02/06/2011
Nas aulas de número 1 a 11 o aluno compreenderá o conceito das transformações pontuais (Reflexão, Simetria, Rotação, Homotetia e Translação) identificando as características de cada transformação, seus elementos, determinando as imagens resultantes após as transformações aplicadas. As aulas de número 12 e 13 o aluno identificará a simetria em composições artísticas. Nas aulas de número 14 a 19 o aluno observará a introdução ao uso de software de geometria dinâmica no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando o treinamento e a familiaridade em aulas no laboratório.
Vania Maria Rocha Gomes - COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO - RJ
transformação geométrica, desenho geométrico, geometria espacial
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
DESENHO GEOMÉTRICO – Simetria na Geometria das Formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno poderá conceituar distância e equidistância, identificar, medir e representar distâncias entre dois pontos, ponto e reta e entre duas retas paralelas. Poderá também reconhecer eixo de simetria em diferentes formas e figuras simétricas por reflexão. 20/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11680 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
2 |
Simetria e dobraduras: Que monstro é esse?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar nas figuras geométricas seus eixos de simetria. § Classificar os diferentes tipos de simetria através da construção de dobraduras. 19/10/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 102647 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
3 |
DESENHO GEOMÉTRICO – SIMETRIA
Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a definir simetria, identificar eixo de simetria e desenhar figuras simétricas. 27/11/2009 Quatro estrelas 4 comentário(s) 29213 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
4 |
Rotações Geométricas
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Por meio de uma situação em ciências e em geografia o aluno poderá aprender o conceito de rotação de uma figura geométrica plana. Além de obter informações sobre as características do sistema solar. 19/06/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5904 acesso(s) |
Hosana Jéssica Batista SARRION MONSENHOR PRESIDENTE PRUDENTE SP Matemática |
5 |
DESENHO GEOMÉTRICO - HOMOTETIA
Ensino Fundamental Final | Matemática · Reconhecer figuras homotéticas e compreendam razão de homotetia; · Realizar transformação por homotetia, ampliando e reduzindo formas. 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 14269 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
6 |
Transformações pontuais: Reflexão
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar reflexão; Identificar os elementos da reflexão; Refletir elementos geométricos e figuras. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5819 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
7 |
Transformações pontuais: Rotação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Rotação; Identificar os elementos da Rotação; Desenhar e transformar figuras através da Rotação. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5933 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
Transformação Pontual: Homotetia
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Homotetia; Identificar os elementos da Homotetia ; Transformar elementos e figuras geométricas por meio da homotetia. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 10374 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
Transformações pontuais: Translação
Ensino Fundamental Final | Matemática Objetivos: Conceituar Translação; Identificar os elementos da Translação; Aplicar a translação para transformar figuras e elementos geométricos. 14/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3423 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
10 |
Transformação de reflexão: determinando a imagem de figuras
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Matemática Conceituar a transformação de reflexão e suas propriedades; Determinar a imagem de figuras através de uma reflexão. 11/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5460 acesso(s) |
Edite Resende Vieira COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
11 |
Matemática e o artesanato “ponto cruz”
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática § Reconhecer elementos da geometria e do cálculo presentes no artesanato “ponto cruz”. § Resolver situações-problema identificando rotações, translações e outros aspectos geométricos presentes no artesanato “ponto cruz”. 25/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 21434 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
12 |
DESENHO GEOMÉTRICO - GEOMETRIA DOS MOSAICOS
Ensino Fundamental Final | Matemática • Realizar medições de superfície com escalas diferentes de medida, abordando proporcionalidade; • Formalizar problemas práticos e solucioná-los com o uso da Geometria; • Identificar simetrias em mosaicos; • Criar modelos fazendo composições entre polígonos. 30/10/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 23584 acesso(s) |
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
13 |
Matemática na arte indígena II
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Matemática § Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena. § Construir o conceito de simetria a partir da arte indígena guarani. 25/01/2011 Quatro estrelas 5 comentário(s) 41635 acesso(s) |
Eguimara Selma Branco SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
14 |
DESENHO GEOMÉTRICO – CRIAÇÃO DE UMA LOGOMARCA UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática Ensino Fundamental Final | Matemática O aluno aprenderá a aplicar os conceitos de transformações geométricas na criação de uma logomarca. 07/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 7111 acesso(s) |
Priscila Marquezine Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
15 |
Geometria Espacial – Tronco de pirâmide
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Calcular a área total de um tronco de pirâmide Calcular o volume de um tronco de pirâmide Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando-se o treinamento e a familiaridade em aulas no l... 20/12/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 14224 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
16 |
Geometria Espacial – Cone
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Calcular a área total de um cone Calcular o volume de um cone Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando-se o treinamento e a familiaridade em aulas no laboratório informática. 19/01/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8189 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
17 |
Geometria Espacial - Poliedros regulares - Cubo
Ensino Médio | Matemática • Montar o cubo utilizando planificações • Calcular o valor das diagonais do cubo • Calcular área total e volume do cubo • Identificar os diversos tipos de cortes no cubo • Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das trans... 28/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 16271 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
18 |
Geometria Espacial – Cilindro reto
Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Médio | Matemática Calcular a área total de um cilindro Calcular o volume de um volume Introdução ao uso do software de geometria dinâmica “Calques 3D” (livre) no processo de estudo das transformações geométricas, estimulando-se o treinamento e a familiaridade em aulas no laboratório informática. 20/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 10928 acesso(s) |
CARLOS ALBERTO JESUS DE OLIVEIRA CEM PAULO FREIRE BRASILIA DF Matemática |
19 |
Transformações Isométricas
Ensino Fundamental Final | Matemática Transformações isométricas e representar formas simétricas com as transformações. 30/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 5934 acesso(s) |
Vania Maria Rocha Gomes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 classificações - 8213 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!