22/11/2011
As sugestões de aula reunidas nessa coleção foram organizadas de modo que as primeiras aulas do conjunto (1 a 3) privilegiassem as atividades lúdicas como meio de construção do conceito de simetria. Na sequência, buscando enriquecer o tema, optou-se pela inclusão de aulas que abordam, além das simetrias axial e central, as isometrias, a homotetia e as transformações geométricas combinadas (4 a 10). As aulas de números 11 a 15 tratarão da abordagem feita às simetrias e demais transformações pela geometria analítica.
MARCELO DA SILVA BUENO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
Simetrias, simetria axial, simetria central, reflexão, translação, rotação, homotetia, transformações pontuais, transformações isométricas, isometrias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Médio | Matemática | Álgebra/Geometria |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DESENHO GEOMÉTRICO – SIMETRIA
Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a definir simetria, identificar eixo de simetria e desenhar figuras simétricas. 27/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29220 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
Simetria nas Construções Geométricas
Ensino Fundamental Final | Matemática Reconhecer as simetrias em construções geométricas. 19/02/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 11600 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
3 |
DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS
Ensino Fundamental Final | Matemática • Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos. 30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23595 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
4 |
Escher e a Matemática
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Matemática § Identificar padrões, pavimentações e simetrias nas obras de Escher. § Reconhecer as diferentes simetrias nas obras de Escher. § Compor sólidos geométricos planificados com as obras de Escher. 17/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 60445 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
5 |
Transformações Isométricas
Ensino Fundamental Final | Matemática Transformações isométricas e representar formas simétricas com as transformações. 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5944 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
6 |
Transformações pontuais: Rotação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Rotação; Identificar os elementos da Rotação; Desenhar e transformar figuras através da Rotação. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5934 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
Transformações pontuais: Translação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Translação; Identificar os elementos da Translação; Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3423 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
Transformação Pontual: Homotetia
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Homotetia; Identificar os elementos da Homotetia ; Transformar elementos e figuras geométricas por meio da homotetia. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10378 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
DESENHO GEOMÉTRICO – CRIAÇÃO DE UMA LOGOMARCA UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a aplicar os conceitos de transformações geométricas na criação de uma logomarca. 07/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7112 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
Combinando Reflexões e Translações
Ensino Médio | Matemática Conhecer as transformações de translação e reflexão, suas principais características e propriedades; Compreender o resultado da combinação das duas transformações; Identificar de que modo a mudança na ordem de duas transformações pode alterar o resultado final obtido. 17/02/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20840 acesso(s) |
VICTOR CESAR PAIXAO SANTOS Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
11 |
Simetria Axial de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Matemática Determinar o simétrico de uma figura plana em relação aos eixos x e y, e à origem do sistema cartesiano; Identificar uma figura plana simétrica em relação a uma reta qualquer. 30/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 13552 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
12 |
Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Interpretações Geométricas e Algébricas das Simetrias
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Médio | Matemática Espera-se que, ao final desta aula, o aluno seja capaz de refletir figuras geométricas planas, representadas no plano cartesiano, em relação a um ponto ou eixo de simetria. 19/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4377 acesso(s) |
Daniella Assemany COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
13 |
Translação de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Transladar um ponto, uma figura plana e uma reta segundo um vetor diretor Transladar uma figura plana utilizando combinação linear 09/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14375 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
14 |
Rotação de Figuras Planas: Interagindo e Construindo Conceitos
Ensino Médio | Física Ensino Médio | Matemática Visualizar a rotação de um vetor em torno da origem, segundo um ângulo qualquer. Rotacionar uma figura plana em torno da origem segundo um ângulo qualquer. 08/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10770 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
15 |
Homotetia de Figuras Planas: Uma Questão de Proporcionalidade
Ensino Médio | Matemática Realizar a homotetia de um vetor com centro na origem segundo uma razão de homotetia dada. Ampliar e reduzir figuras semelhantes. 09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21973 acesso(s) |
Raquel Cupolillo Simões de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 8866 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!