24/05/2012
Propusemos uma coleção pensando nas novas tecnologias, levando em conta que a informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo. Para melhor entender as tecnologias, selecionamos as aulas de 1 a 8, mostrando um pequeno percurso da evolução tecnológica. O recurso educacional “Caderno de Orientações Didáticas de: tecnologias na educação” que pode ser acessado no link http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/InfoEduc/caderno_impresso.pdf organizado pela Prefeitura de São Paulo, assim como algumas diretrizes apontadas pelo Estado do Paraná, “As diretrizes para o uso das tecnologias educacionais”, no endereço http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/diretrizes_uso_tecnologia.pdf complementarão a formação do professor para o trabalho com as crianças. Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, utilizando ferramentas que já são comuns a uma grande parte do universo infantil. Nas aulas de 9 a 16, sugerimos estratégias que utilizam a tecnologia como aliada no processo de construção do conhecimento das crianças em diversas temáticas. A aula 17 aponta para a possibilidade do uso das tecnologias para a promoção da inclusão escolar envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Por fim, encerramos a coleção com as aulas de número 18 e 19, que trazem aos alunos o uso das novas tecnologias, porém, promovendo um diálogo sobre seus benefícios e malefícios no relacionamento entre as pessoas.
Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG
novas tecnologias, interação tecnológica, produção de saberes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Meios de Comunicação e sua utilização – explorando e conhecendo a tecnologia.
Educação Infantil | Natureza e sociedade Pesquisar sobre os diferentes meios e comunicação; Conhecer e compreender a utilização dos diferentes meios de comunicação; Expor meios de comunicação antigos: rádio, toca-discos, celulares analógicos, etc.; Explorar a internet como importante e fundamental meio de comunicação... 09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 149065 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
2 |
Meios de Comunicação
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Identificar permanências e mudanças nos meios de comunicação; Conhecer as adaptações dos meios de comunicação para possibilitar o acesso à informação para as pessoas com deficiência auditiva e visual;. Ler e interpretar uma linha de tempo. 13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27003 acesso(s) |
Maria Núbia Pessoa NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
3 |
DIAS E NOITES- utilização de recurso tecnológico para a visualização
Educação Infantil | Natureza e sociedade Nomear os dois movimentos realizados pela terra. 03/08/2009 Três estrelas 7 comentário(s) 7461 acesso(s) |
Luciana Lacerda de Castro NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
4 |
Tique - Taque
Educação Infantil | Matemática Educação Infantil | Natureza e sociedade • Reconhecer, usar, escrever e ordenar os números escritos (de 1 a 12); • Compreender as noções de tempo: passado, presente e futuro. • Identificar o relógio como um produto tecnológico e histórico e as principais características, propriedades e transformações que teve ao long... 30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3050 acesso(s) |
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Rede Elétrica: Fique ligado(a)
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais 1) Reconhecer grandezas significativas, transformações e propriedades elétricas dos materiais. 2) Analisar as transformações e interações presentes em sistemas tecnológicos no nosso cotidiano. 3) Relacionar ciência, tecnologia e cotidiano. 21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6316 acesso(s) |
Zaida Barros Dias ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
6 |
A evolução da máquina e dos recursos fotográficos
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação Infantil | Natureza e sociedade Pesquisar quando surgiram e quais as primeiras máquinas fotográficas; Comparar com as máquinas que temos hoje Conhecer alguns recursos usados para modificar/melhorar as fotografias 26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14395 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
7 |
Fotografia: que recurso é este?
Educação Infantil | Arte Visual Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Apreciar fotografias Refletir sobre a importância da fotografia Conhecer os recursos de uma máquina fotográfica 30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6220 acesso(s) |
Ana Maria Cunha Aguiar Maia NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
INTERNET: PARA QUEM E PARA QUÊ?
Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Identificar alguns sites da Internet que contribuem para a violência. 2) Reconhecer os riscos que a Internet poderá oferecer caso o usuário não tenha orientação para utilizá-la. 3) Avaliar quais informações da própria vida poderão ser divulgadas e quais não poderão a fim de... 28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5091 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
Água: uma paródia ecológica - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade. Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos. Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que p... 18/07/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 70216 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Estratégias e Recursos para o estudo de um tema: “Estudando sobre a água”
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema. Avance no aprendizado de apresentação oral em público 17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10993 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
O alfabeto me ajuda a cozinhar - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Saúde Distinguir diferentes gêneros textuais; Utilizar a receita para trabalhar habilidades de leitura; Classificar os elementos a serem utilizados na receita; Identificar a estrutura do texto instrucional (receita); Identificar os conceitos matemáticos de adição e fração utilizados... 03/06/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4149 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
12 |
A leitura e a tecnologia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos - Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas - Conhecer as características e a estrutura da carta. - Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta. - Desenvolver habilidades para ... 16/02/2011 Quatro estrelas 11 comentário(s) 24822 acesso(s) |
Claudia Strack Schneider EMEF RIBEIRAO CAVALO JARAGUA DO SUL SC Informação e Comunicação |
13 |
CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE ROBÓTICA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ampliar conhecimentos acerca dos robôs. Conhecer a organização de um laboratório de robótica. Trocar conhecimentos com os colegas e os profissionais. Comportar-se de forma atenta durante a aula de campo. 19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5980 acesso(s) |
Saimonton Tinôco da Silva NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Outros |
14 |
Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Geografia Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar... 15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7023 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
15 |
Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural - Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão. - Enriquecer seu vocabulário... 16/12/2011 Quatro estrelas 18 comentário(s) 111304 acesso(s) |
ALINE RODRIGUES CANTALOGO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
16 |
A família e suas novas configurações - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu... 16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19306 acesso(s) |
Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
17 |
A tecnologia eletrônica aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de f... 02/12/2009 Quatro estrelas 18 comentário(s) 14882 acesso(s) |
EVANIR MARIA TRINDADE ESC EST ENSINO MEDIO ANNA LUISA FERRAO TEIXEIRA PASSO FUNDO RS Biologia |
18 |
O diálogo e as novas tecnologias /Internet- UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ética Conhecer algumas ferramentas online de comunicação. Refletir sobre os pontos positivos e os pontos negativos do diálogo virtual. Compartilhar o conhecimento adquirido pela turma sobre o tema estudado com outros alunos da escola e/ou de outras escolas da rede UCA através da cri... 31/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5600 acesso(s) |
Luciana Xavier de Castro ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Filosofia |
19 |
UCA- Internet e seus desafios- como utilizá-la a nosso favor
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural Ensino Fundamental Inicial | Ética Debater sobre as possibilidades da internet, bem como suas vantagens e limitações; Discutir com os alunos a questão da pesquisa na Internet; Estabelecer combinados sobre o uso da Internet. 06/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6421 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
Sem estrelas 0 classificações - 7408 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!