25/04/2011
As aulas que compõem esta coleção contam a história da moeda no decorrer do tempo, passando pelo sistema de trocas escambo, pela existência de moedas de diferentes formas, tamanho e materiais e a necessidade da criação de uma moeda de metal leve. O troca troca existente no nosso Sistema Monetário e a relação existente entre a história da moeda de um país e a história do seu povo e de sua cultura também são trabalhadas. Conceitos como compra, venda, lucro, prejuízo, inflação, economia, poupança, consumismo surgem de situações vivenciadas pelos alunos.O conhecimento do Sistema Monetário com apoio da literatura infantil e de situações concretas enriquecem as aulas desta coleção tornando-as significativas para os alunos.
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
moeda, troca, economia
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O escambo e o sistema de trocas
Educação Infantil | Matemática Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Matemática Vivenciar através da brincadeira o sistema de trocas realizado pelas civilizações antigas. Perceber como as civilizações antigas realizam a troca de mercadorias. Participar da organização de uma feira de troca troca. Conhecer a história da moeda. confecção de moedas antigas ... 18/10/2010 Quatro estrelas 5 comentario(s) 131743 visita(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
Concha, sal e animal já foram moedas?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática -As moedas já variaram de material e de forma. -Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas. -Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2236 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Florim holandês, Réis português
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦Conhecerá a origem das moedas brasileiras. ◦Perceberá que a história da moeda de um país está relacionada com a história do seu povo e com sua cultura. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 9352 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
4 |
Um troca-troca R$eal?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦O aluno conhecerá as nove moedas já utilizadas no Brasil. ◦O aluno identificará as cédulas que circulam hoje no nosso país. 30/11/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 7881 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são: Conhecer o sistema monetário brasileiro; Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco. Observar a forma de organização de um supermercado ... 14/10/2010 Quatro estrelas 14 comentario(s) 242800 visita(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Seis moedas circulam no Brasil. A sétima está chegando?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦As moedas existentes hoje no Brasil. ◦As moedas e cédulas que terão sua circulação aumentada. ◦O possível lançamento da moeda de R$2,00. 30/11/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 7310 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Uma árvore de dinheiro?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦O aluno conhecerá o significado de palavras como economia, moeda, inflação, lucro e prejuízo. ◦O aluno será estimulado a refletir sobre a relação do homem com o dinheiro. 20/01/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10609 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
8 |
Aula 2: Aladim e a lâmpada maravilhosa- Criação e resolução de problemas.
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Perceber, numa gravura, elementos desencadeadores de situação- problema. Criar uma situação- problema respeitando as etapas necessárias para sua resolução. Utilizar diferentes estratégias na resolução de uma situação- problema. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 11758 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
9 |
Cofre murcho x Cofre cheio
Ensino Fundamental Inicial | Matemática ◦ O aluno poderá aprender o conceito de lucro e prejuízo. 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 2646 visita(s) |
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
10 |
Conhecendo o sistema monetário a partir de situações práticas
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer o sistema monetário a partir da prática; Representar e escrever quantias em reais; Comparar preços; Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos; Resolver situações problema usando o real; Reconhecer e utilizar o sistema monetário vigente no país; Utilizar o... 13/01/2011 Cinco estrelas 6 comentario(s) 127952 visita(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
COMO FUNCIONA UMA FEIRA LIVRE?
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conhecer a organização de uma feira de frutas; Identificar a profissão e o trabalho das pessoas que trabalham em uma feira; Observar o modo de vender, comprar e pagar as mercadorias; Aprender como se compra frutas em uma feira – unidades de medida (unidade, dúzia, quilo, l... 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 19405 visita(s) |
RUTH REGINA MELO DE LIMA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
12 |
Conhecendo e construindo um mercadinho: vamos vender e comprar?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer um mercado próximo à escola, trabalhar sistema monetário, construir um mercadinho com os alunos, eleger um nome para o mercadinho e o que será vendido, construir um painel com os produtos a serem vendidos, confeccionar os materiai... 17/01/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 37993 visita(s) |
LUCIANA SOARES MUNIZ ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Explorando os fatos fundamentais através de estratégias de compras.
Educação Infantil | Matemática Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática - Desenvolver estratégias de equivalência. - Desenvolver a capacidade de estimar resultados, de relacionar o conteúdo com outros conteúdos matemáticos e com seu cotidiano. - Desenvolver o raciocínio lógico, cálculo mental, bem como habilidade em manipular/trabalhar com o siste... 19/11/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 3748 visita(s) |
Equipe MATEMÁTICA ESEBA |
14 |
Economia... pra que?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Compreender o que vem a ser economia; Refletir sobre a importância da economia para a sociedade; Aprender formas de economizar no dia-a-dia; 28/10/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 15428 visita(s) |
Equipe Suelen Machado |
15 |
Sistema monetário: discutindo a economia
Ensino Fundamental Inicial | Matemática Com esta aula os/as alunos/as poderão ampliar a visão de mundo, construir noções de custo de vida vivenciando situações que envolvam o sistema monetário, resolver situações-problemas envolvendo operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e também desenvolver racioc... 23/11/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 5879 visita(s) |
PATRICIA CARVALHO PACHECO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
CONSUMISMO INFANTIL: CARACTERÍSTICA DOS TEMPOS MODERNOS?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Estabelecer as diferenças entre consumo e consumismo e entre consumidor e consumista. 2. Elencar e discutir sobre os fatores que levam ao consumismo infantil e as consequências sociais e ambientais decorrentes deste ato. 3. Compreender a importância de consumir com consciên... 04/02/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 39012 visita(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Sem estrelas 0 calificaciones - 7189 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!