Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como conscientizar os alunos para a importância das regras e limites para a vida em sociedade?

 

30/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção reúne aulas referentes à importância das regras e limites para a vida em sociedade. A primeira aula auxilia o professor a despertar nos alunos o interesse pelo tema, explorando os conceitos de limites, respeito e transgressão. Na sequência, as aulas 2, 3, 4 e 5 propõem uma reflexão sobre o papel dos limites, e abordam o tema indisciplina como forma de ilustrar situações em que há ausência de limites e o descumprimento de regras. A aula 6 leva o aluno a refletir sobre a relação entre limite e aprendizagem. A aula 7 viabiliza ao professor trabalhar com os alunos a importância do “Sim” e do “Não” nas relações interpessoais. E por fim, para sensibilizar os alunos sobre a importância das regras na escola e na vida, o professor pode utilizar as aulas de 8 a 15 que abordam principalmente o respeito às regras de convivência, e propõem projetos interdisciplinares para a reflexão e construção de regras pelos alunos e professores na escola.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

limites, regras, crianças, sociedade, escola, convivência

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Lista de Aulas da Coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 RESPEITAR E TRANSGREDIR LIMITES NA VIDA E NA ESCOLA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Expressar os próprios sentimentos em relação à colocação de limites por outras pessoas. Reconhecer que alguns comportamentos apresentados pelos alunos em sala de aula revelam a dificuldade em aceitar a colocação de limites para as próprias ações. Identificar as estratégias de ...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4441 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 É POSSÍVEL VIVER SEM LIMITES?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Experienciar situações que possibilitem a vivência da falta total de limites e as possíveis consequências daí decorrentes. Perceber o “caos” provocado pela experiência de viver sem limites. Compreender que a colocação de limites pelo outro é um ato de cuidado e proteção. Refle...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2090 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 DEPREDAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio. 2) Reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. 3) Elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. 4) Conhecer e compreender as punições pr...

17/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15771 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina. 2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem. 3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. 4. Propor alternativas de açã...

14/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 49636 acessos

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 ESCOLA ATUAL: COMO LIDA COM A INDISCIPLINA?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. 2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. 3. Analisar depoimentos de alunos quanto à...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 17453 acessos

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 O PAPEL DOS LIMITES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar a relação entre limite e aprendizagem. Analisar o que dificulta e o que facilita esta relação. Perceber o papel do limite na aprendizagem escolar.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2167 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 LIMITE E A APRENDIZAGEM DO “SIM” E DO “NÃO”.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a importância de dizer “Sim” e “Não” para a convivência em grupo. Identificar situações cotidianas em que não conseguimos dizer o “Não”. Participar de uma “Oficina de Construção de Máscaras” que representem o “Sim” com cara de “Não” e o “Não” com cara de “Sim”. Dra...

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1588 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 A importância das regras

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com esta aula os alunos poderão aprender a importância das regras para a vida em sociedade. Os alunos serão instigados a opinarem sobre a história que lhes será apresentada e ainda sobre os aspectos que a permeiam (regras, importância de sua existência e de seu cumprimento).

20/04/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 21944 acessos

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

9 Na escola como na vida: porque precisamos de regras-UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  -Compreender de forma crítica a importância das regras, tanto na escola, quanto em outras esferas da vida; -Reunir informações sobre a importância das regras na sociedade, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para investigar e registrar o conhecimento construído nas...

30/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3889 acessos

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

10 O RESPEITO ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e refletir criticamente sobre o conceito de “respeito”. Problematizar a questão da importância de se respeitar as regras de convivência social e de assumir as consequências da transgressão às mesmas. Identificar situações em que o respeito às regras se deu pautado no ...

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14636 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Rememorar situações cotidianas de sala de aula que têm produzido efeitos negativos nos relacionamentos interpessoais. Construir as regras de convivência de sala de aula a partir das experiências vividas no grupo. Zelar pelo cumprimento das regras criadas pelo grupo de convivên...

28/05/2010 Três estrelas 9 comentário(s) 49697 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 REGRAS: PERMITIDO OU PROIBIDO?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Identificar a necessidade de regras para o convívio social. 2. Compreender que as regras servem para orientar nossas ações e possibilitar uma convivência respeitosa entre as pessoas. 3. Analisar e propor mudanças em relação a situações vividas no contexto escolar em que as ...

07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 1785 acessos

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal.

28/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20556 acessos

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as. 2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.

24/09/2009 Quatro estrelas 28 comentário(s) 78489 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

15 CONSTRUINDO AS REGRAS COLETIVAS: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ouvir e falar de forma coerente sobre as regras de convivência; Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo; Relacionar a história (vídeo) com a realidade da turma;  Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo; Confecciona...

30/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5229 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 3105 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.