Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como apresentar as danças folclóricas brasileiras nas aulas da Educação Infantil?

 

25/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é selecionar aulas onde o movimento das Danças Folclóricas possibilita trabalhar com os alunos a coordenação motora, e a capacidade de expressividade individual e coletiva. Esta coleção possui um sequenciamento de complexidade crescente dos conteúdos escolhidos. Desta forma, as aulas 1, 2 e 3 apresentam de forma geral a dança e seus movimentos, compreendendo seu histórico, coreografias e interpretações. Depois, as aulas foram divididas em 3 blocos que, apesar de terem um foco no levantamento histórico e cultural das danças, diferenciam em alguns aspectos: de 4 a 7 são aulas que trabalham com os alunos a encenação de uma história folclórica através da criação dos personagens; de 8 a 11 aulas são mais voltadas para a parte do figurino e das coreografias das danças escolhidas; e no último bloco, as aulas 12 a 14, abordam como principal conteúdo o ensino dos passos e das coreografias.

Autoria

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

dança, movimento, cultura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Lista de Aulas da Coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Infantil | Movimento

Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão:  Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças.  Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo...

30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 8827 acessos

RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Natureza e sociedade

2 O CORPO EM MOVIMENTO: A BUSCA DE UMA MOTIVAÇÃO

Educação Infantil | Movimento

Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento.

17/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 2804 acessos

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 A dança como construção social

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos Participar de uma dança com coreografia simples Representar movimentos de forma plástica.

17/11/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 13843 acessos

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

4 Conhecendo e brincando com a manifestação folclórica da Cavalhada.

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | História

- O histórico e a origem da cavalhada, manifestação folclórica que revive os tempos medievais.                    - Entender as conseqüências de uma guerra, e perceber que a melhor solução para terminar um conflito é encontrar um acordo respeitando e compreendendo as opiniões ...

08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3013 acessos

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 A HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA PASTORIL.

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a: Conhecer a história e origem da dança do Pastoril; Apreciar a dança que ocorre no nordeste do Brasil; Elaborar uma coreografia e figurino para a dança pastoril; Cantar a música do Pastoril; Explorar os espaço...

25/08/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 16078 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 Maracatu atômico

Educação Infantil | Movimento

- Aprender sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura regional de Pernambuco - Aprender alguns movimentos básicos do Maracatu e confeccionar os adereços dos personagens que compõe o cortejo - Aprender a desenvolver a percepção dos movimentos de seu próprio em r...

12/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4621 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula:    Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par...

25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12610 acessos

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

8 A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIRANDA.

Educação Infantil | Movimento

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: História e a origem da Ciranda; Cantar músicas da Ciranda; Dançar essa dança típica da ilha de Marajó; Analisar criticamente essa manifestação cultural; Elaborar coreografias e figurinos para a Ciranda; Explo...

18/08/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 17314 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 Carimbó

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre as origens e a história do Carimbó, bem como as peculiaridades regionais dos contextos onde essa dança faz parte do folclore popular. - Aprender os passos básicos da dança do Carimbó. - Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidad...

18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7590 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 A HISTÓRIA E ORIGEM DO COCO DE RODA.

Educação Infantil | Movimento

O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender: A história e origem do Coco de Roda; A cantar as músicas do Coco de Roda; A apreciar a dança que ocorre no nordeste, sobretudo em Pernambuco; A analisar criticamente esta produção cultural; A elaborar a coreogr...

16/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13452 acessos

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

11 Dançando como os jacarés; o jacaré na literatura de cordel.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

- Criar um figurino, coreografia e movimentos para produção da dança do jacaré. - Apresentar a dança para escola e para os pais. - Conhecer o gênero textual cordel. - Brincar com as palavras fazendo rimas. - Produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o...

03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6572 acessos

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

12 Formando a “quadrilha”

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer os festejos de São João que realizados pelo país, onde tradicionalmente são dançadas as quadrilhas. - Experimentar de maneira lúdica alguns passos tradicionais da quadrilha. - Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os...

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1301 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 “Forrozeando”

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer os diversos ritmos de forró e suas peculiaridades, considerando seus contextos regionais e históricos.  - Experimentar de maneira lúdica alguns passos de forró. - Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os movimentos d...

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 1635 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Pau-de-fita (dança folclórica)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da...

07/07/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 45944 acessos

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2023 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.