28/11/2014
A coleção, composta de 13 aulas, tem como objetivo possibilitar aos alunos o conhecimento dos diversos gêneros digitais. Para isso, as aulas estão organizadas de forma a possibilitarem a eles perceber o ambiente no qual circula o gênero discursivo notícia, a linguagem utilizada, os diferentes veículos, os diferentes interlocutores (aula 01); perceber o veículo no qual circula o gênero reportagem televisiva, bem como seus supostos interlocutores (aula 02); analisar os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital (aula 03); compreender a imagem/desenho/fotografia como um texto não verbal portador de significado por meio do blog, associando o uso de recursos tecnológicos, geralmente, ligados ao lúdico, como o rádio blog, à produção do conhecimento (aulas 04 a 07); conhecer SMS enquanto um gênero com estruturas composicionais recorrentes (aula 08); criar um texto coletivo online (aula 09); conscientizar-se sobre as relações entre o ser humano e as redes sociais da internet (aula 10); conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast, comparando este gênero digital com os impressos (aulas 11 e 12) e identificar maneiras de se defender de Cyberbullying (aula 13). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: O futuro é agora - Episódio XIII - Capítulo II - O hipertexto (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32282), O futuro é agora - Episódio XIII - Capítulo I - O texto impresso e o virtual (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32281), O labirinto de "Fauna" - Episódio XIV - Capítulo II - Histórias em quadrinhos e filmes de animação (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32295)
ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF
gêneros digitais, comunicação tecnológica, função social das tecnologias, comunicação de massa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A notícia na era digital.
Ensino Médio | Língua Portuguesa - Perceber o ambiente no qual circula o gênero discursivo notícia, a linguagem utilizada, os diferentes veículos, os diferentes interlocutores etc.; - Produzir uma notícia atendendo às situações de produção como atendimento ao gênero, interlocutor, finalidade etc); - Conhecer ... 02/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18779 acesso(s) |
KEILA VIEIRA DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Língua Portuguesa |
2 |
Reportagem televisiva - A TV que você não vê.
Ensino Médio | Língua Portuguesa Possibilitar o reconhecimento do gênero reportagem televisiva; Perceber o veículo no qual circula o gênero reportagem televisiva, bem como seus supostos interlocutores etc.; Reconhecer a ideologia presente nos discursos apresentados; Compreender as diferenças decorridas do uso... 10/05/2012 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19691 acesso(s) |
KEILA VIEIRA DE LIMA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Língua Portuguesa |
3 |
O que há por trás do internetês: analisando o sentido das palavras
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Professor, a partir dessa aula, os alunos poderão aprender a: desenvolver o gosto pela leitura a partir de temáticas que despertam o seu interesse, no caso, a internet. analisar os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital. Desenvolver a capacidade esc... 16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14716 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
4 |
Blog: um gênero digital
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento; Selecionar blogs na internet; descobrir facilidades oferecidas pelo blog tanto ao usuário (proponente do blog) quanto ao leitor. 21/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38522 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
5 |
Blog da turma: a imagem enquanto linguagem não-verbal portadora de sentidos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa compreender a imagem/desenho/fotografia como um texto não verbal portador de significados; compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar a partir do sujeito que as interpreta; produzir textos orais/escritos a partir das imagens de outros colegas; postar uma... 17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29548 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
LITEROBLOG: a criação de um blog literário em sala de aula
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa O aluno, ao final desta proposta de aulas, deverá ser capaz de: - manusear as ferramentas tecnológicas necessárias para a produção de um blog da sala, em que todos os processos ficarão a cargo dos alunos; - aprender a importância de se respeitar os direitos autorais, levando e... 19/10/2009 Cinco estrelas 8 comentário(s) 11330 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
Radio Blog
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Compreender o gênero: constituição e funcionamento. Pesquisar e descobrir rádio blogs na internet. Avaliar rádio blogs. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7146 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
8 |
UCA - SMS: um gênero emergente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer SMS enquanto um gênero com estruturas composicionais recorrentes. Discutir algumas implicações e abrangências do uso do SMS. Escrever opinião sobre usos do SMS na sociedade contemporânea. Escrever mensagens curtas de texto via celular. 01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7286 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
9 |
UCA - Twiddlando? A ferramenta Twiddla para a criação de textos coletivos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Interagir digitalmente, por meio de uma lousa, com outros colegas. Criar um texto coletivo online. Realizar intervenções nos textos de outros colegas. 16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6128 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
A rede social: uma ponte entre o virtual e o real (UCA)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Analisar, interpretar e tecer comentários sobre textos verbais e não verbais; Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas; Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos que as sustentam; Conscientizar-se sobre as relações ent... 25/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 14443 acesso(s) |
Luiz Fernando de Carvalho CESEC CLEMENTE DE FARIA CONTAGEM MG Língua Portuguesa |
11 |
Podcast: uma ferramenta a serviço da informação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast. Fazer um levantamento sobre autores literários, vida e obras. Escrever um roteiro para apresentação de um programa de autores literários. Providenciar circulação social para o programa feito. 20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13235 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
Minicontos para ouvir - um gênero literário digital
Ensino Médio | Língua Portuguesa Dominar a estrutura do gênero miniconto. Comparar este gênero digital com os impressos. Analisar o gênero e identificar suas demandas sociais. 18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5620 acesso(s) |
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
13 |
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Cyberbullying: problemas no selvagem mundo virtual
Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar o uso de figuras de linguagem, como sarcasmo e ironia. Identificar maneiras de se defender de Cyberbullying. Criar textos colaborativos utilizando Google Docs. Promover e participar de uma teleconferência. 11/07/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 24090 acesso(s) |
Leila Maris Alves Ferreira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Estrangeira |
Sem estrelas 0 classificações - 27196 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!