Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aproximando Educação Física e Matemática a partir das questões do ENEM

 

27/11/2013

Autor e Coautor(es)
SILENE RODOLFO CAJUELLA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Matemática Análise de dados e probabilidade
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Matemática Álgebra
Ensino Médio Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Familiarizar-se com as questões do ENEM que envolvem a interdisciplinaridade entre Educação Física e a Matemática.

2. Desenvolver o raciocínio lógico e utilizar conhecimentos algébricos/geométricos.

3. Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações - naturais, inteiros, racionais ou reais.

4. Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação.

5. Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

6. Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

7. Identificar características de figuras planas ou espaciais.

8. Identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

9. Utilizar a noção de escalas na leitura de representação de situação do cotidiano.

10. Calcular medidas de tendência central ou de dispersão de um conjunto de dados expressos em uma tabela de frequências de dados agrupados (não em classes) ou em gráficos.

11. Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.

12. Resolver problema com dados apresentados em tabelas ou gráficos.

13. Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade.

Duração das atividades
Aproximadamente oito (8) aulas de 50min cada, podendo variar em função das escolhas dos professores.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Conhecimentos matemáticos sobre adição, raiz quadrada, exponencial, escala, porcentagem, fração, média, moda, desvio-padrão, álgebra, geometria e probabilidade.

2. Noções sobre os temas ou códigos da Educação Física: Esporte, Dança, Ginástica, Jogos, Exercício, Lazer, Qualidade de Vida e Lutas.

Estratégias e recursos da aula

Professor, esta sequência de atividades pode representar uma possibilidade de trabalho interdisciplinar entre os professores de Matemática e Educação Física.

 

PRIMEIRO MOMENTO: Resolução das questões do ENEM e estatística de erros

 

Imagem 1: Logomarca do ENEM

Simbolo ENEM

Fonte: Disponível em: http://static.blogdaresenhageral.com.br/wp-content/uploads/ENEM-2012.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Professor, informe aos alunos que, desde 2009, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão divididas em quatro grandes áreas, a saber:

- Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia;

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Física, Química e Biologia;

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação;

- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

 

Cada uma destas quatro áreas de conhecimento listadas acima é composta por 45 questões de múltipla escolha com cinco alternativas (A, B, C, D, E) elaboradas segundo o princípio da interdisciplinaridade. Dessa forma, podemos encontrar temas de Educação Física presentes nas questões de Matemática.

Para exemplificar tal situação, proponha aos alunos a resolução das seguintes questões (quadro 1), que relacionam Matemática e Educação Física.

 

Quadro 1: Questões do ENEM que relacionam Matemática e Educação Física

NO das questões

Ano em que foram aplicadas

Link de acesso à prova do ENEM contendo as questões

(Acesso em 27 de outubro de 2013)

143, 167 e 169

2010

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_domingo_gab.pdf

144, 151, 155 e 161

2010

http://chicomarchese.files.wordpress.com/2011/08/amarelo_quinta-feira_gab.pdf

149, 165, 168 e 169

2011

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/07_AZUL_GAB.pdf

142, 161 e 171

2012

http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/05_AMARELO_GAB.pdf


Fonte: Autoria própria
 

 

As correções podem ser feitas pelo professor de Matemática e os alunos devem organizar um quadro (quadro 2) com a estatística de erros da turma.

 

 

Quadro 2: Estatística de erros da turma

 

TOTAL DE ALUNOS QUE RESOLVERAM AS QUESTÕES: ______

NO da questão

Ano em que foi aplicada

Número de alunos que erraram cada questão

Porcentual (%) de alunos que erraram cada questão

143

2010

 

 

167

2010

 

 

169

2010

 

 

144

2010

 

 

151

2010

 

 

155

2010

 

 

161

2010

 

 

149

2011

 

 

165

2011

 

 

168

2011

 

 

169

2011

 

 

142

2012

 

 

161

2012

 

 

171

2012

 

 

 
Fonte: Autoria própria
 

Imagem 2: Estudante durante a resolução de uma prova

Alunos resolvendo exercicios

Fonte: Disponível em: http://guiaavare.com/img/upload/images/inscricao-encceja-2014-aluna-resolvendo-os-exercicios-da-prova.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

 

A partir dos dados representados no quadro, solicite aos alunos que respondam individualmente em uma folha:

 

1. Qual o percentual de questões que relacionam Matemática e Educação Física no ano de 2010, de 2011 e de 2012 em relação ao total de questões do quadro (quadro 3)?

 

Quadro 3: Percentual de questões por ano em que foram aplicadas

Ano

% de questões

2010

 

2011

 

2012

 

 
Fonte: Autoria própria
 
 

 

2. Qual a média do número de alunos que erraram cada questão considerando todos os anos?

 

3. Qual a média e a mediana do número de alunos que erraram cada questão de cada ano (quadro 4)?

 

 

Quadro 4: Média e mediana do número de erros

Ano

Média do número de alunos que erraram cada questão

Mediana do número de alunos que erraram cada questão

2010

 

 

2011

 

 

2012

 

 

Fonte: Autoria própria

 

 

3.1. O que se pode concluir desse resultado?

 

4. Identifique a questão que os alunos mais erraram em cada ano, a quantidade de erros e calcule o percentual que representa essa quantidade de erros em relação ao próprio ano em que foi aplicada (quadro 4)?

 

Quadro 4: Porcentagem de erros por ano em que as questões foram aplicadas

Ano

NO da questão mais errada

Quantidade de erros

Percentual que representa essa quantidade de erros em relação ao ano em que foi aplicada

2010

 

 

 

2011

 

 

 

2012

 

 

 

Fonte: Autoria própria

 

 

5. Qual(is) a(s) habilidade(s) matemática(s) exigida(s) nas três questões com maior número de erros?

 

SEGUNDO MOMENTO: Categorização das questões

 

Imagem 3: Exemplos de temas sobre Educação Física

Temas de Educação Física

Fonte: Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-tcxiBDF2PZc/Tr3yWK9Oc_I/AAAAAAAABHI/beKQpCRTgXA/s1600/sports44232e.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Após a resolução das questões, solicite que os alunos releiam as questões e as classifiquem de acordo com as categorias abaixo, que representam temas concernentes à Educação Física (quadro 5).

 

Quadro 5: Classificação das questões concernentes à Educação Física

Tema

Quantidade de questões

NO da questão (ano)

Esporte

 

 

Exercício, Lazer e Qualidade e Vida

 

 

Jogos e Brincadeiras

 

 

Dança

 

 

Lutas

 

 

Ginástica

 

 

Fonte: Autoria própria

 

Professor, o preenchimento do quadro ficaria assim:

 

Quadro 5: Classificação das questões concernentes à Educação Física

Tema

Quantidade de questões

NO da questão (ano)

Esporte

08

143 (2010), 151 (2010), 155 (2010), 161 (2010), 167 (2010), 169 (2010), 165 (2011) e 161 (2012)

Exercício, Lazer e Qualidade e Vida

04

144 (2010), 149 (2011), 169 (2011) e 171 (2012)

Jogos e Brincadeiras

02

168 (2011) e 142 (2012)

Dança

 

 

Lutas

 

 

Ginástica

 

 

Fonte: Autoria própria
 
 

Em seguida, entregue uma folha contendo as seguintes questões:

 

1. Qual o tema da Educação Física mais utilizado nas questões de Matemática do ENEM?     

     

a. Qual o percentual deste tema em relação ao total de questões?

 

b. Qual a diferença percentual deste tema em relação ao segundo tema de Educação Física mais utilizado? E em relação ao terceiro?

 

2. Usando os conhecimentos que você possui sobre a Educação Física, elabore uma questão de matemática para que seus colegas a resolvam.

 

Comentário: A partir dessas questões de Matemática elaboradas pelos alunos, os professores de Educação Física e Matemática podem se reunir para selecionar as melhores questões e modificá-las naquilo que for necessário a fim de aplicá-las no próximo momento.

 

3. Sugira um conteúdo para cada um dos temas de Educação Física abaixo relacionados que você gostaria de vivenciar nas aulas de Educação Física (quadro 6). Na vivência, serão coletados dados para que o professor de Matemática, em parceria com o professor de Educação Física, elaborarem novas questões para a turma.

 

Quadro 6: Sugestões de conteúdo por tema de Educação Física

Tema

Sugestão de conteúdo a ser vivenciado

Esporte

 

Exercício, Lazer e Qualidade e Vida

 

Jogos e Brincadeiras

 

Fonte: Autoria própria

 

 

TERCEIRO MOMENTO: Resolução das questões elaboradas pelos alunos

 

Imagem 4: Representação de alunos resolvendo tarefas no quadro

Alunos resolvendo exercicios no quadro

Fonte: Disponível em: http://cienciapratica.files.wordpress.com/2012/12/photo.jpg. Acesso em 28 de outubro de 2013.

 

Proponha a resolução das questões sugeridas pelos alunos e selecionadas/modificadas pelos professores. Escolha um aluno para explicar a resolução de cada questão no quadro. Faça as correções e tire as dúvidas que surgirem ao longo desse processo.

 

QUARTO MOMENTO: Vivência dos conteúdos temáticos de Educação Física

 

A partir dos conteúdos sugeridos pelos alunos para cada tema de Educação Física, proponha atividades para as aulas de Educação Física que forneçam dados para elaboração de questões de Matemática. É importante que os alunos sejam envolvidos no registro de todas as informações.

Comentário: Podem ser elaboradas uma ou mais aulas sobre cada tema, de acordo com a decisão dos professores de Matemática e Educação Física.

 

Sugestões de atividades e dados sobre o tema “Esporte”:

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:

 

- Esportes coletivos: fundamentos técnicos e táticos (Futebol Society) – Parte 1

(2º momento das aulas 2 e 3)

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53186. Acesso em 27 de agosto de 2013.

 

SUGESTÃO DE EXERCÍCIO:

Observando os dados representados no quadro de erros e considerando que existem fundamentos técnicos ligados à defesa e ao ataque, o percentual do fundamento técnico com maior incidência de erros, ligado à defesa e ao ataque, respectivamente, é:

 

a.                   (                      )                     

b.                   (                      )

c.                   (                      )

d.                   (                      )

e.                   (                      )

 

OBS: As respostas deverão ser criadas pelos professores a partir dos dados coletados durante a vivência.

 

Sugestões de aulas, dados e exercícios sobre o tema “Exercício, Lazer e Qualidade de Vida”:

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:

 

- Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 1

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410>. Acesso em 27 de agosto de 2013.

 

- Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 2

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446>. Acesso em 27 de agosto de 2013.

 

SUGESTÃO DE EXERCÍCIO:

 

Existem sugestões de exercícios na própria aula.

Sugestões de aulas, dados e exercícios sobre o tema “Jogo”:

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:

 

- Conhecendo a África por meio do Projeto “Semana Afro-Brasileira” e os Jogos Africanos – PARTE 2

(4º momento das aulas 5 e 6 e 1º e 2º momentos das aulas 7 e 8)

Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49192>. Acesso em 27 de agosto de 2013.

 

SUGESTÃO DE EXERCÍCIO:

Abaixo, temos um tabuleiro plano de Ayo (Jogo do Conjunto Mancala). Se observarmos a distribuição das sementes nas cavidades de 1 a 12 e considerarmos que este jogo terminou, quem ganharia?

Tabuleiro de Ayo

 

a.                   (                      ) Nenhum dos 2 jogadores, pois ficaria empatado.

b.                   (                      ) O jogador A, com poucas sementes na frente do jogador B.

c.                   (                      ) O jogador B, com mais de 5 sementes na frente do jogador A.

d.                   (                      ) O jogador B, com menos de 5 sementes na frente do jogador A.

e.                   (                      ) Nenhuma das alternativas anteriores.

Recursos Complementares

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR QUE RETRATAM PARCERIAS ENTRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA:

 

Aprendendo matemática por meio das atividades esportivas (Coleção)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=91

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50346

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

A matemática no esporte: aprendendo funções quadráticas

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25077

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - operações matemáticas - aula 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18964

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - ritmo e equilíbrio - aula 3

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18963

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática nos esportes - aula 4

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19057

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática na sociedade - aula 5

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19058

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

 

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - criando jogos de Matemática - aula 6

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19059

Acesso em: 27 de outubro de 2013.

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, a participação nas tarefas e as dinâmicas propostas em sala de aula. A partir do envolvimento, do cumprimento das tarefas, da resolução das questões e do levantamento de sugestões, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a interdisciplinaridade entre Educação Física e Matemática no ENEM, assim como as habilidades matemáticas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.