Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Desigualdade social e direitos humanos

 

25/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Trabalhar a temática desigualdade social e direitos humanos tem se tornado, em nossas escolas, uma prática cada vez mais necessária. Nesse sentido, a presente coleção introduz o assunto procurando sensibilizar os alunos para as questões de desigualdade social, tão presentes em nossa sociedade. As aulas 1 e 2 desenvolvem conceitos como sociedade igualitária e suas características, estabelecem relações entre grupos e classes sociais e propõem a elaboração de textos sobre o tema, a serem postados em um blog criado pela turma. Nas aulas seguintes (3 e 4), os alunos devem aprender sobre a formação étnica da população brasileira e as principais causas das desigualdades sociais, compreender a relação entre cidadania, diferença de direitos e igualdade civil e, ainda, refletir sobre a má distribuição da renda no nosso país e os problemas sociais dela decorrentes. Já as aulas 5 a 7 abordam diferentes realidades das populações indígenas e das comunidades quilombolas, com o intuito de conscientizar o aluno sobre a importância dessas culturas para a nação brasileira; discutem,também, a respeito da violência cometida contra índios e negros e da influência da globalização sobre esses povos. Dando continuidade, as aulas 8 e 9 apontam para a importância de ações contra o preconceito racial presente na escola e em outros espaços sociais. Nas aulas 10 a 12, é proposto que os discentes reflitam sobre a difícil realidade de inúmeras crianças brasileiras e de outros países, situação que se aproxima do conceito de invisibilidade social, o que deve despertar, nos adolescentes, o seu senso crítico, para que transformem indignação em ação. A aula 13, proposta da área de língua estrangeira, promove atividades de reflexão, discussão e elaboração de estratégias que visem à diminuição da pobreza em todo o mundo, dialogando, assim, com as aulas anteriores, quanto ao estudo em questão e à proposição de criação de uma organização não governamental (ONG) para tal finalidade. O objetivo central da aula 14 é assistir ao filme “Ilha das Flores” para debater aspectos centrais como pobreza, miséria, fome e (des)igualdade de direitos entre os homens. Por fim, na última aula da coleção, é proposto que os alunos conheçam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, relacionando histórias de violação de direitos e culminando em uma marcha em homenagem ao dia internacional dos direitos humanos.

Autoria

LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

população brasileira, desigualdade social, pobreza, miséria, direitos humanos,

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Geografia Estado, povos e nações
Ensino Fundamental Final História Relações sociais, a natureza e a terra
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

- Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi...

20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74252 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

2 O que seria uma sociedade para todos?

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva.

17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63277 acesso(s)

Bruno Pagliarani Mattiazzo

FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA

PRESIDENTE PRUDENTE SP

Física

3 A Cara do Brasil

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

- Conscientizar que os direitos civis são importantes para o exercício da cidadania, para a defesa dos direitos e para o cumprimento das responsabilidades; - Compreender a diversidade e aprender a respeitar as diferenças.

06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5330 acesso(s)

katia regina ehlke

EEB PROF JOSE DUARTE MAGALHAES

JARAGUA DO SUL SC

Apoio Escolar

4 A dinâmica da população brasileira - UCA

Ensino Fundamental Final | Geografia

Conhecer a matriz populacional brasileira. Entender a distribuição populacional no território brasileiro. Compreender as principais causas da desigualdade social no Brasil.

27/06/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 71996 acesso(s)

SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA

Faculdade Católica de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Geografia

5 População indígena brasileira

Ensino Médio | Geografia

O aluno poderá aprender a importância da população indígena na nação brasileira, o reconhecimento desse povo no cenário nacional, analisar povos indígenas, entender essa realidade complexa.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12221 acesso(s)

DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Geografia

6 Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ...

07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21238 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 As comunidades quilombolas hoje - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Compreender a formação histórica e os direitos das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil Entender problemas enfrentados por essas comunidades atualmente Valorizar as comunidades quilombolas, tal como constituintes da nação brasileira

06/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16924 acesso(s)

GETULIO RIBEIRO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

8 Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

• Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial.

02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 53211 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

9 Diálogos contra o racismo: o valor da diferença

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | História

• Desmistificar o mito de democracia racial; • Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo; • Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; • Desenvolver valores básicos ...

10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32628 acesso(s)

SANDRO PRADO SANTOS

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

10 A sociedade invisível

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | História

Ensino Médio | Sociologia

Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado. Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país. Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunida...

19/08/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31414 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

11 Crianças invisíveis - a infância e a desigualdade social - UCA

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Pesquisar sobre crianças que passam despercebidas na sociedade: crianças de rua, crianças que trabalham no serviço escravo, etc.; Pesquisar imagens de crianças em situação de risco na ferramenta de busca da internet; Construir portfólios sobre questões de solidariedade humana ...

15/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11399 acesso(s)

KLENIO ANTONIO SOUSA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Outros

12 Crianças na rua- cidadania roubada

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Sociologia

Debater quais são os condicionantes sociológicos que determinam situações aterorrizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Despertar o senso crítico e atuante dos jovens em não se acomodarem diante das injustiças da sociedade.

21/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19065 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

13 Poverty in the World: como podemos solucionar a pobreza no mundo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções    2.      Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês    3.      Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples    4.      Utilizar as estratégias de leitur...

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6855 acesso(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

14 Ilha das Flores: debatendo questões sociais no curta-metragem

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

assistir ao curta-metragem “Ilhas das Flores”, de Jorge Furtado; interpretar e debater elementos que compõem a temática abordada no filme; produzir textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em “Ilhas das Flores”.

07/12/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 129869 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

15 Ética e Direitos Humanos: Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos na escola.

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Reconhecer os direitos humanos como condição básica para a promoção da cidadania, do respeito mútuo e da ética. Identificar situações cotidianas em que os direitos humanos não estão sendo reconhecidos e nem aplicados. Relacionar situações de violação de direitos com os respect...

11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25614 acesso(s)

Fátima Rezende Naves Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 16672 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Esther lopes da penha Pereira, CRAS MARY RYCHMOND , Rio de Janeiro - disse:
    estherlopesed@gmail.com

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    Boa noite! A aula é excelente,pois, alcança o objetivo que precisamos. Conscientização de igualdade sem distinção e discriminação, promoção da cidadania,respeito e reconhecimento dos direitos humanos. Sou fã deste espaço. Abraços!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.