Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Identidade

 

21/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção, as crianças terão oportunidade de conhecer a origem do seu nome, sua história de vida e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos. A aula número 1 ajuda o aluno a buscar referências para a construção de sua identidade. A aulas 2 a 6 possibilitam as crianças descobrirem o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade e de sua história. A aula 7 permite conhecer os variados tipos de nomes, ouvindo e apreciando algumas músicas relacionados com a temática. As aulas 8 e 9 tratam de compreender o nome próprio como identificação. A aula de número 10 tem como objetivo estabelecer relações entre a história de seu nome e a dos colegas reconhecendo semelhanças e diferenças. A aula de número 11 mostra as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. A aula 12 propõe o aluno buscar referências para a construção de sua identidade. As aulas 13 e 14 oportunizam o conhecimento de si próprio a partir do nascimento. As aulas de número 15 e 16 ajudam as crianças a perceberem a si mesmo destacando suas características físicas. A aula 17 objetiva compreender a função social da escrita através do registro das memórias dos alunos, expressando suas vivências preferidas. A aula 18 aborda as diferenciações dos gêneros por aspectos biológicos e culturais. Na aula 19 mostra obras de artistas que expuseram seu auto-retrato. A aula 20 traz a possibilidade de o aluno conhecer os lugares de origem de sua família. A aula 21 permite as crianças apreenderem as noções de passado, presente e futuro. A aula de número 22 ajudará o aluno a compreender a função do nome.

Autoria

Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

origem, nome, criança

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 Ocupando papéis: construindo sua identidade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente.

30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 7436 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu nome

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Desenvolver a noção de identidade.

22/09/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 87034 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 TODO MUNDO TEM UM NOME:sobrenome

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

20/09/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 61686 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 MEU NOME E O SEU SIGNIFICADO.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Descobrir o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade, de sua história; compartilhar com os colegas a própria história do seu nome.

30/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15808 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

5 TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu Nome, Minha História

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Slide 3 Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Conhecer a origem do seu sobrenome.

22/09/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 27039 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Conhecer a origem e significado do seu nome. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas.

20/09/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 9020 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

7 MEU NOME CANTADO.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Conhecer músicas que trabalhem os nomes; Saber que existem muitos tipos de nomes.

30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16721 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 MEU NOME, MINHA IMAGINAÇÃO, MINHA REALIDADE.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Brincar com significado  do próprio nome, compreender o nome próprio como identificação.

30/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4173 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

9 MEU NOME: LEITURA E ESCRITA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Identificar o nome como algo que pode ser escrito com uma combinação de letras e pode ser lido para a identificação de cada um da sala de aula.

30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6537 acesso(s)

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

10 Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Matemática

As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: Perceber o seu nome como uma designação de si mesma. Conhecer alguns aspectos da história de seu nome (quem escolheu? por que escolheu? O que significa?). Estabelecer relações entre a história de seu no...

23/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 19596 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

11 Meninos e meninas: Identidades diferentes?

Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual

Nesta aula serão trabalhados a identidade de gênero e os estigmas sociais. Serão discutidas as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos aluno...

09/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5869 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

12 Retratos de minha história!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Tomar conhecimento de si próprio, a partir do evento comum a todos os seres vivos: o nascimento. • Reconhecer a sucessão de conhecimentos no tempo, registrando a sua própria história. • Conhecer a história de seu nome e seu significado. • Registrar a sua própria história val...

30/09/2009 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22260 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

13 Afetividade e História Pessoal: Compreendendo as minhas origens.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Valorizar as relações de amizade, fraternas e familiares; Pesquisar informações sobre o nascimento: local, data e horário; Compreender as relações familiares através de uma dramatização.

09/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4552 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Eu: descobrindo as características pessoais a partir de uma caixinha surpresa.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

    Com esta aula propõe-se: - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - contribuir para o processo de construção da identidade; - explorar o esquema corporal.

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10804 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal.

26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 44224 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 Memória e História na Educação Infantil.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Construir um Caderno de Lembranças da turma; Compreender a função social da escrita através do registro das memórias; Expressar suas vivências preferidas na escola e registrar com a ajuda da família no Caderno de Lembranças; Interagir com sua família dialogando sobre as experi...

09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16773 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 UMA QUESTÃO DE GÊNERO

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Diferenciar os gêneros por aspectos biológicos e culturais; buscar explicações para a diferença de gêneros; brincar com papéis masculinos e femininos; Identificar o papel social das pessoas, que sejam,  homens ou mulheres.

10/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4635 acesso(s)

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

18 “A construção da identidade através da confecção do Auto-Retrato”.

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Explorar as diferenças e semelhanças entre as crianças; Compreender a importância da inclusão; Atribuir signos à própria imagem; Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar e pintar; Conhecer obras de artistas que expuseram seu auto-retrato.

20/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 78748 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

19 Os habitantes da cidade

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Conhecer a origem de sua família. Localizar no mapa os lugares de origem de sua família. Desenvolver a noção de identidade cultural.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 19363 acesso(s)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

20 Ontem, hoje e depois – Passado, presente e futuro

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Apreender as noções de passado, presente e futuro; • Compreender a ordem cronológica dos fatos; • Explorar a identidade das crianças: como elas se vêem quando bebê, como se vêem hoje enquanto crianças e como se vêem quando forem velhinhas; • Conscientizar sobre a importância...

26/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19737 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

21 Nome da Gente

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Apreender a forma escrita do nome; • Compreender a função do nome; • Representar quantidades com material concreto; • Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita; • Desenvolver a linguagem escrita

29/10/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 34965 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 14535 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pátrícia Almeida Arantes Castro, FUPAC , Minas Gerais - disse:
    patriciaalmeidacastro@hotmail.com.br

    19/09/2011

    Cinco estrelas

    Essa aula é muito importante para que haja a interação entre eles.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.