28/03/2011
Nesta coleção o leitor compreenderá o sentido e as motivações que levaram os portugueses não só colonizar, mas criar um forte sistema administrativo e econômico no Brasil. Além disso, conhecerá os diferentes sujeitos envolvidos neste processo caracterizado por choques, trocas e sincretismo que deixaram marcas profundas em nossa sociedade perceptíveis até os dias atuais em nosso jeito de ser e se fazer brasileiro.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
colonização portuguesa, arte indígena, descobrimento do Brasil, família real
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A chegada dos portugueses: a questão do descobrimento do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Nessa aula o aluno poderá compreender a conjuntura das “grandes navegações” e identificar o “choque cultural” do contato entre europeus e indígenas. Além disso, os educandos perceberão a contribuição da religião na colonização portuguesa no Brasil. 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 30488 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
2 |
O sentido da colonização portuguesa: o que é ser colonizado?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender o conceito de “colonização”. Identificar motivações expansionistas e colonizadoras portuguesas. Compreender o sentido da colonização portuguesa no Brasil. Analisar documento de época. 11/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 28727 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
Conquistadores e conquistados na América portuguesa
Ensino Fundamental Final | História Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual... 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24983 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
4 |
A questão indígena na colonização portuguesa no Brasil
Educação Escolar Indígena | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar aspectos do “encontro de culturas” protagonizado por portugueses e nativos brasileiros. Compreender mudanças na cultura nativa surgidas pela exploração de pau-brasil e pela convivência com os missionários jesuítas. Respeitar a forma de viver, os valores e as necessid... 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 42573 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
Arte indígena
Ensino Fundamental Final | Artes A arte indígena no Brasil do século XVI ao século XX. 21/11/2008 Quatro estrelas 19 comentário(s) 191026 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
6 |
Arte Indígena e Resistência Cultural
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno irá aprender sobre a arte indígena, como e de que eram feitos os objetos e adornos dos índios e com que finalidade eram utilizados. Além disso, poderá compreender como as manifestações artísticas contribuem para a preservação da cultura indígena no Brasil. 04/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53564 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
7 |
As origens étnicas da dança nacional: as danças de origem ameríndia, o cateretê e o caiapó.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Identificar algumas danças de origem indígena que foram incorporadas à cultura brasileira; investigar as regiões brasileiras que mais receberam influência dos povos indígenas; identificar a sua importância na nossa cultura; reconhecer a sua influência no nosso dia a dia; verif... 01/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21810 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
8 |
Brasil, ano 2000: a visão dos povos indígenas sobre as “comemorações dos 500 anos”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender os elementos que fundamentaram a organização de eventos, no ano 2000, para a “comemoração dos 500 anos” do Brasil. Interpretar fontes iconográficas e escritas relacionadas a ações e reações de representantes dos povos indígenas aos eventos comemorativos dos “500 an... 21/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8594 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
9 |
Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ... 07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21366 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
10 |
Fundamentos da colonização portuguesa no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Compreender a motivação religiosa como elemento para a colonização do Brasil. Analisar a extração de pau-brasil como passo para a colonização. Entender o papel desempenhado pelas expedições colonizadoras e a implantação das capitanias hereditárias no processo de ocupação e dom... 11/01/2011 Cinco estrelas 5 comentário(s) 72073 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
A arquitetura no descobrimento do Brasil
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Matemática Conhecer as primeiras construções do período colonial; Identificar a influência portuguesa na arquitetura brasileira; Construir uma maquete ilustrando a Vila São Vicente. 22/07/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18891 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
12 |
Escravidão em cena
Ensino Fundamental Final | História O aluno refletirá, utilizando o teatro, sobre a situação dos escravos nos primeiros anos do Brasil Colônia, avaliando a situação dos escravos desde sua captura e vinda da África, até os trabalhos realizados no Brasil, seja nas fazendas de açúcar, nas minas ou nas cidades. 23/03/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15269 acesso(s) |
Doglas Wendll Sorgatto EE HERCULES MAYMONE CAMPO GRANDE MS Filosofia |
13 |
Açúcar nosso de cada dia
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Brasil colônia - uma abordagem da arte sobre a cultura da cana-de-açúcar Lentamente a economia colonial abandonou sua predominância extrativista e coletora dos primeiros tempos, para uma exploração mais racional e estável, graças à implantação dos engenhos de açúcar que se esp... 20/11/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 10191 acesso(s) |
CLAUDIA MATOS PEREIRA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Artes |
14 |
Participação africana na construção da sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Com essa aula os alunos poderão analisar a vida dos escravos no Brasil Colonial, comparar a forma de vida de africanos e portugueses em território colonial e reconhecer o contato entre os grupos étnicos (negros e brancos) através da mediação feminina a luz do clássico texto de... 31/07/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15368 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
15 |
O Império português: religião e colonização
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas. 01/08/2012 Duas estrelas 1 comentário(s) 11904 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
16 |
O Brasil e seus sotaques
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer a origem do sotaque brasileiro; Diferenciar língua, idioma e dialeto; Conhecer os diferentes sotaques das regiões brasileiras e sua relação com o processo de colonização; 10/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27759 acesso(s) |
Equipe Suelen Machado |
17 |
A corte portuguesa no Brasil: mudanças na sociedade colonial brasileira
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender as principais mudanças ocorridas, a partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa para o Brasil. Refletir sobre os impactos das transformações ocorridas na sociedade colonial brasileira. Analisar a prática política do governo de D. João VI no Brasil da épo... 16/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32852 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
18 |
A chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil: a modernização do Rio de Janeiro
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Os fatores determinantes para a transferência portuguesa para a Colônia na América, as modificações no sentido da colonização do Brasil e as mudanças urbanísticas no Rio de Janeiro concretizadas por D. João VI 01/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44870 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
Cinco estrelas 1 classificações - 23080 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2012
Cinco estrelasdemais parabens 100000000%