19/05/2011
Nessa coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que explora a relação entre o corpo e a produção de sons e ritmos musicais. Nas primeiras 5 aulas são trabalhos aspectos que ajudam o aluno a entender como nosso corpo funciona para que possamos ouvir e perceber o ambiente a nossa volta. Da 6ª a 10ª aula estão presente atividades voltadas para a produção de sons, ritmos e movimentos através do corpo. No final, as últimas 5 aulas propõem a construção de instrumentos e brinquedos sonoros com materiais simples e alternativos.
Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
corpo, som, brinquedo, ritmo, música
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O CORPO COMO UM TODO INTEGRADO: SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Descobrir que os sentidos são as portas de entradas das informações e que são recebidas pelas sensações e percepções relacionadas ao comando do cérebro. 07/07/2010 Cinco estrelas 8 comentário(s) 27095 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
2 |
COMO PERCEBO O MUNDO COM A AUDIÇÃO.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir. Ouvir músicas e perceber ritmo, melodia e harmonia; ouvir sons da natureza e descobrir a origem; saber que a nossa audição relaciona-se com o órgão auditivo e com uma área do cérebro que nos permite perce... 23/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24058 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
3 |
O CORPO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SONS
Educação Infantil | Movimento Produzir movimentos musicalizados com o corpo. 17/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24436 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
De quem é este som?
Educação Infantil | Movimento Possibilitar o desenvolvimento das capacidades das crianças de escutar, perceber e discriminar sons de fontes variadas. 17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29262 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
5 |
As propriedades do som
Educação Infantil | Movimento Explorar e conhecer as propriedades do som: timbre, altura, intensidade, duração. Identificar e nomear essas propriedades ao escutar uma música. Identificar nas músicas sequencias crescentes e decrescentes de sons. 17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 56601 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
6 |
O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS
Educação Infantil | Movimento Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical. 22/07/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 35973 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
BRINCANDO COM SONS.
Ensino Fundamental Inicial | Artes · Identificar sons no ambiente. · Identificar sons do corpo. · Identificar sons de diferentes instrumentos musicais. · Confeccionar objetos sonoros. 08/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 41502 acesso(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
Corpos Sonoros
Educação Infantil | Movimento Descobrir os sons que seu corpo e os objetos/instrumentos musicais podem produzir. Perceber a necessidade de movimento dos corpos para produzirem sons. 17/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25828 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
9 |
Descobrindo os sons do corpo.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Familiariza-se com alguns sons naturais e/ou produzidos pela cultura, Expressar-se utilizando a linguagem corporal; Reconhecer diferentes sensações e ritmos que o corpo produz; Express... 19/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 40450 acesso(s) |
Solange Kátia Epifânio Soares NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
Ritmo e movimento: brincando com os sons do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Essa aula tem por objetivo: construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar, inclusive do corpo. 29/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 61778 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
Os instrumentos musicais: uma diversidade de sons.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Explorar e conhecer as características externas dos instrumentos musicais. Perceber de que forma o som é produzido nos diferentes instrumentos. Classificar os instrumentos de acordo com o modo de produção sonora: sopro, corda, percussão, eletrônico etc. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49570 acesso(s) |
Teresa Régia Araújo de Medeiros NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Pluralidade Cultural |
12 |
O CORPO MUSICAL: PRODUÇÃO DE SONS COM INSTRUMENTOS DE SUCATA
Educação Infantil | Movimento Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral. 27/07/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 33966 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
13 |
Brinquedos sonoros
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis. - Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos. - Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais. 13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26468 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
14 |
Música: confeccionando um ganzá
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Aprenderá a construir um instrumento musical -o ganzá; Conhecer e apreciar o som de um ganzá. 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17679 acesso(s) |
Solange Kátia Epifânio Soares NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
15 |
Montando uma bandinha: explorando os sons e a percepção auditiva
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade § Aguçar sua percepção auditiva; § Desenvolver ritmos; § Descobrir novas possibilidades de sons; § Construir e explorar os instrumentos musicais 13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33503 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Quatro estrelas 6 classificações - 93667 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/01/2014
Quatro estrelasSou professora de musica e amei as aulas. Fico feliz quando encontro material bom como esse, onde acrescenta nossas ideias.
12/11/2013
Quatro estrelasÓtimas sugestões de atividades. Adorei.
27/05/2013
Cinco estrelasestava em dúvida de como trabalhar música com meus alunos e com essas ideias ficou bem melhor!
12/10/2012
Cinco estrelasEssas sugestões estão excelentes, está me ajudando muito nas minhas aulas de musicalização infantil, estou muito agradecida!
11/04/2012
Quatro estrelasMUITO BOA AS AULAS, BOAS NÃO... ÓTIMO, DEPOIS DE TER VISITADO ESTE SAIT EU PUDE OBSERVAR QUE, ABRIU MAIS OS MEUS CONHECIMENTOS DE COMO SE TRABALHAR COM CRIANÇAS
29/03/2012
Cinco estrelasO portal é maravilhoso, com postagens muito úteis. Amei.