Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como aprender o sistema de escrita alfabético brincando?

 

26/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção tem por objetivo possibilitar, de uma forma lúdica, a apropriação do sistema alfabético de escrita. Esse aprendizado ocorre quando os alunos compreendem que, em nossa língua, cada unidade da pauta sonora (fonema) corresponde a um símbolo gráfico (grafema). Das aulas de 1 a 8, por meio de músicas, jogos e brincadeiras, são trabalhadas as seguintes capacidades: conhecimento das letras do alfabeto, reconhecimento das unidades fonológicas (sílabas, rimas e fonemas) e leitura global de palavras. Das aulas de 9 a 14 é retomado o trabalho com essas capacidades e introduzidas atividades que favorecem a correlação som-letra em nosso sistema de escrita. Para isso, os alunos participarão de jogos que demandam a formação palavras a partir de letras móveis. Recomenda-se que o professor, ao perceber que os aprendizes compreenderam a base alfabética da língua escrita, desenvolva as aulas que integram a coleção: “Ortografia”.

Autoria

Fernanda Maurício Simões - ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO - MG

Palavras-chave

Alfabetização, jogos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 Brincando com o alfabeto.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar/introduzir o conhecimento das letras do alfabeto de forma lúdica;                         Trabalhar a compreensão da natureza alfabética do sistema de escrita;

14/06/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 46250 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 TRABALHO COM RIMAS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Reconhecem as rimas das palavras ·         Leiam as palavras globalmente. ·         Avancem no processo de alfabetização

29/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 28825 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Formando sílabas e identificando os fonemas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Identificar, através dos jogos e brincadeiras sílabas e fonemas; Socializar com os colegas as atividades propostas pelo professor.

18/11/2010 Quatro estrelas 4 comentário(s) 39390 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

4 Brincando com as palavras: uma aventura pelo alfabeto - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Conhecer as letras do alfabeto. Desenhar letras do alfabeto utilizando o programa KolourPaint. Trabalhar leitura e escrita a partir de história. Conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador. Montar um “Alfabetário”, contendo as principais palavras que u...

07/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 36214 acesso(s)

PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

5 Alfabetização e suas alternativas através dos jogos pedagógicos: O Jogo de Bingo das letras (aula 1)

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Assimilar a formação de idéias e palavras através dos jogos pedagógicos; Compreender a formação estrutural das palavras associados aos jogos pedagógicos; Interagir, de forma organizada com os colegas durante as atividades da aula.

30/07/2010 Quatro estrelas 21 comentário(s) 77550 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

6 JOGO DE DOMINÓ

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos: ·         Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita. ·         Reconheçam globalmente as palavras apresentadas.

06/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 19267 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Brincadeiras tradicionais: anjo bem e anjo mal

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula: Ampliar o repertório de brincadeiras. Conhecer as regras da brincadeira anjo bem e anjo mal. Registrar os momentos da brincadeira por meio da escrita e do desenho. Organizar uma lista com os nomes da frut...

14/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10913 acesso(s)

ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Linguagem oral e escrita

8 BRINCADEIRAS POPULARES EM SALA DE AULA: UM INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Através da brincadeira “O que é, o que é?”, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrarão em contato com um material escrito e farão uso social do mesmo, ampliando seu repertório, conhecendo novas palavras. Conhecimento de um novo tipo de texto. F...

25/11/2009 Quatro estrelas 6 comentário(s) 46248 acesso(s)

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

9 MONTANDO PALAVRAS: quebra-cabeça - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Desenvolver a criatividade e a coordenação motora. Resolver situações problema. Ampliar conhecimentos linguísticos. Interagir com os pares. Enriquecer o vocabulário por meio da expressão oral. Elaborar desenhos livremente ou a partir de uma temática estabelecida. Utilizar os r...

16/05/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 18822 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

10 Vamos brincar de formar palavras?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Exercitar a formação de sílabas; Construir palavras através dos jogos; Associar as letras com as figuras apresentadas; Socializar com os colegas ns brincadeiras desenvolvidas.

17/12/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 13610 acesso(s)

Cristiane Tabach de Oliveira Duarte

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Educação Física

11 Relações entre unidades fonológicas e unidades gráficas

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Reconhecer e relacionar as unidades fonológicas com as correspondentes unidades gráficas: fonema-grafema, sílaba oral e sílaba escrita, palavra falada e palavra escrita.  Ampliar, a partir desse reconhecimento, suas habilidades ortográficas. 

17/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 21185 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

12 Formando palavras a partir de um trabalho lúdico com o alfabeto

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Descobrir palavras através do manuseio do alfabeto individual.                    Formar palavras usando o alfabeto individual.                   Escrever palavras, mesmo que de forma não convencional.  

08/04/2010 Quatro estrelas 1 comentário(s) 6544 acesso(s)

MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

13 UCA- Criando um jogo e brincando com as palavras

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Objetivos: Criar diferentes situações comunicativas nas quais os alunos serão desafiados a desenvolver a escrita das palavras; Favorecer por meio da associação imagem- texto o desenvolvimento da linguagem escrita.

22/06/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 4948 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

14 Alvo de letras - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ética

Empregar os conhecimentos prévios sobre ordem alfabética. Ampliar os conhecimentos linguísticos. Desenvolver o raciocínio lógico. Demonstrar orientação espacial e rapidez de raciocínio. Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo. Revi...

26/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 4090 acesso(s)

ELIANA APARECIDA CARLETO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 15015 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Inez, Escola Municipal de Ensino Fundamental João Raimundi , Rio Grande do Sul - disse:
    mariagambatto@hotmail.com

    24/05/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões de atividades, pois, com certeza será um suporte muito rico para enriquecer meu trabalho em sala de aula. Obrigadão


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.