19/08/2011
A ideia de proclamar uma república no Brasil esteve presente desde a época colonial. No entanto, apenas na segunda metade do século XIX, a sociedade brasileira passou por mudanças políticas, econômicas e sociais que colaboraram para a decadência da Monarquia e o advento da República. Nesta coleção, os alunos serão capazes de compreender alguns conceitos como: forma de governo republicano, positivismo, carta constitucional, abolição da escravidão, coronelismo e voto de cabresto, política do café com leite, cangaço, revoltas populares, imigração europeia no Brasil, entre outros. Desta forma, na aula de número 1 os alunos poderão compreender as razões que levaram à crise do regime monárquico, no final do século XIX e identificar os grupos sociais que defendiam a substituição do regime monárquico pelo regime republicano. Nas aulas de número 2 e número 3 os alunos reconhecerão os diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de abolição da escravidão, conhecendo e confrontando interpretações históricas distintas sobre a Lei Áurea. Ainda nas aulas de número 4 e número 5 serão capazes de contextualizar o racismo na história de nosso país e valorizar as contribuições históricas e culturais dos afrodescendentes em nossa sociedade. Nas aulas de número 6 ao número 8, compreenderão a estrutura política e econômica dentro da qual nasce a República no Brasil e suas marcas em nossa bandeira e constituição. Perceberão nas aulas de número 9 ao número 11 que, durante a República Velha, o Brasil foi governado pelas oligarquias cafeeiras que usavam o voto de cabresto para chegar ao poder. Nas aulas de número 12 ao número 16, conhecerão as principais revoltas populares no período da República Velha, o fenômeno chamado cangaço e a cultura popular brasileira da literatura de cordel. Já nas aulas de número 17 ao número 21 perceberão que, na época da República Velha, muitos estrangeiros vieram para o Brasil em busca de melhores condições de vidas e trouxeram na “bagagem” influências do socialismo e anarquismo que contribuíram para o movimento operário brasileiro. E finalmente, na aula de número 22, os alunos compreenderão a reação popular contra a vacinação obrigatória imposta pelo governo brasileiro.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
república, abolição, oligarquia, coronelismo, imigrantes, movimento operário e revoltas populares.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
# | Aula | Autoria |
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1 |
O governo de D. Pedro II e a crise do regime monárquico no Brasil - UCA
Ensino Fundamental Final | História Apontar as principais características do governo de D. Pedro II no Brasil Imperial da segunda metade do século XIX. Compreender as razões que levaram à crise do regime monárquico no Brasil, no final do século XIX. Identificar e caracterizar os grupos sociais que defendiam a... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 22026 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
2 |
Sujeitos sociais e interesses envolvidos na abolição da escravidão no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Identificar diferentes sujeitos sociais envolvidos no processo de abolição da escravidão no Brasil. Analisar os interesses de diferentes sujeitos sociais no processo de abolição da escravidão no Brasil. 26/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18288 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
3 |
Princesa Isabel e o 13 de maio: desconstruindo a interpretação oficial da abolição da escravidão
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História 1- Compreender que um mesmo acontecimento histórico pode ter diferentes interpretações. 2- Conhecer e confrontar interpretações históricas distintas sobre a abolição da escravidão no Brasil. 22/09/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 43215 acesso(s) |
Equipe Geohis |
4 |
Preconceito- Conhecimento vence opressão
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Discutir sobre o preconceito e suas raízes na cultura brasileira partindo da abolição no Brasil; Aprender sobre o que o Código penal diz sobre racismo. Discutir o artigo 5º da Constituição Brasileira. 01/10/2008 Quatro estrelas 7 comentário(s) 41475 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
5 |
Sou afrodescendente sim ... e sou brasileiro! – A cultura africana e afrobrasileira na escola – UCA
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Sociologia O valor da população negra na história do país; Sobre as diferenças étnicas; Trabalhar a questão das relações étnicas no contexto escolar; Contextualizar o racismo na história de nosso país. 30/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4156 acesso(s) |
KLENIO ANTONIO SOUSA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG Outros |
6 |
Os anos da República da Espada no Brasil (1889-1894)
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História A partir dessa aula os alunos estarão aptos a analisar a estrutura política, econômica e social brasileira a partir da proclamação da República em 1889, bem como poderão refletir sobre a participação da sociedade nas instâncias decisórias da política brasileira e reconhecer o ... 01/08/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 17951 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
7 |
A Bandeira do Brasil: simbologia e significado
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História O aluno vai aprender como surgiu a bandeira da República do Brasil, como ela era antes de ter a forma atual e qual a sua função simbólica para a nação. 14/12/2009 Cinco estrelas 4 comentário(s) 47814 acesso(s) |
Virna Ligia Fernandes Braga COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG História |
8 |
As promessas da República: a constituição de 1891 - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar e analisar os principais pontos da constituição de 1891. Refletir sobre o conceito de cidadania na primeira constituição da República brasileira. Analisar as transformações e permanências na configuração política, social e econômica do Brasil, com a transição do r... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 16063 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
9 |
República Oligárquica (1894-1930): café-com-leite e cabresto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História A partir desta aula os alunos poderão discutir a noção de oligarquia e suas implicações na participação popular na esfera pública brasileira, conhecer o processo eleitoral da República Velha e, por fim, problematizar o conceito de cidadania no Brasil no passado e nos dias de h... 31/07/2012 Cinco estrelas 3 comentário(s) 64676 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
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A Política do 'café com leite' na Primeira República (1889-1930) - UCA
Ensino Fundamental Final | História Identificar as principais características da chamada política do café com leite na Primeira República (1889-1930). Compreender o significado da denominação “política do café com leite”. Refletir sobre a hegemonia dos Estados de Minas Gerais e de São Paulo na política da Primei... 09/06/2011 Cinco estrelas 3 comentário(s) 51180 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
11 |
Coronelismo, clientelismo e voto de cabresto no passado e no presente - UCA
Ensino Fundamental Final | História Compreender o coronelismo como uma prática política e social da Primeira república (1889-1930). Entender o clientelismo e o voto de cabresto como aspectos centrais das práticas políticas da Primeira República e apontar as suas principais características. Refletir sobre a perma... 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 20421 acesso(s) |
LUCIMAR DIVINA ALVARENGA PRATA Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
12 |
Canudos: a luta pela terra e pela cidadania
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender a Revolta de Canudos como um movimento social ocorrido no sertão da Bahia, na Primeira República, analisando as razões que explicam o fenômeno. Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Brasil e às condições econômicas e sociais do Brasil na Pri... 12/01/2011 Três estrelas 3 comentário(s) 25596 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
13 |
A vida no Cangaço
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Analisar o cangaço como um movimento social ocorrido no sertão nordestino, na Primeira República, buscando compreender as razões que levaram ao fenômeno. Identificar as principais características da literatura de cordel a partir do trabalho com a temática proposta na aula. 12/01/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 37940 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
14 |
As relações entre a gravura e o cordel
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Literatura Conhecer a cultura popular brasileira da Literatura de Cordel; Refletir sobre as relações entre a Literatura de Cordel e a xilogravura; Experimentar a técnica da xilogravura com algumas adaptações; Conhecer a obra de J. Borges e Samico, dois dos principais gravuristas brasilei... 30/07/2009 Quatro estrelas 7 comentário(s) 44931 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
15 |
A Guerra do Contestado
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Analisar as razões que levaram à Guerra do Contestado, movimento social ocorrido no sul do país, na Primeira República. Compreender a religiosidade como elemento importante na dinâmica processual do movimento. Relacionar o movimento à questão da estrutura fundiária no Br... 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 30338 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
16 |
“As pedras pisadas do cais”: a Revolta da Chibata
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender as razões que levaram a uma rebelião de trabalhadores na marinha brasileira, nos primeiros anos do regime republicano, a qual ficou conhecida como “Revolta da Chibata”. Relacionar a Revolta da Chibata ao passado escravista do Brasil. 12/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 14935 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
17 |
"Desvendando as nossas origens": será que você descende de imigrantes europeus?
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Analisar documentos e/ou depoimentos de descendentes de imigrantes europeus no Brasil, dispostos em sítios eletrônicos. Desenvolver a pesquisa histórica através da produção de árvore genealógica. Conhecer as suas origens e compreender a sua participação como integrante, depend... 25/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8264 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
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Contribuições e preservações culturais da imigração europeia no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Conhecer aspectos da contribuição cultural do imigrante europeu na diversidade que caracteriza o Brasil. Valorizar a cultura do imigrante que chegou ao Brasil ainda no século XIX. Entender a necessidade de preservação por parte do imigrante de sua cultura. 07/10/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 23548 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
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Movimento operário no Brasil: a influência do anarquismo italiano
Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Ensino Médio | Sociologia O conceito de anarquismo, a importância dos imigrantes italianos para a constituição do movimento operário no Brasil nos início do século XX e as greves e as conquistas dos primeiros operários brasileiros. 01/08/2012 Sem estrelas 1 comentário(s) 15277 acesso(s) |
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA NTE - CURITIBA - (CETEPAR) CURITIBA PR História |
20 |
Movimento operário no Brasil: a greve geral de 1917
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Analisar as condições de vida e de trabalho da classe operária brasileira no início do século XX, compreendendo a greve geral de 1917 no âmbito deste contexto. Relacionar a greve geral de 1917 aos ideais anarquistas em projeção no seio do movimento operário brasileiro, no i... 12/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 25098 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
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Resistências do trabalhador imigrante no século XIX e início do século XX
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Ensino Médio | História Reconhecer os desafios e lutas dos imigrantes no passado como referência para lutas sociais contemporâneas. Analisar ações de trabalhadores imigrantes para defender seus direitos em fins do século XIX e começo do XX. Analisar a participação imigrante na formação histórica do o... 18/11/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 9237 acesso(s) |
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG História |
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A Revolta da Vacina
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Fundamental Final | História Compreender as razões que levaram à revolta da Vacina, no Rio de Janeiro, nos primeiros anos do regime republicano no Brasil. Caracterizar a política higienista adotada na cidade do Rio de Janeiro, inserida no âmbito de uma reforma urbana e de um novo projeto de sociedade. ... 20/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 59329 acesso(s) |
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
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