Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Qual a diferença entre meninos e meninas?

 

17/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção contempla aulas que tratam do tema gênero e sexualidade. Vale salientar aqui que as relações sociais faz com que o homem a todo momento eduque e seja educado, nos diversos espaços que convive. Com a pluralidade das pessoas, percebe-se as relações de gênero. Essas relações de gênero e sexualidade são importantes e devem ser discutidas na escola e é o que propomos com essa coleção. Nas aulas de número 1 e 2, o aluno poderá identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. Na aula de número 3, o aluno poderá identificar as fases do crescimento do ser humano para entender algumas diferenças entre o corpo do menino e da menina. Na aula de número 4, o aluno poderá identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina. Nas aulas que se seguem, a ênfase se dará sobre as questões de gênero. As aulas de número 5 a 12, o aluno poderá compreender as diferenças de gênero com vistas a desconstruir estereótipos que ameaçam a integridade física ou psicológica das crianças, combatendo o preconceito a partir do respeito as diferenças entre os sexos e conhecer algumas características dos gêneros feminino e masculino. As aulas de número 13 e 14, o aluno poderá aprender um esporte intitulado corfebol em que poderá desenvolver estratégias de trabalho em conjunto, com meninos e meninas, diminuindo o preconceito entre meninos e meninas.

Autoria

PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

menino, menina, diferença, gênero, sexualidade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Inicial Saúde Características pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida
Ensino Fundamental Inicial Saúde Relações sociais, acordos e limites
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

  • Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; • Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas.

21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7890 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

2 O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

• Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas.

29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13302 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 Fases do desenvolvimento do corpo

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

• Identificar as fases do crescimento do ser humano; • Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças; • Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças.

02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 6421 acesso(s)

Giusany Pereira Pinto Pacheco

EE EURICO GASPAR DUTRA

NAVIRAI MS

Ciências

4 Entendendo a puberdade

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina; Relacionar a produção de hormônios à chegada da puberdade; Representar em desenho as mudanças no corpo de meninos e meninas na puberdade;  Enumerar os cuidados higiênicos necessários com o corpo na ado...

25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 72101 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

5 Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça...

02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5923 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

6 SER DIFERENTE FAZ DIFERENÇA!

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Identificar a existência de vários tipos de diferenças: características físicas e psicológicas, sociais, culturais, dentre outras. - Conhecer as próprias características e as do outro. - Reconhecer nas diferenças a oportunidade de uma pessoa ser única; - Valorizar e respeita...

07/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17677 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

7 QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

  • Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino. • Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher.

28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6174 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 SER MENINA, SER MENINO, SER HUMANO

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Durante a aula os/as alunos/as perceberão que suas concepções sobre o que é próprio de menino ou menina, de homem ou de mulher, podem ser revistas e modificadas. A partir das reflexões, poderão concluir que muitas de nossas crenças não representam uma verdade imutável e que al...

02/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6407 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

9 Meninos e meninas: iguais mas diferentes!

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino.

30/04/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 32804 acesso(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

10 NEM MELHOR NEM PIOR: SOMOS IGUAIS E DIFERENTES

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- As diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres não podem ser usadas para menosprezá-los. - A diferença entre as pessoas é algo valioso, necessário e deve ser estimulado.

21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3433 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

11 Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história.

02/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12408 acesso(s)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Outros

12 Futebol é coisa de menino?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender a relação existente entre a vivência de algumas práticas e o nível de desenvolvimento de habilidades corporais exigidas. Identificar o futebol como uma prática corporal para homens e mulheres.

17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2474 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

13 Conhecendo um esporte diferente: Corfebol

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Conhecer a dinâmica geral do Corfebol; Conhecer em linhas gerais a origem do Corfebol; Vivenciar possibilidades de variações do Corfebol; Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.  

20/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10592 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

14 Aprendendo o Corfebol.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender uma nova modalidade esportiva. Compreender as regras do Corfebol. Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto, com meninos e meninas. Diminuir o préconceito entre meninos e meninas.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10786 acesso(s)

Camilo Araujo Máximo de Souza

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7257 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.