Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais atividades desenvolvem de forma mais específica a coordenação motora geral e a coordenação motora fina?

 

22/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo da coleção é organizar aulas que desenvolvam a coordenação motora dos alunos. Propõe um trabalho interdisciplinar que possibilita a criança desenvolver a percepção sobre o próprio corpo, diferentes formas de expressão corporal e superação de desafios com trabalho coletivo. Apresenta aulas com foco específico na coordenação motora fina e na coordenação motora geral. As aulas 1 a 8 apresentam diferentes atividades de exploração do corpo e sua expressividade. As aulas 9 a 11 trabalham de forma mais específica a coordenação motora fina. Exploram a construção de brinquedos, priorizam o debate sobre a pluralidade cultural e a importância da reciclagem dos materiais utilizados na confecção dos brinquedos. As aulas de 12 a 15 apresentam diferentes jogos coletivos que desenvolvem, de forma distinta, a coordenação motora das crianças e estimulam o trabalho coletivo na solução dos problemas apresentados.

Autoria

TIAGO LISBOA BARTHOLO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

coordenação motora geral, coordenação motora fina, educação infantil

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Esquema corporal e coordenação motora: desenvolvendo habilidades

Educação Infantil | Movimento

Desenvolver a coordenação motora; Ampliar a agilidade e a espontaneidade; Experienciar a atenção e a motricidade.

23/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25291 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Movimento

 Equilibrar-se; Expressar-se utilizando a linguagem corporal; Interagir com os colegas; Expressar-se utilizando o desenho como forma de registro; Apreciar o trabalho dos colegas.

19/10/2009 Quatro estrelas 17 comentário(s) 104130 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Um corpo que fala: explorando o papel do corpo na linguagem humana

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

§         Observar e reconhecer as expressões corporais;  §        Perceber as expressões corporais como forma de comunicação; §         Explorar a expressão  corporal.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11846 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

§         resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; §         Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14704 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 CORPO E JOGOS CORPORAIS.

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Com esta aula ascrianças da educação Infantil, poderão: Observar a posição do desenho do corpo  e colocar-se na mesma posição,  fazendo uma sequência de movimentos com o próprio corpo; Ter concentração e atenção para executar a atividade de movimento, mediante a sequência apre...

29/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 36532 acesso(s)

POLLYANNA REGIS COSTA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

6 Brincando de Amarelinha

Educação Infantil | Matemática

*Estimular coordenação motora e lateralidade; *Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes; *Desenvolver a concentração e percepção; *Identificar e nomear cores e formas geométricas; *Reconhecer números de 0 a 10.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 92577 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

7 Macaquices! (circo-acrobacias)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às...

03/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43536 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 A construção do movimento para uma dramatização

Educação Infantil | Movimento

A noção do espaço e do tempo que precisam para realizar os movimentos no fazer-de-conta que é um artista do circo; a noção de lateralidade ao manipular com objetos e se locomoverem no espaço; a habilidade de guardar na memória os movimentos desenvolvidos na arte circense para ...

13/08/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 6290 acesso(s)

DOMINIQUE CRISTINA SOUZA DE SENA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

9 Brinquedos de sucata

Educação Infantil | Movimento

- Conhecer as diversas formas de aproveitar materiais descartáveis através da construção de brinquedos. - Trabalhar alguns movimentos de coordenação fina na confecção dos brinquedos e movimento mais globais na interação com os objetos. - Coordenar diferentes movimentos com o e...

17/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 26769 acesso(s)

Luciano Silveira Coelho

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 BOLA DE MEIA, BOLA DE PAPEL!

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo;  Conhecer a estrutura de um texto – música.

17/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 59713 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

11 Brinquedos Recicláveis - Garrafa Pet

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer na criação de brinquedos sinais sobre o tempo, a cultura e as características de um povo; Constatar sobre a alegria que o brincar proporciona; Criar, brincar, observar, praticar, imaginar e adquirir novos conhecimentos através da sua própria habilidade de construção...

05/12/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 224222 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

12 Vamos brincar de Queimada? Diferentes formas de jogar.

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Reconhecer a queimada como manifestação cultural dos jogos populares; Conhecer diferentes formas de jogar a queimada e possibilitando a reflexão sobre a flexibilidade e adaptação de regras; Verificar quais as atitudes individuais e coletivas ocorrem durante o jogo; Identificar...

14/12/2009 Quatro estrelas 20 comentário(s) 213374 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 JOGANDO BOLA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Educação Infantil | Natureza e sociedade

A criança na faixa etária de 3 anos de idade poderá aprender com esta aula: • Explorar e coordenar habilidades físicas e motoras do próprio corpo.

15/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9610 acesso(s)

KEILA BARRETO DE ARAÚJO

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Brincando de Futsal

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Vivenciar a condução, domínio da bola e o passe do futsal e reconhecer a importância destes fundamentos para empregá-los no jogo propriamente dito; Reconhecer o valor da cooperação no futsal, tendo em vista a questão da condução, domínio da bola e do passe através das atividad...

14/12/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 159989 acesso(s)

RICARDO LUCAS DA ROCHA

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

15 Ginástica Artística: aparelhos, movimentos e vestimentas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Conhecer um espaço de treinamento de Ginástica Artística; Entrevistar um profissional relacionado à Ginástica Artística; Vivenciar experiências relacionadas à Ginástica Artística; Apreciar imagens em vídeos e materiais impressos de Ginástica Artística.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 10323 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 12888 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.