Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Sons com o corpo e brinquedos musicais

 

19/05/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nessa coleção o(a) professor(a) encontrará uma sequência de aulas que explora a relação entre o corpo e a produção de sons e ritmos musicais. Nas primeiras 5 aulas são trabalhos aspectos que ajudam o aluno a entender como nosso corpo funciona para que possamos ouvir e perceber o ambiente a nossa volta. Da 6ª a 10ª aula estão presente atividades voltadas para a produção de sons, ritmos e movimentos através do corpo. No final, as últimas 5 aulas propõem a construção de instrumentos e brinquedos sonoros com materiais simples e alternativos.

Autoria

Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

corpo, som, brinquedo, ritmo, música

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 O CORPO COMO UM TODO INTEGRADO: SENSAÇÕES E PERCEPÇÕES

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Descobrir que os sentidos são as portas de entradas das informações e que são recebidas pelas sensações e percepções relacionadas ao comando do cérebro.

07/07/2010 Cinco estrelas 8 comentário(s) 27095 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

2 COMO PERCEBO O MUNDO COM A AUDIÇÃO.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Perceber sons, ruídos e ritmos e compreender porque podemos ouvir.    Ouvir músicas e perceber  ritmo, melodia e harmonia; ouvir sons da natureza e descobrir a origem; saber que a nossa audição relaciona-se com o órgão auditivo e com  uma área do cérebro que nos permite perce...

23/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24058 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

3 O CORPO MUSICAL: SENSIBILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SONS

Educação Infantil | Movimento

Produzir movimentos musicalizados com o corpo.

17/07/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 24436 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 De quem é este som?

Educação Infantil | Movimento

Possibilitar o desenvolvimento das capacidades das crianças de escutar, perceber e discriminar sons de fontes variadas.

17/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 29262 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

5 As propriedades do som

Educação Infantil | Movimento

Explorar e conhecer as propriedades do som: timbre, altura, intensidade, duração. Identificar e nomear essas propriedades ao escutar uma música. Identificar nas músicas sequencias crescentes e decrescentes de sons.

17/11/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 56601 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

6 O NOSSO CORPO FAZ BARULHOS

Educação Infantil | Movimento

Explorar diferentes sons a partir dos movimentos corporais para construir uma linguagem musical.

22/07/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 35973 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 BRINCANDO COM SONS.

Ensino Fundamental Inicial | Artes

·        Identificar sons no ambiente. ·        Identificar sons do corpo. ·        Identificar sons de diferentes instrumentos musicais. ·        Confeccionar objetos sonoros.

08/06/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 41502 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 Corpos Sonoros

Educação Infantil | Movimento

Descobrir os sons que seu corpo e os objetos/instrumentos musicais podem produzir. Perceber a necessidade de movimento dos corpos para produzirem sons.

17/11/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 25828 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

9 Descobrindo os sons do corpo.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Familiariza-se com alguns sons naturais e/ou produzidos pela cultura, Expressar-se utilizando a linguagem corporal; Reconhecer  diferentes sensações e ritmos que o corpo produz; Express...

19/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 40450 acesso(s)

Solange Kátia Epifânio Soares

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 Ritmo e movimento: brincando com os sons do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Essa aula tem por objetivo: construir coletivamente um conceito para ritmo, bem como verificar a possibilidade de produzirmos sons de qualquer lugar, inclusive do corpo.

29/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 61778 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Os instrumentos musicais: uma diversidade de sons.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Explorar e conhecer as características externas dos instrumentos musicais. Perceber de que forma o som é produzido nos diferentes instrumentos. Classificar os instrumentos de acordo com o modo de produção sonora: sopro, corda, percussão, eletrônico etc.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 49570 acesso(s)

Teresa Régia Araújo de Medeiros

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Pluralidade Cultural

12 O CORPO MUSICAL: PRODUÇÃO DE SONS COM INSTRUMENTOS DE SUCATA

Educação Infantil | Movimento

Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.

27/07/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 33966 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

13 Brinquedos sonoros

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Aprender a construir brinquedos sonoros a partir de materiais reaproveitáveis. - Desenvolver o ritmo e a coordenação através dos sons dos brinquedos/instrumentos. - Aprender a comparar os sons dos brinquedos construídos com os sons de instrumentos musicais tradicionais.

13/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 26468 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

14 Música: confeccionando um ganzá

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Os alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 2 a 3 anos, poderão: Aprenderá a construir um instrumento musical -o ganzá; Conhecer e apreciar o som de um ganzá.

20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17679 acesso(s)

Solange Kátia Epifânio Soares

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

15 Montando uma bandinha: explorando os sons e a percepção auditiva

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

§         Aguçar sua percepção auditiva; §          Desenvolver ritmos; §         Descobrir novas possibilidades de sons; §         Construir e explorar os instrumentos musicais  

13/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33503 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações - 93667 acesso(s)

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Dorca Goby, , São Paulo - disse:
    liricaclassica@hotmail.com

    29/01/2014

    Quatro estrelas

    Sou professora de musica e amei as aulas. Fico feliz quando encontro material bom como esse, onde acrescenta nossas ideias.


  • Denise Oliveira, EMEI Floresta Encantada , Rio Grande do Sul - disse:
    denisedeoliver@yahoo.com.br

    12/11/2013

    Quatro estrelas

    Ótimas sugestões de atividades. Adorei.


  • Adriana Pascoal, M. Gerson Maranhão , Pernambuco - disse:
    dricapascoal@hotmail.com

    27/05/2013

    Cinco estrelas

    estava em dúvida de como trabalhar música com meus alunos e com essas ideias ficou bem melhor!


  • Valéria Regina dos Santos, Escola Castelinho Forte Castetelo , São Paulo - disse:
    valeriamusicista@hotmail.com

    12/10/2012

    Cinco estrelas

    Essas sugestões estão excelentes, está me ajudando muito nas minhas aulas de musicalização infantil, estou muito agradecida!


  • ROBERT PINTO GOMES, UEPA , Pará - disse:
    robert-trompete@hotmail.com

    11/04/2012

    Quatro estrelas

    MUITO BOA AS AULAS, BOAS NÃO... ÓTIMO, DEPOIS DE TER VISITADO ESTE SAIT EU PUDE OBSERVAR QUE, ABRIU MAIS OS MEUS CONHECIMENTOS DE COMO SE TRABALHAR COM CRIANÇAS


  • Paula, UFRJ , Rio de Janeiro - disse:
    brida.amy@gmail.com

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    O portal é maravilhoso, com postagens muito úteis. Amei.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.