Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A influência da cultura regional nos jogos e brincadeiras

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Nesta coleção apresentaremos um conjunto de aulas que versam sobre jogos e brincadeiras e sua relação com a cultura. Por tratar de um conteúdo ligado à educação física e de fundamental importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente apresentamos esta seleção de aulas que tratam deste tema. Se acreditamos que os jogos e brincadeiras são o elo de ligação entre o homem e a cultura historicamente produzida, temos motivos de sobra para valorizarmos sua importância no contexto escolar e, assim, contribuirmos para a formação cultural das crianças e dos adolescentes. Discutir e praticar os jogos e brincadeiras tradicionais de várias regiões é possibilitar aos alunos transpor as fronteiras étnicas e culturais, problematizando as implicações do poder da globalização, quando da massificação de conceitos e idéias. Desta forma, podemos contribuir a partir da ressignificação dos jogos e brincadeiras na construção de um projeto de sociedade que não perca o elo com a cultura que é parte de sua história.

Autoria

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

jogos, brincadeiras, cultura

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Interagindo com as cirandas na aula de Educação Física.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Vivenciar algumas cirandas brasileiras, percebendo seus ritmos e suas características. - Pesquisar sobre a cultura de cada região das cirandas apresentadas.   - Identificar como essa manifestação folclórica influencia no dia a dia da população local.

23/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7636 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Interpretando e caracterizando a dança do Bumba-meu-boi.

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- As características da manifestação cultural do Bumba-meu-boi, levando em consideração toda sua crença mística. - Uma história mística com o bumba-meu-boi, sendo representada por uma encenação coerente e criativa. - Confeccionar e caracterizar um bumba-meu-boi, de acordo com ...

19/01/2011 Quatro estrelas 6 comentário(s) 34447 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 Jogos Indígenas: Cabo de Guerra, Corrida com Tora e Rõkrã.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Jogos indígenas e seus significados históricos, sociais e culturais. Novos conhecimentos referentes aos jogos indígenas, suas regras e formas de organização. Os aspectos dos jogos: Cabo de Guerra, a Corrida de Tora e o Rõkrã, coordenando diferentes movimentos - deslocamentos n...

28/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19116 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

4 Vamos brincar de Queimada? Diferentes formas de jogar.

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares; Conhecer diferentes formas de jogar a queimada e possibilitando a reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras; Verificar quais as atitudes individuais e coletivas ocorrem durante o jogo; Identificar...

14/12/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 125226 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

5 O Pião entrou na Roda

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

A origem e a história do Pião. A construir o brinquedo com materiais alternativos. Aprender os aspectos relacionados às formas de brincar de Pião. Diversificadas brincadeiras com o Pião, interagindo com o colega, com o espaço e com os materiais

12/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10194 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 Redescobrindo as Brincadeiras

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Vivenciar jogos e brincadeiras antigos a partir das imagens da Obra de Pieter Brueghel. Descobrir novas formas de brincar com seu corpo e com o corpo do outro. Compartilhar com seus colegas de turma vivências de brincadeiras dos seus pais e avós. Compreender que os jogos e as ...

31/08/2009 Quatro estrelas 14 comentário(s) 45306 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

7 Amarelinhas e afins (brincadeiras de pular)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de amarelinha e afins (brincadeira de pular) os alunos terão oportunidade de: criar, recriar e resgatar as brincadeiras de pular como amarelinhas e suas diversas variações, como o caracol; conhecer outros nomes do mesmo jogo pelo mundo e em outros estados brasileiro...

14/09/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 81549 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras de origem européia.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer as brincadeiras de origem européia que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a história de algumas dessas brincadeiras; realizar algumas dessas brincadeiras.

25/11/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20137 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 As brincadeiras e os jogos são os mesmos no mundo todo?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno será capaz de reconhecer que determinados jogos/brincadeiras tem origem nas mais diversas regiões do mundo, sendo difundidos e transformados a partir da realidade de cada sociedade.

20/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4046 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

10 As origens étnicas do lúdico nacional: as brincadeiras brasileiras originadas dos índios nacionais, a peteca e a briga de galo.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar algumas brincadeiras de origem indígena que foram incorporadas à cultura nacional; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; verificar a origem da peteca e da briga de galo; realizar as brincadeiras peteca e briga de galo.

25/11/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 13726 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 As origens étnicas do lúdico nacional: brincadeiras afro-brasileiras, escravos de Jó e pegador.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Identificar algumas brincadeiras de origem africana que foram incorporadas à cultura brasileira; identificar quais dessas brincadeiras são muito vivenciadas em nossa região; reconhecer a importância desse aprendizado na nossa cultura; verificar a origem do “escravos de Jó” e d...

01/12/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 40252 acesso(s)

FABIOLA PEDROZA VIEIRA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Brincadeiras de Rua

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

O aluno deverá identificar as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes. Identificar a  importancia do brincar e resgatará brincadeiras antigas de rua e que fazem parte do universo cultural. Desenvolver habilidades motoras como equilibrio, força, velocidade. Reconhecer o...

19/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 30177 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Brincando/jogando como antigamente e nos dias atuais.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno será capaz de refletir sobre as semelhanças e diferenças entre os jogos e brincadeiras antigas e as atuais, bem como os fatores que levam as últimas tomarem determinadas peculiaridades, graças às características das sociedades modernas.

18/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6069 acesso(s)

Adriano de Paiva Reis

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

14 Conhecendo o Brasil através do Jogos Populares.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer os jogos populares dos vários estados do Brasil; Associar os jogos populares a cultura dos estados do Brasil; Jogar e brincar os jogos das regiões do Brasil.

16/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 39729 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 Vamos Brincar de Índio...

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Conhecer e praticar jogos da cultura indígena.

20/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 11283 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 11979 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.