25/10/2011
Esta coleção apresenta aulas que contemplam a linguagem oral na Educação Infantil e séries iniciais, considerando sua importância no processo de construção da autonomia, expressão e construção do processo de alfabetização das crianças. Estimular as crianças a se expressarem por meio de diversas linguagens, mas principalmente a verbalizar seus sentimentos e compreensões sobre o mundo que a cerca e do aprendizado que está construindo, é uma tarefa importante em todos os níveis de ensino. Por esta razão, consideramos fundamental ter sempre presente na prática pedagógica da Educação Infantil, o incentivo à expressão oral das crianças, tendo em vista que, nesta fase, elas ainda estão desenvolvendo essa habilidade. Expressando-se oralmente, se sentirão mais seguras e confiantes, bem como ampliarão sua capacidade de se colocar diante dos colegas e por que não dizer, da sociedade. A fim de propor um trabalho que vise auxiliar os pequenos nesse processo, organizamos essa coleção. Selecionamos aulas, de 1 a 5, que demonstram a possibilidade da presença da linguagem oral em diversos momentos do cotidiano infantil, a começar por brincadeiras com a linguagem, tais como, parlendas, trava-língas e trovinhas populares. Em seguida, selecionamos aulas, de 6 a 13, que abordam a linguagem oral nas cantigas de roda, por considerar que a linguagem musical está intrinsecamente ligada à linguagem oral, além de trazer prazer e entusiasmo às crianças. A literatura infantil, por meio das histórias e dramatizações, também possibilita a constituição da identidade e autonomia das crianças, bem como contribui em seu desenvolvimento, por isso aparecem nas aulas de 14 a 22. Lembrando que, a construção da autonomia e do processo de alfabetização ocorre também por meio de práticas de expressão oral, e a interdisciplinaridade é possível nas aulas selecionadas. O trabalho do/a professor/a ficará completo, se ele souber explorar diversas linguagens dentro desse roteiro de aulas, contemplando inclusive a linguagem escrita, contribuindo para construção da alfabetização das crianças. Por isso, finalizamos a coleção com as aulas de 23 a 25, que demonstram possibilidades de exploração da linguagem escrita atrelada ao uso da linguagem oral.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
linguagem oral, educação infantil, construção de autonomia
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Língua solta: conhecendo e brincando com os diferentes sotaques
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § Perceber a existência de diferentes sotaques; § Conhecer as diferentes culturas regionais. 23/11/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7642 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
O doce perguntou pro doce ... linguagem e diversão
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade • Ampliar o vocabulário; • Aprender novas parlendas; • Brincar e se divertir com a linguagem falada; • Melhorar a consciência fonológica e Conhecer outros portadores de texto. 11/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 49872 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
3 |
Parlendas: explorando a linguagem oral através da rima.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita § desenvolver a linguagem oral ; § explorar a linguagem como manifestação cultural. 24/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9785 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Se divertindo com as Parlendas Folclóricas.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física - O significado das parlendas folclóricas e suas características. - Brincadeiras com as parlendas exercitando a memorização e a concentração. - Interagir com os colegas, estimulando a participação de todos nas atividades. 08/12/2010 Quatro estrelas 7 comentário(s) 74553 acesso(s) |
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
PARLENDAS E LENGALENGAS
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Pesquisar com as famílias parlendas e lengalengas Organizar um acervo na sala de aula das parlendas e lengalengas trazidas pelas crianças Brincar de ler e dizer parlendas e lengalengas. 09/09/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8563 acesso(s) |
Naire Jane Capistrano NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
6 |
Cantigas Infantis: um universo de encanto e magia
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Conhecer as origens das cantigas infantis: Conhecer os principais representantes do gênero; Elaborar coreografias para cantigas infantis; Produzir trabalhos artísticos baseados nas cantigas infantis 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 31209 acesso(s) |
Luzia Luzinete Pereira NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
BRINQUEDOS CANTADOS QUE ANIMAM NOSSA VIDA: Cantigas de roda
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ampliar o conhecimento das crianças ouvindo, cantando cantigas de roda da cultura popular. Apreciar e se apropriar das cantigas e brincadeiras popular. Colaborar, respeitar as regras da brincadeira. Manifestar oralmente sentimentos, opiniões de forma clara relativos as brincad... 28/09/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 48505 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
8 |
Brincadeiras de roda: explorando o universo das culturas infantis
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento § resgatar as brincadeiras de roda como manifestações do cotidiano infantil; § Explorar diversas linguagens a partir das brincadeiras de roda: oral, corporal, musical, escrita, matemática, plástica. 13/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14468 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
9 |
FAZENDO ARTE: Brincando de Roda
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade As crianças na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula: Vivenciar a técnicas desenho cego para releitura de obra de arte, através da observação, percepção e criatividade. 19/10/2009 Quatro estrelas 11 comentário(s) 54901 acesso(s) |
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
10 |
“Brincadeiras de roda – O resgate da infância”.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Resgatar cantigas de domínio popular, que foram esquecidas, mas que compõem a cultura popular; Desenvolver a oralidade; Possibilitar o movimento ajustado ao ritmo da música; Explorar o imaginário infantil através das letras das canções. 07/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 25569 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
11 |
Cantando e dançando: trabalhando a escrita através das brincadeiras de roda
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita - Trabalhar as relações interpessoais; - Explorar as linguagens oral e escrita; - Trabalhar com a expressão corporal. 26/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32647 acesso(s) |
Vanessa de Cássia Dias Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
Intencionalidade textual presente nas cantigas de roda
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Conhecer e valorizar as possibilidades expressivas das cantigas de roda mais conhecidas. Identificar o sentido das palavras empregadas nas cantigas de roda e relacioná-lo com o contexto sóciocultural do povo. Elaborar histórias a partir das cantigas de roda. Desenvolver habili... 25/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 24037 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
“Rodas de conversa - explorando a afetividade”
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Promover e privilegiar o diálogo entre professora/ criança, criança/criança; Desenvolver a comunicação oral e ampliar o universo discursivo das crianças; Estimular as crianças a desenvolverem a oralidade como também a escuta - ativa; Construir capacidades de compreender e faze... 07/05/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 63099 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
14 |
Poema
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env... 05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95239 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
15 |
Fábulas.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Identificar as características das fábulas Expor o seu ponto de vista Ler e interpretar textos 07/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15653 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
16 |
Contos, recontos de Princesas e Princípes.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer as características dos contos de fadas; Identificar alguns papéis dos personagens; Ler e interpretar textos e imagens; Elaborar desenhos. 01/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 45594 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
17 |
Datas que falam!
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita • Experienciar, por meio das Múltiplas Linguagens, o tema Folclore. • Conhecer as diferentes manifestações folclóricas nas regiões brasileiras pelo viés da arte, da música, da dança, da literatura, da culinária, das crenças e superstições etc. • Despertar-se para a valorização... 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 7239 acesso(s) |
Vanessa Salum Cabral Galvão Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
18 |
“Chapeuzinho Amarelo” se parece com "Chapeuzinho Vermelho"?
Educação Escolar Indígena | Línguas Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa • Conhecer a narrativa de Chico Buarque inspirada na releitura do clássico “Chapeuzinho Vermelho”; • reproduzir uma narrativa cronológica somente com imagens; • levantar hipóteses, confirmando-as ou refutando-as; • comparar dois enredos diferentes; • discutir sobre medos e ans... 19/10/2009 Quatro estrelas 36 comentário(s) 105772 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
19 |
Construindo “Caixas de Histórias” e conhecendo novas possibilidades de se trabalhar com a literatura infantil
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Valorizar e familiarizar-se com a literatura Infantil; Confeccionar material de sua escolha para sua caixa de história; Utilizar uma forma diferenciada de vivenciar e contar histórias; Ampliar sua capacidade de produção plástica; Desenvolver e ampliar a expressão oral e escr... 14/12/2010 Cinco estrelas 5 comentário(s) 22982 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
20 |
Fábulas de Monteiro Lobato.
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Conhecer as fábulas de Monteiro Lobato; Ler e produzir textos. Dramatizar uma fábula. 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 48817 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
21 |
Conhecendo os pais dos contos de fadas
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer os criadores dos contos de fadas. Reconhecer os principais contos escritos pelos Irmãos Grimm. Identificar as características principais dos contos de fadas escritos por esses autores. 18/08/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 4097 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
22 |
Branca de neve e os sete anões: a linguagem teatral na Educação infantil
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Movimento Despertar o gosto por ouvir histórias; Ter contato com a literatura infantil; Ampliar a capacidade de imaginação; Desenvolver a criatividade; Ocupar papéis; Interessar-se pela linguagem teatral; Vencer dificuldades emocionais; Utilizar outras linguagens - Linguagem teatral - ... 26/08/2010 Quatro estrelas 11 comentário(s) 98970 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
23 |
O HOMEM PRIMITIVO E A ESCRITA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História IDENTIFICAR AS FORMAS DE REGISTRO DO HOMEM PRIMITIVO; PERCEBER O MODO DE VIDA DO HOMEM PRIMITIVO. 28/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 28104 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
24 |
RECONTANDO A HISTÓRIA DA ESCRITA
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade CONHECER A HISTÓRIA DA ESCRITA COMO UMA CONSTRUÇÃO DA HUMANIDADE; PERCEBER OS DIFERENTES REGISTROS FEITOS PELOS HOMENS AO LONGO DO TEMPO. 26/07/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 39073 acesso(s) |
Gilka Silva Pimentel NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
25 |
Caça ao tesouro: utilizando a leitura e a escrita como prática social
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Perceber a função social da escrita; Participar de práticas de leitura e escrita de forma prazerosa e lúdica; Compreender comandos seguindo pistas secretas; Identificar a leitura e a escrita como necessidade permanente no cotidiano da escolaa b i. 31/01/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 45329 acesso(s) |
Núbia Silvia Guimaraes Paiva Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 10092 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!