Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como fazer uso dos rótulos no desenvolvimento da escrita?

 

26/09/2011

Ficha Técnica
Descrição

Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. Sendo assim, essa coleção é composta por 15 aulas que têm por objetivo agrupar conteúdos sobre esse gênero textual, bem como apresentar as contribuições que o gênero oferece ao desenvolvimento cognitivo e social. As 3 primeiras aulas introduzem o trabalho com rótulos através de atividades que exploram a embalagem retirando as informações nela contidas. A aula 4 explica as principais diferenças entre rótulo e logotipo e a função de cada um. A aula 5 apresenta atividades que envolvem a leitura e a escrita a partir do trabalho com os rótulos e o alfabeto, utilizando também a informática para realizar jogos com marcas e rótulos. A coleção apresenta das aulas 6 a 11 diversas maneiras de trabalhar o gênero na sala de aula como produção textual, função dos rótulos, lista de produtos a partir de encartes e classificação dos mesmos quanto a sua utilidade. Com as aulas de 11 a 15 o aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero sendo incentivado a criar rótulos, embalagens, logotipos e elaborar propagandas a partir dos produtos criados.

Autoria

Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG

Palavras-chave

rótulos, embalagens, leitura, escrita

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Lista de aulas da coleção (15 aulas)
# Aula Autoria
1 Introduzindo o trabalho com rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.

05/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23406 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

2 EXPLORANDO RÓTULOS DE EMBALAGENS

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

­ - Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras. ­ - Trabalhar com os aspectos iconográficos, isto é, as cores, os tipos e tamanhos de letras, as imagens.

19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19005 acesso(s)

Carla Fernandes Lott Primola

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

3 Retirando informações dos rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  OBJETIVOS:   * Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc. . * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no c...

17/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 33878 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

4 Rótulos e logotipos: qual a diferença?

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados.

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16981 acesso(s)

Grazielle Tomaz de Almeida

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

5 Trabalhando com o alfabeto de marcas e rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

  Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita;   Reconhecer marcas e rótulos;   Trabalhar tipos de letras;   Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos.

07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12728 acesso(s)

MARIANE ELLEN DA SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 “Pra que serve este produto?”: trabalhando a leitura de rótulos.

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam;  Ampliar a habilidade de leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos;  U...

02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12914 acesso(s)

Mariane Patrícia Madeira Lopes

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

7 Listando produtos a partir de encartes

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre rótulos a partir da confecção de uma listagem, tendo como material encartes de supermercados.

05/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14110 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

8 Produções escritas utilizando rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as  informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia.

18/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7341 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

9 Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas...

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

observar e registrar escritas de placas, de outdoors, de letreiros, de faixas e de outros portadores de textos que encontrar em seu percurso para a escola. reconhecer o potencial de leitura que está por trás de qualquer texto e de qualquer suporte textual. produzir textos tend...

29/07/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25587 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

10 Lendo e utilizando encartes em atividades escritas de linguagem

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

.Objetivos:        OBJETIVOS        * Utilizar as gravuras dos encartes como alternativa atraente e prazerosa para atividades de leitura e escrita.          * Aproveitar material reciclável e de fácil acesso.        * Oportunizar ao aluno interagir com portadores de textos rea...

19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6410 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

11 Classificar rótulos, separando-os pela sua utilidade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

      Objetivos:       * Aprender a identificar um número significativo de rótulos dos produtos mais rotineiros dos supermercados, retirando as informações necessárias.        * Tornar-se um leitor crítico dos diversos portadores de textos veiculados socialmente.       *  Torn...

17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8982 acesso(s)

Josina Augusta Tavares Teixeira

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

12 Produzindo embalagens

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá perceber que as embalagens costumam ser atraentes para chamar a atenção do consumidor, identificando as informações contidas e verificando a finalidade das mesmas.

18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3874 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

13 Criando rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social.

05/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4156 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

14 Criando o rótulo de um produto próprio

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

• Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens. • Confecção de um rótulo. • Participação das interações em sala de aula.

20/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13569 acesso(s)

ELAINE CRISTINE GONZAGA

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

15 Criando uma propaganda a partir de rótulos

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

O aluno deverá compreender o processo de utilização da marca e do produto de um rótulo como partes necessárias para a elaboração de uma propaganda.

05/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5436 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 29513 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.