17/10/2011
Esta coleção contempla aulas que tratam do tema gênero e sexualidade. Vale salientar aqui que as relações sociais faz com que o homem a todo momento eduque e seja educado, nos diversos espaços que convive. Com a pluralidade das pessoas, percebe-se as relações de gênero. Essas relações de gênero e sexualidade são importantes e devem ser discutidas na escola e é o que propomos com essa coleção. Nas aulas de número 1 e 2, o aluno poderá identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. Na aula de número 3, o aluno poderá identificar as fases do crescimento do ser humano para entender algumas diferenças entre o corpo do menino e da menina. Na aula de número 4, o aluno poderá identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina. Nas aulas que se seguem, a ênfase se dará sobre as questões de gênero. As aulas de número 5 a 12, o aluno poderá compreender as diferenças de gênero com vistas a desconstruir estereótipos que ameaçam a integridade física ou psicológica das crianças, combatendo o preconceito a partir do respeito as diferenças entre os sexos e conhecer algumas características dos gêneros feminino e masculino. As aulas de número 13 e 14, o aluno poderá aprender um esporte intitulado corfebol em que poderá desenvolver estratégias de trabalho em conjunto, com meninos e meninas, diminuindo o preconceito entre meninos e meninas.
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
menino, menina, diferença, gênero, sexualidade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual | Relações de gênero |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Características pessoais entre as pessoas nas diferentes fases da vida |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DE ONDE EU VIM? Falando sobre sexualidade infantil
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Refletir e compreender o desenvolvimento da sexualidade infantil; • Identificar as diferenças físicas entre meninos e meninas. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7890 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
2 |
O CORPO PERCEBIDO PELAS CRIANÇAS: masculino e feminino
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Diferenciar o corpo feminino e o masculino por meio da observação e comparação do corpo dos colegas. 29/08/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13302 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
Fases do desenvolvimento do corpo
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Identificar as fases do crescimento do ser humano; • Relatar as diferenças entre sexo masculino e feminino e suas diferenças; • Reconhecer os papéis sociais do homem e da mulher, respeitando as diferenças. 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 6421 acesso(s) |
Giusany Pereira Pinto Pacheco EE EURICO GASPAR DUTRA NAVIRAI MS Ciências |
4 |
Entendendo a puberdade
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Identificar mudanças que marcam a puberdade no corpo do menino e da menina; Relacionar a produção de hormônios à chegada da puberdade; Representar em desenho as mudanças no corpo de meninos e meninas na puberdade; Enumerar os cuidados higiênicos necessários com o corpo na ado... 25/08/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 72101 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Sexualidade: Quem brinca de boneca? Quem brinca de carrinho?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Fazer o aluno compreender que não há nada que impeça as meninas de brincarem de carrinho nem aos meninos a brincadeira de boneca. Dizer que isso faz parte da construção cultural do que é ser menino e menina, que se refere a uma ritual fundado em tradição, que acaba por reforça... 02/06/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 5923 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
6 |
SER DIFERENTE FAZ DIFERENÇA!
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Identificar a existência de vários tipos de diferenças: características físicas e psicológicas, sociais, culturais, dentre outras. - Conhecer as próprias características e as do outro. - Reconhecer nas diferenças a oportunidade de uma pessoa ser única; - Valorizar e respeita... 07/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 17677 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
7 |
QUAL O PAPEL DO MENINO E DA MENINA NA SOCIEDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual • Possibilitar uma construção sobre o feminino e o masculino. • Perceber que homens e mulheres podem desenvolver atividades consideradas tradicionalmente como de homem e de mulher. 28/07/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6174 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
SER MENINA, SER MENINO, SER HUMANO
Ensino Fundamental Inicial | Ética Durante a aula os/as alunos/as perceberão que suas concepções sobre o que é próprio de menino ou menina, de homem ou de mulher, podem ser revistas e modificadas. A partir das reflexões, poderão concluir que muitas de nossas crenças não representam uma verdade imutável e que al... 02/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 6407 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
9 |
Meninos e meninas: iguais mas diferentes!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Conhecer as características dos gêneros feminino e masculino. Conhecer e respeitar as diferenças entre os sexos. Combater o preconceito e conceitos errados sobre os sexos feminino e masculino. 30/04/2009 Quatro estrelas 22 comentário(s) 32804 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
10 |
NEM MELHOR NEM PIOR: SOMOS IGUAIS E DIFERENTES
Ensino Fundamental Inicial | Ética - As diferenças entre meninos e meninas, homens e mulheres não podem ser usadas para menosprezá-los. - A diferença entre as pessoas é algo valioso, necessário e deve ser estimulado. 21/08/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3433 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
11 |
Gênero em pauta: Panela lembra mulher? Futebol é coisa de homem?
Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Compreender que as diferentes visões existentes na sociedade em relação aos papéis de homens e mulheres são flexíveis e mudam ao longo da história. 02/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12408 acesso(s) |
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Outros |
12 |
Futebol é coisa de menino?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a relação existente entre a vivência de algumas práticas e o nível de desenvolvimento de habilidades corporais exigidas. Identificar o futebol como uma prática corporal para homens e mulheres. 17/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2474 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
13 |
Conhecendo um esporte diferente: Corfebol
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Conhecer a dinâmica geral do Corfebol; Conhecer em linhas gerais a origem do Corfebol; Vivenciar possibilidades de variações do Corfebol; Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes. 20/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 10592 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
14 |
Aprendendo o Corfebol.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender uma nova modalidade esportiva. Compreender as regras do Corfebol. Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto, com meninos e meninas. Diminuir o préconceito entre meninos e meninas. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10786 acesso(s) |
Camilo Araujo Máximo de Souza COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
Sem estrelas 0 classificações - 7257 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!