Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Leitura e interpretação de dados expressos em tabelas e gráficos

 

23/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção é composta por uma sequência de aulas que envolvem o tema tratamento da informação, tendo como objetivo a construção de habilidades para uma leitura crítica de gráficos e tabelas. A partir da discussão de temas contidos em jornais, revistas e vídeos, as aulas de 1 a 4 apresentam a utilização de gráficos e tabelas para a organização e a divulgação de dados numéricos contidos em textos. As aulas de 5 a 7 têm como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos vários tipos de gráficos (setores, barras e linhas), correlacionando-os com textos e tabelas. As aulas 8 e 9 propõem a produção de gráficos e tabelas a partir do levantamento de dados obtidos por pesquisas de opinião, realizadas pelos alunos. Por fim, as aulas de 10 a 12 trabalham conceitos da linguagem estatística, abordando quais aspectos devem ser levados em conta para a construção do conjunto de dados de uma pesquisa.

Autoria

Maria de Fátima dos Santos Galvão - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ

Palavras-chave

tratamento da informação, gráficos, tabelas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Lista de Aulas da Coleção (12 aulas)
# Aula Autoria
1 Trabalhando com textos informativos e gráficos

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ler e interpretar textos informativos. Ler e interpretar gráficos. Reconhecer a existência de diferentes tipos de gráficos. Correlacionar informações contidas em dois gêneros (gráfico e texto informativo). Confeccionar um gráfico a partir de informações contidas em um texto in...

14/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 15362 acessos

Livia Fagundes Neves

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

2 Prática de interpretação de textos: leitura de gráficos e tabelas

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir habilidades para interpretar gráficos e tabelas, bem como inferir informações pertinentes a partir desses textos. Poderá, também, aprender a converter informações simbólicas de textos não verbais em textos verbais.

20/10/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 25906 acessos

Igor Caixeta Trindade Guimarães

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

3 Tabelas e o Futebol

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

O aluno irá explorar os elementos das tabelas a partir da análise de um campeonato

20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 6203 acessos

THAIS DE OLIVEIRA

Universidade Federal de São Carlos

SAO CARLOS SP

Matemática

4 O Desmatamento em Números: Análise de Dados a Partir de Textos e Tabelas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Geografia

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Matemática

Analisar, compreender e relacionar textos, tabelas e gráficos. Interpretar os dados por meio de textos, tabelas e gráficos. Construir gráficos a partir dos dados contidos em uma tabela. Ampliar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a nossa Floresta Amazônica.

01/10/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 41064 acessos

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

5 A Matemática nos Esportes: Analisando Dados em Gráficos Setoriais

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa. Reconhecer e construir um gráfico setorial. Interpretar as informações contidas em um gráfico setorial. Construir um gráfico setorial com o uso da planilha eletrônica (Excel).

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13318 acessos

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

6 Um Retrato para o Novo Sonho Brasileiro: Construindo Gráficos de Barras

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Matemática

Coletar e organizar os dados em pesquisas na forma de questionários.   Construir gráficos de barras. Ler e interpretar as informações contidas em um gráfico de barras.

08/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6554 acessos

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

7 A Inflação no Brasil: Explorando Informações em um Gráfico de Linhas

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Médio | Geografia

Ensino Médio | Matemática

Ler e interpretar informações contidas em gráficos de linhas. Construir gráficos de linha, a partir de pesquisa e coleta de dados.

08/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11354 acessos

Edite Resende Vieira

COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

8 Leitura e produção de reportagem: a coleta e a organização das informações (Projeto UCA)

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ler e interpretar uma reportagem. Identificar a estrutura do gênero reportagem. Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem. Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e esc...

10/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3175 acessos

Juçara Moreira Teixeira

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

9 Tratamento de dados, porcentagem e proporções: de olho nos valores nutricionais

Ensino Fundamental Final | Matemática

A partir dessa sequencia de aprendizagem os alunos poderão adquirir maior familiaridade com a interpretação de gráficos e tabelas, bem como aplicar os seus conhecimentos sobre porcentagem e proporções

23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 2484 acessos

FLAVIA APARECIDA BRITTO

COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG

BELO HORIZONTE MG

Matemática

10 Utilizando gráficos estatísticos para descobrir preferências e discutir atitudes

Ensino Fundamental Final | Matemática

- Desenvolver a habilidade de análise de dados; - Interpretar conceitos de representação gráfica através dos gráficos de colunas, setores e linhas.

06/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 8130 acessos

Equipe

LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA

11 OS DADOS ESTATÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO NA ARGUMENTAÇÃO

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Os alunos perceberão a importância dos dados estatísticos como estratégia de convencimento. Os alunos refletirão sobre um tipo de campanha publicitária, que tem sido cada vez mais usado pelos órgãos governamentais, que são as chamadas "propagandas de choque". Os alunos tornar-...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2303 acessos

LUCILENE HOTZ BRONZATO

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

12 Noções de estatística descritiva

Ensino Fundamental Final | Matemática

Conceitos básicos de estatística.

03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3195 acessos

Rita Santos Guimarães

COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS

CAMPINAS SP

Matemática

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 2489 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.