Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social

 

24/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é organizar aulas referentes à relação entre cidadania, sustentabilidade e responsabilidade social. Nas aulas 1 a 4, a temática é introduzida a partir de conceitos como permacultura e sustentabilidade, possibilitando aos alunos identificar ações sustentáveis que podem ser praticadas diariamente em diferentes espaços sociais. Propõe-se, ainda, refletir acerca da relação entre sustentabilidade e solidariedade, mostrando que atitudes sustentáveis requerem preocupação e mudança de comportamento das pessoas quanto à forma de se relacionar com o outro e, consequentemente, com o mundo. Já as aulas 5, 6 e 7 abordam o conceito e a lei de desenvolvimento sustentável, apresentam seus princípios gerais e estabelecem um paralelo entre os pensamentos do século XIX e do século XX sobre o tema. Com o intuito de trabalhar na perspectiva de formação para a cidadania, o professor poderá aprofundar as discussões sobre: sociedade de consumo e meio ambiente; impactos socioambientais decorrentes do descarte dos resíduos sólidos; desigualdades na distribuição de bens e serviços entre as nações pobres e ricas do mundo. Para o discente conhecer e identificar os tipos de fibras constituintes do vestuário, a aula 8 propõe atividades em que se reflita sobre a relação entre moda, consumo e sustentabilidade. Dando continuidade, as aulas 9 e 10 enfatizam a problemática da geração de resíduos sólidos no ambiente individual e coletivo, ressaltando a importância dos catadores de recicláveis e da coleta seletiva do lixo. As discussões sobre água e enchentes, benefícios decorrentes das enchentes naturais para determinadas regiões do Brasil, produção de lixo nas cidades, doenças e surtos epidêmicos são objetos de estudo das aulas 11 a 14. O propósito das aulas 15 a 17 é explorar o conceito de queimadas e desmatamentos, em que se analisam as causas e consequências dessas práticas para o ambiente e para a sociedade. As aulas 18 e 19 descrevem o efeito estufa, relacionando-o com aquecimento global e discutindo as consequências de tais fenômenos para a vida. Para finalizar, as duas últimas aulas (20 e 21) possibilitam a síntese de todo o conteúdo desenvolvido nas aulas anteriores, propondo a produção de um texto, o qual poderá ser transformado em peça teatral, em que se projeta a vida para o futuro e são apresentadas algumas soluções para os problemas do planeta Terra.

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

sustentabilidade, meio ambiente, impactos ambientais, cidadania, responsabilidade social, educação ambiental

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde
Ensino Fundamental Final Geografia Cultura e o consumo: uma nova interação entre o campo e a cidade
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Lista de aulas da coleção (21 aulas)
# Aula Autoria
1 A permacultura e seus princípios

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conceituar permacultura e identificar seus princípios. Sensibilizar e discutir soluções para diversos problemas do planeta, a partir dos princípios da permacultura.

29/10/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7671 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

2 O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós. - Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia. - Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra.

16/12/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 53548 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

3 Sustentabilidade hoje!

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Conscientizar-se sobre a preservação do meio ambiente. Conhecer práticas simples de sustentabilidade no dia-a-dia.

10/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12857 acesso(s)

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MEIO AMBIENTE

4 SOLIDARIEDADE E SUSTENTABILIDADE CAMINHAM DE MÃOS DADAS.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

- Compreender o conceito de solidariedade. - Reconhecer a inter-relação entre solidariedade e sustentabilidade. - Identificar a solidariedade presente nos pequenos gestos.- Desenvolver valores solidários.

16/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 11257 acesso(s)

Marta Regina Alves Pereira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Apoio Escolar

5 Por um mundo sustentável

Ensino Fundamental Final | Geografia

· Aprofundar a temática do desenvolvimento sustentável; · Analisar e debater os sete pontos da sustentabilidade de acordo com relatório da Comissão Europeia: A Lei do Desenvolvimento Sustentável – Princípios Gerais, 1992; · Desenvolver a criatividade através da elaboração de m...

07/12/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 20016 acesso(s)

Leandro Faber Lopes

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

6 Sociedade de Consumo, Meio Ambiente e Desigualdades Sociais

Ensino Médio | Geografia

Espera-se que esta aula contribua para que o aluno compreenda o conceito de Sociedade de Consumo e quais suas relações com o meio ambiente, de forma a analisar alguns dos impactos ambientais decorrentes, sobretudo, do modelo de desenvolvimento econômico difundido pelos países ...

09/12/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 119307 acesso(s)

Leandro Faber Lopes

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

7 O consumo e os impactos socioambientais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Analisar criticamente o modelo de consumo prevalecente nas sociedades atuais Identificar os impactos socioambientais do descarte de resíduos sólidos Discutir o tema numa perspectiva de formação para a cidadania. Rever posturas em relação ao consumo e desperdício

26/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7410 acesso(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

8 MINHA ROUPA É ECOLÓGICA? – SUSTENTABILIDADE

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Médio | Biologia

Conhecer diferentes tipos de fibras constituintes das roupas e identificar meios de contribuir individualmente com a sustentabilidade do ambiente.

19/08/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 14728 acesso(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

9 Conhecendo o lixo em nossa sociedade: uma atividade individual ou coletiva – UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Avaliar a geração de resíduos sólidos no âmbito individual e coletivo. Rever o consumismo e o desperdício.  Identificar os mecanismos de destinação de resíduos sólidos.  Reconhecer a importância da coleta seletiva e dos catadores de recicláveis para a sustentabilidade. 

19/09/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6838 acesso(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

10 Coleta seletiva do lixo: importância e desafio

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

1.Identificar os problemas que podem ser gerados pelo lixo. 2.A elaborar e implantar um projeto de coleta seletiva na escola. 3.Possibilitar mudanças de atitudes que transformem suas interações com a sociedade.

13/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 72691 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

11 Água: conhecer para preservar - UCA

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Identificar a importância da água para a manutenção da vida Caracterizar o ambiente de um rio ou de uma lagoa da região do aluno Identificar o impacto da poluição na natureza na região do aluno

18/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6510 acesso(s)

Lérida de Oliveira

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

12 ENCHENTES – Conexões Fatais 01! / O Lixo

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

Compreender qual a relação entre as enchentes urbanas e a produção de lixo pela atividade humana e identificar de quem são as responsabilidades relacionadas a esse fenômeno.

19/06/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 27586 acesso(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

13 ENCHENTES – Conexões Fatais 02! / As doenças

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conhecer as principais doenças que são transmitidas através da água contaminada existente durante ou após as enchentes.

19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13749 acesso(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

14 ENCHENTES – Conexões Fatais 03! / Mudanças Ambientais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

Compreender as enchentes como fenômenos naturais em determinadas regiões e estabelecer uma relação entre o seu surgimento e as mudanças ambientais globais.

19/06/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13415 acesso(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

15 Queimadas e Desmatamentos

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

O que são queimadas e desmatamentos na natureza; Porque eles ocorrem; O que o homem está fazendo para solucionar estes problemas.

18/11/2009 Cinco estrelas 6 comentário(s) 65327 acesso(s)

Equipe

Suelen Machado

16 Fogo!! (queimadas)

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ao término das atividades os alunos deverão: Identificar as causas de queimadas no Brasil, compreendendo os riscos dessa prática; Compreender que queimar o mato não é a melhor forma de limpar a terra para o plantio; Reconhecer os cuidados necessários para evitar queimadas em p...

05/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 45269 acesso(s)

Leda Maria Correa Moura

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Geografia

17 Desmatamento - Tolerância zero!

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Conscientizar os alunos da importância de preservar as florestas. Refletir sobre mudanças atitudinais que contribuam para a diminuição do desmatamento.

19/01/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 56243 acesso(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

18 Aquecimento Global: a cada dia mais perto de nós.

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

O aluno, por meio desta aula, identificará os efeitos das mudanças climáticas no presente e no futuro e discutirá como nossas ações podem influenciá-las.

17/09/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13700 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

19 Efeito Estufa

Ensino Médio | Física

• Descrever o efeito estufa; • Reconhecer o efeito estufa como natural e necessário a vida na Terra; • Relacionar o efeito estufa com aquecimento global; • Reconhecer os gases que contribuem para o agravamento do efeito estufa; • Relacionar o efeito estufa com o processo de ab...

16/06/2008 Quatro estrelas 21 comentário(s) 63613 acesso(s)

Sebastião Ivaldo Carneiro Portela

CEM 02 DO GAMA

BRASILIA DF

Física

20 Educação Ambiental para o ambiente ou para o ser humano?

Educação Escolar Indígena | Ciências

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Promover um ambiente de aprendizagem e de mudanças de comportamentos. Fortalecer discussões a respeito do meio ambiente. Articular possíveis soluções para a preservação do meio ambiente.

31/05/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31671 acesso(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

21 Recriando o futuro

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Conhecer um pouco sobre a obra de Monteiro Lobato – “O presidente negro”. Refletir sobre as indagações propostas no vídeo e as descobertas da atualidade. Recriar o mundo e a sociedade brasileira daqui a 100 anos e propor soluções para os “problemas” do planeta Terra.

31/08/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 7064 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 22544 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.