Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Aprendendo matemática por meio das atividades esportivas

 

14/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção apresenta a interdisciplinalidade entre a Educação Física e a Matemática, podendo auxiliar o professor a trabalhar de forma integrada as duas disciplinas. Encontramos nela aulas com temas propostos que poderão ajudar o professor a organizar um planejamento e mostrar de que maneira podemos trabalhar a matemática de forma lúdica nas aulas de Educação Física. As aulas do número 1 a 4 apresentam atividades de jogos em que estimativas e verificação de medidas estão presentes. As aulas do número 5 a 10 abordam as operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) através de jogos nas aulas de educação física escolar. O grupo de aulas do número 11 a 14 aborda conceitos da matemática na rotina das pessoas, nos esportes e na sociedade, apresentando-a como elemento integrante do dia a dia da sociedade.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ

Palavras-chave

educação física, matemática, interdisciplinariedade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 Jogando Boliche com a Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Conhecer o jogo do boliche e associar as operações matemáticas; Realizar as operações matemáticas em jogos de grupos; Desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico.

16/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39767 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Conhecendo o Jogo da Bola de Gude - vamos brincar como antigamente?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Recuperar brinquedos infantis atualmente em desuso. Integrar os conteúdos trabalhados com a Matemática, desenvolver noções de adição e subtração. Desenvolver atividades que estimulem a coordenação óculo manual. Trabalhar com diferentes colegas do grupo.

16/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 18354 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 GRANDEZA DE COMPRIMENTO

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Criar significados para os termos: cumprido - curto; alto-baixo; largo-estreito; profundo – superficial; Comparar medidas e destacar a diferença entre objetos pelo comprimento, ou pela altura ou largura.

15/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 23456 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

4 ESTIMATIVAS E VERIFICAÇÃO DE MEDIDAS.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Calcular mentalmente a distância em linha reta de A a B; Verificar com o metro de carpinteiro a distância calculada mentalmente; Montar figura a partir de situações problemas com direção e sentido.

15/07/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4665 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - operações matemáticas - aula 1

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Associar operações matemáticas através dos jogos recreativos; Executar raciocínio lógico e veloz nas atividades de jogos de grupos e Interagir com os colegas socializando nas atividades.

08/06/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 26966 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - frações -aula 2

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Participar das atividades através dos jogos das frações; Compreender as representações de frações através dos jogos; Exemplificar jogos e situações esportivas através das frações.  

17/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15708 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

7 Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo das Figuras Geométricas (aula 3)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Identificar e diferenciar as formas geométricas apresentadas; Reconhecer, em especial, as formas geométricas básicas presentes no dia a dia; Questionar o professor quando no momento de dúvidas na apresentação e execução dos jogos.

18/10/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 76820 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática nos esportes - aula 4

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Observar a existência da matemática nas atividades esportivas; Levantar situações onde a matemática seja elemento relevante nas atividades esportivas; Cooperar e discutir com os colegas os dados levantados.  

16/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 40273 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

9 Brincando com a matemática na aula de educação física(Aula 1)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Vivenciar de forma lúdica operações matemáticas(somar, subtrair, multiplicar, dividir); Exercitar o raciocínio lógico em pouco espaço de tempo; Socializar através das atividades de jogos matemáticos auxiliando os colegas  e o professor.

18/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4866 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 Brincando com a matemática na aula de educação física(Aula 2)

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Vivenciar de forma lúdica operações matemáticas(somar, subtrair, multiplicar, dividir); Exercitar o raciocínio lógico em pouco espaço de tempo; Socializar através das atividades de jogos matemáticos auxiliando os colegas e o professor.

18/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3656 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - ritmo e equilíbrio - aula 3

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Coordenar ritmo e equilíbrio através dos números; Criar atividades de ritmo e equilíbrio associados com números e operações matemáticas; Compreender a importância da interdisciplinaridade para aquisição de conhecimentos.

17/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7574 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

12 Jogando com a Matematica nas aulas de Educação Física - criando jogos de Matemática - aula 6

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Organizar em grupo modelos e situações de jogos de matemática; Criar brincadeiras e jogos de matemática para apresentarem para os colegas; Desenvolver tarefas em grupo para o sucesso das tarefas.

06/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 28838 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

13 Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - a Matemática na sociedade - aula 5

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Matemática

Analisar a existência matemática na sua comunidade escolar; Associar a presença e a importância da matemática na sua rotina diária; Descrever situações onde ocorra a presença da matemática no seu dia a dia.  

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8603 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 5182 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.