29/06/2011
Esta coleção tem como objetivo possibilitar a aproximação dos alunos com a Arte Circense. Para isso, inicia-se com aulas que abordam a História do Circo e de seus personagens (aulas 1 a 4), proporcionando reflexões sobre a evolução do circo ("Circo Antigo" ao “Novo Circo” ou “Circo Contemporâneo”). Segue apresentado, nas aulas 5,6 e 7, uma análise a respeito das diferenças entre o menino de rua e o artista de rua, os cuidados necessários para realizar números artísticos circenses, bem como finaliza com a análise das figuras acrobáticas, que trazem técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Para finalizar a coleção, nas aulas 8 a 16, os alunos terão a oportunidade de vivenciar algumas modalidades circenses como as acrobacias de solo, malabarismos, exercícios de equilíbrio, conhecer a arte do tecido, entre outros, buscando, sempre, a compreensão e a valorização dessa manifestação da cultura corporal.
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - PR
ginástica, circo, arte circense, cultura corporal, acrobacia, malabarismo, equilíbrio, arte do tecido, palhaço, contorcionista, menino de rua, artista de rua, Circo do Solei
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Circo na escola: conhecendo sua história
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Descrever a história do circo no mundo; Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses; Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar. 19/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12939 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
2 |
Circo na escola: Circo do Solei
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar as principais diferenças entre as práticas circenses tradicionais e o chamado “novo circo”; Comparar as práticas corporais observadas nas acrobacias do circo com outras práticas presentes em modalidades esportivas. 10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7389 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
3 |
Identificando as práticas corporais presentes no circo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física a) Conhecer as práticas corporais mais comuns do circo; b) Vivenciar de forma lúdica algumas modalidades circenses. 26/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8688 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
4 |
Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ... 03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44118 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Circo, do Coliseu ao semáforo!
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Sociologia - Conhecer a origem do circo. - Analisar a evolução do circo durante os anos. - Identificar as semelhanças e diferenças entre o menino de rua (que faz malabares nos semáforos) e o artista de rua. 16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11367 acesso(s) |
MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Educação Física |
6 |
HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!
Educação Escolar Indígena | Educação Física Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Médio | Educação Física - Vivenciar e conhecer algumas atrações circenses. - Praticar atividades que envolvem a coordenação motora, expressão corporal e equilíbrio, levando o estudando a perceber melhor seu corpo e suas capacidades. 23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37155 acesso(s) |
Equipe Maura Barros |
7 |
Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses. Comparar essas figuras acrobáticas com técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física. 15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7289 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
8 |
Acrobacias do circo
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática. 17/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12037 acesso(s) |
Rodrigo Barros Rispoli COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Educação Física |
9 |
Macaquices! (circo-acrobacias)
Educação Infantil | Movimento Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às... 03/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43125 acesso(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
10 |
Equilibrando o Corpo
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Aprender práticas de equilibrismo. · Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega, por meio das atividades circenses. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando atividades de equilíb... 13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9986 acesso(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Circo: equilibrando no latão
Ensino Fundamental Final | Educação Física O aluno poderá conhecer um pouco mais de uma das modalidades mais tradicionais do circo, o equilibrismo, mais especificamente o trabalho com tambor ou latão. Além disso estará desenvolvendo seu equilíbrio e trabalhando com a superação de desafios. 25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4188 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
Circo na escola: atividades de equilíbrio – perna de pau
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio. Identificar as principais dificuldades relacionadas à prática da caminhada utilizando a perna de pau. Construir e praticar a perna de pau. 13/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9985 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
13 |
Circo na escola: atividades de equilíbrio
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Identificar e categorizar diferentes modalidades do universo circense. Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio. Praticar atividades de equilíbrio identificando suas principais dificuldades. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11746 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
14 |
Entre a rua, o circo e o esporte: múltiplas possibilidades do pular corda.
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física As diferentes utilizações do elemento corda, na Ginástica Rítmica, no Circo e nas brincadeiras de rua. A habilidade do saltar em diferentes contextos Criar uma seqüência de movimentos inspirados na Ginástica Rítmica Construir um número de circo utilizando o elemento corda. 17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9270 acesso(s) |
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
Circo na escola: malabares
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar as principais atividades envolvidas no malabares. Identificar os materiais utilizados na prática do malabares. Praticar e identificar as principais dificuldades envolvidas na iniciação do malabares. 13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11867 acesso(s) |
TIAGO LISBOA BARTHOLO COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
16 |
Aprendendo sobre a arte do tecido
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física a) Reconhecer o tecido como uma atividade circense; b) Aprender e vivenciar figuras básicas do tecido; c) Criar figuras a partir do tecido com nó. 11/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7866 acesso(s) |
Adriane Silva Tomaz Universidade Federal de Juiz de Fora JUIZ DE FORA MG Educação Física |
Cinco estrelas 1 classificações - 29548 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2013
Cinco estrelasEu gostei muito dessa coletânea de aulas, elas nos ajudam não no sentido de seguirmos literalmente as aulas. Mas para montar e pensar o contexto que estamos atuando.