25/08/2011
O objetivo desta coleção é selecionar aulas onde o movimento das Danças Folclóricas possibilita trabalhar com os alunos a coordenação motora, e a capacidade de expressividade individual e coletiva. Esta coleção possui um sequenciamento de complexidade crescente dos conteúdos escolhidos. Desta forma, as aulas 1, 2 e 3 apresentam de forma geral a dança e seus movimentos, compreendendo seu histórico, coreografias e interpretações. Depois, as aulas foram divididas em 3 blocos que, apesar de terem um foco no levantamento histórico e cultural das danças, diferenciam em alguns aspectos: de 4 a 7 são aulas que trabalham com os alunos a encenação de uma história folclórica através da criação dos personagens; de 8 a 11 aulas são mais voltadas para a parte do figurino e das coreografias das danças escolhidas; e no último bloco, as aulas 12 a 14, abordam como principal conteúdo o ensino dos passos e das coreografias.
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
dança, movimento, cultura
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
CONHECENDO E VIVENCIANDO A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil | Movimento Os alunos na faixa etária de 5 anos poderão: Vivenciar atividades rítmicas e de expressão, contribuindo e instigando através desta arte o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e motor das crianças. Promover a melhoria da consciência corporal e consciência espaço tempo... 30/09/2009 Quatro estrelas 9 comentario(s) 30781 visita(s) |
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Natureza e sociedade |
2 |
O CORPO EM MOVIMENTO: A BUSCA DE UMA MOTIVAÇÃO
Educação Infantil | Movimento Despertar a necessidade de estudar os movimentos corporais, visto que, o corpo de todas as pessoas, independente da idade, está em movimento. 17/07/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 6857 visita(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
A dança como construção social
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Vivenciar diferentes manifestações de dança, a partir de ritmos diversos Participar de uma dança com coreografia simples Representar movimentos de forma plástica. 17/11/2010 Três estrelas 4 comentario(s) 34590 visita(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
4 |
Conhecendo e brincando com a manifestação folclórica da Cavalhada.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | História - O histórico e a origem da cavalhada, manifestação folclórica que revive os tempos medievais. - Entender as conseqüências de uma guerra, e perceber que a melhor solução para terminar um conflito é encontrar um acordo respeitando e compreendendo as opiniões ... 08/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 10421 visita(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DA DANÇA PASTORIL.
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade O aluno, na faixa etária dos cinco anos de idade, poderá aprender a: Conhecer a história e origem da dança do Pastoril; Apreciar a dança que ocorre no nordeste do Brasil; Elaborar uma coreografia e figurino para a dança pastoril; Cantar a música do Pastoril; Explorar os espaço... 25/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 32320 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
Maracatu atômico
Educação Infantil | Movimento - Aprender sobre a história do Maracatu e suas influências na cultura regional de Pernambuco - Aprender alguns movimentos básicos do Maracatu e confeccionar os adereços dos personagens que compõe o cortejo - Aprender a desenvolver a percepção dos movimentos de seu próprio em r... 12/04/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 11874 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Boi bumbá, boi de reis, boi pirilampo: conhecendo outras tradições juninas do Brasil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Objetivos: As crianças na faixa etária de cinco anos de idade poderão com esta aula: Perceber a dança do Bumba meu boi como uma das manifestações culturais das festas juninas. Conhecer a origem do Bumba meu boi. Conhecer releituras da dança e do enredo do Bumba meu boi. Par... 25/08/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 30215 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
8 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DA CIRANDA.
Educação Infantil | Movimento O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender a: História e a origem da Ciranda; Cantar músicas da Ciranda; Dançar essa dança típica da ilha de Marajó; Analisar criticamente essa manifestação cultural; Elaborar coreografias e figurinos para a Ciranda; Explo... 18/08/2010 Quatro estrelas 4 comentario(s) 51363 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
Carimbó
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre as origens e a história do Carimbó, bem como as peculiaridades regionais dos contextos onde essa dança faz parte do folclore popular. - Aprender os passos básicos da dança do Carimbó. - Aprender a construir uma coreografia para ser apresentada para a comunidad... 18/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 31576 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
A HISTÓRIA E ORIGEM DO COCO DE RODA.
Educação Infantil | Movimento O aluno, com faixa etária de cinco anos de idade, poderá aprender: A história e origem do Coco de Roda; A cantar as músicas do Coco de Roda; A apreciar a dança que ocorre no nordeste, sobretudo em Pernambuco; A analisar criticamente esta produção cultural; A elaborar a coreogr... 16/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 32583 visita(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
11 |
Dançando como os jacarés; o jacaré na literatura de cordel.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade - Criar um figurino, coreografia e movimentos para produção da dança do jacaré. - Apresentar a dança para escola e para os pais. - Conhecer o gênero textual cordel. - Brincar com as palavras fazendo rimas. - Produzir um folheto de cordel com os conhecimentos adquiridos sobre o... 03/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 22181 visita(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
12 |
Formando a “quadrilha”
Educação Infantil | Movimento - Conhecer os festejos de São João que realizados pelo país, onde tradicionalmente são dançadas as quadrilhas. - Experimentar de maneira lúdica alguns passos tradicionais da quadrilha. - Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os... 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 3503 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
13 |
“Forrozeando”
Educação Infantil | Movimento - Conhecer os diversos ritmos de forró e suas peculiaridades, considerando seus contextos regionais e históricos. - Experimentar de maneira lúdica alguns passos de forró. - Vivenciar experiências motoras que promovam uma coordenação motora ampliada, associando os movimentos d... 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6474 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Pau-de-fita (dança folclórica)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender sobre a origem e história da dança do pau-de-fitas, bem como sobre seu enraizamento cultural em diversas regiões do Brasil. - Aprender alguns passos básicos da dança do pau-de-fitas de maneira lúdica e divertida. - Aprender a coordenar os diferentes movimentos da da... 07/07/2010 Quatro estrelas 12 comentario(s) 100291 visita(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 12751 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!