25/10/2011
Trabalhar a temática desigualdade social e direitos humanos tem se tornado, em nossas escolas, uma prática cada vez mais necessária. Nesse sentido, a presente coleção introduz o assunto procurando sensibilizar os alunos para as questões de desigualdade social, tão presentes em nossa sociedade. As aulas 1 e 2 desenvolvem conceitos como sociedade igualitária e suas características, estabelecem relações entre grupos e classes sociais e propõem a elaboração de textos sobre o tema, a serem postados em um blog criado pela turma. Nas aulas seguintes (3 e 4), os alunos devem aprender sobre a formação étnica da população brasileira e as principais causas das desigualdades sociais, compreender a relação entre cidadania, diferença de direitos e igualdade civil e, ainda, refletir sobre a má distribuição da renda no nosso país e os problemas sociais dela decorrentes. Já as aulas 5 a 7 abordam diferentes realidades das populações indígenas e das comunidades quilombolas, com o intuito de conscientizar o aluno sobre a importância dessas culturas para a nação brasileira; discutem,também, a respeito da violência cometida contra índios e negros e da influência da globalização sobre esses povos. Dando continuidade, as aulas 8 e 9 apontam para a importância de ações contra o preconceito racial presente na escola e em outros espaços sociais. Nas aulas 10 a 12, é proposto que os discentes reflitam sobre a difícil realidade de inúmeras crianças brasileiras e de outros países, situação que se aproxima do conceito de invisibilidade social, o que deve despertar, nos adolescentes, o seu senso crítico, para que transformem indignação em ação. A aula 13, proposta da área de língua estrangeira, promove atividades de reflexão, discussão e elaboração de estratégias que visem à diminuição da pobreza em todo o mundo, dialogando, assim, com as aulas anteriores, quanto ao estudo em questão e à proposição de criação de uma organização não governamental (ONG) para tal finalidade. O objetivo central da aula 14 é assistir ao filme “Ilha das Flores” para debater aspectos centrais como pobreza, miséria, fome e (des)igualdade de direitos entre os homens. Por fim, na última aula da coleção, é proposto que os alunos conheçam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, relacionando histórias de violação de direitos e culminando em uma marcha em homenagem ao dia internacional dos direitos humanos.
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
população brasileira, desigualdade social, pobreza, miséria, direitos humanos,
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Estado, povos e nações |
Ensino Fundamental Final | História | Relações sociais, a natureza e a terra |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Somos todos iguais... será? – A desigualdade social na nossa realidade brasileira - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia - Trabalhar a questão das desigualdades sociais; - Promover a construção de diálogos sobre a sociedade atual brasileira e a construção do espaço crítico em fóruns postados em forma de blogs; - Comparar grupos sociais, classes sociais e as relações entre estes elaborando materi... 20/06/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 74252 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
2 |
O que seria uma sociedade para todos?
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Aprender sobre o conceito de sociedade igualitária: o que é, suas características e importância; Aprender sobre o que é uma sociedade inclusiva; Aprender sobre o que é necessário fazer para construirmos uma sociedade inclusiva. 17/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 63277 acesso(s) |
Bruno Pagliarani Mattiazzo FATIMA APARECIDA COSTA FALCON PROFA PRESIDENTE PRUDENTE SP Física |
3 |
A Cara do Brasil
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural - Conscientizar que os direitos civis são importantes para o exercício da cidadania, para a defesa dos direitos e para o cumprimento das responsabilidades; - Compreender a diversidade e aprender a respeitar as diferenças. 06/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5330 acesso(s) |
katia regina ehlke EEB PROF JOSE DUARTE MAGALHAES JARAGUA DO SUL SC Apoio Escolar |
4 |
A dinâmica da população brasileira - UCA
Ensino Fundamental Final | Geografia Conhecer a matriz populacional brasileira. Entender a distribuição populacional no território brasileiro. Compreender as principais causas da desigualdade social no Brasil. 27/06/2011 Quatro estrelas 7 comentário(s) 71996 acesso(s) |
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA Faculdade Católica de Uberlândia UBERLANDIA MG Geografia |
5 |
População indígena brasileira
Ensino Médio | Geografia O aluno poderá aprender a importância da população indígena na nação brasileira, o reconhecimento desse povo no cenário nacional, analisar povos indígenas, entender essa realidade complexa. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12221 acesso(s) |
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Geografia |
6 |
Estratégias indígenas para a preservação de suas histórias e de suas culturas no Brasil atual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Conhecer estratégias utilizadas por povos indígenas da atualidade, no Brasil, no processo de preservação de suas histórias e de suas culturas. Identificar dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas na preservação de suas histórias e culturas na sociedade brasileira atual. ... 07/10/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 21238 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
As comunidades quilombolas hoje - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender a formação histórica e os direitos das comunidades quilombolas espalhadas pelo Brasil Entender problemas enfrentados por essas comunidades atualmente Valorizar as comunidades quilombolas, tal como constituintes da nação brasileira 06/10/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 16924 acesso(s) |
GETULIO RIBEIRO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
8 |
Educar para a igualdade racial: rompendo preconceitos, estereótipos e ações discriminatórias
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural • Conscientizar que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos; • Identificar alguns instrumentos de desnaturalização das desigualdades raciais; • Reduzir as desigualdades e promover a igualdade étnico-racial. 02/12/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 53211 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
9 |
Diálogos contra o racismo: o valor da diferença
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | História • Desmistificar o mito de democracia racial; • Identificar a importância da discussão e da necessidade de combate do racismo; • Compreender, respeitar e valorizar a diversidade sociocultural e a convivência solidária em uma sociedade democrática; • Desenvolver valores básicos ... 10/12/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32628 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
10 |
A sociedade invisível
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia Conhecer a comunidade do em torno da escola, tendo em vista um olhar mais sistematizado. Identificar as diferenças sociais e culturais da comunidade em que vive e em nosso país. Construir um mapa a partir dos relatos da comunidade e apontar a localização geográfica da comunida... 19/08/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 31414 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
11 |
Crianças invisíveis - a infância e a desigualdade social - UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Pesquisar sobre crianças que passam despercebidas na sociedade: crianças de rua, crianças que trabalham no serviço escravo, etc.; Pesquisar imagens de crianças em situação de risco na ferramenta de busca da internet; Construir portfólios sobre questões de solidariedade humana ... 15/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 11399 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
12 |
Crianças na rua- cidadania roubada
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia Debater quais são os condicionantes sociológicos que determinam situações aterorrizantes como meninos e meninas morando nas ruas. Despertar o senso crítico e atuante dos jovens em não se acomodarem diante das injustiças da sociedade. 21/01/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 19065 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
13 |
Poverty in the World: como podemos solucionar a pobreza no mundo?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira Ensino Médio | Língua Estrangeira 1. Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções 2. Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês 3. Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples 4. Utilizar as estratégias de leitur... 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 6855 acesso(s) |
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho SAO PAULO SP Língua Estrangeira |
14 |
Ilha das Flores: debatendo questões sociais no curta-metragem
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa assistir ao curta-metragem “Ilhas das Flores”, de Jorge Furtado; interpretar e debater elementos que compõem a temática abordada no filme; produzir textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em “Ilhas das Flores”. 07/12/2010 Quatro estrelas 9 comentário(s) 129869 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
15 |
Ética e Direitos Humanos: Celebrando o Dia Internacional dos Direitos Humanos na escola.
Ensino Fundamental Inicial | Ética Reconhecer os direitos humanos como condição básica para a promoção da cidadania, do respeito mútuo e da ética. Identificar situações cotidianas em que os direitos humanos não estão sendo reconhecidos e nem aplicados. Relacionar situações de violação de direitos com os respect... 11/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 25614 acesso(s) |
Fátima Rezende Naves Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
Cinco estrelas 1 classificações - 16672 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2011
Cinco estrelasBoa noite! A aula é excelente,pois, alcança o objetivo que precisamos. Conscientização de igualdade sem distinção e discriminação, promoção da cidadania,respeito e reconhecimento dos direitos humanos. Sou fã deste espaço. Abraços!