Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


GÊNEROS DIGITAIS

 

28/11/2014

Ficha Técnica
Descrição

A coleção, composta de 13 aulas, tem como objetivo possibilitar aos alunos o conhecimento dos diversos gêneros digitais. Para isso, as aulas estão organizadas de forma a possibilitarem a eles perceber o ambiente no qual circula o gênero discursivo notícia, a linguagem utilizada, os diferentes veículos, os diferentes interlocutores (aula 01); perceber o veículo no qual circula o gênero reportagem televisiva, bem como seus supostos interlocutores (aula 02); analisar os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital (aula 03); compreender a imagem/desenho/fotografia como um texto não verbal portador de significado por meio do blog, associando o uso de recursos tecnológicos, geralmente, ligados ao lúdico, como o rádio blog, à produção do conhecimento (aulas 04 a 07); conhecer SMS enquanto um gênero com estruturas composicionais recorrentes (aula 08); criar um texto coletivo online (aula 09); conscientizar-se sobre as relações entre o ser humano e as redes sociais da internet (aula 10); conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast, comparando este gênero digital com os impressos (aulas 11 e 12) e identificar maneiras de se defender de Cyberbullying (aula 13). Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: O futuro é agora - Episódio XIII - Capítulo II - O hipertexto (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32282), O futuro é agora - Episódio XIII - Capítulo I - O texto impresso e o virtual (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32281), O labirinto de "Fauna" - Episódio XIV - Capítulo II - Histórias em quadrinhos e filmes de animação (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=32295)

Autoria

ROSANE RIBEIRO DA SILVA - Ministério da Educação - DF

Palavras-chave

gêneros digitais, comunicação tecnológica, função social das tecnologias, comunicação de massa

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 A notícia na era digital.

Ensino Médio | Língua Portuguesa

- Perceber o ambiente no qual circula o gênero discursivo notícia, a linguagem utilizada, os diferentes veículos, os diferentes interlocutores etc.; - Produzir uma notícia atendendo às situações de produção como atendimento ao gênero, interlocutor, finalidade etc); - Conhecer ...

02/08/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18545 acesso(s)

KEILA VIEIRA DE LIMA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Língua Portuguesa

2 Reportagem televisiva - A TV que você não vê.

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Possibilitar o reconhecimento do gênero reportagem televisiva; Perceber o veículo no qual circula o gênero reportagem televisiva, bem como seus supostos interlocutores etc.; Reconhecer a ideologia presente nos discursos apresentados; Compreender as diferenças decorridas do uso...

10/05/2012 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19547 acesso(s)

KEILA VIEIRA DE LIMA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Língua Portuguesa

3 O que há por trás do internetês: analisando o sentido das palavras

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Professor, a partir dessa aula, os alunos poderão aprender a: desenvolver o gosto pela leitura a partir de temáticas que despertam o seu interesse, no caso, a internet. analisar os níveis de formalidade e de informalidade da língua no meio digital. Desenvolver a capacidade esc...

16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14455 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

4 Blog: um gênero digital

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento; Selecionar blogs na internet; descobrir facilidades oferecidas pelo blog tanto ao usuário (proponente do blog) quanto ao leitor.  

21/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38340 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

5 Blog da turma: a imagem enquanto linguagem não-verbal portadora de sentidos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

compreender a imagem/desenho/fotografia como um texto não verbal portador de significados; compreender que os sentidos produzidos pelas imagens podem variar a partir do sujeito que as interpreta; produzir textos orais/escritos a partir das imagens de outros colegas; postar uma...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29428 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 LITEROBLOG: a criação de um blog literário em sala de aula

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

O aluno, ao final desta proposta de aulas, deverá ser capaz de: - manusear as ferramentas tecnológicas necessárias para a produção de um blog da sala, em que todos os processos ficarão a cargo dos alunos; - aprender a importância de se respeitar os direitos autorais, levando e...

19/10/2009 Cinco estrelas 8 comentário(s) 11193 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 Radio Blog

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Compreender o gênero: constituição e funcionamento. Pesquisar e descobrir rádio blogs na internet. Avaliar rádio blogs.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6989 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

8 UCA - SMS: um gênero emergente

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer SMS enquanto um gênero com estruturas composicionais recorrentes. Discutir algumas implicações e abrangências do uso do SMS. Escrever opinião sobre usos do SMS na sociedade contemporânea. Escrever mensagens curtas de texto via celular.

01/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 7134 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

9 UCA - Twiddlando? A ferramenta Twiddla para a criação de textos coletivos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Interagir digitalmente, por meio de uma lousa, com outros colegas. Criar um texto coletivo online. Realizar intervenções nos textos de outros colegas.

16/12/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5995 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 A rede social: uma ponte entre o virtual e o real (UCA)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Analisar, interpretar e tecer comentários sobre textos verbais e não verbais; Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas; Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos que as sustentam; Conscientizar-se sobre as relações ent...

25/06/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 14302 acesso(s)

Luiz Fernando de Carvalho

CESEC CLEMENTE DE FARIA

CONTAGEM MG

Língua Portuguesa

11 Podcast: uma ferramenta a serviço da informação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Literatura

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e trabalhar com a ferramenta podcast. Fazer um levantamento sobre autores literários, vida e obras. Escrever um roteiro para apresentação de um programa de autores literários. Providenciar circulação social para o programa feito.

20/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13077 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 Minicontos para ouvir - um gênero literário digital

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Dominar a estrutura do gênero miniconto. Comparar este gênero digital com os impressos. Analisar o gênero e identificar suas demandas sociais.

18/08/2014 Sem estrelas 0 comentário(s) 5453 acesso(s)

ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

13 Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – Cyberbullying: problemas no selvagem mundo virtual

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar o uso de figuras de linguagem, como sarcasmo e ironia. Identificar maneiras de se defender de Cyberbullying. Criar textos colaborativos utilizando Google Docs. Promover e participar de uma teleconferência.

11/07/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23843 acesso(s)

Leila Maris Alves Ferreira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Estrangeira

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 26831 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.