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Sistema internacional de medidas

 

24/08/2011

Ficha Técnica
Descripción

A coleção aborda inicialmente a importância de ter um padrão para cada unidade de grandeza física, a criação do Sistema Internacional de Unidades (SI), a compreensão das medidas de comprimento e a utilização de unidades de comprimento padronizadas na vida cotidiana (Aulas 1 e 2). Sequencialmente são abordadas as unidades de área (Aulas 3 e 4), de volume (Aulas 5, 6 e 7), de massa (Aula 8) e de tempo (Aula 9). Sugerimos que o professor inicie a aula 9 pela atividade intitulada “Segunda Aula”, a qual trabalha as unidades de tempo. Na aula 10 são estudados os instrumentos de medida do tempo nos diferentes períodos históricos. As unidades de quantidade de matéria são abordadas na aula 11. Nas aulas 12 e 13 são apresentadas as unidades de tensão elétrica, corrente elétrica e potência. Embora a unidade de energia do SI seja o joule (J), no cotidiano brasileiro também é utilizada a unidade quilowatt-hora (kWh). Assim, a aula 14 trata a relação entre energia expressa em J e kWh, bem como o consumo de energia de uma residência. Na aula 15 são estudadas as unidades de temperatura termodinâmica. Para finalizar a coleção, de forma a simplificar a representação do número correspondente a uma grandeza física, a aula 16 aborda a Notação Científica.

Autoría

ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER - UNOESTE COLEGIO ENSINO MEDIO E PROFISSIONAL - SP

Palabras clave

grandezas físicas, medidas, padronizadas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Conhecimentos básicos e fundamentais
Lista de clases de la colección (16 clases)
# Clase Autoría
1 Percepção Sensorial da Escala Métrica

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Avaliar a sua percepção para o comprimento das unidades: milímetro, centímetro, decímetro e metro. - Criar um fator de transformação de unidades e o aplicar em situações práticas.

24/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 4146 visita(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

2 Torre Eiffel - O Estudo de Medidas de Comprimento

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

os conceitos de medida e grandeza; medições utilizando unidades não-padronizadas; Sistema Métrico Decimal; Reconhecer a importância de usar unidades padronizadas de medidas; Estabelecer relações entre as medidas de comprimento; Saber utilizar adequadamente as unidades padroniz...

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 18758 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

3 Medindo o piso do refeitório: cálculo da área

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Construir o conceito de área como medida de superfície; Perceber a conservação de área;   Determinar a área de uma região utilizando unidades não-padronizadas; Calcular área de retângulos e quadrados. Conhecer as unidades padronizadas de áreas (m2, cm2 e dm2); Saber utilizar a...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 10032 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

4 Como funciona o sistema de medidas na Agricultura?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

§  Identificar e reconhecer os diferentes sistemas de medidas agrárias. §  Resolver situações-problema envolvendo relações entre diferentes sistemas de medida. 

12/01/2011 Quatro estrelas 4 comentario(s) 59482 visita(s)

Eguimara Selma Branco

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

5 Água é vida: as medidas de capacidade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Noção de volume;  as unidades padronizadas de medidas de capacidade (L e ml); relações entre as diferentes medidas de capacidade;

20/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 55904 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 Preparamos 1 litro ou 1 dm<sup>3</sup> de suco?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

a relação entre o litro e o decímetro cúbico; diferentes unidades de medida para grandezas volumétricas.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 70069 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

7 O espaço disponível em um freezer: cálculo do volume

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

o conceito de medidas de volume; conservação de volume; unidades não-padronizadas para expressar o volume de um sólido; unidades padronizadas de volume (m3, cm3 e dm3); o volume de cubos e paralelepípedos; Saber utilizar adequadamente as unidades padronizadas de volume em situ...

09/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 39979 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

8 Leve como um passarinho: as medidas de massa

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Unidades de medida de massa; diferentes tipos de balanças; princípio de equivalência presente na balança de pratos; conversão de medidas.

21/02/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 29023 visita(s)

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

9 Passa, tempo - tic-tac

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

• Ampliar o conhecimento das unidades de medidas do tempo • Reconhecer e utilizar medidas de tempo • Realizar conversões simples

06/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 30647 visita(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Os instrumentos de medidas do tempo

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender que, em diferentes períodos históricos, o homem criou diferentes mecanismos para medir o tempo. - Conhecer os instrumentos de medida do tempo, tais como: gnômon, clepsidra, astrolábio, ampulheta, relógio de sol e relógio mecânico dentro do contexto histórico de c...

19/11/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 94510 visita(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 Quantidade de matéria: grandeza de numerosidade

Ensino Médio | Química

Analisar as grandezas comprimento, massa e volume, através de uma dinâmica em grupo; Conceituar numerosidade e quantidade de matéria; Identificar a unidade de medida da grandeza quantidade de matéria; Conceituar mol.

25/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 15204 visita(s)

WESLEY PEREIRA DA SILVA

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Química

12 Potência Elétrica

Educação Profissional | Controle e Processos Industriais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Como determinar a potência de aparelhos, conhecendo a tensão ao qual é ligado e a corrente que o atravessa. Como relacionar a energia consumida por unidade de tempo em diferentes aparelhos elétricos. Identificar o consumo de energia pela potência nominal do aparelho.

23/09/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 21579 visita(s)

DANIEL RODRIGUES VENTURA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

13 A diferença entre ligar um aparelho em 110V ou 220V - Saber o que significa 110 V e 220V

Educação Profissional | Controle e Processos Industriais

Educação Profissional | Infra-estrutura

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O que significa 110 V e 220V. Quais são as vantagens de se ligar os aparelhos numa tensão maior, em 220 V e não em 110 V. Como funcionam as fases de energia das tomadas de uma residência.

15/12/2010 Quatro estrelas 6 comentario(s) 97933 visita(s)

DANIEL RODRIGUES VENTURA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

14 O quilowatt-hora(kWh)

Educação Profissional | Controle e Processos Industriais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

Qual a relação entre energia expressa em joule e energia expressa em kWh. Saber como é registrado o consumo de uma residência, através de uma conta de energia. Como identificar os aparelhos que são vilões no consumo de uma residência.

22/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 11735 visita(s)

DANIEL RODRIGUES VENTURA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

15 Escalas termométricas - Para quê servem?

Ensino Médio | Física

Identificar os sistemas de escalas termométricas e as relações existentes entre elas, para que o estudante perceba sua aplicação no cotidiano.Construir um termômetro e montar a escala apropriada para medir a temperatura para reforçar a idéia de escalas termométricas.

23/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 21645 visita(s)

ARNOLDO BRASILIO FILHO

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Física

16 Notação Científica e Ordem de Grandezas

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Física

·        Representar um número por meio de notação compacta. ·        Determinar a ordem de grandezas de uma medida.  ·        Comparar medidas através de sua ordem de grandezas

17/09/2010 Quatro estrelas 20 comentario(s) 108085 visita(s)

JOSE ANGELO DE FARIA

COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

VICOSA MG

Física

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