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Hereditariedade e diversidade da vida

 

07/07/2014

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção, composta de 21 aulas, aborda questões relacionadas à hereditariedade e diversidade da vida. As aulas iniciais apresentam atividades que ajudarão os alunos a compreenderem a noção de hereditariedade e 1ª e 2ª teorias de Mendel. Na sequência, poderão perceber a importância da meiose na produção da variabilidade genética dos seres que se reproduzem sexuadamente, assim como compreenderem a herança genética do Sistema ABO. Transmissão de doenças genéticas, neoplasias e mutações genéticas são também temas estudados nas aulas sugeridas. Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética, pesquisar o projeto genoma humano e diferenciar herança cromossômica de herança extracromossômica são também objetivos desta coleção. Além das aulas, há também materiais de apoio que poderão ser utilizados pelos professores e alunos para enriquecimento curricular: 1-Terra de gigantes (Diferenças individuais – caso de nanismo), http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11558 2- Alterações na estrutura dos cromossomos, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24047/Alteracoes%20na%20estrutura%20dos%20cromossomos.swf?sequence=1 3- Genética/2ª Lei de Mendel, http://www.planetabio.com/lei2.html 4- A hipótese de Mendel para o cruzamento híbrido, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/24091/hipotese%20de%20Mendel%20para%20o%20cruzamento%20dihibrido.swf?sequence=1 5- Herança ligada ao sexo, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/23083/Descoberta_heranca_genetica.swf?sequence=1 6- A origem da biodiversidade, http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/19271/bdsv_origem_biodiversidade.swf?sequence=1

Autoría

CRISTIANE HENRIQUE SANTOS - Ministério da Educação - DF

Palabras clave

hereditariedade, diversidade da vida, antígenos, anticorpos, grupos sanguíneos, neoplasias, mutações genéticas, características hereditárias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Lista de clases de la colección (22 clases)
# Clase Autoría
1 Herança genética: conhecendo nossas origens através do método científico

Ensino Médio | Biologia

Compreender a noção de hereditariedade. Investigar a importância do sangue no estudo da genética. Compreender o papel da herança genética no desenvolvimento de doenças.

18/05/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 57892 visita(s)

Delma Faria Shimamoto

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

2 Genética: O INÍCIO!/ Monoibridismo e a 1ª Lei de Mendel

Ensino Médio | Biologia

Compreender o monoibridismo simples e a primeira Lei de Mendel.

06/05/2009 Quatro estrelas 7 comentario(s) 38182 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

3 A primeira Lei de Mendel

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

 Compreender os mecanismos de transmissão dos caracteres de uma espécie para outra, passados de uma geração para outra. Descrever e analisar a primeira Lei de Mendel.

17/09/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 18792 visita(s)

VANESSA FONSECA GONCALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

4 Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 2

Ensino Médio | Biologia

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpre...

16/10/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 14964 visita(s)

CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

5 Interações alélicas e não alélicas

Educação Profissional | Recursos Naturais

Ensino Médio | Biologia

 Identificar as interações alélicas e não alélicas.  Explicar o mecanismo de transmissão genética presente nas interações alélicas.  Pesquisar sobre as interações alélicas e a engenharia genética.

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 20101 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

6 Alelismo múltiplo ou polialelismos

Educação Profissional | Recursos Naturais

Ensino Médio | Biologia

Determinar o que é alelismo múltiplo e como procede o mecanismo de transmissão das características determinadas por este padrão genético. Pesquisar sobre o alelismo múltiplo e as características dos seres vivos influenciadas por este mecanismo genético. Pesquisar sobre alelism...

22/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 12288 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

7 Herança genética e sexo

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Identificar os processos de transmissão dos sistemas genéticos sexuais. Analisar a vida de portadores de doenças genéticas influenciadas pelo sexo e as peculiaridades que estas doenças causam. Pesquisar como se dá uma consulta de aconselhamento genético e relacionar com as doe...

08/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 19284 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

8 Individualidade / O papel da meiose na reprodução sexuada e na variabilidade genética

Ensino Médio | Biologia

Perceber a importância da meiose na produção da variabilidade genética dos seres que se reproduzem sexuadamente. Reconhecer valores na sua individualidade.

26/09/2008 Sem estrelas 0 comentario(s) 9794 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

9 Meiose no papel: Cromossomos e segregação independente

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Ensino Médio | Biologia

·         Compreender a principal função da meiose relacionando-a com as Leis de Mendel. ·         Compreender como se origina a variabilidade genética nos gametas. ·         Compreender a importância do crossing-over. ·         Aprender o que é a segregação independente. ·   ...

30/01/2014 Cinco estrelas 2 comentario(s) 15095 visita(s)

DIEGO DAYVISON DIAS

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Biologia

10 Uma pesquisa genética sobre a cor da pele em seres humanos

Ensino Médio | Biologia

Investigar os fatores genéticos relacionados à determinação da cor da pele em seres humanos. Identificar os diferentes genótipos e fenótipos para cor da pele em seres humanos. Compreender a combinação de gametas envolvidos na determinação do genótipo e fenótipo. Utilizar a Web...

03/07/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 26721 visita(s)

Ariane de Souza Siqueira

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências

11 Antígenos e anticorpos

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

 Compreender a importância e funcionamento do sistema imunológico humano. Conhecer as principais células de defesa humana (macrófagos e linfócitos T e B). Diferenciar os termos antígeno e anticorpo. Compreender a função dos anticorpos. Compreender a interação antígeno-anticorpo.

24/05/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 13826 visita(s)

VANESSA FONSECA GONCALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

12 SANGUE / Herança Preciosa

Ensino Médio | Biologia

Compreender a herança genética do Sistema ABO, combinando conceitos de monoibridismo com dominância, polialelia e co-dominância.

31/03/2009 Cinco estrelas 4 comentario(s) 21344 visita(s)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

TELEMACO BORBA PR

Biologia

13 A, B, AB ou O? Que tipo de sangue é o seu?

Ensino Médio | Biologia

Reconhecer a presença de substâncias na membrana das hemácias e no plasma sanguíneo. Relacionar a presença dessas substâncias à determinação do tipo sanguíneo em humanos segundo o sistema ABO. Identificar a ocorrência dos tipos sanguíneos ABO na população.

12/04/2012 Cinco estrelas 1 comentario(s) 17761 visita(s)

Ariane de Souza Siqueira

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências

14 Doenças Genéticas

Ensino Médio | Biologia

Entender a anemia falciforme e sua transmissão genética. Compreender a transmissão de doenças genéticas autossômicas. Relacionar outras doenças com o mesmo mecanismo de transmissão genética da anemia falciforme.

22/10/2008 Quatro estrelas 4 comentario(s) 21479 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

15 Investigando sobre ácidos nucléicos e engenharia genética

Ensino Médio | Biologia

Verificar a importância da engenharia genética Conhecer a constituição do DNA e do RNA. Diferenciar DNA de RNA.

22/05/2012 Cinco estrelas 2 comentario(s) 20732 visita(s)

Lindomar de Oliveira Untaler

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Ciências

16 Neoplasias: influência de fatores ambientais - Matriz de referência do ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias - Habilidades: 2; 4; 7 ; 14; 15; 17; 19; 30

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Associar a solução de problemas de saúde com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico. Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno e relações com o ambiente. Avaliar propostas de intervenção no ambi...

24/05/2013 Sem estrelas 0 comentario(s) 16922 visita(s)

SELMA GONZAGA SILVA

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências Naturais

17 Mutações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Identificar quais os tipos de mutações existentes. Relacionar as mutações com diferenças e anomalias genéticas. Pesquisar sobre o papel das mutações na evolução humana.

08/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15715 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

18 Terapia genética: investigando aspectos éticos e legais

Ensino Médio | Biologia

Compreender o que é terapia genética. Identificar os impactos decorrentes da utilização desta biotecnologia. Investigar os aspectos éticos e legais que envolvem a terapia genética.

18/04/2012 Sem estrelas 0 comentario(s) 12982 visita(s)

Ariane de Souza Siqueira

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

Ciências

19 Manipulação genética e transgênicos

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Médio | Biologia

Apresentar o que são transgênicos Definir o que é manipulação genética Pesquisar casos de manipulação genética ao longo da história Discutir as implicações éticas envolvendo a manipulação genética

16/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 14854 visita(s)

Ana Cláudia Bastian Machado

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

20 Projeto Genoma Humano

Educação Profissional | Recursos Naturais

Ensino Médio | Biologia

Pesquisar o passo a passo da pesquisa do projeto genoma humano e suas descobertas. Relacionar as contribuições do projeto para a saúde e desenvolvimento humano.

22/11/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12432 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

21 Ligação gênica ou linkage

Educação Profissional | Recursos Naturais

Ensino Médio | Biologia

Investigar quais são os mecanismos envolvidos na transmissão do processo de ligação ou permuta gênica. Pesquisar sobre este conhecimento e sua relação com o projeto genoma Humano.

08/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16322 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

22 Eva a ancestral - herança extracromossômica

Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança

Educação Profissional | Recursos Naturais

Ensino Médio | Biologia

Diferenciar herança cromossômica de herançaextracromossômica. Refletir sobre a teoria da Eva ancestral. Relacionar a herança extracromossômica coma evolução humana.

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15611 visita(s)

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Biologia

Opinión de quien visitó

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