29/08/2011
O objetivo desta coleção é organizar aulas sequenciadas referentes à relação entre internet, novas tecnologias e sua utilização na adolescência. Nas aulas 1, 2 e 3 os alunos conhecerão os diversos meios de comunicação e sua evolução, a origem do telefone fixo, do celular e da internet, além da possibilidade de visita virtual ao site do Museu do Telefone e de criação de uma conta de e-mail da turma. A aula 4 levará os alunos a compreender os conceitos de inclusão e exclusão digital, bem como discutirá o acesso de crianças e adolescentes aos recursos tecnológicos em escolas públicas brasileiras. Dando continuidade, a aula 5 abordará, com mais profundidade, o Programa UCA e a ampliação de possibilidades de aprendizagem aos alunos das escolas integrantes da proposta. As aulas 6 a 9 abordarão as formas de utilização dos recursos tecnológicos, como: lazer, vício, dependência, modo saudável, com ética, responsabilidade e postura crítica. Serão discutidos temas de fundamental importância aos usuários da internet incluindo as vantagens e desvantagens dessa ferramenta para as relações sociais, a violência, tipos de crimes virtuais, como assédio e cyberbulling, além dos cuidados necessários ao navegar. Na aula 10 os alunos conhecerão o conceito de blog, suas funções e finalidades. A sugestão de criação de um blog da turma favorecerá a aplicação dos conhecimentos acumulados acerca do tema e auxiliará tanto a comunicação, quanto as possibilidades de publicação das produções coletivas dos alunos. Sugere-se que esse recurso seja utilizado de forma dinâmica e interdisciplinar no decorrer das atividades realizadas com a turma. As aulas 11, 12 e 13 abordarão algumas redes sociais na internet, como o Twitter, Facebook, Orkut, desde o conceito até a criação de conta pessoal. Será abordada a linguagem da internet e suas simplificações, também conhecida como “internetês”. Os alunos conhecerão as diferentes formas de utilização das redes sociais e elegerão temas para o bate-papo entre si e com alunos de outras escolas. Com a proposta da aula 14, os alunos poderão compreender que tirar fotografias pode ir além de um simples hábito e tornar-se uma rica experiência de aprendizagem, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como Artes, Geografia e História. Aprenderão com mais profundidade sobre fotografias e a importância da variação dos planos no momento da captura de imagens. Sugere-se que os alunos fotografem com máquinas digitais, celulares ou laptops, selecionem imagens e postem no blog da turma. Por fim, a aula 15 propõe a criação de uma linha do tempo, com auxílio da informática e da internet. Os alunos conhecerão diferentes formas de apresentação de uma linha do tempo e serão convidados a criar a linha do tempo de sua própria história de vida, relacionando-a com acontecimentos históricos de sua cidade, país ou mundo. Esta proposta, além de propiciar a inclusão digital, levará os alunos a resgatar momentos importantes de suas vidas, relacionando-os a outros fatos históricos.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
internet, novas tecnologias, redes sociais, inclusão digital, história de vida, adolescência
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa • Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi... 18/10/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 158214 acesso(s) |
Mirian Chaves Carneiro Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
“Um pouco de história: surgimento da Internet e do e-mail” e primeiras experiências.
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Profissional | Informação e Comunicação Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer a história da criação do e-mail e Internet; usar corretamente sites de busca e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto para pesquisa; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; criar uma conta de e-mail; acessar a conta de e-mail; apr... 16/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12814 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
O Telefone: você conhece a história deste invento?
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Os alunos poderão aprender como o telefone foi inventado, entre outras informações interessantes sobre ele. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos da Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação e produção de textos; - Linguagem Oral; - Pesquisa na intern... 08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11845 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
4 |
INCLUSÃO X EXCLUSÃO DIGITAL
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1.Conceituar e ampliar os significados dos termos inclusão e exclusão digital. 2. Conhecer e divulgar projetos e ações sociais voltadas para o combate à exclusão digital no Brasil. 3. Pesquisar e analisar a utilização ou não de computadores e da internet em escolas da rede púb... 02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14564 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
5 |
Computador e Internet - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia -Compreender a história da evolução dos computadores e da Internet; -Analisar dados estatísticos referentes ao acesso ao computador e Internet em diferentes regiões do Brasil e sua evolução no decorrer dos alunos; -Propor uma estratégia para orientação a respeito dos primeiros... 25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6928 acesso(s) |
Mauricio Andrea Andrioli Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Meio Ambiente |
6 |
Internet: Um vício?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Sociologia A Internet e a sua importância no cotidiano da vida humana, seja como meio de lazer, para o trabalho ou pesquisas de âmbito escolar; Quando a Internet deixa de ser uma ferramenta de lazer ou para a realização de algum trabalho e se torna um vício; A importância de realizar ati... 25/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32151 acesso(s) |
Estela Calderaro Pontinha Leite Universidade de Mogi das Cruzes MOGI DAS CRUZES SP Saúde |
7 |
ORKUT E MSN: AS PESSOAS TÊM POR OPÇÃO OU POR PRESSÃO?
Ensino Fundamental Inicial | Ética Avaliar a utilização dos recursos tecnológicos, considerando valores éticos tais como: responsabilidade, liberdade de escolha, privacidade, respeito a si mesmo e ao outro. Conhecer e analisar depoimentos de crianças e jovens, relacionados à opção de se usar ou não o Orkut e o ... 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8037 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
8 |
CONVIVENDO BEM NA INTERNET: UMA AVENTURA SEGURA
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1. Avaliar os riscos e os cuidados necessários ao utilizar a internet, nos diversos espaços sociais: família, escola, lan-house, clubes, hotéis e outros. 2. Reconhecer a importância do uso dos recursos tecnológicos, de forma respeitosa e criteriosa, tendo em vista o cuidado co... 02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12459 acesso(s) |
Gláucia Costa Abdala Diniz ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
Internet Segura: o que é isso?
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Sociologia Conceituar o que é Internet Segura; Abordar o dia Internacional da Internet Segura (9 de fevereiro): origem desta data comemorativa e sua importância; Aprender sobre o que fazer para se navegar numa Internet Segura. 18/12/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 42758 acesso(s) |
Maria Hilda Ruas de Andrade ZULENKA RAPCHAN PROFA MIRANTE DO PARANAPANEMA SP Língua Portuguesa |
10 |
Vamos criar um blog da turma?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa produzir um blog da turma; desenvolver a produção de textos no domínio virtual; aprimorar o domínio do blog enquanto uma ferramenta virtual de comunicação; construir um espaço coletivo de comunicação virtual entre os colegas da turma. 14/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 36123 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
11 |
“As redes sociais: por dentro do twitter”
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; conhecer o funcionamento da rede social twitter; reconhecer as características da dinamicidade de efeito global proporcionada pela rede social ... 28/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15127 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
12 |
What is happening? - O Twitter é uma perda de tempo ou pode ser útil?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira Debater sobre o tema: “uso (in)adequado das ferramentas de interação e comunicação tais como o Twitter”. Reconhecer e utiilizar conectivos e marcadores discursivos que expressam finalidade: for (para) to (para), so as to (para), in order to (para) em textos simples. Desenvo... 13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5869 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
13 |
Traduzindo e ressignificando a linguagem da internet: Orkut, Twiter e MSN - novos códigos de linguagem?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa identificar a situação de comunicação em que se adota o internetês; analisar o internetês como uma variante da língua; analisar a exploração da fonética na escrita de textos em sites de relacionamento; produzir textos nas variantes: coloquial e padrão culto. 20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12388 acesso(s) |
Caroline Souza Ferreira Filgueiras ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
14 |
Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais
Ensino Fundamental Inicial | Artes Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia Apreciar fotografias artísticas em seus diversos enquadramentos Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo o... 14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 38640 acesso(s) |
Andréa Senra Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Artes |
15 |
Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | História Desenvolver o senso crítico Estimular a criatividade Produzir sua própria Linha do Tempo Propiciar a inclusão digital Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca Reconhecer-se como sujeito e agente histórico 20/12/2009 Quatro estrelas 43 comentário(s) 439965 acesso(s) |
ROBERTO FLAVIO GOMES DE LIMA ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA NATAL RN História |
Sem estrelas 0 classificações - 4106 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!