26/08/2011
Esta coleção tem por objetivo possibilitar, de uma forma lúdica, a apropriação do sistema alfabético de escrita. Esse aprendizado ocorre quando os alunos compreendem que, em nossa língua, cada unidade da pauta sonora (fonema) corresponde a um símbolo gráfico (grafema). Das aulas de 1 a 8, por meio de músicas, jogos e brincadeiras, são trabalhadas as seguintes capacidades: conhecimento das letras do alfabeto, reconhecimento das unidades fonológicas (sílabas, rimas e fonemas) e leitura global de palavras. Das aulas de 9 a 14 é retomado o trabalho com essas capacidades e introduzidas atividades que favorecem a correlação som-letra em nosso sistema de escrita. Para isso, os alunos participarão de jogos que demandam a formação palavras a partir de letras móveis. Recomenda-se que o professor, ao perceber que os aprendizes compreenderam a base alfabética da língua escrita, desenvolva as aulas que integram a coleção: “Ortografia”.
Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG
Alfabetização, jogos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Brincando com o alfabeto.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica; Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita; 14/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 46250 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
TRABALHO COM RIMAS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Reconhecem as rimas das palavras · Leiam as palavras globalmente. · Avancem no processo de alfabetização 29/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 28825 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Formando sílabas e identificando os fonemas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas; Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor. 18/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 39390 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
4 |
Brincando com as palavras: uma aventura pelo alfabeto - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Conhecer as letras do alfabeto. Desenhar letras do alfabeto utilizando o programa KolourPaint. Trabalhar leitura e escrita a partir de história. Conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. Montar um “Alfabetário”, contendo as principais palavras que u... 07/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36214 acesso(s) |
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
5 |
Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo de Bingo das letras (aula 1)
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos; Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos; Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula. 30/07/2010 Quatro estrelas 21 comentário(s) 77550 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
6 |
JOGO DE DOMINÓ
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: · Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita. · Reconheçam globalmente as palavras apresentadas. 06/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19267 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Brincadeiras tradicionais: anjo bem e anjo mal
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Matemática As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Ampliar o repertório de brincadeiras. Conhecer as regras da brincadeira anjo bem e anjo mal. Registrar os momentos da brincadeira por meio da escrita e do desenho. Organizar uma lista com os nomes da frut... 14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10913 acesso(s) |
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Linguagem oral e escrita |
8 |
BRINCADEIRAS POPULARES EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Através da brincadeira “O que é, o que é?”, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrarão em contato com um material escrito e farão uso social do mesmo, ampliando seu repertório, conhecendo novas palavras. Conhecimento de um novo tipo de texto. F... 25/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 46248 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
9 |
MONTANDO PALAVRAS: quebra-cabeça - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Ética Desenvolver a criatividade e a coordenação motora. Resolver situações problema. Ampliar conhecimentos linguísticos. Interagir com os pares. Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral. Elaborar desenhos livremente ou a partir de uma temática estabelecida. Utilizar os r... 16/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18822 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
10 |
Vamos brincar de formar palavras?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Exercitar a formação de sílabas; Construir palavras através dos jogos; Associar as letras com as figuras apresentadas; Socializar com os colegas ns brincadeiras desenvolvidas. 17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13610 acesso(s) |
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Educação Física |
11 |
Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita. Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21185 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
12 |
Formando palavras a partir de um trabalho lúdico com o alfabeto
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Descobrir palavras através do manuseio do alfabeto individual. Formar palavras usando o alfabeto individual. Escrever palavras, mesmo que de forma não convencional. 08/04/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6544 acesso(s) |
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
13 |
UCA- Criando um jogo e brincando com as palavras
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras; Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita. 22/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4948 acesso(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
14 |
Alvo de letras - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ética Empregar os conhecimentos prévios sobre ordem alfabética. Ampliar os conhecimentos linguísticos. Desenvolver o raciocínio lógico. Demonstrar orientação espacial e rapidez de raciocínio. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Revi... 26/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4090 acesso(s) |
ELIANA APARECIDA CARLETO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
Cinco estrelas 1 classificações - 15015 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/05/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões de atividades, pois, com certeza será um suporte muito rico para enriquecer meu trabalho em sala de aula. Obrigadão