16/09/2011
O corpo humano é uma espécie de máquina organicamente perfeita e criada para se adaptar às mais diferentes demandas. Desta forma, a atividade física funciona como um estimulante para que isso ocorra de maneira natural. A presente coleção pretende esclarecer aos alunos como nosso corpo funciona mediante os esforços promovidos pelas atividades físicas. A aula 1 levanta o conceito de atividade física. Da 2 a 5, são relacionadas a atividade física, ou a falta dela, e suas implicações para nossa saúde . Na 6 o tema central é o importante papel que a alimentação e os nutrientes ocupam na movimentação do corpo. As aulas 7 e 8 abordam a necessidade da hidratação para o organismo, especialmente durante as atividades físicas em que aquela age na termorregulação do corpo. As aulas 9 e 10 destacam o efeito que o esforço físico exerce sobre o coração. Na aula 11, a caminhada é apontada dentro de um contexto amplo, além das reações fisiológicas que provoca no organismo. Na 12, dentro do assunto aqui tratado, é feita uma comparação entre corrida e caminhada. A 13 realça a adrenalina e sua atuação em nosso organismo, seja nas atividades físicas ou em situações extremas. As aulas 14 e 15 solucionam a pergunta do título, mostrando de uma forma geral como o nosso corpo reage às atividades físicas.
FABIOLA PEDROZA VIEIRA - Universidade Federal de Juiz de Fora - MG
corpo, atividade, física, reação
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
O que é atividade física?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Conceituar o tema atividade física; Planejar, vivenciar e avaliar a prática de algumas atividades físicas. 14/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 12021 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
2 |
Atividade Física - uma necessidade para a saúde
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender a classificação de atividade física. Observar com a prática da atividade física pode tornar-se um hábito para todos. 31/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 25804 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
3 |
A importância da atividade física: vamos todos nos movimentar?
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física O aluno poderá compreender a importância da prática regular de atividades físicas e seus benefícios para a saúde, a partir de exemplos simples e cotidianos da própria escola e sua casa. Conhecerão e aprenderão como utilizar a escala de percepção subjetiva de esforço. 23/11/2010 Três estrelas 1 comentario(s) 17808 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
4 |
O risco do sedentarismo: se estamos parados, parados ficaremos.
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Com esta aula o aluno poderá compreender o que é o sedentarismo e algumas de suas consequências para a saúde, assim como saberá como prevenir doenças por meio de atividades aeróbica e anaeróbicas, explicando-lhes as diferenças de cada uma das modalidades de gasto calórico e es... 08/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5723 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
5 |
Atividade Fisica e Saúde
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer a prática de atividades físicas como uma das condições necessárias à saúde corporal; Construir tabelas e gráficos sobre as atividades físicas realizadas pela turma; Identificar atividades físicas e práticas de esportes recomendados na infância. 21/09/2010 Cinco estrelas 4 comentario(s) 37489 visita(s) |
Amélia Pereira Batista Porto ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Ciências Naturais |
6 |
O combustível que estou utilizando é suficiente para movimentar meu corpo?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Saúde Identificar quais alimentos são compostos de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais; Identificar os tipos de nutrientes que ingerimos durante nossa rotina alimentar; Avaliar se está tendo uma alimentação equilibrada. 26/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 6212 visita(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
7 |
Hidratação: O que a água faz por mim?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à importância da hidratação nesse processo. Nesse movimento, procuramos reunir informações para que os alunos: ... 09/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 10712 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
8 |
Suar pouco é sinônimo de preguiça?
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de atividade física e saúde temos por objetivos o levantamento e a abordagem de questões relacionadas ao fenômeno da termorregulação, mais especificamente à sudorese. Nesse movimento, procuramos criar situações para que os alunos: entendam os motivos pelos quais sua... 02/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5337 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
9 |
Vamos por nosso coração pra trabalhar!
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Reconhecer os benefícios da atividade física para o coração. 22/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 6687 visita(s) |
Maura Gislaine Barros JARDIM ALEGRE C E ENS FUND MED PROF TELEMACO BORBA PR Educação Física |
10 |
Condicionamento físico: Quanto bate um coração?
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Nessa aula de condicionamento físico pretendemos trabalhar a relação entre a atividade física a atividade cardíaca. Gostaríamos que os alunos: compreendessem como se dá essa relação entre intensidade do exercício e batimentos cardíacos; consiguissem relacionar essas informaçõe... 18/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 8146 visita(s) |
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Educação Física |
11 |
Praticando a Caminhada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Conhecer algumas características da prática da caminhada. Descobrir quais os benefícios dessa prática esportiva para a saúde. Experimentar a atividade da caminhada, interagindo com os espaços e com os colegas. 23/05/2010 Quatro estrelas 3 comentario(s) 10950 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
12 |
O que ocorre com um corpo que corre? UCA
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Compreender os aspectos biomecânicos, fisiológicos e emocionais do movimento corporal durante exercícios de corrida e caminhada; Perceber e refletir sobre sua frequência cardíaca na caminhada e na corrida; 25/08/2011 Quatro estrelas 3 comentario(s) 5216 visita(s) |
TIAGO SOARES ALVES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
13 |
É só Adrenalina
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Fundamental Final | Matemática Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Biologia Ensino Médio | Educação Física Ensino Médio | Língua Portuguesa Ensino Médio | Química Identificar e reconhecer a aplicação da Adrenalina no cotidiano; Conhecer a fórmula da Adrenalina e das substâncias químicas estimulantes; Identificar os efeitos e a ação da Adrenalina no corpo humano; Conhecer as Aminas e os grupos funcionais; 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 15531 visita(s) |
MARCO ANTONIO AMARAL SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Matemática |
14 |
A Importância das Atividades Físicas para o Nosso Corpo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física Ensino Fundamental Inicial | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Aprender a importância da atividade física no cotidiano e seus benefícios para a saúde do nosso corpo. Conhecer porque nosso corpo precisa da atividade física para o seu bom funcionamento e para a qualidade de vida. Conhecer alguns aspectos do funcionamento do corpo no momento... 02/06/2010 Quatro estrelas 13 comentario(s) 38393 visita(s) |
Túlio Campos ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Educação Física |
15 |
A máquina do corpo: ações e reações
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Fundamental Final | Educação Física Explicar as alterações corporais provocadas pelo esforço físico, tais como excesso de excitação, cansaço, elevação de batimentos cardíacos Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para construir conhecimentos Trabalhar em grupos interagindo para atingir... 04/10/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 14897 visita(s) |
Eliane Candida Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Outros |
Cinco estrelas 1 calificaciones - 25801 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/05/2013
Cinco estrelaseu achei muito interesante e tem a maior parete das informação mais importantes