24/10/2011
O objetivo desta coleção é organizar aulas referentes à relação entre cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social. Nas aulas 1 a 4, a temática é introduzida a partir de conceitos como permacultura e sustentabilidade, possibilitando aos alunos identificar ações sustentáveis que podem ser praticadas diariamente em diferentes espaços sociais. Propõe-se, ainda, refletir acerca da relação entre sustentabilidade e solidariedade, mostrando que atitudes sustentáveis requerem preocupação e mudança de comportamento das pessoas quanto à forma de se relacionar com o outro e, consequentemente, com o mundo. Já as aulas 5, 6 e 7 abordam o conceito e a lei de desenvolvimento sustentável, apresentam seus princípios gerais e estabelecem um paralelo entre os pensamentos do século XIX e do século XX sobre o tema. Com o intuito de trabalhar na perspectiva de formação para a cidadania, o professor poderá aprofundar as discussões sobre: sociedade de consumo e meio ambiente; impactos socioambientais decorrentes do descarte dos resíduos sólidos; desigualdades na distribuição de bens e serviços entre as nações pobres e ricas do mundo. Para o discente conhecer e identificar os tipos de fibras constituintes do vestuário, a aula 8 propõe atividades em que se reflita sobre a relação entre moda, consumo e sustentabilidade. Dando continuidade, as aulas 9 e 10 enfatizam a problemática da geração de resíduos sólidos no ambiente individual e coletivo, ressaltando a importância dos catadores de recicláveis e da coleta seletiva do lixo. As discussões sobre água e enchentes, benefícios decorrentes das enchentes naturais para determinadas regiões do Brasil, produção de lixo nas cidades, doenças e surtos epidêmicos são objetos de estudo das aulas 11 a 14. O propósito das aulas 15 a 17 é explorar o conceito de queimadas e desmatamentos, em que se analisam as causas e consequências dessas práticas para o ambiente e para a sociedade. As aulas 18 e 19 descrevem o efeito estufa, relacionando-o com aquecimento global e discutindo as consequências de tais fenômenos para a vida. Para finalizar, as duas últimas aulas (20 e 21) possibilitam a síntese de todo o conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, propondo a produção de um texto, o qual poderá ser transformado em peça teatral, em que se projeta a vida para o futuro e são apresentadas algumas soluções para os problemas do planeta Terra.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
sustentabilidade, meio ambiente, impactos ambientais, cidadania, responsabilidade social, educação ambiental
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as questões socioambientais |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambientalismo: pensar e agir |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
A permacultura e seus princípios
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conceituar permacultura e identificar seus princípios. Sensibilizar e discutir soluções para diversos problemas do planeta, a partir dos princípios da permacultura. 29/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7790 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
O QUE É SUSTENTABILIDADE?
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra. 16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53741 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
3 |
Sustentabilidade hoje!
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Conscientizar-se sobre a preservação do meio ambiente. Conhecer práticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia. 10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12987 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE |
4 |
SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.
Ensino Fundamental Inicial | Ética - Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários. 16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11404 acesso(s) |
Marta Regina Alves Pereira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Apoio Escolar |
5 |
Por um mundo sustentável
Ensino Fundamental Final | Geografia · Aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável; · Analisar e debater os sete pontos da sustentabilidade de acordo com relatório da Comissão Europeia: A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, 1992; · Desenvolver a criatividade através da elaboração de m... 07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20141 acesso(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
6 |
Sociedade de Consumo, Meio Ambiente e Desigualdades Sociais
Ensino Médio | Geografia Espera-se que esta aula contribua para que o aluno compreenda o conceito de Sociedade de Consumo e quais suas relações com o meio ambiente, de forma a analisar alguns dos impactos ambientais decorrentes, sobretudo, do modelo de desenvolvimento econômico difundido pelos países ... 09/12/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 119669 acesso(s) |
Leandro Faber Lopes COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
7 |
O consumo e os impactos socioambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Analisar criticamente o modelo de consumo prevalecente nas sociedades atuais Identificar os impactos socioambientais do descarte de resíduos sólidos Discutir o tema numa perspectiva de formação para a cidadania. Rever posturas em relação ao consumo e desperdício 26/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7493 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
8 |
MINHA ROUPA É ECOLÓGICA? – SUSTENTABILIDADE
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Médio | Biologia Conhecer diferentes tipos de fibras constituintes das roupas e identificar meios de contribuir individualmente com a sustentabilidade do ambiente. 19/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14951 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
9 |
Conhecendo o lixo em nossa sociedade: uma atividade individual ou coletiva – UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Avaliar a geração de resíduos sólidos no âmbito individual e coletivo. Rever o consumismo e o desperdício. Identificar os mecanismos de destinação de resíduos sólidos. Reconhecer a importância da coleta seletiva e dos catadores de recicláveis para a sustentabilidade. 19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6896 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
10 |
Coleta seletiva do lixo: importância e desafio
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo. 2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola. 3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade. 13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 72924 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Água: conhecer para preservar - UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Identificar a importância da água para a manutenção da vida Caracterizar o ambiente de um rio ou de uma lagoa da região do aluno Identificar o impacto da poluição na natureza na região do aluno 18/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6579 acesso(s) |
Lérida de Oliveira ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
ENCHENTES – Conexões Fatais 01! / O Lixo
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia Compreender qual a relação entre as enchentes urbanas e a produção de lixo pela atividade humana e identificar de quem são as responsabilidades relacionadas a esse fenômeno. 19/06/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 28148 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
13 |
ENCHENTES – Conexões Fatais 02! / As doenças
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conhecer as principais doenças que são transmitidas através da água contaminada existente durante ou após as enchentes. 19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13933 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
14 |
ENCHENTES – Conexões Fatais 03! / Mudanças Ambientais
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia Compreender as enchentes como fenômenos naturais em determinadas regiões e estabelecer uma relação entre o seu surgimento e as mudanças ambientais globais. 19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13519 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
15 |
Queimadas e Desmatamentos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente O que são queimadas e desmatamentos na natureza; Porque eles ocorrem; O que o homem está fazendo para solucionar estes problemas. 18/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65509 acesso(s) |
Equipe Suelen Machado |
16 |
Fogo!! (queimadas)
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Geografia Ao término das atividades os alunos deverão: Identificar as causas de queimadas no Brasil, compreendendo os riscos dessa prática; Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio; Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em p... 05/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 45404 acesso(s) |
Leda Maria Correa Moura SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Geografia |
17 |
Desmatamento - Tolerância zero!
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Conscientizar os alunos da importância de preservar as florestas. Refletir sobre mudanças atitudinais que contribuam para a diminuição do desmatamento. 19/01/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 56347 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
18 |
Aquecimento Global: a cada dia mais perto de nós.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno, por meio desta aula, identificará os efeitos das mudanças climáticas no presente e no futuro e discutirá como nossas ações podem influenciá-las. 17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13794 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
19 |
Efeito Estufa
Ensino Médio | Física • Descrever o efeito estufa; • Reconhecer o efeito estufa como natural e necessário a vida na Terra; • Relacionar o efeito estufa com aquecimento global; • Reconhecer os gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa; • Relacionar o efeito estufa com o processo de ab... 16/06/2008 Quatro estrelas 21 comentário(s) 63759 acesso(s) |
Sebastião Ivaldo Carneiro Portela CEM 02 DO GAMA BRASILIA DF Física |
20 |
Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?
Educação Escolar Indígena | Ciências Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente. 31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31819 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
21 |
Recriando o futuro
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Conhecer um pouco sobre a obra de Monteiro Lobato – “O presidente negro”. Refletir sobre as indagações propostas no vídeo e as descobertas da atualidade. Recriar o mundo e a sociedade brasileira daqui a 100 anos e propor soluções para os “problemas” do planeta Terra. 31/08/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 7164 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 22806 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!