22/09/2011
O objetivo da coleção é organizar aulas que desenvolvam a coordenação motora dos alunos. Propõe um trabalho interdisciplinar que possibilita a criança desenvolver a percepção sobre o próprio corpo, diferentes formas de expressão corporal e superação de desafios com trabalho coletivo. Apresenta aulas com foco específico na coordenação motora fina e na coordenação motora geral. As aulas 1 a 8 apresentam diferentes atividades de exploração do corpo e sua expressividade. As aulas 9 a 11 trabalham de forma mais específica a coordenação motora fina. Exploram a construção de brinquedos, priorizam o debate sobre a pluralidade cultural e a importância da reciclagem dos materiais utilizados na confecção dos brinquedos. As aulas de 12 a 15 apresentam diferentes jogos coletivos que desenvolvem, de forma distinta, a coordenação motora das crianças e estimulam o trabalho coletivo na solução dos problemas apresentados.
TIAGO LISBOA BARTHOLO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
coordenação motora geral, coordenação motora fina, educação infantil
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Esquema corporal e coordenação motora: desenvolvendo habilidades
Educação Infantil | Movimento Desenvolver a coordenação motora; Ampliar a agilidade e a espontaneidade; Experienciar a atenção e a motricidade. 23/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25291 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Movimento Equilibrar-se; Expressar-se utilizando a linguagem corporal; Interagir com os colegas; Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro; Apreciar o trabalho dos colegas. 19/10/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 104130 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Um corpo que fala: explorando o papel do corpo na linguagem humana
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento § Observar e reconhecer as expressões corporais; § Perceber as expressões corporais como forma de comunicação; § Explorar a expressão corporal. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11846 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento § resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; § Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14704 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
CORPO E JOGOS CORPORAIS.
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade Com esta aula ascrianças da educação Infantil, poderão: Observar a posição do desenho do corpo e colocar-se na mesma posição, fazendo uma sequência de movimentos com o próprio corpo; Ter concentração e atenção para executar a atividade de movimento, mediante a sequência apre... 29/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 36532 acesso(s) |
POLLYANNA REGIS COSTA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
6 |
Brincando de Amarelinha
Educação Infantil | Matemática *Estimular coordenação motora e lateralidade; *Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes; *Desenvolver a concentração e percepção; *Identificar e nomear cores e formas geométricas; *Reconhecer números de 0 a 10. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 92577 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
7 |
Macaquices! (circo-acrobacias)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às... 03/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43536 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
A construção do movimento para uma dramatização
Educação Infantil | Movimento A noção do espaço e do tempo que precisam para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipular com objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para ... 13/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6290 acesso(s) |
DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
9 |
Brinquedos de sucata
Educação Infantil | Movimento - Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos. - Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos. - Coordenar diferentes movimentos com o e... 17/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 26769 acesso(s) |
Luciano Silveira Coelho ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!
Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo; Conhecer a estrutura de um texto – música. 17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 59713 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
11 |
Brinquedos Recicláveis - Garrafa Pet
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo; Constatar sobre a alegria que o brincar proporciona; Criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção... 05/12/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 224222 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
12 |
Vamos brincar de Queimada? Diferentes formas de jogar.
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares; Conhecer diferentes formas de jogar a queimada e possibilitando a reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras; Verificar quais as atitudes individuais e coletivas ocorrem durante o jogo; Identificar... 14/12/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 213374 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
JOGANDO BOLA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Educação Infantil | Natureza e sociedade A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: • Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo. 15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9610 acesso(s) |
KEILA BARRETO DE ARAÚJO NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Brincando de Futsal
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Vivenciar a condução, domínio da bola e o passe do futsal e reconhecer a importância destes fundamentos para empregá-los no jogo propriamente dito; Reconhecer o valor da cooperação no futsal, tendo em vista a questão da condução, domínio da bola e do passe através das atividad... 14/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 159989 acesso(s) |
RICARDO LUCAS DA ROCHA Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
15 |
Ginástica Artística: aparelhos, movimentos e vestimentas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Conhecer um espaço de treinamento de Ginástica Artística; Entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística; Vivenciar experiências relacionadas à Ginástica Artística; Apreciar imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10323 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 12888 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!