Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Sistema Monetário

 

25/04/2011

Ficha Técnica
Descripción

As aulas que compõem esta coleção contam a história da moeda no decorrer do tempo, passando pelo sistema de trocas escambo, pela existência de moedas de diferentes formas, tamanho e materiais e a necessidade da criação de uma moeda de metal leve. O troca troca existente no nosso Sistema Monetário e a relação existente entre a história da moeda de um país e a história do seu povo e de sua cultura também são trabalhadas. Conceitos como compra, venda, lucro, prejuízo, inflação, economia, poupança, consumismo surgem de situações vivenciadas pelos alunos.O conhecimento do Sistema Monetário com apoio da literatura infantil e de situações concretas enriquecem as aulas desta coleção tornando-as significativas para os alunos.

Autoría

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palabras clave

moeda, troca, economia

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Lista de clases de la colección (16 clases)
# Clase Autoría
1 O escambo e o sistema de trocas

Educação Infantil | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Vivenciar através da brincadeira o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas.  Perceber como as civilizações antigas realizam a troca de mercadorias.  Participar da organização de uma feira de troca troca. Conhecer a história da moeda. confecção de moedas antigas ...

18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 131743 visita(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 Concha, sal e animal já foram moedas?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     -As moedas já variaram de material e de forma.      -Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas.      -Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2236 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Florim holandês, Réis português

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦Conhecerá a origem das moedas brasileiras.      ◦Perceberá que a história da moeda de um país está relacionada com a história do seu povo e com sua cultura.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 9352 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

4 Um troca-troca R$eal?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil.      ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país.

30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7881 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

         Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:   Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ...

14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentario(s) 242800 visita(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦As moedas existentes hoje no Brasil.      ◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada.      ◦O possível lançamento da moeda de R$2,00.

30/11/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 7310 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Uma árvore de dinheiro?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦O aluno conhecerá o significado de palavras como economia, moeda, inflação, lucro e prejuízo.      ◦O aluno será estimulado a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro.

20/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10609 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

8 Aula 2: Aladim e a lâmpada maravilhosa- Criação e resolução de problemas.

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Perceber, numa gravura, elementos desencadeadores de situação- problema. Criar uma situação- problema respeitando as etapas necessárias para sua resolução. Utilizar diferentes estratégias na resolução de uma situação- problema.

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11758 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

9 Cofre murcho x Cofre cheio

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

     ◦ O aluno poderá aprender o conceito de lucro e prejuízo.

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2646 visita(s)

MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

10 Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer o sistema monetário a partir da prática; Representar e escrever quantias em reais; Comparar preços; Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos; Resolver situações problema usando o real; Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país; Utilizar o...

13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 127952 visita(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

 Conhecer a organização de uma feira de frutas;  Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira;  Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias;  Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l...

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 19405 visita(s)

RUTH REGINA MELO DE LIMA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Conhecendo e construindo um mercadinho: vamos vender e comprar?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiai...

17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 37993 visita(s)

LUCIANA SOARES MUNIZ

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Explorando os fatos fundamentais através de estratégias de compras.

Educação Infantil | Matemática

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

- Desenvolver estratégias de equivalência. - Desenvolver a capacidade de estimar resultados, de relacionar o conteúdo com outros conteúdos matemáticos e com seu cotidiano. - Desenvolver o raciocínio lógico, cálculo mental, bem como habilidade em manipular/trabalhar com o siste...

19/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 3748 visita(s)

Equipe

MATEMÁTICA ESEBA

14 Economia... pra que?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Compreender o que vem a ser economia; Refletir sobre a importância da economia para a sociedade; Aprender formas de economizar no dia-a-dia;

28/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15428 visita(s)

Equipe

Suelen Machado

15 Sistema monetário: discutindo a economia

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver racioc...

23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 5879 visita(s)

PATRICIA CARVALHO PACHECO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 CONSUMISMO INFANTIL: CARACTERÍSTICA DOS TEMPOS MODERNOS?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista. 2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato. 3. Compreender a importância de consumir com consciên...

04/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 39012 visita(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 7189 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.