23/11/2011
Esta coleção é composta por uma sequência de aulas que envolvem o tema tratamento da informação, tendo como objetivo a construção de habilidades para uma leitura crítica de gráficos e tabelas. A partir da discussão de temas contidos em jornais, revistas e vídeos, as aulas de 1 a 4 apresentam a utilização de gráficos e tabelas para a organização e a divulgação de dados numéricos contidos em textos. As aulas de 5 a 7 têm como objetivo o reconhecimento e a interpretação dos vários tipos de gráficos (setores, barras e linhas), correlacionando-os com textos e tabelas. As aulas 8 e 9 propõem a produção de gráficos e tabelas a partir do levantamento de dados obtidos por pesquisas de opinião, realizadas pelos alunos. Por fim, as aulas de 10 a 12 trabalham conceitos da linguagem estatística, abordando quais aspectos devem ser levados em conta para a construção do conjunto de dados de uma pesquisa.
MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
tratamento da informação, gráficos, tabelas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Trabalhando com textos informativos e gráficos
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ler e interpretar textos informativos. Ler e interpretar gráficos. Reconhecer a existência de diferentes tipos de gráficos. Correlacionar informações contidas em dois gêneros (gráfico e texto informativo). Confeccionar um gráfico a partir de informações contidas em um texto in... 14/01/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 36332 acesso(s) |
Livia Fagundes Neves COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
2 |
Prática de interpretação de textos: leitura de gráficos e tabelas
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir habilidades para interpretar gráficos e tabelas, bem como inferir informações pertinentes a partir desses textos. Poderá, também, aprender a converter informações simbólicas de textos não verbais em textos verbais. 20/10/2009 Cinco estrelas 7 comentário(s) 51069 acesso(s) |
Igor Caixeta Trindade Guimarães ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
3 |
Tabelas e o Futebol
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática O aluno irá explorar os elementos das tabelas a partir da análise de um campeonato 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15230 acesso(s) |
THAIS DE OLIVEIRA Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Matemática |
4 |
O Desmatamento em Números: Análise de Dados a Partir de Textos e Tabelas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Geografia Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Matemática Analisar, compreender e relacionar textos, tabelas e gráficos. Interpretar os dados por meio de textos, tabelas e gráficos. Construir gráficos a partir dos dados contidos em uma tabela. Ampliar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a nossa Floresta Amazônica. 01/10/2010 Quatro estrelas 8 comentário(s) 91344 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
5 |
A Matemática nos Esportes: Analisando Dados em Gráficos Setoriais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Coletar e organizar dados obtidos através de pesquisa. Reconhecer e construir um gráfico setorial. Interpretar as informações contidas em um gráfico setorial. Construir um gráfico setorial com o uso da planilha eletrônica (Excel). 12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 29807 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Um Retrato para o Novo Sonho Brasileiro: Construindo Gráficos de Barras
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Coletar e organizar os dados em pesquisas na forma de questionários. Construir gráficos de barras. Ler e interpretar as informações contidas em um gráfico de barras. 08/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14572 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
7 |
A Inflação no Brasil: Explorando Informações em um Gráfico de Linhas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Geografia Ensino Médio | Matemática Ler e interpretar informações contidas em gráficos de linhas. Construir gráficos de linha, a partir de pesquisa e coleta de dados. 08/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26722 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
8 |
Leitura e produção de reportagem: a coleta e a organização das informações (Projeto UCA)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Língua Portuguesa Ler e interpretar uma reportagem. Identificar a estrutura do gênero reportagem. Conhecer os recursos (gráficos, entrevistas, depoimentos) que são mobilizados na elaboração de uma reportagem. Identificar o(s) posicionamento(s) discursivo(s) do locutor no(s) texto(s) orais e esc... 10/08/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26704 acesso(s) |
Juçara Moreira Teixeira ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
9 |
Tratamento de dados, porcentagem e proporções: de olho nos valores nutricionais
Ensino Fundamental Final | Matemática A partir dessa sequencia de aprendizagem os alunos poderão adquirir maior familiaridade com a interpretação de gráficos e tabelas, bem como aplicar os seus conhecimentos sobre porcentagem e proporções 23/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 6230 acesso(s) |
FLAVIA APARECIDA BRITTO COLTEC - COLEGIO TECNICO DA UFMG BELO HORIZONTE MG Matemática |
10 |
Utilizando gráficos estatísticos para descobrir preferências e discutir atitudes
Ensino Fundamental Final | Matemática - Desenvolver a habilidade de análise de dados; - Interpretar conceitos de representação gráfica através dos gráficos de colunas, setores e linhas. 06/06/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 20231 acesso(s) |
Equipe LABORATÓRIO DE PESQUISA MULTIMEIOS MATEMÁTICA |
11 |
OS DADOS ESTATÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE CONVENCIMENTO NA ARGUMENTAÇÃO
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Os alunos perceberão a importância dos dados estatísticos como estratégia de convencimento. Os alunos refletirão sobre um tipo de campanha publicitária, que tem sido cada vez mais usado pelos órgãos governamentais, que são as chamadas "propagandas de choque". Os alunos tornar-... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6827 acesso(s) |
LUCILENE HOTZ BRONZATO Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
12 |
Noções de estatística descritiva
Ensino Fundamental Final | Matemática Conceitos básicos de estatística. 03/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 9679 acesso(s) |
Rita Santos Guimarães COLEGIO INTEGRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA PAINEIRAS CAMPINAS SP Matemática |
Sem estrelas 0 classificações - 10092 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!