20/12/2011
Esta coleção, com 21 aulas, foi organizada de forma que a partir da classificação do reino vegetal se tenha conhecimento dos vegetais que compõem as diferentes ramificações desse reino. Assim, a aula 1 apresenta o reino vegetal com toda sua diversidade. As aulas 2, 3, 4 e 5 trabalham com os musgos e liquens, estruturas mais simples do reino vegetal. As aulas 6 e 7 trabalham com avencas e samambaias, suas estruturas e reprodução. As aulas 8 e 9 trabalham com os pinheiros e sua reprodução. As aulas 10, 11, 12, 13, 14 trabalham com a estrutura e reprodução das angiospermas, importância das flores e frutos para essas espécies, a flor como estrutura reprodutiva das plantas, polinização, fecundação e germinação das sementes. As aulas 15 e 16 trabalham com a pigmentação dos vegetais e o fototropismo, importância do Sol no processo de nutrição e desenvolvimento das plantas clorofiladas. Na aula 17, através de atividade experimental, os alunos poderão aprender como plantar árvores e critérios de escolha no plantio. As aulas 18 e 19 trabalham com plantas de flora brasileira que são usadas com fins medicinais, seu uso, cultivo e cuidados no consumo. A aula 20 trabalha de forma criativa as plantas que compõem os diferentes biomas brasileiros e, através do uso do alfabeto, as diferentes espécies são apresentadas para as crianças. A aula 21 trabalha com plantas carnívoras. Esta aula foi selecionada pelo interesse especial das crianças pelo assunto, esclarecendo às crianças o que de fato essas espécies têm de especial. Os conteúdos e as atividades propostos são mais adequados aos alunos do final do primeiro ciclo e para todo segundo ciclo. Dentre as atividades propostas encontram-se vídeos, construção de tabelas e gráficos, atividades práticas envolvendo experimentação e observação, leitura, interpretação e produção de textos, numa perspectiva interdisciplinar.
LIZIA MARIA PORTO RAMOS - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
reino vegetal, classificação, talófitas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas, angiospermas, plantas, reprodução, estrutura reprodutiva, fototropismo, flora brasileira, plantas medicinais, plantas carnívoras, pigmentação, polinização, fecundação
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Ciclos da natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
# | Aula | Autoria |
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1 |
Como está classificado o Reino Vegetal? UCA
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Conhecer a classificação do Reino Vegetal; Identificar características que diferenciam os vegetais; Compreender a importância de se classificar os seres vivos; 01/12/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10366 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Musgo é planta?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer as principais características do grupo das briófitas; compreender as características dos musgos que permitem classificá-lo como planta e relacionar estas características com o reino vegetal. 10/05/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 20851 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
3 |
Musgos e liquens são iguais?
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Entender as diferenças entre musgos e liquens. 28/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 41529 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
4 |
Como os musgos se reproduzem?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender como acontece a reprodução dos musgos. 10/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30563 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
5 |
Transporte de líquidos nos musgos
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Entender como ocorre a difusão da água nos musgos, já que estes vegetais são avasculares. 10/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5484 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
Avencas e Samambaias
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer as principais características do grupo das pteridófitas; relacionar estas características com o reino vegetal. 28/05/2010 Três estrelas 2 comentário(s) 28057 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
7 |
Como as samambaias se reproduzem?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender como acontece a reprodução das samambaias, representantes do grupo das pteridófitas. 31/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 86214 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
8 |
Pinheiro - que árvore é essa?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer as principais características do grupo das gimnospermas; relacionar estas características com o reino vegetal. 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 27824 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
9 |
Como os pinheiros se reproduzem?
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender, de forma geral, a reprodução dos pinheiros. 28/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 53620 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
10 |
Carambolas e laranjas: angiospermas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Reconhecer as principais características do grupo das angiospermas; relacionar estas características com o reino vegetal. 31/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 27059 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
11 |
Importância da flor e do fruto para as plantas
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Compreender a importância das flores e dos frutos para o sucesso na conquista das angiospermas em vários ambientes. 15/07/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 27227 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
12 |
Flor – estrutura reprodutiva da planta
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais * Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem. * Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor. * Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas. 08/10/2009 Quatro estrelas 35 comentário(s) 64957 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
13 |
POLINIZAÇÃO E FECUNDAÇÃO DAS PLANTAS
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • Reconhecer como ocorre o processo de polinização das plantas e a sua função para a perpetuação da espécie; • Compreender o que ocorre após o processo de polinização; • Relacionar a produção de frutos e sementes ao processo de polinização. • Respeitar as flores e frutos, não ... 29/10/2009 Quatro estrelas 13 comentário(s) 60709 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
14 |
GERMINAÇÃO DE SEMENTES
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais • A função das sementes na produção de novas espécies descendentes de plantas angiospermas e como ocorre a germinação; • Os estágios da germinação e as necessidades da semente para germinar; • A importância da germinação das sementes para a perpetuação das espécies de plantas ... 29/10/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 61126 acesso(s) |
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
15 |
Separando pigmentos dos vegetais
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais . os vegetais possuem pigmentos de diferentes cores; . a clorofila é o pigmento verde dos vegetais; . os pigmentos dos vegetais beneficiam a saúde; . podemos extrair pigmentos dos vegetais; . aplicar a técnica de cromatografia para separar os pigmentos que dão cor aos vegetais... 01/12/2009 Quatro estrelas 8 comentário(s) 89378 acesso(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
16 |
As Plantas e o Sol - fototropismo
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais O aluno aprenderá que as plantas precisam de Sol para viver e que mesmo sendo fixas no solo elas possuem mecanismos para se movimentar em direção a ele. 08/10/2009 Três estrelas 3 comentário(s) 47942 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
17 |
Plantando árvores
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Os alunos poderão aprender a importância que as árvores têm em nossas vidas, além de aprender como plantar uma árvore por meio de um experimento prático. 20/04/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 75502 acesso(s) |
Lívia Raposo Bardy Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Outros |
18 |
Plantas medicinais: da horta para escola
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Conhecer as propriedades medicinais de diferentes plantas Identificar as principais plantas medicinais utilizadas no Brasil Conhecer os riscos do consumo excessivo de plantas medicinais 11/01/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 79360 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
19 |
Plantas medicinais e a infância.
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética O aluno poderá: realizar pesquisas sobre a utilização de plantas medicinais em doenças típicas da infância; conhecer plantas medicinais utilizadas para combater doenças típicas da infância; desenvolver a sensibilidade, o respeito e o cuidado com as plantas; ampliar e enriquece... 11/10/2010 Quatro estrelas 6 comentário(s) 32301 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
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PLANTAS BRASILEIRAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização § Conhecer plantas da flora brasileira; § Identificar semelhanças e diferenças entre as folhas; § Valorizar a leitura como fonte de informação; § Registrar informações sobre as plantas estudadas; 23/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5815 acesso(s) |
Glória Maria de Oliveira COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
21 |
Plantas Carnívoras
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Aprenderá sobre as plantas carnívoras Entenderá sobre as formas delas sobreviverem no ambiente e suas armadilhas 01/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 18156 acesso(s) |
Marina Silva Rocha ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
Sem estrelas 0 classificações - 8284 acesso(s)
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