06/04/2011
Nesta coleção apresentaremos um conjunto de aulas que versam sobre jogos e brincadeiras e sua relação com a cultura. Por tratar de um conteúdo ligado à educação física e de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentamos esta seleção de aulas que tratam deste tema. Se acreditamos que os jogos e brincadeiras são o elo de ligação entre o homem e a cultura historicamente produzida, temos motivos de sobra para valorizarmos sua importância no contexto escolar e, assim, contribuirmos para a formação cultural das crianças e dos adolescentes. Discutir e praticar os jogos e brincadeiras tradicionais de várias regiões é possibilitar aos alunos transpor as fronteiras étnicas e culturais, problematizando as implicações do poder da globalização, quando da massificação de conceitos e idéias. Desta forma, podemos contribuir a partir da ressignificação dos jogos e brincadeiras na construção de um projeto de sociedade que não perca o elo com a cultura que é parte de sua história.
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
jogos, brincadeiras, cultura
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Interagindo com as cirandas na aula de Educação Física.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Vivenciar algumas cirandas brasileiras, percebendo seus ritmos e suas características. - Pesquisar sobre a cultura de cada região das cirandas apresentadas. - Identificar como essa manifestação folclórica influencia no dia a dia da população local. 23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12743 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ... 19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 47753 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais. Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização. Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos n... 28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30492 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
4 |
Vamos brincar de Queimada? Diferentes formas de jogar.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares; Conhecer diferentes formas de jogar a queimada e possibilitando a reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras; Verificar quais as atitudes individuais e coletivas ocorrem durante o jogo; Identificar... 14/12/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 213113 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
5 |
O Pião entrou na Roda
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física A origem e a história do Pião. A construir o brinquedo com materiais alternativos. Aprender os aspectos relacionados às formas de brincar de Pião. Diversificadas brincadeiras com o Pião, interagindo com o colega, com o espaço e com os materiais 12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19166 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
Redescobrindo as Brincadeiras
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Vivenciar jogos e brincadeiras antigos a partir das imagens da Obra de Pieter Brueghel. Descobrir novas formas de brincar com seu corpo e com o corpo do outro. Compartilhar com seus colegas de turma vivências de brincadeiras dos seus pais e avós. Compreender que os jogos e as ... 31/08/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 62366 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
7 |
Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de amarelinha e afins (brincadeira de pular) os alunos terão oportunidade de: criar, recriar e resgatar as brincadeiras de pular como amarelinhas e suas diversas variações, como o caracol; conhecer outros nomes do mesmo jogo pelo mundo e em outros estados brasileiro... 14/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 111566 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras de origem européia.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer as brincadeiras de origem européia que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a história de algumas dessas brincadeiras; realizar algumas dessas brincadeiras. 25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 28277 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
As brincadeiras e os jogos são os mesmos no mundo todo?
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno será capaz de reconhecer que determinados jogos/brincadeiras tem origem nas mais diversas regiões do mundo, sendo difundidos e transformados a partir da realidade de cada sociedade. 20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6471 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
10 |
As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo. 25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 21120 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
11 |
As origens étnicas do lúdico nacional: brincadeiras afro-brasileiras, escravos de Jó e pegador.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Identificar algumas brincadeiras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; reconhecer a importância desse aprendizado na nossa cultura; verificar a origem do “escravos de Jó” e d... 01/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 65034 acesso(s) |
FABIOLA PEDROZA VIEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Brincadeiras de Rua
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno deverá identificar as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes. Identificar a importancia do brincar e resgatará brincadeiras antigas de rua e que fazem parte do universo cultural. Desenvolver habilidades motoras como equilibrio, força, velocidade. Reconhecer o... 19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 38863 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Brincando/jogando como antigamente e nos dias atuais.
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno será capaz de refletir sobre as semelhanças e diferenças entre os jogos e brincadeiras antigas e as atuais, bem como os fatores que levam as últimas tomarem determinadas peculiaridades, graças às características das sociedades modernas. 18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9302 acesso(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
Conhecendo o Brasil através do Jogos Populares.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | História Conhecer os jogos populares dos vários estados do Brasil; Associar os jogos populares a cultura dos estados do Brasil; Jogar e brincar os jogos das regiões do Brasil. 16/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 53865 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
15 |
Vamos Brincar de Índio...
Ensino Fundamental Final | Educação Física Conhecer e praticar jogos da cultura indígena. 20/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 16458 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
Cinco estrelas 1 classificações - 15857 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/10/2015
Cinco estrelasótima!!!!