Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O que acontece no meu corpo durante a atividade física?

 

16/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

O corpo humano é uma espécie de máquina organicamente perfeita e criada para se adaptar às mais diferentes demandas. Desta forma, a atividade física funciona como um estimulante para que isso ocorra de maneira natural. A presente coleção pretende esclarecer aos alunos como nosso corpo funciona mediante os esforços promovidos pelas atividades físicas. A aula 1 levanta o conceito de atividade física. Da 2 a 5, são relacionadas a atividade física, ou a falta dela, e suas implicações para nossa saúde . Na 6 o tema central é o importante papel que a alimentação e os nutrientes ocupam na movimentação do corpo. As aulas 7 e 8 abordam a necessidade da hidratação para o organismo, especialmente durante as atividades físicas em que aquela age na termorregulação do corpo. As aulas 9 e 10 destacam o efeito que o esforço físico exerce sobre o coração. Na aula 11, a caminhada é apontada dentro de um contexto amplo, além das reações fisiológicas que provoca no organismo. Na 12, dentro do assunto aqui tratado, é feita uma comparação entre corrida e caminhada. A 13 realça a adrenalina e sua atuação em nosso organismo, seja nas atividades físicas ou em situações extremas. As aulas 14 e 15 solucionam a pergunta do título, mostrando de uma forma geral como o nosso corpo reage às atividades físicas.

Autoria

FABIOLA PEDROZA VIEIRA - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG

Palavras-chave

corpo, atividade, física, reação

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 O que é atividade física?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas.

14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5394 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

2 Atividade Física - uma necessidade para a saúde

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos.

31/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 9730 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

3 A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço.

23/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 6478 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

4 O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es...

08/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1962 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

5 Atividade Fisica e Saúde

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer a prática de atividades físicas como uma das condições necessárias à saúde corporal; Construir tabelas e gráficos sobre as atividades físicas realizadas pela turma; Identificar atividades físicas e práticas de esportes recomendados na infância.

21/09/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 12074 acesso(s)

Amélia Pereira Batista Porto

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Ciências Naturais

6 O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Saúde

Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada.

26/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2341 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

7 Hidratação: O que a água faz por mim?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ...

09/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1846 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

8 Suar pouco é sinônimo de preguiça?

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à sudorese. Nesse movimento, procuramos criar situações para que os alunos: entendam os motivos pelos quais sua...

02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 2174 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

9 Vamos por nosso coração pra trabalhar!

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Reconhecer os benefícios da atividade física para o coração.

22/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 2609 acesso(s)

Maura Gislaine Barros

JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF

TELEMACO BORBA PR

Educação Física

10 Condicionamento físico: Quanto bate um coração?

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe...

18/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 2453 acesso(s)

CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

11 Praticando a Caminhada

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas.

23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 3843 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

12 O que ocorre com um corpo que corre? UCA

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Compreender os aspectos biomecânicos, fisiológicos e emocionais do movimento corporal durante exercícios de corrida e caminhada; Perceber e refletir sobre sua frequência cardíaca na caminhada e na corrida;

25/08/2011 Quatro estrelas 3 comentário(s) 1977 acesso(s)

TIAGO SOARES ALVES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

13 É só Adrenalina

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Fundamental Final | Matemática

Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Biologia

Ensino Médio | Educação Física

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Química

Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano;   Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais;

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5674 acesso(s)

MARCO ANTONIO AMARAL

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Matemática

14 A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física

Ensino Fundamental Inicial | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento...

02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentário(s) 20889 acesso(s)

Túlio Campos

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Educação Física

15 A máquina do corpo: ações e reações

Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir...

04/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5557 acesso(s)

Eliane Candida Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Outros

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações - 10529 acesso(s)

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • giovanna, osasco , São Paulo - disse:
    giovanna.temporin@hotmail.com

    08/05/2013

    Cinco estrelas

    eu achei muito interesante e tem a maior parete das informação mais importantes


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.