24/08/2011
A coleção aborda inicialmente a importância de ter um padrão para cada unidade de grandeza física, a criação do Sistema Internacional de Unidades (SI), a compreensão das medidas de comprimento e a utilização de unidades de comprimento padronizadas na vida cotidiana (Aulas 1 e 2). Sequencialmente são abordadas as unidades de área (Aulas 3 e 4), de volume (Aulas 5, 6 e 7), de massa (Aula 8) e de tempo (Aula 9). Sugerimos que o professor inicie a aula 9 pela atividade intitulada “Segunda Aula”, a qual trabalha as unidades de tempo. Na aula 10 são estudados os instrumentos de medida do tempo nos diferentes períodos históricos. As unidades de quantidade de matéria são abordadas na aula 11. Nas aulas 12 e 13 são apresentadas as unidades de tensão elétrica, corrente elétrica e potência. Embora a unidade de energia do SI seja o joule (J), no cotidiano brasileiro também é utilizada a unidade quilowatt-hora (kWh). Assim, a aula 14 trata a relação entre energia expressa em J e kWh, bem como o consumo de energia de uma residência. Na aula 15 são estudadas as unidades de temperatura termodinâmica. Para finalizar a coleção, de forma a simplificar a representação do número correspondente a uma grandeza física, a aula 16 aborda a Notação Científica.
ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP
grandezas físicas, medidas, padronizadas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Conhecimentos básicos e fundamentais |
# | Aula | Autoria |
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1 |
Percepção Sensorial da Escala Métrica
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática - Avaliar a sua percepção para o comprimento das unidades: milímetro, centímetro, decímetro e metro. - Criar um fator de transformação de unidades e o aplicar em situações práticas. 24/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4128 acesso(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
2 |
Torre Eiffel - O Estudo de Medidas de Comprimento
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural os conceitos de medida e grandeza; medições utilizando unidades não-padronizadas; Sistema Métrico Decimal; Reconhecer a importância de usar unidades padronizadas de medidas; Estabelecer relações entre as medidas de comprimento; Saber utilizar adequadamente as unidades padroniz... 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 18733 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
3 |
Medindo o piso do refeitório: cálculo da área
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Construir o conceito de área como medida de superfície; Perceber a conservação de área; Determinar a área de uma região utilizando unidades não-padronizadas; Calcular área de retângulos e quadrados. Conhecer as unidades padronizadas de áreas (m2, cm2 e dm2); Saber utilizar a... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9996 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
4 |
Como funciona o sistema de medidas na Agricultura?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar e reconhecer os diferentes sistemas de medidas agrárias. § Resolver situações-problema envolvendo relações entre diferentes sistemas de medida. 12/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 59387 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
5 |
Água é vida: as medidas de capacidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Noção de volume; as unidades padronizadas de medidas de capacidade (L e ml); relações entre as diferentes medidas de capacidade; 20/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 55868 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Preparamos 1 litro ou 1 dm<sup>3</sup> de suco?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática a relação entre o litro e o decímetro cúbico; diferentes unidades de medida para grandezas volumétricas. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 70019 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
7 |
O espaço disponível em um freezer: cálculo do volume
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente o conceito de medidas de volume; conservação de volume; unidades não-padronizadas para expressar o volume de um sólido; unidades padronizadas de volume (m3, cm3 e dm3); o volume de cubos e paralelepípedos; Saber utilizar adequadamente as unidades padronizadas de volume em situ... 09/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 39913 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
8 |
Leve como um passarinho: as medidas de massa
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Unidades de medida de massa; diferentes tipos de balanças; princípio de equivalência presente na balança de pratos; conversão de medidas. 21/02/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28987 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
9 |
Passa, tempo - tic-tac
Ensino Fundamental Inicial | Matemática • Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar medidas de tempo • Realizar conversões simples 06/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 30562 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Os instrumentos de medidas do tempo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Inicial | História - Compreender que, em diferentes períodos históricos, o homem criou diferentes mecanismos para medir o tempo. - Conhecer os instrumentos de medida do tempo, tais como: gnômon, clepsidra, astrolábio, ampulheta, relógio de sol e relógio mecânico dentro do contexto histórico de c... 19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 94361 acesso(s) |
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
Quantidade de matéria: grandeza de numerosidade
Ensino Médio | Química Analisar as grandezas comprimento, massa e volume, através de uma dinâmica em grupo; Conceituar numerosidade e quantidade de matéria; Identificar a unidade de medida da grandeza quantidade de matéria; Conceituar mol. 25/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 15178 acesso(s) |
WESLEY PEREIRA DA SILVA Universidade de Brasília BRASILIA DF Química |
12 |
Potência Elétrica
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Como determinar a potência de aparelhos, conhecendo a tensão ao qual é ligado e a corrente que o atravessa. Como relacionar a energia consumida por unidade de tempo em diferentes aparelhos elétricos. Identificar o consumo de energia pela potência nominal do aparelho. 23/09/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21522 acesso(s) |
DANIEL RODRIGUES VENTURA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
13 |
A diferença entre ligar um aparelho em 110V ou 220V - Saber o que significa 110 V e 220V
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais Educação Profissional | Infra-estrutura Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Ensino Médio | Língua Portuguesa O que significa 110 V e 220V. Quais são as vantagens de se ligar os aparelhos numa tensão maior, em 220 V e não em 110 V. Como funcionam as fases de energia das tomadas de uma residência. 15/12/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 97830 acesso(s) |
DANIEL RODRIGUES VENTURA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
14 |
O quilowatt-hora(kWh)
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Física Qual a relação entre energia expressa em joule e energia expressa em kWh. Saber como é registrado o consumo de uma residência, através de uma conta de energia. Como identificar os aparelhos que são vilões no consumo de uma residência. 22/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11704 acesso(s) |
DANIEL RODRIGUES VENTURA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
15 |
Escalas termométricas - Para quê servem?
Ensino Médio | Física Identificar os sistemas de escalas termométricas e as relações existentes entre elas, para que o estudante perceba sua aplicação no cotidiano.Construir um termômetro e montar a escala apropriada para medir a temperatura para reforçar a idéia de escalas termométricas. 23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21592 acesso(s) |
ARNOLDO BRASILIO FILHO SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Física |
16 |
Notação Científica e Ordem de Grandezas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Física · Representar um número por meio de notação compacta. · Determinar a ordem de grandezas de uma medida. · Comparar medidas através de sua ordem de grandezas 17/09/2010 Quatro estrelas 20 comentário(s) 108043 acesso(s) |
JOSE ANGELO DE FARIA COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI VICOSA MG Física |
Sem estrelas 0 classificações - 9959 acesso(s)
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