Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O sentido das palavras e dos textos

 

06/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como proposta refletir sobre os sentidos que as palavras e os textos possuem em contextos diversos de leitura e escrita, auxiliando o aluno a utilizá-los em diferentes situações de aprendizagem. O aluno, ao trabalhar com essa coleção, terá a oportunidade de aprender: - como a língua portuguesa é rica e variada e como as expressões populares estão presentes em nosso cotidiano; - o significado polissêmico de palavras; - a distinguir num contexto textual o significado de palavras a partir das redes de sentidos estabelecidas num texto; - a retirar informações que vão além das palavras, das expressões e dos textos; - a reconhecer o significado de diferentes palavras de acordo com a região a que pertence; dentre outros. Essas noções servirão, também, de subsídio para que, nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos possam se aprofundar nos estudos sobre denotação e conotação.

Autoria

Andrea Vassallo Fagundes - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Lista de aulas da coleção (17 aulas)
# Aula Autoria
1 Oficina da Palavra : Jogando com as Palavras.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Tomar contato com a obra do escritor Lewis Carrol. Reconhecer Lewis Carrol como um inventor de jogos de palavras Brincar com alguns jogos dele (carta enigmática, leitura no espelho, anagramas etc)

11/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 9508 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

2 O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

§        Trabalhar a palavra ludicamente levando em conta os seus vários aspectos (sonoridade, forma e ritmo). §        Atribuir significados a palavras desconhecidas  §        Procurar descobrir o significado das palavras fora de contexto e contextualizadas para tirar conclus...

07/12/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 51722 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

3 Palavras diferentes, significados semelhantes

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar nomes diferentes com mesmos significados. Listar significados iguais para diferentes palavras, de acordo com a região. Escrever texto, mesmo que de forma não convencional sobre palavras com o mesmo significado.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 13256 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

4 Oficina da Palavra : O que é etimologia?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

      -  Saber definir o que é etimologia e a sua importância.          -Conhecer a origem de algumas palavras, expressões e ditos populares.         - Reconhecer que as palavras estão sempre em constante transformação

13/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7842 acesso(s)

Denise Leipziger

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

5 Desconstruindo sentidos literais

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

realizar pesquisa no dicionário para conhecer o sentido atribuído a palavras e expressões, considerando seu contexto de uso; reconhecer o caráter de incompletude que constituem os sentidos dados pelos dicionários e pela sociedade; produzir um dicionário da turma, em que seja r...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5309 acesso(s)

THYAGO MADEIRA FRANCA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

6 A explicação de palavras no ABC poético

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Utilizar diferentes significados dando novos sentidos às palavras. Explicar sentimentos, ideias e seres usando texto e imagem. Perceber as relações existentes entre o texto e a imagem. Criar um dicionário poético.

22/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5031 acesso(s)

SANDRA MARIA ROCHA DE ARRUDA

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Explorando expressões na literatura infantil

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Aprimorar a linguagem oral através da identificação de expressões que possuem duplo sentido. Registrar as expressões do texto que possuem duplo sentido. Identificar personagens principais do livro, correlacionando-os às expressões que utilizam. Explicar o significado das expre...

28/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8673 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 O processo de formação de palavras e a onomatopeia.

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

- Entender o processo de formação de palavras; - Compreender o que é a onomatopeia.

14/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21481 acesso(s)

Tânia Guedes Magalhães

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

9 Por trás das palavras: o que os ditos populares revelam?

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Orientação Sexual

Analisar a linguagem, aprendida de uma geração a outra, que revela desigualdades nas relações de gênero Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos e revisar seus textos Trabalhar em grupos produtivamente

30/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7303 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

10 Ilustração - um trabalho com a linguagem figurada

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ler e compreender globalmente o texto.  Identificar e analisar a linguagem figurada a partir das imagens do livro “O menino maluquinho”.   Recriar imagens a partir da interpretação e análise das imagens de uma obra literária.  

02/12/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 26917 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

11 Leitura e análise da linguagem dos slogans

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Analisar as escolhas lexicais utilizadas na linguagem dos slogans. Identificar o sentido que as palavras utilizadas nos slogans provocam na compreensão dos leitores. Elaborar slogans, obedecendo às regras de redação desse gênero textual.

12/01/2011 Quatro estrelas 4 comentário(s) 32620 acesso(s)

CRISTIANE NERI HORTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

12 Reflexão sobre o texto e busca do sentido: o que está por trás das palavras?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Com a sequência de atividades que será sugerida o aluno poderá aprender a: distinguir num contexto o significado da palavra ; inferir a partir das redes de sentido estabelecidas num texto e desse com outro(s) texto(s); percerber informações que vão além do texto, ; desenvolver...

16/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 19549 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

13 Curiosidades do mundo animal: Uma estratégia para se trabalhar a compreensão de texto.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

 Escrever segundo o princípio alfabético. Aprender a dispor o texto de modo apropriado. Ser capaz de compreender o texto e extrair as informações solicitadas.

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 13097 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

14 Compreensão de textos e identificação de informações.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Planejar a fala, expor opiniões e interpretar o texto aos colegas e ao professor.   Interpretar informações (explícitas e implícitas) e levantar hipóteses sobre o texto lido.   Identificar finalidade e função da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da...

09/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 20338 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 Ampliação de texto

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

-  Comparar 2 textos, identificando a diferença.  -  Ampliar texto a partir de um texto menor.  -  Acrescentar ao texto palavras que representem características, circunstâncias de lugar, tempo ou modo.

18/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8455 acesso(s)

Ana Letícia Lima Guedes

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

16 Produções de texto a partir de situações problemas do cotidiano.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender e elaborar situações problemas.   Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão. Escrever textos que respondam às questões problemas.

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 13286 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

17 A função da pontuação para a compreensão do texto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Desenvolver  a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão.  

06/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 48852 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 14850 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.