Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como podemos aproximar a linguagem tecnológica das práticas pedagógicas da educação infantil e séries iniciais?

 

24/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Propusemos uma coleção pensando nas novas tecnologias, levando em conta que a informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo. Para melhor entender as tecnologias, selecionamos as aulas de 1 a 8, mostrando um pequeno percurso da evolução tecnológica. O recurso educacional “Caderno de Orientações Didáticas de: tecnologias na educação” que pode ser acessado no link http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/InfoEduc/caderno_impresso.pdf organizado pela Prefeitura de São Paulo, assim como algumas diretrizes apontadas pelo Estado do Paraná, “As diretrizes para o uso das tecnologias educacionais”, no endereço http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_tematicos/diretrizes_uso_tecnologia.pdf complementarão a formação do professor para o trabalho com as crianças. Através do uso dessas ferramentas de apoio, buscar-se-á fortalecer conceitos, ampliar conhecimentos e construir saberes necessários à vida cidadã, utilizando ferramentas que já são comuns a uma grande parte do universo infantil. Nas aulas de 9 a 16, sugerimos estratégias que utilizam a tecnologia como aliada no processo de construção do conhecimento das crianças em diversas temáticas. A aula 17 aponta para a possibilidade do uso das tecnologias para a promoção da inclusão escolar envolvendo alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, de forma interativa, lúdica e construtiva. Por fim, encerramos a coleção com as aulas de número 18 e 19, que trazem aos alunos o uso das novas tecnologias, porém, promovendo um diálogo sobre seus benefícios e malefícios no relacionamento entre as pessoas.

Autoria

Núbia Silvia Guimaraes Paiva - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

novas tecnologias, interação tecnológica, produção de saberes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Lista de aulas da coleção (19 aulas)
# Aula Autoria
1 Meios de Comunicação e sua utilização – explorando e conhecendo a tecnologia.

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Pesquisar sobre os diferentes meios e comunicação; Conhecer e compreender a utilização dos diferentes meios de comunicação; Expor meios de comunicação antigos: rádio, toca-discos, celulares analógicos, etc.; Explorar a internet como importante e fundamental meio de comunicação...

09/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 149065 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

2 Meios de Comunicação

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

  Identificar permanências e mudanças nos meios de comunicação;   Conhecer as adaptações dos meios de comunicação para possibilitar o acesso à informação para as pessoas com deficiência auditiva e visual;.   Ler e interpretar uma linha de tempo.

13/01/2011 Quatro estrelas 1 comentário(s) 27003 acesso(s)

Maria Núbia Pessoa

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

3 DIAS E NOITES- utilização de recurso tecnológico para a visualização

Educação Infantil | Natureza e sociedade

Nomear os dois movimentos realizados pela terra.

03/08/2009 Três estrelas 7 comentário(s) 7461 acesso(s)

Luciana Lacerda de Castro

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

4 Tique - Taque

Educação Infantil | Matemática

Educação Infantil | Natureza e sociedade

• Reconhecer, usar, escrever e ordenar os números escritos (de 1 a 12); • Compreender as noções de tempo: passado, presente e futuro. • Identificar o relógio como um produto tecnológico e histórico e as principais características, propriedades e transformações que teve ao long...

30/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3050 acesso(s)

Thalita Carlos Moreno Tomé Peres

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Rede Elétrica: Fique ligado(a)

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

1) Reconhecer grandezas significativas, transformações e propriedades elétricas dos materiais. 2) Analisar as transformações e interações presentes em sistemas tecnológicos no nosso cotidiano. 3) Relacionar ciência, tecnologia e cotidiano.

21/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6316 acesso(s)

Zaida Barros Dias

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

6 A evolução da máquina e dos recursos fotográficos

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação Infantil | Natureza e sociedade

 Pesquisar quando surgiram e quais as primeiras máquinas fotográficas; Comparar com as máquinas que temos hoje          Conhecer alguns recursos usados para modificar/melhorar as fotografias

26/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14395 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

7 Fotografia: que recurso é este?

Educação Infantil | Arte Visual

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

   Apreciar fotografias    Refletir sobre a importância da fotografia   Conhecer os recursos de uma máquina fotográfica

30/08/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6220 acesso(s)

Ana Maria Cunha Aguiar Maia

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 INTERNET: PARA QUEM E PARA QUÊ?

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Identificar alguns sites da Internet que contribuem para a violência. 2) Reconhecer os riscos que a Internet poderá oferecer caso o usuário não tenha orientação para utilizá-la. 3) Avaliar quais informações da própria vida poderão ser divulgadas e quais não poderão a fim de...

28/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5091 acesso(s)

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 Água: uma paródia ecológica - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente

Reconhecer a importância da água para o meio ambiente e a sobrevivência da humanidade. Conscientizar sobre os prejuízos, que o desperdício da água causa para o meio ambiente e para os seres humanos. Listar situações em seu cotidiano em que observa desperdício de água e o que p...

18/07/2011 Quatro estrelas 10 comentário(s) 70216 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Estratégias e Recursos para o estudo de um tema: “Estudando sobre a água”

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Aprenda estratégias de leitura e de escrita a serem usadas quando se deseja estudar um tema. Avance no aprendizado de apresentação oral em público

17/08/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10993 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 O alfabeto me ajuda a cozinhar - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Distinguir diferentes gêneros textuais; Utilizar a receita para trabalhar habilidades de leitura; Classificar os elementos a serem utilizados na receita; Identificar a estrutura do texto instrucional (receita); Identificar os conceitos matemáticos de adição e fração utilizados...

03/06/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 4149 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

12 A leitura e a tecnologia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Perceber que a leitura se faz também com recursos tecnológicos - Conhecer as diversas maneiras de se escrever cartas - Conhecer as características e a estrutura da carta. - Conhecer os pronomes de tratamento utilizados para cada tipo de carta. - Desenvolver habilidades para ...

16/02/2011 Quatro estrelas 11 comentário(s) 24822 acesso(s)

Claudia Strack Schneider

EMEF RIBEIRAO CAVALO

JARAGUA DO SUL SC

Informação e Comunicação

13 CONHECENDO UM LABORATÓRIO DE ROBÓTICA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ampliar conhecimentos acerca dos robôs. Conhecer a organização de um laboratório de robótica. Trocar conhecimentos com os colegas e os profissionais. Comportar-se de forma atenta durante a aula de campo.

19/05/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 5980 acesso(s)

Saimonton Tinôco da Silva

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Outros

14 Confeccionando cartões de visita: uma experiência de leitura e escrita _ UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Objetivos: Pesquisar na web, utilizando os laptops, diferentes tipos de cartões de visita; Identificar os elementos que compõem um cartão de visitas; Perceber diferenças entre diversos tipos de textos trabalhados em sala (marcas ou logomarcas encontradas nos cartões); Utilizar...

15/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7023 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

15 Como as histórias em quadrinhos podem contribuir para uma aprendizagem lúdica e significativa? (UCA)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

- Identificar a linguagem e a estrutura das histórias em quadrinhos. - Criar e/ou (re)criar uma história em quadrinhos utilizando os recursos de linguagem desta modalidade. - Localizar as diferenças dialetais da linguagem padrão ou da norma padrão. - Enriquecer seu vocabulário...

16/12/2011 Quatro estrelas 18 comentário(s) 111304 acesso(s)

ALINE RODRIGUES CANTALOGO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

16 A família e suas novas configurações - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Pesquisar os tipos de grupos familiares dos alunos da sala; Organizar e tabular as informações resultantes da pesquisa com os alunos e seus grupos familiares; Elaborar um gráfico com os dados da pesquisa; Refletir e socializar o resultado da pesquisa por meio de produção textu...

16/05/2011 Cinco estrelas 4 comentário(s) 19306 acesso(s)

Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

17 A tecnologia eletrônica aplicada a alunos com dificuldade de aprendizagem

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

A informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de f...

02/12/2009 Quatro estrelas 18 comentário(s) 14882 acesso(s)

EVANIR MARIA TRINDADE

ESC EST ENSINO MEDIO ANNA LUISA FERRAO TEIXEIRA

PASSO FUNDO RS

Biologia

18 O diálogo e as novas tecnologias /Internet- UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Conhecer algumas ferramentas online de comunicação. Refletir sobre os pontos positivos e os pontos negativos do diálogo virtual. Compartilhar o conhecimento adquirido pela turma sobre o tema estudado com outros alunos da escola e/ou de outras escolas da rede UCA através da cri...

31/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5600 acesso(s)

Luciana Xavier de Castro

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Filosofia

19 UCA- Internet e seus desafios- como utilizá-la a nosso favor

Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Debater sobre as possibilidades da internet, bem como suas vantagens e limitações; Discutir com os alunos a questão da pesquisa na Internet; Estabelecer combinados sobre o uso da Internet.

06/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 6421 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7408 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.