Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Internet, novas tecnologias e adolescência

 

29/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é organizar aulas sequenciadas referentes à relação entre internet, novas tecnologias e sua utilização na adolescência. Nas aulas 1, 2 e 3 os alunos conhecerão os diversos meios de comunicação e sua evolução, a origem do telefone fixo, do celular e da internet, além da possibilidade de visita virtual ao site do Museu do Telefone e de criação de uma conta de e-mail da turma. A aula 4 levará os alunos a compreender os conceitos de inclusão e exclusão digital, bem como discutirá o acesso de crianças e adolescentes aos recursos tecnológicos em escolas públicas brasileiras. Dando continuidade, a aula 5 abordará, com mais profundidade, o Programa UCA e a ampliação de possibilidades de aprendizagem aos alunos das escolas integrantes da proposta. As aulas 6 a 9 abordarão as formas de utilização dos recursos tecnológicos, como: lazer, vício, dependência, modo saudável, com ética, responsabilidade e postura crítica. Serão discutidos temas de fundamental importância aos usuários da internet incluindo as vantagens e desvantagens dessa ferramenta para as relações sociais, a violência, tipos de crimes virtuais, como assédio e cyberbulling, além dos cuidados necessários ao navegar. Na aula 10 os alunos conhecerão o conceito de blog, suas funções e finalidades. A sugestão de criação de um blog da turma favorecerá a aplicação dos conhecimentos acumulados acerca do tema e auxiliará tanto a comunicação, quanto as possibilidades de publicação das produções coletivas dos alunos. Sugere-se que esse recurso seja utilizado de forma dinâmica e interdisciplinar no decorrer das atividades realizadas com a turma. As aulas 11, 12 e 13 abordarão algumas redes sociais na internet, como o Twitter, Facebook, Orkut, desde o conceito até a criação de conta pessoal. Será abordada a linguagem da internet e suas simplificações, também conhecida como “internetês”. Os alunos conhecerão as diferentes formas de utilização das redes sociais e elegerão temas para o bate-papo entre si e com alunos de outras escolas. Com a proposta da aula 14, os alunos poderão compreender que tirar fotografias pode ir além de um simples hábito e tornar-se uma rica experiência de aprendizagem, envolvendo diferentes áreas de conhecimento, como Artes, Geografia e História. Aprenderão com mais profundidade sobre fotografias e a importância da variação dos planos no momento da captura de imagens. Sugere-se que os alunos fotografem com máquinas digitais, celulares ou laptops, selecionem imagens e postem no blog da turma. Por fim, a aula 15 propõe a criação de uma linha do tempo, com auxílio da informática e da internet. Os alunos conhecerão diferentes formas de apresentação de uma linha do tempo e serão convidados a criar a linha do tempo de sua própria história de vida, relacionando-a com acontecimentos históricos de sua cidade, país ou mundo. Esta proposta, além de propiciar a inclusão digital, levará os alunos a resgatar momentos importantes de suas vidas, relacionando-os a outros fatos históricos.

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

internet, novas tecnologias, redes sociais, inclusão digital, história de vida, adolescência

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final História Tempo da duração
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Meios de comunicação de massa: rádio, revista, televisão, internet...

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

• Dominar o mecanismo e os recursos do sistema de representação escrita, compreendendo suas funções. • Analisar criticamente o papel dos meios de comunicação de massa na dinâmica cultural brasileira, reconhecendo sua responsabilidade social. • Interessar-se pelo debate de idéi...

18/10/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 158214 acesso(s)

Mirian Chaves Carneiro

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 “Um pouco de história: surgimento da Internet e do e-mail” e primeiras experiências.

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Profissional | Informação e Comunicação

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer a história da criação do e-mail e Internet; usar corretamente sites de busca e selecionar informações relevantes sobre o tema proposto para pesquisa; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; criar uma conta de e-mail; acessar a conta de e-mail; apr...

16/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 12814 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 O Telefone: você conhece a história deste invento?

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Os alunos poderão aprender como o telefone foi inventado, entre outras informações interessantes sobre ele. Em termos cognitivos serão trabalhados conteúdos da Língua Portuguesa, por meio de: - Leitura, interpretação e produção de textos; - Linguagem Oral; - Pesquisa na intern...

08/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11845 acesso(s)

Lívia Raposo Bardy

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Outros

4 INCLUSÃO X EXCLUSÃO DIGITAL

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1.Conceituar e ampliar os significados dos termos inclusão e exclusão digital. 2. Conhecer e divulgar projetos e ações sociais voltadas para o combate à exclusão digital no Brasil. 3. Pesquisar e analisar a utilização ou não de computadores e da internet em escolas da rede púb...

02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 14564 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

5 Computador e Internet - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

-Compreender a história da evolução dos computadores e da Internet; -Analisar dados estatísticos referentes ao acesso ao computador e Internet em diferentes regiões do Brasil e sua evolução no decorrer dos alunos; -Propor uma estratégia para orientação a respeito dos primeiros...

25/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6928 acesso(s)

Mauricio Andrea Andrioli

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Meio Ambiente

6 Internet: Um vício?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Sociologia

A Internet e a sua importância no cotidiano da vida humana, seja como meio de lazer, para o trabalho ou pesquisas de âmbito escolar; Quando a Internet deixa de ser uma ferramenta de lazer ou para a realização de algum trabalho e se torna um vício; A importância de realizar ati...

25/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 32151 acesso(s)

Estela Calderaro Pontinha Leite

Universidade de Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES SP

Saúde

7 ORKUT E MSN: AS PESSOAS TÊM POR OPÇÃO OU POR PRESSÃO?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Avaliar a utilização dos recursos tecnológicos, considerando valores éticos tais como: responsabilidade, liberdade de escolha, privacidade, respeito a si mesmo e ao outro. Conhecer e analisar depoimentos de crianças e jovens, relacionados à opção de se usar ou não o Orkut e o ...

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8037 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

8 CONVIVENDO BEM NA INTERNET: UMA AVENTURA SEGURA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1. Avaliar os riscos e os cuidados necessários ao utilizar a internet, nos diversos espaços sociais: família, escola, lan-house, clubes, hotéis e outros. 2. Reconhecer a importância do uso dos recursos tecnológicos, de forma respeitosa e criteriosa, tendo em vista o cuidado co...

02/06/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 12459 acesso(s)

Gláucia Costa Abdala Diniz

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 Internet Segura: o que é isso?

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Sociologia

Conceituar o que é Internet Segura; Abordar o dia Internacional da Internet Segura (9 de fevereiro): origem desta data comemorativa e sua importância; Aprender sobre o que fazer para se navegar numa Internet Segura.

18/12/2010 Cinco estrelas 6 comentário(s) 42758 acesso(s)

Maria Hilda Ruas de Andrade

ZULENKA RAPCHAN PROFA

MIRANTE DO PARANAPANEMA SP

Língua Portuguesa

10 Vamos criar um blog da turma?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

produzir um blog da turma; desenvolver a produção de textos no domínio virtual; aprimorar o domínio do blog enquanto uma ferramenta virtual de comunicação; construir um espaço coletivo de comunicação virtual entre os colegas da turma.

14/05/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 36123 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

11 “As redes sociais: por dentro do twitter”

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Buscar informações a respeito do fenômeno das redes sociais na Internet; interagir em grupos; expor-se oralmente de maneira adequada; conhecer o funcionamento da rede social twitter; reconhecer as características da dinamicidade de efeito global proporcionada pela rede social ...

28/06/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15127 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

12 What is happening? - O Twitter é uma perda de tempo ou pode ser útil?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Debater sobre o tema: “uso (in)adequado das ferramentas de interação e comunicação tais como o Twitter”. Reconhecer e utiilizar conectivos e marcadores discursivos que expressam finalidade: for (para) to (para), so as to (para), in order to (para) em textos simples.    Desenvo...

13/09/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5869 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

13 Traduzindo e ressignificando a linguagem da internet: Orkut, Twiter e MSN - novos códigos de linguagem?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

          identificar a situação de comunicação em que se adota o internetês; analisar o internetês como uma variante da língua; analisar a exploração da fonética na escrita de textos em sites de relacionamento; produzir textos nas variantes: coloquial e padrão culto.

20/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12388 acesso(s)

Caroline Souza Ferreira Filgueiras

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

14 Planos na fotografia: aproveitando os celulares e as máquinas digitais

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Conhecer quais são os tipos de enquadramento utilizados na fotografia Apreciar fotografias artísticas em seus diversos enquadramentos Reconhecer os vários enquadramentos durante a captura de imagens digitais Saber variar os planos no momento da captura de imagens de um mesmo o...

14/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 38640 acesso(s)

Andréa Senra Coutinho

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Artes

15 Criando uma Linha do Tempo com o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação)

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | História

Desenvolver o senso crítico Estimular a criatividade Produzir sua própria Linha do Tempo Propiciar a inclusão digital Dominar a navegação pela internet e a pesquisa por meio de sites de busca Reconhecer-se como sujeito e agente histórico

20/12/2009 Quatro estrelas 43 comentário(s) 439965 acesso(s)

ROBERTO FLAVIO GOMES DE LIMA

ESC MUL PROFA FRANCISCA DE OLIVEIRA

NATAL RN

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 4106 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.