28/05/2012
Esta coleção aborda a conjuntura da conquista do continente americano e o processo de independência dos países do novo mundo colonizados por ingleses, portugueses e espanhóis. Nas aulas 1 e 2 os estudantes conhecerão aspectos sociais e culturais dos habitantes da América Latina pré-colombiana, comparando as civilizações asteca, inca e maia. As aulas 3 e 4 discutirão o contexto das Grandes Navegações (séculos XV e XVI). Na aula 5 os estudantes confrontarão as diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano. Nas aulas 6 e 7 serão trabalhados os conceitos de resistência, etnocentrismo, genocídio e aculturação. A aula 8 analisará a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Nas aulas 9 e 10 os alunos conhecerão os processos pioneiros de independência na América – Estados Unidos e Haiti. As aulas 11 a 13 analisarão as especificidades da colonização espanhola no continente americano e o processo de independência nestas colônias. Nas aulas 14 e 15 serão problematizadas as diferentes interpretações e representações simbólicas da Independência do Brasil. A quarta aula dessa coleção sugere o uso do filme “1492: a conquista do Paraíso”. Para ampliar as possibilidades do recurso cinema em sala de aula, acesse o Boletim Salto para o Futuro Cinema e educação: um espaço em aberto, disponível no link: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf >. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os povos indígenas do Brasil, acesse a Enciclopédia dos Povos Indígenas, disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt/c/quadro-geral >.
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR
América, colonização, economia, escravidão, guerra
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Conhecer os habitantes da América Latina anteriores à chegada dos europeus. Identificar o modo de vida dos habitantes do novo mundo. Entender aspectos religiosos dos primeiros habitantes da América. Conhecer características das atividades econômicas das civilizações pré colomb... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16425 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
2 |
Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no tempo e no espaço, o Império Asteca. Compreender a formação do Império Asteca, suas características sociais, econômicas e culturais. Relacionar semelhanças e diferenças entre os Incas, Maias e Astecas. Produzir um jornal sobre estas civilizações. 12/01/2011 Quatro estrelas 15 comentário(s) 117939 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
3 |
O descobrimento da América
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Interpretar mapas. Conhecer os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI. Identificar aspectos da cultura americana decorrentes de um processo histórico. Identificar os fatores que contribuíram para a expansão marítimo-comercial do sécul... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17782 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
4 |
A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos
Ensino Fundamental Final | História Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149... 12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 67228 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
5 |
A chegada dos europeus na "América": descobrimento, encontro ou invasão?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Confrontar diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano, a partir do final do século XV. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus à América. Interpretar mapas relacionados ao processo... 07/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 43972 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
Razões que levaram à dominação das populações nativas da América pelos europeus
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Entender as razões que levaram as populações nativas a perderem a luta contra os colonizadores europeus na América, a partir do século XV. Reconhecer a importância da luta e da resistência das populações nativas no processo longo e violento que culminou com a dominação europ... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19355 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
7 |
Etnocentrismo, genocídio e aculturação: marcas da colonização européia na América
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Definir e compreender os elementos centrais presentes nos conceitos de etnocentrismo, genocídio e aculturação. Reconhecer o etnocentrismo, o genocídio e a aculturação como elementos fundamentais do processo de colonização européia na América. Identificar a presença de arg... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 26243 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
8 |
Conquistadores e conquistados na América portuguesa
Ensino Fundamental Final | História Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual... 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 24980 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
9 |
Independência dos Estados Unidos da América
Ensino Médio | História A independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América) é fundadora, em diversos aspectos, de valores, ideologias e instituições do mundo contemporâneo. Caberá ao professor imergir o aluno no contexto de época, capacitando-o de forma a compreender a tênue transição do... 25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 15932 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
10 |
A independência do Haiti - UCA
Ensino Fundamental Final | História Descrever o processo de emancipação política do Haiti; Entender a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti; Relacionar as lutas pela libertação do Haiti com a Revolta de Tupac Amaru. 13/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 31915 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
11 |
História da América Espanhola
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Interpretar mapa identificando a América Espanhola. Entender o processo histórico da América Espanhola. Comparar aspectos coloniais das Américas Espanhola e Portuguesa. Entender as formas de trabalho da América Espanhola. Perceber as diferenças sociais na América Espanhola. E... 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 45237 acesso(s) |
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG História |
12 |
A crise do sistema colonial na América espanhola- UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar diferentes classes sociais existentes nas colônias espanholas e seus principais objetivos; Caracterizar a crise do sistema colonial nas colônias espanholas; Analisar o fenômeno do caudilhismo. 18/07/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 38241 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
13 |
Independências na América Espanhola
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno poderá aprender com esta aula as principais características acerca das Independências na América Espanhola. Além disso, compreenderá como estavam constituídos social, política e economicamente alguns países da Europa e a forma como esses países influenciaram (direta e ... 13/12/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 22589 acesso(s) |
Augusto Carvalho Borges Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
14 |
Independência do Brasil: a construção de um mito
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História O aluno irá aprender com esta aula como foi construído os marcos e as representações simbólicas acerca da Independência do Brasil. 26/09/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 23785 acesso(s) |
joão ricardo ferreira pires Universidade do Estado de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
15 |
Diferentes interpretações sobre a Independência do Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Confrontar diferentes interpretações sobre a independência do Brasil. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre o processo de emancipação do Brasil. Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de independência do Brasil. I... 19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 38506 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
Cinco estrelas 1 classificações - 17687 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/11/2012
Cinco estrelasEstas aulas tem ajudado muito a minha escola na realização do projeto consciência negra.