Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade - Da conquista do Novo Mundo ao processo de independência das nações americanas

 

28/05/2012

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção aborda a conjuntura da conquista do continente americano e o processo de independência dos países do novo mundo colonizados por ingleses, portugueses e espanhóis. Nas aulas 1 e 2 os estudantes conhecerão aspectos sociais e culturais dos habitantes da América Latina pré-colombiana, comparando as civilizações asteca, inca e maia. As aulas 3 e 4 discutirão o contexto das Grandes Navegações (séculos XV e XVI). Na aula 5 os estudantes confrontarão as diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano. Nas aulas 6 e 7 serão trabalhados os conceitos de resistência, etnocentrismo, genocídio e aculturação. A aula 8 analisará a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Nas aulas 9 e 10 os alunos conhecerão os processos pioneiros de independência na América – Estados Unidos e Haiti. As aulas 11 a 13 analisarão as especificidades da colonização espanhola no continente americano e o processo de independência nestas colônias. Nas aulas 14 e 15 serão problematizadas as diferentes interpretações e representações simbólicas da Independência do Brasil. A quarta aula dessa coleção sugere o uso do filme “1492: a conquista do Paraíso”. Para ampliar as possibilidades do recurso cinema em sala de aula, acesse o Boletim Salto para o Futuro Cinema e educação: um espaço em aberto, disponível no link: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012190.pdf >. Para aprofundar seus conhecimentos sobre os povos indígenas do Brasil, acesse a Enciclopédia dos Povos Indígenas, disponível em: < http://pib.socioambiental.org/pt/c/quadro-geral >.

Autoria

VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA - NTE - CURITIBA - (CETEPAR) - PR

Palavras-chave

América, colonização, economia, escravidão, guerra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Conhecer os habitantes da América Latina anteriores à chegada dos europeus. Identificar o modo de vida dos habitantes do novo mundo. Entender aspectos religiosos dos primeiros habitantes da América. Conhecer características das atividades econômicas das civilizações pré colomb...

12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12476 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

2 Astecas, Maias e Incas - as grandes civilizações da América pré-colombiana

Ensino Fundamental Final | História

Localizar, no tempo e no espaço, o Império Asteca. Compreender a formação do Império Asteca, suas características sociais, econômicas e culturais. Relacionar semelhanças e diferenças entre os Incas, Maias e Astecas. Produzir um jornal sobre estas civilizações.

12/01/2011 Quatro estrelas 15 comentário(s) 88177 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

3 O descobrimento da América

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Interpretar mapas. Conhecer os interesses econômicos que motivaram as expedições marítimas nos séculos XV e XVI. Identificar aspectos da cultura americana decorrentes de um processo  histórico. Identificar os fatores que contribuíram para a expansão marítimo-comercial do sécul...

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14229 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

4 A conquista da América pelos europeus: o (des)encontro de dois mundos

Ensino Fundamental Final | História

Identificar de que regiões partiram os “conquistadores” europeus e quais fatores impulsionaram este desejo de “conquista”. Analisar as diferenças entre a paisagem européia e a da América, no século XV, através do filme ““1492: A conquista do Paraíso”. Identificar no filme “149...

12/01/2011 Três estrelas 7 comentário(s) 57250 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

5 A chegada dos europeus na "América": descobrimento, encontro ou invasão?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Confrontar diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus ao continente americano, a partir do final do século XV. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre a chegada dos europeus à América. Interpretar mapas relacionados ao processo...

07/10/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 36501 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 Razões que levaram à dominação das populações nativas da América pelos europeus

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Entender as razões que levaram as populações nativas a perderem a luta contra os colonizadores europeus na América, a partir do século XV.   Reconhecer a importância da luta e da resistência das populações nativas no processo longo e violento que culminou com a dominação europ...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16590 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

7 Etnocentrismo, genocídio e aculturação: marcas da colonização européia na América

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Definir e compreender os elementos centrais presentes nos conceitos de etnocentrismo, genocídio e aculturação.    Reconhecer o etnocentrismo, o genocídio e a aculturação como elementos fundamentais do processo de colonização européia na América.   Identificar a presença de arg...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22493 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

8 Conquistadores e conquistados na América portuguesa

Ensino Fundamental Final | História

Analisar e compreender a complexidade dos povos indígenas brasileiros à época de sua “descoberta” pelos portugueses. Compreender o processo histórico que desencadeou a diminuição da população indígena no Brasil. Identificar as principais “nações indígenas brasileiras” na atual...

12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 21934 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

9 Independência dos Estados Unidos da América

Ensino Médio | História

  A independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América) é fundadora, em diversos aspectos, de valores, ideologias e instituições do mundo contemporâneo. Caberá ao professor imergir o aluno no contexto de época, capacitando-o de forma a compreender a tênue transição do...

25/10/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11783 acesso(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

10 A independência do Haiti - UCA

Ensino Fundamental Final | História

Descrever o processo de emancipação política do Haiti; Entender a importância de Toussaint-Louverture e Jean Jacques Dessalines na independência do Haiti; Relacionar as lutas pela libertação do Haiti com a Revolta de Tupac Amaru.

13/07/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 26633 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

11 História da América Espanhola

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Interpretar mapa identificando a América Espanhola. Entender o processo histórico da América Espanhola. Comparar aspectos coloniais das Américas Espanhola e  Portuguesa. Entender as formas de trabalho da América Espanhola. Perceber as diferenças sociais na América Espanhola. E...

12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 33331 acesso(s)

Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

História

12 A crise do sistema colonial na América espanhola- UCA

Ensino Fundamental Final | História

Identificar diferentes classes sociais existentes nas colônias espanholas e seus principais objetivos; Caracterizar a crise do sistema colonial nas colônias espanholas; Analisar o fenômeno do caudilhismo.

18/07/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 31830 acesso(s)

ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

História

13 Independências na América Espanhola

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno poderá aprender com esta aula as principais características acerca das Independências na América Espanhola. Além disso, compreenderá como estavam constituídos social, política e economicamente alguns países da Europa e a forma como esses países influenciaram (direta e ...

13/12/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15615 acesso(s)

Augusto Carvalho Borges

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

14 Independência do Brasil: a construção de um mito

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

O aluno irá aprender com esta aula como foi construído os marcos e as representações simbólicas acerca da Independência do Brasil.

26/09/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 19027 acesso(s)

joão ricardo ferreira pires

Universidade do Estado de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

15 Diferentes interpretações sobre a Independência do Brasil

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Fundamental Final | História

Confrontar diferentes interpretações sobre a independência do Brasil. Analisar os aspectos centrais que fundamentam diferentes interpretações sobre o processo de emancipação do Brasil. Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de independência do Brasil. I...

19/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 30412 acesso(s)

LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 15057 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ivone, ESCOLA ESTADUAL DE FELISBURGO , Minas Gerais - disse:
    ivone.franca@gmail.com

    12/11/2012

    Cinco estrelas

    Estas aulas tem ajudado muito a minha escola na realização do projeto consciência negra.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.