Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como o desenvolvimento da linguagem oral pode auxiliar na construção da autonomia das crianças e no processo de alfabetização?

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção apresenta aulas que contemplam a linguagem oral na Educação Infantil e séries iniciais, considerando sua importância no processo de construção da autonomia, expressão e construção do processo de alfabetização das crianças. Estimular as crianças a se expressarem por meio de diversas linguagens, mas principalmente a verbalizar seus sentimentos e compreensões sobre o mundo que a cerca e do aprendizado que está construindo, é uma tarefa importante em todos os níveis de ensino. Por esta razão, consideramos fundamental ter sempre presente na prática pedagógica da Educação Infantil, o incentivo à expressão oral das crianças, tendo em vista que, nesta fase, elas ainda estão desenvolvendo essa habilidade. Expressando-se oralmente, se sentirão mais seguras e confiantes, bem como ampliarão sua capacidade de se colocar diante dos colegas e por que não dizer, da sociedade. A fim de propor um trabalho que vise auxiliar os pequenos nesse processo, organizamos essa coleção. Selecionamos aulas, de 1 a 5, que demonstram a possibilidade da presença da linguagem oral em diversos momentos do cotidiano infantil, a começar por brincadeiras com a linguagem, tais como, parlendas, trava-língas e trovinhas populares. Em seguida, selecionamos aulas, de 6 a 13, que abordam a linguagem oral nas cantigas de roda, por considerar que a linguagem musical está intrinsecamente ligada à linguagem oral, além de trazer prazer e entusiasmo às crianças. A literatura infantil, por meio das histórias e dramatizações, também possibilita a constituição da identidade e autonomia das crianças, bem como contribui em seu desenvolvimento, por isso aparecem nas aulas de 14 a 22. Lembrando que, a construção da autonomia e do processo de alfabetização ocorre também por meio de práticas de expressão oral, e a interdisciplinaridade é possível nas aulas selecionadas. O trabalho do/a professor/a ficará completo, se ele souber explorar diversas linguagens dentro desse roteiro de aulas, contemplando inclusive a linguagem escrita, contribuindo para construção da alfabetização das crianças. Por isso, finalizamos a coleção com as aulas de 23 a 25, que demonstram possibilidades de exploração da linguagem escrita atrelada ao uso da linguagem oral.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

linguagem oral, educação infantil, construção de autonomia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (25 aulas)
# Aula Autoria
1 Língua solta: conhecendo e brincando com os diferentes sotaques

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§          Perceber a existência de diferentes sotaques;  §          Conhecer as diferentes culturas regionais.

23/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7642 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 O doce perguntou pro doce ... linguagem e diversão

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Ampliar o vocabulário; • Aprender novas parlendas; • Brincar e se divertir com a linguagem falada; • Melhorar a consciência fonológica e Conhecer outros portadores de texto.

11/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 49872 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

3 Parlendas: explorando a linguagem oral através da rima.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

§         desenvolver a linguagem oral ; §          explorar a linguagem como manifestação cultural.

24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9785 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

- O significado das parlendas folclóricas e suas características.                    - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração.                    - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades.

08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74553 acesso(s)

MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

5 PARLENDAS E LENGALENGAS

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Pesquisar com as famílias parlendas e lengalengas   Organizar um acervo na sala de aula das parlendas e lengalengas trazidas pelas crianças   Brincar de ler e dizer parlendas e lengalengas.  

09/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8563 acesso(s)

Naire Jane Capistrano

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

6 Cantigas Infantis: um universo de encanto e magia

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Conhecer as origens das cantigas infantis: Conhecer os principais representantes do gênero;  Elaborar coreografias para cantigas infantis;  Produzir trabalhos artísticos baseados nas cantigas infantis

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31209 acesso(s)

Luzia Luzinete Pereira

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Cantigas de roda

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ampliar o conhecimento das crianças ouvindo, cantando cantigas de roda da cultura popular. Apreciar e se apropriar das cantigas e brincadeiras popular. Colaborar, respeitar as regras da brincadeira. Manifestar oralmente sentimentos, opiniões de forma clara relativos as brincad...

28/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 48505 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

8 Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

§         resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; §         Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica.

13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14468 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

9 FAZENDO ARTE: Brincando de Roda

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Vivenciar a técnicas desenho cego para releitura de obra de arte, através da observação, percepção e criatividade.

19/10/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 54901 acesso(s)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

10 “Brincadeiras de roda – O resgate da infância”.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Resgatar cantigas de domínio popular, que foram esquecidas, mas que compõem a cultura popular; Desenvolver a oralidade; Possibilitar o movimento ajustado ao ritmo da música; Explorar o imaginário infantil através das letras das canções.

07/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25569 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

11 Cantando e dançando: trabalhando a escrita através das brincadeiras de roda

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  - Trabalhar as relações interpessoais;   - Explorar as linguagens oral e escrita;   - Trabalhar com a expressão corporal.

26/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32647 acesso(s)

Vanessa de Cássia Dias

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili...

25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24037 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 “Rodas de conversa - explorando a afetividade”

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Promover e privilegiar o diálogo entre professora/ criança, criança/criança; Desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças; Estimular as crianças a desenvolverem a oralidade como também a escuta - ativa; Construir capacidades de compreender e faze...

07/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 63099 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

14 Poema

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env...

05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95239 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

15 Fábulas.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Identificar as características das fábulas   Expor o seu ponto de vista   Ler  e interpretar textos

07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15653 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

16 Contos, recontos de Princesas e Princípes.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

  Conhecer as características dos contos de fadas;   Identificar alguns papéis dos personagens;   Ler e interpretar textos e imagens;   Elaborar desenhos.

01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 45594 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

17 Datas que falam!

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

• Experienciar, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore. • Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc. • Despertar-se para a valorização...

30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7239 acesso(s)

Vanessa Salum Cabral Galvão

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

18 “Chapeuzinho Amarelo” se parece com "Chapeuzinho Vermelho"?

Educação Escolar Indígena | Línguas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

• Conhecer a narrativa de Chico Buarque inspirada na releitura do clássico “Chapeuzinho Vermelho”; • reproduzir uma narrativa cronológica somente com imagens; • levantar hipóteses, confirmando-as ou refutando-as; • comparar dois enredos diferentes; • discutir sobre medos e ans...

19/10/2009 Quatro estrelas 36 comentário(s) 105772 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

19 Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história;   Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr...

14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22982 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

20 Fábulas de Monteiro Lobato.

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

 Conhecer as fábulas de Monteiro Lobato;   Ler e produzir textos.   Dramatizar uma fábula.

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 48817 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

21 Conhecendo os pais dos contos de fadas

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer os criadores dos contos de fadas. Reconhecer os principais contos escritos pelos Irmãos Grimm. Identificar as características principais dos contos de fadas escritos por esses autores.

18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4097 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

22 Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Movimento

Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral;  Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ...

26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 98970 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

23 O HOMEM PRIMITIVO E A ESCRITA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

IDENTIFICAR AS FORMAS DE REGISTRO DO HOMEM PRIMITIVO; PERCEBER O MODO DE VIDA DO HOMEM PRIMITIVO. 

28/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28104 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

24 RECONTANDO A HISTÓRIA DA ESCRITA

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

CONHECER A HISTÓRIA DA ESCRITA COMO UMA CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE; PERCEBER OS DIFERENTES REGISTROS FEITOS PELOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO.

26/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39073 acesso(s)

Gilka Silva Pimentel

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

25 Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b              i.  

31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45329 acesso(s)

Núbia Silvia Guimaraes Paiva

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 10092 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.