06/04/2011
Esta coleção tem como proposta refletir sobre os sentidos que as palavras e os textos possuem em contextos diversos de leitura e escrita, auxiliando o aluno a utilizá-los em diferentes situações de aprendizagem. O aluno, ao trabalhar com essa coleção, terá a oportunidade de aprender: - como a língua portuguesa é rica e variada e como as expressões populares estão presentes em nosso cotidiano; - o significado polissêmico de palavras; - a distinguir num contexto textual o significado de palavras a partir das redes de sentidos estabelecidas num texto; - a retirar informações que vão além das palavras, das expressões e dos textos; - a reconhecer o significado de diferentes palavras de acordo com a região a que pertence; dentre outros. Essas noções servirão, também, de subsídio para que, nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos possam se aprofundar nos estudos sobre denotação e conotação.
Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Oficina da Palavra : Jogando com as Palavras.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Tomar contato com a obra do escritor Lewis Carrol. Reconhecer Lewis Carrol como um inventor de jogos de palavras Brincar com alguns jogos dele (carta enigmática, leitura no espelho, anagramas etc) 11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9508 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
2 |
O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa § Trabalhar a palavra ludicamente levando em conta os seus vários aspectos (sonoridade, forma e ritmo). § Atribuir significados a palavras desconhecidas § Procurar descobrir o significado das palavras fora de contexto e contextualizadas para tirar conclus... 07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 51722 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
3 |
Palavras diferentes, significados semelhantes
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar nomes diferentes com mesmos significados. Listar significados iguais para diferentes palavras, de acordo com a região. Escrever texto, mesmo que de forma não convencional sobre palavras com o mesmo significado. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13256 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
4 |
Oficina da Palavra : O que é etimologia?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Saber definir o que é etimologia e a sua importância. -Conhecer a origem de algumas palavras, expressões e ditos populares. - Reconhecer que as palavras estão sempre em constante transformação 13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7842 acesso(s) |
Denise Leipziger COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
5 |
Desconstruindo sentidos literais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa realizar pesquisa no dicionário para conhecer o sentido atribuído a palavras e expressões, considerando seu contexto de uso; reconhecer o caráter de incompletude que constituem os sentidos dados pelos dicionários e pela sociedade; produzir um dicionário da turma, em que seja r... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5309 acesso(s) |
THYAGO MADEIRA FRANCA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
6 |
A explicação de palavras no ABC poético
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras. Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem. Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem. Criar um dicionário poético. 22/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5031 acesso(s) |
SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Explorando expressões na literatura infantil
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Aprimorar a linguagem oral através da identificação de expressões que possuem duplo sentido. Registrar as expressões do texto que possuem duplo sentido. Identificar personagens principais do livro, correlacionando-os às expressões que utilizam. Explicar o significado das expre... 28/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8673 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
O processo de formação de palavras e a onomatopeia.
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Entender o processo de formação de palavras; - Compreender o que é a onomatopeia. 14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21481 acesso(s) |
Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
9 |
Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos Trabalhar em grupos produtivamente 30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7303 acesso(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
10 |
Ilustração - um trabalho com a linguagem figurada
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ler e compreender globalmente o texto. Identificar e analisar a linguagem figurada a partir das imagens do livro “O menino maluquinho”. Recriar imagens a partir da interpretação e análise das imagens de uma obra literária. 02/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 26917 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
11 |
Leitura e análise da linguagem dos slogans
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Analisar as escolhas lexicais utilizadas na linguagem dos slogans. Identificar o sentido que as palavras utilizadas nos slogans provocam na compreensão dos leitores. Elaborar slogans, obedecendo às regras de redação desse gênero textual. 12/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32620 acesso(s) |
CRISTIANE NERI HORTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
12 |
Reflexão sobre o texto e busca do sentido: o que está por trás das palavras?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Com a sequência de atividades que será sugerida o aluno poderá aprender a: distinguir num contexto o significado da palavra ; inferir a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s); percerber informações que vão além do texto, ; desenvolver... 16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19549 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
13 |
Curiosidades do mundo animal: Uma estratégia para se trabalhar a compreensão de texto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Escrever segundo o princípio alfabético. Aprender a dispor o texto de modo apropriado. Ser capaz de compreender o texto e extrair as informações solicitadas. 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13097 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
14 |
Compreensão de textos e identificação de informações.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Planejar a fala, expor opiniões e interpretar o texto aos colegas e ao professor. Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses sobre o texto lido. Identificar finalidade e função da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da... 09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20338 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
Ampliação de texto
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa - Comparar 2 textos, identificando a diferença. - Ampliar texto a partir de um texto menor. - Acrescentar ao texto palavras que representem características, circunstâncias de lugar, tempo ou modo. 18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8455 acesso(s) |
Ana Letícia Lima Guedes COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
16 |
Produções de texto a partir de situações problemas do cotidiano.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender e elaborar situações problemas. Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão. Escrever textos que respondam às questões problemas. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13286 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
17 |
A função da pontuação para a compreensão do texto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Desenvolver a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão. 06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 48852 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 14850 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!