver apresentação e prática do uso da terminação “S” na terceira pessoa do singular do presente simples em Inglês, contextualizada pela música “She loves you” dos Beatles e por pesquisas na Internet sobre costumes da época em que a música...

30/04/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 14515 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

3 Routine and the days of the week!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o uso do tempo verbal presente simples e vocabulário sobre os dias da semana.

27/10/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 14575 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

4 Você já teve um “Bad Day?” Aprendendo inglês através de música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O objetivo da aula é o desenvolvimento de vocabulário relacionado à atividades diárias para que o aluno seja capaz de falar sobre sua rotina e apresentar o tempo verbal presente simples.

28/07/2009 Quatro estrelas 56 comentario(s) 41069 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 Usando a música "Smile" do U2 para ensinar a -ing form.

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá através da música "Smile" da banda U2, o uso e forma do Present Continuous.

18/09/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 39679 visita(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

6 Looking photographs.. and describing memories

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a relatar memórias oriundas de fotos pessoais.

12/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6803 visita(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

7 What is in a name? – Qual a origem do seu nome?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Identificar a origem, significado e razões que levam à escolha de determinados nomes.    2.      Pesquisar sobre a origem e história dos nomes dos alunos da turma.    3.      Reconhecer a forma e uso de vocabulário construído a partir da palavra-base “nome”.    4.     ...

20/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 6261 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

8 Treasure Map

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Preposições indicando direções  Preposições de lugar

15/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3396 visita(s)

FERNANDA LANZA DE SOUZA

ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

9 How to make a Peanut Butter Sandwich! - Preparando um prato típico americano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno poderá desenvolver, a partir da preparação de um prato típico dos EUA, a habilidade de compreender a organização textual como parte integrante de seu significado.

02/09/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8268 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Welcome! – como falar em Inglês nas viagens?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá desenvolver a competência para a produção e interpretação de textos curtos escritos e orais, em Língua Inglesa, relacionados a situações de viagem. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativ...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 9132 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

11 What is he going to do? – Falando sobre planos e intenções futuras!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno desenvolverá a habilidade de falar sobre planos e intenções usando a forma verbal “to be going to”.

19/08/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 13723 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

12 Bad Romance – Vamos discutir a relação? Aprendendo Inglês com Música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreensão auditiva em Língua Inglesa a partir de atividades de compreensão da música Bad Romance (Lady Gaga).  Também é possível desenvolver a oralidade através do debate sobre o tema "relacionamentos nos dias de hoj...

18/05/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 13178 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

13 We are the world – você conhece essa música?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Nestas aulas o aluno poderá, a partir de atividades com a música “We Are The World”, desenvolver a compreensão auditiva e vocabulário para a produção de textos escritos.

28/06/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 24142 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 Job Interwiew – como participar de uma entrevista de emprego!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver o conhecimento para o uso de vocabulário e expressões adequadas em uma entrevista de emprego em Inglês.

05/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 4395 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

15 The Bernoulli Principle: aprendendo Física em Inglês!!!!!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário e estratégias de leitura a partir de um texto relacionado à Física.

28/07/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 3953 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

16 If I were a boy – Aprendendo Inglês com música!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater sobre o tema: diferenças e semelhanças entre homens e mulheres - Analisar a letra da música “If I Were a Boy” de Beyoncé (disponível em: http://letras.terra.com.br/beyonce/1443820/traducao.html)     - Reconhecer e produzir orações condicionais: If...(ex: If Jane stud...

16/10/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 44515 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

17 Baby, baby, baby! – debatendo sobre o primeiro amor e gravidez na adolescencia em Inglês

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Debater o tema primeiro amor e gravidez na adolescência    - Desenvolver e utilizar as estratégias de compreensão auditiva em Língua Inglesa: reconhecimento do vocabulário-chave

21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 13881 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

18 Little Miss Sunshine: Você já assistiu este filme? – Descrevendo pessoas!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

- Reconhecer e usar vocabulário em Língua Inglesa relacionado à descrição de pessoas (ex: tall – alto; shy – tímido) e à membros da família (ex: father, mother – pai, mãe) em textos simples. - Evidenciar as estratégias para compreensão auditiva adequada em Língua Inglesa.

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10189 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 9585 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.