21/06/2011
Nesta coleção, as crianças terão oportunidade de conhecer a origem do seu nome, sua história de vida e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos. A aula número 1 ajuda o aluno a buscar referências para a construção de sua identidade. A aulas 2 a 6 possibilitam as crianças descobrirem o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade e de sua história. A aula 7 permite conhecer os variados tipos de nomes, ouvindo e apreciando algumas músicas relacionados com a temática. As aulas 8 e 9 tratam de compreender o nome próprio como identificação. A aula de número 10 tem como objetivo estabelecer relações entre a história de seu nome e a dos colegas reconhecendo semelhanças e diferenças. A aula de número 11 mostra as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. A aula 12 propõe o aluno buscar referências para a construção de sua identidade. As aulas 13 e 14 oportunizam o conhecimento de si próprio a partir do nascimento. As aulas de número 15 e 16 ajudam as crianças a perceberem a si mesmo destacando suas características físicas. A aula 17 objetiva compreender a função social da escrita através do registro das memórias dos alunos, expressando suas vivências preferidas. A aula 18 aborda as diferenciações dos gêneros por aspectos biológicos e culturais. Na aula 19 mostra obras de artistas que expuseram seu auto-retrato. A aula 20 traz a possibilidade de o aluno conhecer os lugares de origem de sua família. A aula 21 permite as crianças apreenderem as noções de passado, presente e futuro. A aula de número 22 ajudará o aluno a compreender a função do nome.
Maria Núbia Pessoa - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
origem, nome, criança
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Ocupando papéis: construindo sua identidade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Ocupar diferentes papéis; • Buscar referências para a construção de sua identidade; • Desenvolver capacidades de cuidados com outrem; • Reconhecer letras na escrita de palavras; • Fazer tentativas de escrita; • Contar e representar numericamente. 30/11/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 7879 visita(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu nome
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Desenvolver a noção de identidade. 22/09/2009 Quatro estrelas 4 comentario(s) 90602 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
TODO MUNDO TEM UM NOME:sobrenome
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. 20/09/2009 Quatro estrelas 5 comentario(s) 64833 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
MEU NOME E O SEU SIGNIFICADO.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Descobrir o significado do próprio nome e perceber que ele faz parte de sua identidade, de sua história; compartilhar com os colegas a própria história do seu nome. 30/09/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17121 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
5 |
TODO MUNDO TEM UM NOME: Meu Nome, Minha História
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Slide 3 Conhecer a origem do seu nome. Reconhecer seu nome como singular. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. Conhecer a origem do seu sobrenome. 22/09/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 27831 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
TODO MUNDO TEM UM NOME: meu nome e do meu colega
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer a origem e significado do seu nome. Identificar os nomes dos colegas. Registrar e reconhecer o próprio nome e dos/as colegas. 20/09/2009 Cinco estrelas 3 comentario(s) 9550 visita(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
7 |
MEU NOME CANTADO.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Conhecer músicas que trabalhem os nomes; Saber que existem muitos tipos de nomes. 30/09/2009 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17355 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
MEU NOME, MINHA IMAGINAÇÃO, MINHA REALIDADE.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Brincar com significado do próprio nome, compreender o nome próprio como identificação. 30/09/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 4667 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
9 |
MEU NOME: LEITURA E ESCRITA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar o nome como algo que pode ser escrito com uma combinação de letras e pode ser lido para a identificação de cada um da sala de aula. 30/09/2009 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6856 visita(s) |
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
10 |
Conhecendo a mim e o outro através da história de nossos nomes: uso de tabela e gráfico de barra
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Matemática As crianças na faixa etária de quatro anos de idade poderão com esta aula: Perceber o seu nome como uma designação de si mesma. Conhecer alguns aspectos da história de seu nome (quem escolheu? por que escolheu? O que significa?). Estabelecer relações entre a história de seu no... 23/10/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 21557 visita(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
11 |
Meninos e meninas: Identidades diferentes?
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual Nesta aula serão trabalhados a identidade de gênero e os estigmas sociais. Serão discutidas as semelhanças e distinções das características físicas do corpo humano. Além disso, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos aluno... 09/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6108 visita(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
12 |
Retratos de minha história!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Tomar conhecimento de si próprio, a partir do evento comum a todos os seres vivos: o nascimento. • Reconhecer a sucessão de conhecimentos no tempo, registrando a sua própria história. • Conhecer a história de seu nome e seu significado. • Registrar a sua própria história val... 30/09/2009 Cinco estrelas 5 comentario(s) 22733 visita(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
13 |
Afetividade e História Pessoal: Compreendendo as minhas origens.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Valorizar as relações de amizade, fraternas e familiares; Pesquisar informações sobre o nascimento: local, data e horário; Compreender as relações familiares através de uma dramatização. 09/12/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 4867 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Eu: descobrindo as características pessoais a partir de uma caixinha surpresa.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula propõe-se: - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - contribuir para o processo de construção da identidade; - explorar o esquema corporal. 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12070 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Eu: uma caixinha de surpresa. Explorando as características pessoais a partir da brincadeira.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Objetivos - auxiliar a criança a perceber a si própria, destacando suas características físicas; - trabalhar as diferenças e semelhanças; - construir a identidade infantil; - explorar o esquema corporal. 26/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 46272 visita(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
Memória e História na Educação Infantil.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Construir um Caderno de Lembranças da turma; Compreender a função social da escrita através do registro das memórias; Expressar suas vivências preferidas na escola e registrar com a ajuda da família no Caderno de Lembranças; Interagir com sua família dialogando sobre as experi... 09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentario(s) 17613 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
UMA QUESTÃO DE GÊNERO
Educação Infantil | Natureza e sociedade Diferenciar os gêneros por aspectos biológicos e culturais; buscar explicações para a diferença de gêneros; brincar com papéis masculinos e femininos; Identificar o papel social das pessoas, que sejam, homens ou mulheres. 10/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5033 visita(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
18 |
“A construção da identidade através da confecção do Auto-Retrato”.
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Explorar as diferenças e semelhanças entre as crianças; Compreender a importância da inclusão; Atribuir signos à própria imagem; Identificar marcas pessoais na maneira de desenhar e pintar; Conhecer obras de artistas que expuseram seu auto-retrato. 20/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 82399 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
19 |
Os habitantes da cidade
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Conhecer a origem de sua família. Localizar no mapa os lugares de origem de sua família. Desenvolver a noção de identidade cultural. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 19729 visita(s) |
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
20 |
Ontem, hoje e depois – Passado, presente e futuro
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Apreender as noções de passado, presente e futuro; • Compreender a ordem cronológica dos fatos; • Explorar a identidade das crianças: como elas se vêem quando bebê, como se vêem hoje enquanto crianças e como se vêem quando forem velhinhas; • Conscientizar sobre a importância... 26/12/2009 Quatro estrelas 2 comentario(s) 20973 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
21 |
Nome da Gente
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Apreender a forma escrita do nome; • Compreender a função do nome; • Representar quantidades com material concreto; • Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita; • Desenvolver a linguagem escrita 29/10/2009 Quatro estrelas 8 comentario(s) 37008 visita(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Cinco estrelas 1 calificaciones - 15607 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/09/2011
Cinco estrelasEssa aula é muito importante para que haja a interação entre eles.