07/07/2014
Esta coleção, composta de 21 aulas, aborda questões relacionadas à hereditariedade e diversidade da vida. As aulas iniciais apresentam atividades que ajudarão os alunos a compreenderem a noção de hereditariedade e 1ª e 2ª teorias de Mendel. Na sequência, poderão perceber a importância da meiose na produção da variabilidade genética dos seres que se reproduzem sexuadamente, assim como compreenderem a herança genética do Sistema ABO. Transmissão de doenças genéticas, neoplasias e mutações genéticas são também temas estudados nas aulas sugeridas. Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética, pesquisar o projeto genoma humano e diferenciar herança cromossômica de herança extracromossômica são também objetivos desta coleção. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: 1-Terra de gigantes (Diferenças individuais – caso de nanismo), http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11558 2- Alterações na estrutura dos cromossomos, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24047/Alteracoes%20na%20estrutura%20dos%20cromossomos.swf?sequence=1 3- Genética/2ª Lei de Mendel, http://www.planetabio.com/lei2.html 4- A hipótese de Mendel para o cruzamento híbrido, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24091/hipotese%20de%20Mendel%20para%20o%20cruzamento%20dihibrido.swf?sequence=1 5- Herança ligada ao sexo, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/23083/Descoberta_heranca_genetica.swf?sequence=1 6- A origem da biodiversidade, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19271/bdsv_origem_biodiversidade.swf?sequence=1
CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF
hereditariedade, diversidade da vida, antígenos, anticorpos, grupos sanguíneos, neoplasias, mutações genéticas, características hereditárias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Ensino Médio | Biologia | Moléculas, células e tecidos |
# | Aula | Autoria |
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1 |
Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico
Ensino Médio | Biologia Compreender a noção de hereditariedade. Investigar a importância do sangue no estudo da genética. Compreender o papel da herança genética no desenvolvimento de doenças. 18/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 58059 acesso(s) |
Delma Faria Shimamoto ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Genética: O INÍCIO!/ Monoibridismo e a 1ª Lei de Mendel
Ensino Médio | Biologia Compreender o monoibridismo simples e a primeira Lei de Mendel. 06/05/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 38390 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
3 |
A primeira Lei de Mendel
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender os mecanismos de transmissão dos caracteres de uma espécie para outra, passados de uma geração para outra. Descrever e analisar a primeira Lei de Mendel. 17/09/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 18972 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
4 |
Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 2
Ensino Médio | Biologia Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpre... 16/10/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 15173 acesso(s) |
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
5 |
Interações alélicas e não alélicas
Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar as interações alélicas e não alélicas. Explicar o mecanismo de transmissão genética presente nas interações alélicas. Pesquisar sobre as interações alélicas e a engenharia genética. 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 20256 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
6 |
Alelismo múltiplo ou polialelismos
Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Médio | Biologia Determinar o que é alelismo múltiplo e como procede o mecanismo de transmissão das características determinadas por este padrão genético. Pesquisar sobre o alelismo múltiplo e as características dos seres vivos influenciadas por este mecanismo genético. Pesquisar sobre alelism... 22/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12388 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
7 |
Herança genética e sexo
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar os processos de transmissão dos sistemas genéticos sexuais. Analisar a vida de portadores de doenças genéticas influenciadas pelo sexo e as peculiaridades que estas doenças causam. Pesquisar como se dá uma consulta de aconselhamento genético e relacionar com as doe... 08/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19521 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
8 |
Individualidade / O papel da meiose na reprodução sexuada e na variabilidade genética
Ensino Médio | Biologia Perceber a importância da meiose na produção da variabilidade genética dos seres que se reproduzem sexuadamente. Reconhecer valores na sua individualidade. 26/09/2008 Sem estrelas 0 comentário(s) 9879 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
9 |
Meiose no papel: Cromossomos e segregação independente
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Ensino Médio | Biologia · Compreender a principal função da meiose relacionando-a com as Leis de Mendel. · Compreender como se origina a variabilidade genética nos gametas. · Compreender a importância do crossing-over. · Aprender o que é a segregação independente. · ... 30/01/2014 Cinco estrelas 2 comentário(s) 15346 acesso(s) |
DIEGO DAYVISON DIAS Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Biologia |
10 |
Uma pesquisa genética sobre a cor da pele em seres humanos
Ensino Médio | Biologia Investigar os fatores genéticos relacionados à determinação da cor da pele em seres humanos. Identificar os diferentes genótipos e fenótipos para cor da pele em seres humanos. Compreender a combinação de gametas envolvidos na determinação do genótipo e fenótipo. Utilizar a Web... 03/07/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 26931 acesso(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
11 |
Antígenos e anticorpos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Compreender a importância e funcionamento do sistema imunológico humano. Conhecer as principais células de defesa humana (macrófagos e linfócitos T e B). Diferenciar os termos antígeno e anticorpo. Compreender a função dos anticorpos. Compreender a interação antígeno-anticorpo. 24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 14008 acesso(s) |
VANESSA FONSECA GONCALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
12 |
SANGUE / Herança Preciosa
Ensino Médio | Biologia Compreender a herança genética do Sistema ABO, combinando conceitos de monoibridismo com dominância, polialelia e co-dominância. 31/03/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 21442 acesso(s) |
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED TELEMACO BORBA PR Biologia |
13 |
A, B, AB ou O? Que tipo de sangue é o seu?
Ensino Médio | Biologia Reconhecer a presença de substâncias na membrana das hemácias e no plasma sanguíneo. Relacionar a presença dessas substâncias à determinação do tipo sanguíneo em humanos segundo o sistema ABO. Identificar a ocorrência dos tipos sanguíneos ABO na população. 12/04/2012 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17897 acesso(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
14 |
Doenças Genéticas
Ensino Médio | Biologia Entender a anemia falciforme e sua transmissão genética. Compreender a transmissão de doenças genéticas autossômicas. Relacionar outras doenças com o mesmo mecanismo de transmissão genética da anemia falciforme. 22/10/2008 Quatro estrelas 4 comentário(s) 21616 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
15 |
Investigando sobre ácidos nucléicos e engenharia genética
Ensino Médio | Biologia Verificar a importância da engenharia genética Conhecer a constituição do DNA e do RNA. Diferenciar DNA de RNA. 22/05/2012 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20871 acesso(s) |
Lindomar de Oliveira Untaler ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
16 |
Neoplasias: influência de fatores ambientais - Matriz de referência do ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias - Habilidades: 2; 4; 7 ; 14; 15; 17; 19; 30
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente. Avaliar propostas de intervenção no ambi... 24/05/2013 Sem estrelas 0 comentário(s) 17082 acesso(s) |
SELMA GONZAGA SILVA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências Naturais |
17 |
Mutações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Identificar quais os tipos de mutações existentes. Relacionar as mutações com diferenças e anomalias genéticas. Pesquisar sobre o papel das mutações na evolução humana. 08/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15934 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
18 |
Terapia genética: investigando aspectos éticos e legais
Ensino Médio | Biologia Compreender o que é terapia genética. Identificar os impactos decorrentes da utilização desta biotecnologia. Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética. 18/04/2012 Sem estrelas 0 comentário(s) 13167 acesso(s) |
Ariane de Souza Siqueira Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Ciências |
19 |
Manipulação genética e transgênicos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia Apresentar o que são transgênicos Definir o que é manipulação genética Pesquisar casos de manipulação genética ao longo da história Discutir as implicações éticas envolvendo a manipulação genética 16/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 14963 acesso(s) |
Ana Cláudia Bastian Machado SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
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Projeto Genoma Humano
Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Médio | Biologia Pesquisar o passo a passo da pesquisa do projeto genoma humano e suas descobertas. Relacionar as contribuições do projeto para a saúde e desenvolvimento humano. 22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 12567 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
21 |
Ligação gênica ou linkage
Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Médio | Biologia Investigar quais são os mecanismos envolvidos na transmissão do processo de ligação ou permuta gênica. Pesquisar sobre este conhecimento e sua relação com o projeto genoma Humano. 08/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16452 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
22 |
Eva a ancestral - herança extracromossômica
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança Educação Profissional | Recursos Naturais Ensino Médio | Biologia Diferenciar herança cromossômica de herançaextracromossômica. Refletir sobre a teoria da Eva ancestral. Relacionar a herança extracromossômica coma evolução humana. 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 15750 acesso(s) |
ANDREA DA SILVA CASTAGINI SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Biologia |
Sem estrelas 0 classificações - 17649 acesso(s)
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