11/04/2011
As aulas do número 1 a 11 trabalham com os conceitos de: substantivo, número, grau e gênero dos substantivos, substantivos próprios, comuns, coletivos, primitivos e derivados, nesta ordem e sempre com exercícios que podem ser adaptados para todos os anos das séries iniciais. A aula 12 está direcionada à aplicação dos substantivos nos textos cotidianos. A aula de número 13 tem um caráter multidisciplinar, tendo como uma das propostas de atividade, uma brincadeira com os substantivos.
Graça Regina Franco da Silva Reis - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
substantivos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Substantivo: um estudo introdutório
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa . Identificar substantivos; . Analisar a função do substantivo na construção do texto; . Identificar e empregar em textos substantivos comuns, próprios, masculinos e femininos. 27/05/2010 Quatro estrelas 24 comentário(s) 218836 acesso(s) |
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
2 |
Estudando os substantivos nas canções “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e “Sopa” do Palavra Cantada
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa analisar a temática das canções; identificar substantivos nas canções; escrever uma paródia da canção “Ciranda da Bailarina”, utilizando diferentes substantivos 13/01/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 50094 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
Masculino e Feminino
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Ouvir e conversar sobre a história: “Engole esse choro, Lucianooo!”; - Identificar nomes masculinos e femininos; - Substituir na frase um nome masculino por feminino ou vice-versa. 14/09/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 52129 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Subindo escadas alfabéticas para descobrir substantivos próprios e comuns.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá aprender: exercitar a memória; aplicar conhecimentos relativos à ordem alfabética e o uso de letras maiúsculas e minúsculas; confrontar e estabelecer diferenças entre substantivos próprios e comuns; aplicar os conhecimentos adquiridos realizando atividades prop... 11/06/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 16533 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Nome próprio e comum – primeira noção - 2º ano
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa · Distinguir um nome próprio de um nome comum. · Aplicar o uso da letra maiúscula no início de nomes próprios. · Interpretar história ouvida. · Identificar os nomes próprios que a personagem da história dava aos seus objetos. 19/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 106663 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
6 |
Marcelo, Marmelo, Martelo - Ruth Rocha - Substantivo próprio e comum
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa -identificar as palavras que dão nomes às coisas -reconhecer nome próprio e comum -utilizar corretamente letras iniciais maiúsculas e minúsculas 27/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 40734 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Singular e Plural
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Trabalhar a noção de número: singular e plural; - Identificar palavras que representam singular ou plural; - Substituir nomes na frase do singular para o plural ou vice-versa. 14/09/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 151384 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Substantivos no Singular e Plural – como se faz?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Compreensão das regras da língua portuguesa para o uso de substantivos no plural; • Uso adequado de substantivos no singular e plural; 20/10/2008 Quatro estrelas 14 comentário(s) 105373 acesso(s) |
RITA DE CASSIA DELCONTE FERREIRA NTE - CAMPO MOURÃO CAMPO MOURAO PR Língua Portuguesa |
9 |
Graus do substantivo – um casarão de mistérios
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler frases a fim de descobrir que os substantivos podem variar em grau. b- Conhecer o aumentativo e o diminutivo de alguns substantivos. c- Elaborar uma história onde apareçam substantivos no grau diminutivo e substantivos no grau aumentativo. 06/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38794 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Contextualizando o estudo sobre substantivo coletivo
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Sistematizar o conceito de substantivo coletivo; Utilizar em frases e textos substantivos coletivos, identificando-os; Exercitar a criatividade ao produzir textos; Inserir substantivos coletivos ao vocabulário ativo, utilizando corretamente suas flexões; Ampliar o vocabulário;... 09/11/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 84291 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Ali Babá e as pedras preciosas- Substantivos primitivos e substantivos derivados
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Que a partir de determinados substantivos podemos escrever outros O significado das palavras primitivo e derivado 08/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 33322 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
12 |
A importância do substantivo na construção do sentido do texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno deverá ao final dos trabalhos propostos: .Desenvolver uma interpretação de textos diversos e relacioná-los entre si; .Comparar diferentes estruturas textuais e seus efeitos estéticos; .Refletir sobre a forma textual; .Identificar a dinâmica de cada linguagem na produçã... 29/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 70256 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
PESCARIA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Esta é uma aula interdisciplinar, através dela o/a aluno/a poderá desenvolver atenção e concentração e construir conceitos e noções de localização espacial e competência para realizar classificação e seriação. Além disso, poderá conscientizar-se da necessidade de preservação d... 20/08/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 33662 acesso(s) |
Equipe AlfabetizAÇÃO |
Sem estrelas 0 classificações - 24921 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!