Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


A violência e os esportes e suas consequências para a sociedade

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Essa coleção apresenta uma coletânea de aulas que podem ajudar aos professores na organização de um planejamento sobre a abordagem da violência no esporte. São aulas com temas propostos para que os alunos tenham subsídios para analisar e criticar o papel da mídia e dos atletas em relação ao tema violência e de que forma isso afeta a sociedade.

Autoria

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte - Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ

Palavras-chave

violência no esporte, papel da mídia, papel dos atletas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Esporte e violência: Qual a relação?

Ensino Médio | Educação Física

§  Discutir as possíveis relações existentes entre esporte e violência; §  Identificar diferentes situações de violência em manifestações esportivas; §  Construir referências que objetivem a superação de atitudes violentas nas manifestações esportivas.  

15/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8450 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

2 A Violência e as Práticas Corporais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conceituar violência e contextualizá-la no seu dia a dia e nas práticas corporais; Compreender que nas lutas, apesar do contato corporal, não há violência.

29/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8161 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

3 BASTA DE VIOLÊNCIA!

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Observar que a violência não leva a lugar nenhum.

04/02/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12928 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

4 Debate sobre a violência no futebol.

Ensino Médio | Educação Física

Refletir sobre o papel do indivíduo e da coletividade, na incitação a violência nos jogos de Futebol: Expressar sua posição com relação a atos de violência quer tenham origem dentro do campo, que venham das arquibancadas; Considerar a necessidade de mudanças individuais e cole...

21/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3593 acesso(s)

Moacyr Barreto da Silva Junior

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 Copa do Mundo de Futebol: a violência nos espetáculos esportivos

Ensino Médio | Educação Física

- Compreender o fenômeno da violência presente nos espetáculos esportivos. - Debater o paradoxo presente nas práticas esportivas entre agregação e desagregação.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6415 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 ISSO É PAIXÃO PELO FUTEBOL?

Ensino Médio | Educação Física

- Debater com os alunos as consequências da violência no futebol - Aprender a respeitar o espaço e limites do outro.

27/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5397 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

7 Debatendo sobre a violência no futebol.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Debater sobre os motivos causadores de episódios de violência no futebol. Estimular a visão crítica sobre o futebol de rendimento ou profissional. Criar situações dentro da aula de educação física que transforme o futebol em uma atividade menos competitiva. Desenvolver a capac...

27/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2565 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Violência x Futebol

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Identificar e discutir a relação existente entre o futebol e a violência; Observar e avaliar o comportamento e as atitudes apresentados pelas pessoas antes, durante e após a realização de um jogo de futebol; Propor, coletivamente, estratégias para minimizar a violência present...

25/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6783 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

9 Copa do Mundo de Futebol: Racismo no Esporte

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Compreender o conceito do racismo. - Identificar os fatos de racismo ocorridos em eventos esportivos em geral. - Destacar ações da FIFA e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo em eventos esportivos internacionais.

07/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7431 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

10 Lutas ou Jogos de Oposição

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Os alunos terão contato inicial com universo das lutas por meio dos jogos de oposição. Aprender a diferença entre lutas e brigas e desenvolver mecanismos que possam mostrar aos mesmos diferentes formas de resolverem conflitos sem utilizar da violência.

01/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12475 acesso(s)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

11 Lutas e a influência da mídia no universo da violência

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Compreender como a mídia divulga a violência e como esta divulgação é realizada em relação as lutas. Distinguir o que se caracteriza como violência no esporte das lutas regidas por regras. Entender diferentes formas de violência e relacionar a influência da mídia (desenhos, fi...

01/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 17959 acesso(s)

OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Espírito esportivo: o papel do esporte nas relações internacionais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Geografia

Discutir  atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência Localizar informações sobre os países que participaram da Copa do Mundo 2010 Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos te...

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7080 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

13 O papel dos ÍDOLOS ESPORTIVOS na sociedade.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Analisar o papel da mídia no processo de mitificação do atleta; Identificar a influência do ídolo do esporte - aspectos positivos e negativos; Relacionar a mídia esportiva e o ídolo com a popularização da sua modalidade.

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11178 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 Ética e responsabilidade na sua prática - o esporte como exemplo.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

Participar de jogos respeitando as regras e discutindo sobre ética na sociedade e nos esportes; Refletir sobre “vencer a qualquer custo” e sua repercussão no seu grupo, na sua turma e na escola; Propor idéias para serem apresentados nos jogos onde a ética e o respeito ao próxi...

27/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 23460 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

15 JOGO LIMPO: “FAIR PLAY” E A ÉTICA NO FUTEBOL.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Compreender a importância de princípios éticos no futebol. 2. Conhecer e discutir o significado do termo “Fair Play” relacionado ao futebol. 3. Estabelecer relações entre o conceito de ética e os significados atribuídos ao “Fair Play”. 4. Identificar situações que exemplific...

05/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20674 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10173 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.