Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Trabalhando a arte circense nas aulas de Educação Física

 

29/06/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem como objetivo possibilitar a aproximação dos alunos com a Arte Circense. Para isso, inicia-se com aulas que abordam a História do Circo e de seus personagens (aulas 1 a 4), proporcionando reflexões sobre a evolução do circo ("Circo Antigo" ao “Novo Circo” ou “Circo Contemporâneo”). Segue apresentado, nas aulas 5,6 e 7, uma análise a respeito das diferenças entre o menino de rua e o artista de rua, os cuidados necessários para realizar números artísticos circenses, bem como finaliza com a análise das figuras acrobáticas, que trazem técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Para finalizar a coleção, nas aulas 8 a 16, os alunos terão a oportunidade de vivenciar algumas modalidades circenses como as acrobacias de solo, malabarismos, exercícios de equilíbrio, conhecer a arte do tecido, entre outros, buscando, sempre, a compreensão e a valorização dessa manifestação da cultura corporal.

Autoria

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - PR

Palavras-chave

ginástica, circo, arte circense, cultura corporal, acrobacia, malabarismo, equilíbrio, arte do tecido, palhaço, contorcionista, menino de rua, artista de rua, Circo do Solei

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Lista de aulas da coleção (16 aulas)
# Aula Autoria
1 Circo na escola: conhecendo sua história

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Descrever a história do circo no mundo; Identificar práticas corporais existentes no cotidiano das atividades circenses; Selecionar práticas circenses para a prática nas aulas de educação física escolar.

19/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 12939 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

2 Circo na escola: Circo do Solei

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar as principais diferenças entre as práticas circenses tradicionais e o chamado “novo circo”; Comparar as práticas corporais observadas nas acrobacias do circo com outras práticas presentes em modalidades esportivas.

10/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7389 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

3 Identificando as práticas corporais presentes no circo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

a) Conhecer as práticas corporais mais comuns do circo; b) Vivenciar de forma lúdica algumas modalidades circenses. 

26/04/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8688 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

4 Cara de palhaço, pinta de palhaço, tipo de palhaço!

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de circo (palhaçadas/ clown) os alunos poderão descobrir, criar e exercitar novas formas de linguagem, além da linguagem oral, ampliando as possibilidades expressivas do corpo e dos próprios movimentos; poderão criar personagens para eles mesmos e brincar com outra ...

03/01/2010 Cinco estrelas 3 comentário(s) 44118 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Circo, do Coliseu ao semáforo!

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Sociologia

- Conhecer a origem do circo. - Analisar a evolução do circo durante os anos. - Identificar as semelhanças e diferenças entre o menino de rua (que faz malabares nos semáforos) e o artista de rua.

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 11367 acesso(s)

MARCELO INOCÊNCIO PEREIRA COSTA

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Educação Física

6 HOJE TEM CIRCO? TEM SIM SENHOR!

Educação Escolar Indígena | Educação Física

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

- Vivenciar e conhecer algumas atrações circenses. - Praticar atividades que envolvem a coordenação motora, expressão corporal e equilíbrio, levando o estudando a perceber melhor seu corpo e suas capacidades.

23/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 37155 acesso(s)

Equipe

Maura Barros

7 Circo na escola: conhecendo figuras acrobáticas

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar figuras acrobáticas presentes no cotidiano das práticas circenses. Comparar essas figuras acrobáticas com técnicas utilizadas em outras práticas corporais. Selecionar algumas figuras acrobáticas para a prática nas aulas de educação física.

15/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7289 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

8 Acrobacias do circo

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática.

17/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 12037 acesso(s)

Rodrigo Barros Rispoli

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

9 Macaquices! (circo-acrobacias)

Educação Infantil | Movimento

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de circo (acrobacias) temos os objetivos de: ensinar movimentos acrobáticos comuns da ginástica artística e/ou acrobática e do circo; relacionar esse movimentos da ginástica com os nomes que passam a ter no ambiente circense; proporcionar maior vivência artística às...

03/01/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 43125 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

10 Equilibrando o Corpo

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Aprender práticas de equilibrismo. ·         Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega, por meio das atividades circenses. Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando atividades de equilíb...

13/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9986 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Circo: equilibrando no latão

Ensino Fundamental Final | Educação Física

O aluno poderá conhecer um pouco mais de uma das modalidades mais tradicionais do circo, o equilibrismo, mais especificamente o trabalho com tambor ou latão. Além disso estará desenvolvendo seu equilíbrio e trabalhando com a superação de desafios.

25/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4188 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 Circo na escola: atividades de equilíbrio – perna de pau

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio. Identificar as principais dificuldades relacionadas à prática da caminhada utilizando a perna de pau. Construir e praticar a perna de pau.

13/12/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 9985 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

13 Circo na escola: atividades de equilíbrio

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Identificar e categorizar diferentes modalidades do universo circense. Identificar práticas circenses que trabalhem o equilíbrio. Praticar atividades de equilíbrio identificando suas principais dificuldades.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11746 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

14 Entre a rua, o circo e o esporte: múltiplas possibilidades do pular corda.

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

As diferentes utilizações do elemento corda, na Ginástica Rítmica, no Circo e nas brincadeiras de rua. A habilidade do saltar em diferentes contextos    Criar uma seqüência de movimentos inspirados na Ginástica Rítmica    Construir um número de circo utilizando o elemento corda.

17/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9270 acesso(s)

GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 Circo na escola: malabares

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar as principais atividades envolvidas no malabares. Identificar os materiais utilizados na prática do malabares. Praticar e identificar as principais dificuldades envolvidas na iniciação do malabares.

13/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11867 acesso(s)

TIAGO LISBOA BARTHOLO

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

16 Aprendendo sobre a arte do tecido

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

a) Reconhecer o tecido como uma atividade circense; b) Aprender e vivenciar figuras básicas do tecido; c) Criar figuras a partir do tecido com nó.

11/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 7866 acesso(s)

Adriane Silva Tomaz

Universidade Federal de Juiz de Fora

JUIZ DE FORA MG

Educação Física

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 29548 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • LEANDRA, Colégio Claretiano Dom Cabral , Minas Gerais - disse:
    leandralibra@hotmail.com

    15/04/2013

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito dessa coletânea de aulas, elas nos ajudam não no sentido de seguirmos literalmente as aulas. Mas para montar e pensar o contexto que estamos atuando.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.