Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Qual a importância do Sol e da Lua para a Terra?

 

14/12/2011

Ficha Técnica
Descrição

A coleção foi estruturada com 23 aulas que discutem a importância do Sol e da Lua para a Terra. As aulas 1 a 3 contextualizam o aluno sobre a localização e o tamanho do Sol e da Lua no Sistema Solar e em relação à Terra. As aulas 4 a 9 discorrem sobre o satélite Lua, conceituando e explicando suas influências no ambiente terrestre, além de descrever como podemos observar e compreender suas fases e eclipses. As aulas 10 a 15 tratam sobre a estrela Sol, explicando como ocorrem os eclipses solares, a formação de sombras, e como podemos observá-lo e nos localizar usando suas posições no céu. As aulas 16 e 17 tratam da influência do Sol sobre as plantas na produção de energia através da fotossíntese e durante seu desenvolvimento. As aulas 18 e 19 explicam sobre as estações do ano e qual a sua relação com as variações de luminosidade na superfície terrestre. As aulas 20 e 21 abordam como o Sol aquece o ambiente terrestre e como o homem potencializa a retenção de calor na atmosfera. As aulas 22 e 23 encerram a coleção abordando o assunto de forma lúdica, pois relacionam a aplicação dos conceitos desenvolvidos nas aulas com o cotidiano.

Autoria

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

: Sol, Lua, sistema solar, fotossíntese, dias, fototropismo, fases, eclipse, estrelas, sombras, luz, efeito estufa, estações, marés

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Lista de Aulas da Coleção (23 aulas)
# Aula Autoria
1 Vamos conversar sobre o sistema solar?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Reconhecer que o nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar. Identificar as principais características dos planetas que compõem este sistema e a importância do Sol para a vida na Terra.  Explicar os motivos que levaram Plutão a ser considerado um planeta-anão ...

12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 30228 acessos

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Ciências Naturais

2 Sistema Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

- Conhecer a organização do sistema solar; - Situar o planeta Terra e suas características pela posição no Sistema solar; - Observar a posição do sol no céu e seus efeitos produzindo dia, noite; - Identificar as diferentes fases da lua.

09/02/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9077 acessos

Leonor dos Santos Rodrigues

ESCOLA EST BRIGADEIRO FELIPE

ARRAIAS TO

Apoio Escolar

3 Tamanho aparente do Sol e da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Aprender a noção de tamanho aparente e tamanho real de objetos; • Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua às distâncias que se encontram da Terra.

19/10/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6660 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

4 A lua, satélite da terra

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Identificar características de um satélite. Compreender a explicação da existência da Lua na mitologia. Entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra.  

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3464 acessos

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 UCA: A Lua: observação do céu noturno

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Primerio Objetivo Desenvolver a observação e a curiosidade a respeito do céu noturno, em especial em relação à Lua. Segundo Objetivo Fazer uma luneta simples para observação astronômica. Terceiro Objetivo Realizar coleta de dados a partir da observação da Lua com uma luneta fe...

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3586 acessos

claudia vicari zanatta

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

PORTO ALEGRE RS

Arte Visual

6 Fases da Lua

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Conhecer as fases da Lua e entender como elas acontecem.

01/12/2009 Três estrelas 2 comentário(s) 6610 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

7 Eclipse Lunar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse lunar.

25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6515 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

8 A Lua e as Marés

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Conhecer e entender a influencia das fases da lua sobre o movimento de marés. Compreender qual a importância das marés para a economia e ecologia.

06/03/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 4340 acessos

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

9 A Lua e o movimento das Marés

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Observar e conhecer a influência da lua no movimento das marés. Perceber as fases da Lua.

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8979 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 O Sol e a Terra

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Vivenciar procedimentos de pesquisa;    Identificar o sol como uma estrela; Perceber a importância do sol para a vida na terra; Perceber a relação do dia e da noite através do movimento da terra ao redor do sol. 

27/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21385 acessos

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 Como observar o Sol

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Por esta atividade, propomos ao aluno: Compreender o funcionamento básico da nossa estrela (o Sol); Conhecer os riscos de observar diretamente o Sol; Aprender técnicas seguras para observação do Sol; Identificar a presença de manchas solares, através das observações; Construir...

01/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 1621 acessos

NILSON SILVA SANTOS

COLEGIO ESTADUAL GENERAL CALAZANS

NOSSA SENHORA DAS DORES SE

Geografia

12 Eclipse Solar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Entender como ocorre o eclipse solar.

25/11/2009 Duas estrelas 2 comentário(s) 5189 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

13 Há estrelas durante o dia?

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Relacionar a ausência das estrelas durante o dia à intensidade da luz solar. Identificar o conceito de estrela. Identificar a estrela mais importante do Sistema Solar, que conseguimos ver durante o dia. Realizar atividade prática para demonstrar como a luz solar ofusca o brilh...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4957 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

14 Usando o Sol para nos localizar

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• Observar a posição do Sol no céu para localizar-se; • Reconhecer as direções Norte, Sul, Leste e Oeste como pontos cardeais; • Localizar, aproximadamente, os pontos cardeais, a partir do nascente e poente do Sol, através de atividade corporal.

16/11/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19314 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

15 Luz e sombras

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

• O que é sombra e o como ela se forma; • Observar sombras produzidas pela luz do Sol, no ambiente;

19/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9133 acessos

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

16 Fotossíntese

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

O aluno deverá aprender como as plantas, por meio do processo da fotossíntese, podem transformar a luz, gás carbônico (CO2) e água em alimento.

02/03/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 7841 acessos

Alisson Antonio Cantarini

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Biologia

17 As Plantas e o Sol - fototropismo

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

O aluno aprenderá que as plantas precisam de Sol para viver e que mesmo sendo fixas no solo elas possuem mecanismos para se movimentar em direção a ele.

08/10/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 16073 acessos

Marina Silva Rocha

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

18 Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer e perceber as estações do ano; descobrir a importância das estações do ano para as pessoas e para a natureza; observar os tipos de vestimentas adequadas a cada estação; estabelecer relações entre os movimentos do planeta Terra e a...

30/05/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 9462 acessos

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 As 4 estações: como acontece?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Quais são as estações do ano e como elas acontecem.

12/01/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9684 acessos

Rafaela da Costa Pacheco

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Outros

20 O que é Efeito Estufa?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Os alunos poderão aprender com esta aula, por meio de uma animação ilustrada, o que é o Efeito Estufa.

17/12/2008 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18270 acessos

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

21 Aquecimento Global

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§  Identificar as causas do aquecimento global. §  Identificar suas conseqüências para os seres vivos e para o meio ambiente. §  Explicar o que é o aquecimento global. §  Relacionar o aquecimento global às ações humanas. §  Incentivar mudanças de comportamento que podem minimi...

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7440 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

22 Contando os dias

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

* Como surgiram os calendários. * Como consultar o calendário. * A importância do calendário em nosso dia-a-dia. * Origem dos nomes dos meses do ano e dias da semana.

15/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3053 acessos

MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

23 ENERGIA QUE VEM DO SOL

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

O aluno poderá aprender que a energia vinda do Sol pode ser usada diretamente para auxiliar nas nossas atividades cotidianas, inclusive quando a energia elétrica não está disponível.

25/02/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 3055 acessos

Equipe

Biologia UFSCar

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2684 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.