Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como conscientizar os alunos para a importância das regras e limites para a vida em sociedade?

 

30/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção reúne aulas referentes à importância das regras e limites para a vida em sociedade. A primeira aula auxilia o professor a despertar nos alunos o interesse pelo tema, explorando os conceitos de limites, respeito e transgressão. Na sequência, as aulas 2, 3, 4 e 5 propõem uma reflexão sobre o papel dos limites, e abordam o tema indisciplina como forma de ilustrar situações em que há ausência de limites e o descumprimento de regras. A aula 6 leva o aluno a refletir sobre a relação entre limite e aprendizagem. A aula 7 viabiliza ao professor trabalhar com os alunos a importância do “Sim” e do “Não” nas relações interpessoais. E por fim, para sensibilizar os alunos sobre a importância das regras na escola e na vida, o professor pode utilizar as aulas de 8 a 15 que abordam principalmente o respeito às regras de convivência, e propõem projetos interdisciplinares para a reflexão e construção de regras pelos alunos e professores na escola.

Autoria

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

limites, regras, crianças, sociedade, escola, convivência

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 RESPEITAR E TRANSGREDIR LIMITES NA VIDA E NA ESCOLA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Expressar os próprios sentimentos em relação à colocação de limites por outras pessoas. Reconhecer que alguns comportamentos apresentados pelos alunos em sala de aula revelam a dificuldade em aceitar a colocação de limites para as próprias ações. Identificar as estratégias de ...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6884 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

2 É POSSÍVEL VIVER SEM LIMITES?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Experienciar situações que possibilitem a vivência da falta total de limites e as possíveis consequências daí decorrentes. Perceber o “caos” provocado pela experiência de viver sem limites. Compreender que a colocação de limites pelo outro é um ato de cuidado e proteção. Refle...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3441 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

3 DEPREDAÇÃO DA ESCOLA E O RESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar na escola situações de depredação e desrespeito ao patrimônio. 2) Reconhecer a importância da escola como um espaço de formação humana. 3) Elaborar estratégias de conscientização e enfrentamento às atitudes de depredação. 4) Conhecer e compreender as punições pr...

17/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21545 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

4 INDISCIPLINA NA SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Comparar as opiniões de professores e alunos em relação ao que entendem por indisciplina. 2. Reconhecer que atitudes de indisciplina interferem no processo ensino-aprendizagem. 3. Identificar e avaliar situações de indisciplina na sala de aula. 4. Propor alternativas de açã...

14/11/2010 Quatro estrelas 14 comentário(s) 77120 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 ESCOLA ATUAL: COMO LIDA COM A INDISCIPLINA?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Conhecer e analisar o regimento da escola em relação a atitudes de indisciplina por parte de alunos. 2. Investigar como alunos e professores se posicionam em relação às regras e sanções utilizadas pela escola quanto à indisciplina. 3. Analisar depoimentos de alunos quanto à...

09/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 26115 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

6 O PAPEL DOS LIMITES NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Identificar a relação entre limite e aprendizagem. Analisar o que dificulta e o que facilita esta relação. Perceber o papel do limite na aprendizagem escolar.

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3492 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 LIMITE E A APRENDIZAGEM DO “SIM” E DO “NÃO”.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Compreender a importância de dizer “Sim” e “Não” para a convivência em grupo. Identificar situações cotidianas em que não conseguimos dizer o “Não”. Participar de uma “Oficina de Construção de Máscaras” que representem o “Sim” com cara de “Não” e o “Não” com cara de “Sim”. Dra...

28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2648 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 A importância das regras

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Com esta aula os alunos poderão aprender a importância das regras para a vida em sociedade. Os alunos serão instigados a opinarem sobre a história que lhes será apresentada e ainda sobre os aspectos que a permeiam (regras, importância de sua existência e de seu cumprimento).

20/04/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 31690 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

9 Na escola como na vida: porque precisamos de regras-UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

  -Compreender de forma crítica a importância das regras, tanto na escola, quanto em outras esferas da vida; -Reunir informações sobre a importância das regras na sociedade, utilizando os recursos midiáticos disponíveis para investigar e registrar o conhecimento construído nas...

30/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9527 acesso(s)

Cláudia Silva de Souza

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ética

10 O RESPEITO ÀS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer e refletir criticamente sobre o conceito de “respeito”. Problematizar a questão da importância de se respeitar as regras de convivência social e de assumir as consequências da transgressão às mesmas. Identificar situações em que o respeito às regras se deu pautado no ...

18/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19829 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

11 AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA EM SALA DE AULA.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Rememorar situações cotidianas de sala de aula que têm produzido efeitos negativos nos relacionamentos interpessoais. Construir as regras de convivência de sala de aula a partir das experiências vividas no grupo. Zelar pelo cumprimento das regras criadas pelo grupo de convivên...

28/05/2010 Quatro estrelas 10 comentário(s) 82380 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

12 REGRAS: PERMITIDO OU PROIBIDO?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Identificar a necessidade de regras para o convívio social. 2. Compreender que as regras servem para orientar nossas ações e possibilitar uma convivência respeitosa entre as pessoas. 3. Analisar e propor mudanças em relação a situações vividas no contexto escolar em que as ...

07/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2599 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

13 REGRAS: NECESSÁRIAS AO CONVÍVIO GRUPAL?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Perceber a importância e a função das regras nos grupos de convivência. Identificar as regras que norteiam as condutas dos alunos no contexto escolar. Analisar, de forma crítica, as regras que têm contribuído e as que têm se tornado obstáculos para o convívio grupal.

28/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 31730 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

14 BOAS MANEIRAS NA CONVIVÊNCIA EM GRUPO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as. 2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.

24/09/2009 Quatro estrelas 33 comentário(s) 168766 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

15 CONSTRUINDO AS REGRAS COLETIVAS: UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Ouvir e falar de forma coerente sobre as regras de convivência; Elaborar as regras de convivência a partir do debate com o grupo; Relacionar a história (vídeo) com a realidade da turma;  Reconhecer a importância das regras estabelecidas para a convivência no grupo; Confecciona...

30/07/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13456 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 6883 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.