14/12/2011
Esta coleção propõe uma sequência de aulas sobre o funcionamento do corpo humano durante os exercícios físicos. Para tanto, as aulas foram organizadas em 3 blocos. O primeiro (da 1ª a 3ª aula) é composto por aulas basicamente teóricas onde os alunos poderão compreender melhor o funcionamento dos sistemas fisiológicos humano na manutenção da homeostase corporal. No bloco seguinte (da 4ª a 9ª aula) as aulas focarão especificamente nas alterações corporais causadas durante o exercício físico, onde os alunos terão a oportunidade de experimentar alguns métodos de avaliação e controle das atividades físicas. O último bloco (da 10ª a 15ª aula) é composto por aulas que discutem os riscos e benefícios para a saúde causados pela prática de exercícios físicos.
Luciano Silveira Coelho - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
fisiologia humana, esporte, saúde, atividade física
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Músculos / Movimento
Ensino Médio | Biologia Compreender a contração muscular. Perceber a relação que a contração muscular têm com o movimento e este, por sua vez, permitem a execução de variadas atividades necessárias à vida dos animais. 21/11/2008 Três estrelas 2 comentario(s) 44514 visita(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
2 |
HOMEOSTASE E FISIOLOGIA HUMANA
Ensino Médio | Biologia Essa aula tem o intuito de relacionar os sistemas fisiológicos humanos, mostrando que todas as funções dos órgãos e tecidos estão interligadas para manter a homeostase do organismo. 13/03/2009 Quatro estrelas 17 comentario(s) 152277 visita(s) |
Alline Braga Silva Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
3 |
Autonomia da prática de atividades físicas - Aferição e utilização da Frequência Cardíaca (FC).
Ensino Médio | Educação Física Compreender o conceito sobre Frequência Cardíaca (FC) e sua aplicação na prática das atividades físicas; Adquirir conhecimentos básicos sobre aferição da FC: onde aferir e como aferir; Identificar os tipos de FC e suas aplicações; Auxiliar os colegas na aferição da FC buscando... 17/12/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17305 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
Caminhar – uma atividade física saudável e econômica.
Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância do valor da caminhada no dia a dia do ser humano como atividade física econômica e de fácil execução; Valorizar a caminhada como atividade física aliada ao desenvolvimento sustentável; Caminhar em grupo como forma de atividade social; Identificar os b... 30/10/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 11438 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
5 |
A importância da atividade física para o sistema circulatório.
Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender o funcionamento do sistema circulatório; Conhecer as adaptações que as atividades físicas oferecem ao sistema circulatório; Contribuir para aula fazendo colocações e questionamentos que valorizem o tema; Elaborar um texto sobre o sistema circulatório e as atividade... 19/01/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 39049 visita(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
Aspectos fisiológicos das atividades físicas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física O aluno será capaz de identificar aspectos cardio-vasculares em situações de práticas corporais, bem como adquirir autonomia para o controle de sua freqüência cardíaca. 06/12/2009 Três estrelas 2 comentario(s) 8408 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
7 |
Frequencímetro - Usando o batimento cardíaco para controlar exercício
Ensino Médio | Educação Física Entender o funcionamento do frequencímetro Aprender a medir a intensidade de uma atividade Conhecer e aprimorar o uso do frequencímetro Construir um gráfico de esforço 11/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4828 visita(s) |
Elmio Pagy Felipe dos Reis CAIC UNESCO BRASILIA DF Educação Física |
8 |
Avaliação Física
Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Matemática Conhecer testes físicos; Aprender a aplicar testes físicos; 13/05/2010 Quatro estrelas 2 comentario(s) 27349 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
9 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 38437 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
Diabetes e Exercício Físico podem andar juntos?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física - Identificar quais são os benefícios da atividade física para a pessoa com diabetes. - Conhecer e diferenciar os tipos de açúcares (monossacarídeos, dissacarídeos, trissacarídeos e polissacarídeos). - Reconhecer os tipos de diabetes, seus sintomas e como fazer para ... 01/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 14950 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
11 |
Exercícios Físicos versus Colesterol
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Identificar a estrutura do colesterol e a sua forma de transporte pelo organismo. - Refletir sobre a influência do exercício físico no controle do colesterol. - Analisar os riscos da má alimentação. 14/10/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 13841 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
12 |
Morte súbita durante o exercício físico
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Compreender a importância da avaliação física em relação a prevenção da morte súbita. Conhecer a fisiologia do coração. Identificar a ação da adrenalina no coração. 09/11/2010 Quatro estrelas 1 comentario(s) 6391 visita(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
13 |
Esporte é saúde?
Ensino Médio | Educação Física - Ampliar seus conhecimentos a respeito do esporte. - Ampliar seus conhecimentos de saúde. - Vivenciar atividades que permitam a relação, diálogo e discussão acerca da tensão esporte e saúde. - Conhecer a rotina de um atleta: principais hábitos; alimentação e rotina de treinos... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5348 visita(s) |
Tiago Felipe da Silva COL SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA NOVA LIMA MG Educação Física |
14 |
O Caminho do Ar: O Sistema Respiratório em Estudo
Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | Biologia Conhecer e identificar os órgãos que fazem parte do sistema respiratório Conhecer as funções de cada órgão Compreender a importância deste sistema para o funcionamento do corpo humano Identificar doenças respiratórias, formas de prevenção e cuidados no cotidiano 22/11/2010 Cinco estrelas 3 comentario(s) 135868 visita(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
15 |
Aspectos fisiológicos no basquetebol
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais capacidades físicas características no basquetebol. Entender aspectos biológicos do funcionamento do corpo em momentos de atividade física. 16/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5978 visita(s) |
Adriano de Paiva Reis Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Sem estrelas 0 calificaciones - 10942 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!