Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Um passeio pela cultura africana

 

06/10/2011

Ficha Técnica
Descripción

Nesta coleção as crianças poderão aprender sobre o continente africano (localização, divisão espacial, clima, rios, desertos, vegetação, fauna, hábitos e costumes). Assim, as crianças conhecerão a cultura africana como pertencente a um grupo humano com características e costumes próprios e que pertence a outro continente e que tem grande contribuição nos modos de ser e viver do povo brasileiro, bem como, conhecer formas de respeito, inclusão e não discriminação e preconceito com o outro. Além disso, ampliarão seu conhecimento sobre personalidades negras ou afro-descendentes que se destacam na sociedade. As aulas 1 a 4 abordam os aspectos geográficos do continente africano, como: localização, divisão política, vegetação, hidrografia, relevo, clima e fauna. As aulas 5 a 8 trazem elementos e aspectos da cultura africana, como: vestuário, culinária, idioma, o tipo humano do povo africano apresentado nos livros de literatura infantil, bem como, alguns dos costumes desse povo, como o uso de máscaras. As aulas 9 a 15 apresentam e destacam a influência da cultura africana na constituição da cultura do povo brasileiro, tomando aspectos como a linguagem (vocabulário), as manifestações culturais (danças, lutas, brincadeiras), gastronomia, artesanato, entre outros. As aulas 16 e 17 discutem a respeito das etnias que constituem o Brasil como um país plural, diverso, com diferentes tipos humanos, hábitos, costumes e manifestações. Na aula 18 as crianças poderão conhecer aspectos da vida de Nelson Mandela (quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial) e suas contribuições na difusão da cultura africana no mundo. A aula 19 está organizada para que as crianças possam aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira, reconhecendo a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional. Poderão, ainda, conhecer a história do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares.

Autoría

EDNA MARIA DA SILVA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palabras clave

África, cultura africana

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Continentes e terras de origem dos povos do Brasil
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Lista de clases de la colección (19 clases)
# Clase Autoría
1 Continente Africano: aspectos geográficos

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Compreender o conceito de ‘continente’; conhecer os nomes de países que constituem o continente africano; destacar os aspectos da localização da África, identificando-a no mapa e no globo, percebendo-os como representações do espaço real vivido crianças;  identificar as caract...

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 21769 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 África: a importância de conhecê-la??

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Com estas aulas os alunos poderão aprender como a África foi e ainda é importante para a humanidade, por ser uma das civilizações mais antigas. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos geográficos e históricos sobre o continente Africano, por meio de: - Leitura e inter...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 26086 visita(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

3 Países Africanos – Possibilidades de trabalho na alfabetização.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Construir uma  lista de palavras estáveis.            Identificar o nome dos países africanos, contribuindo para o  processo de construção da leitura, valorizando o uso de estratégias.  Estabelecer um  repertório de palavras conhecidas da turma para a possibilidade de novas es...

13/10/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 17976 visita(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

4 Um safári pelo continente africano

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Conhecer o tipo de vegetação característico do continente africano; Conhecer e nomear os principais animais que constituem a fauna africana; Vivenciar a construção de mini safáris com pequenos animais e plantas artificiais.

01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 32132 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

5 Um passeio pelo continente africano: conhecendo alguns aspectos de sua cultura

Ensino Fundamental Inicial | História

Conhecer alguns aspectos da cultura africana: vestuário, culinária, língua/idioma,formas de organização da sociedade; Enumerar semelhanças e/ou diferenças entre os costumes da cultura africana e a brasileira; Vivenciar a realização de culinária de pratos da culinária africana.

13/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12265 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Uma viagem pela literatura infantil

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Conhecer títulos da literatura infantil que abordam a temática da cultura africana; Reconhecer os elementos característicos da cultura africana em cada história; Familiarizar-se com uma linguagem escrita mais formal.

21/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 14703 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 Máscaras Africanas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar a função das máscaras na cultura africana; identificar os diferentes modos de construção das máscaras africanas; construir dois tipos de máscaras africanas em sala, destacando as etapas e materiais necessários.

13/10/2010 Quatro estrelas 17 comentario(s) 241134 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 O USO DE MÁSCARAS NA CULTURA AFRICANA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Contextualizar a história das máscaras na cultura africana. Confeccionar máscaras. Desenvolver a sensibilidade artística. Vivenciar uma dança.  Confeccionar máscaras.

18/06/2010 Quatro estrelas 8 comentario(s) 49539 visita(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 Influência de línguas de origem africana no nosso vocabulário

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

- Reconhecer palavras de origem africanas introduzidas na Língua Portuguesa e em nosso vocabulário diário;

28/01/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 8492 visita(s)

SEBASTIANA RIBEIRO

EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO

DOURADOS MS

Alfabetização

10 As manifestações culturais afro-brasileiras.

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Inicial | História

- Compreender o que é uma manifestação cultural. - Conhecer algumas das manifestações culturais afro-brasileiras. - Analisar e localizar as regiões brasileiras em que as manifestações culturais afro-brasileiras mais se destacam e são preservadas pela população local. - Compree...

01/10/2010 Quatro estrelas 7 comentario(s) 77496 visita(s)

ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 Um pouco da cultura africana em nossos dias: o coco de roda

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Identificar o coco de roda como uma dança tipicamente potiguar (Rio Grande do Norte/Brasil) com origem africana; Nomear os elementos constitutivos do coco de roda (vestuário, passos, músicas, instrumentos); Experienciar a criação de uma coreografia para ser apresentada para to...

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12212 visita(s)

EDNA MARIA DA SILVA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

12 Jogos e brincadeiras africanas II

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- Ampliar os conhecimentos trabalhados na primeira aula sobre jogos e brincadeiras africanas. - Aprender as regras e a dinâmica dos jogos e brincadeiras africanas que não foram completados na primeira aula. - Aprender a contextualizar a prática desses jogos com seus países de ...

24/08/2010 Quatro estrelas 18 comentario(s) 196864 visita(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

13 CAPOEIRA E INCLUSÃO: ESSAS LUTAS NÃO PODEM PARAR!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar a capoeira como manifestação cultural. 2) Reconhecer as contribuições da capoeira na inclusão das pessoas. 3) Respeitar a diversidade humana, opondo-se a qualquer tipo de preconceito.

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 9008 visita(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 INFLUÊNCIA DA CULTURA AFRICANA NA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Entender que o acarajé é uma tradição gerada a partir da criatividade dos africanos que vieram para o Brasil na condição de escravos. Ter experiência com a culinária do acarajé e estudar os ingredientes que fazem parte desse prato.

12/01/2011 Cinco estrelas 3 comentario(s) 32386 visita(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

15 A África que você não vê na Tv.

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Nessas aulas o aluno terá a oportunidade de conhecer a cultura da África, suas lendas, suas músicas, culinária, brincadeiras, etc. e suas influências na nossa cultura. O objetivo é mostrar para o aluno que a África não é só pobreza, como geralmente é mostrado na mídia, ou escr...

12/01/2009 Quatro estrelas 6 comentario(s) 17330 visita(s)

Valéria Silva Neri

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Alfabetização

16 ETNIAS BÁSICAS DO BRASIL

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ter conhecimento de como se formou o povo brasileiro; Identificar as etnias básicas do Brasil (indígenas portugueses e africanos); Entender que a etnia diz respeito a um grupo social que tem em características culturais, lingüísticas e genéticas.

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 43256 visita(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

17 A pluralidade cultural na formação do Brasil

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Compreender que a sociedade é formada por pessoas que pertencem  a grupos étnico-raciais distintos, com história e cultura próprias * Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos produtivamente    (*Obj...

17/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12681 visita(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

18 Conhecendo Nelson Mandela

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Conhecer Nelson Mandela – quem é e porque ele é considerado um ícone nacional e mundial; Conhecer vídeos, imagens e textos que falem sobre Nelson Mandela para que os alunos possam conhecer aspectos da vida pública de Mandela; Desenvolver leitura e interpretação de textos e ima...

11/01/2011 Quatro estrelas 1 comentario(s) 27323 visita(s)

Silvia Maria Raposo Bardy

Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Outros

19 Ética, direito à igualdade e à diferença: Comemorando o Dia da Consciência Negra na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Aprender a respeitar e a valorizar a cultura afro-brasileira. 2. Reconhecer a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura e identidade nacional.     3. Respeitar os direitos à igualdade e à diferença entre as pessoas. 4.Conhecer a História do Dia da Con...

11/01/2011 Quatro estrelas 2 comentario(s) 82533 visita(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 12848 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.