26/09/2011
Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. Sendo assim, essa coleção é composta por 15 aulas que têm por objetivo agrupar conteúdos sobre esse gênero textual, bem como apresentar as contribuições que o gênero oferece ao desenvolvimento cognitivo e social. As 3 primeiras aulas introduzem o trabalho com rótulos através de atividades que exploram a embalagem retirando as informações nela contidas. A aula 4 explica as principais diferenças entre rótulo e logotipo e a função de cada um. A aula 5 apresenta atividades que envolvem a leitura e a escrita a partir do trabalho com os rótulos e o alfabeto, utilizando também a informática para realizar jogos com marcas e rótulos. A coleção apresenta das aulas 6 a 11 diversas maneiras de trabalhar o gênero na sala de aula como produção textual, função dos rótulos, lista de produtos a partir de encartes e classificação dos mesmos quanto a sua utilidade. Com as aulas de 11 a 15 o aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero sendo incentivado a criar rótulos, embalagens, logotipos e elaborar propagandas a partir dos produtos criados.
Amanda Barros Teixeira - COL DE APLICACAO JOAO XXIII - MG
rótulos, embalagens, leitura, escrita
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Introduzindo o trabalho com rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita. 05/10/2009 Quatro estrelas 9 comentário(s) 23406 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
2 |
EXPLORANDO RÓTULOS DE EMBALAGENS
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização - Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras. - Trabalhar com os aspectos iconográficos, isto é, as cores, os tipos e tamanhos de letras, as imagens. 19/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19005 acesso(s) |
Carla Fernandes Lott Primola ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
3 |
Retirando informações dos rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa OBJETIVOS: * Aprender a extrair e a interpretar as informações contidas nos rótulos: marca, produto, data de fabricação, validade, utilidade, código de barra, etc. . * Interagir com portadores reais de leitura e escrita, ampliando a compreensão do mundo e inserindo-se no c... 17/05/2010 Quatro estrelas 5 comentário(s) 33878 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
4 |
Rótulos e logotipos: qual a diferença?
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Compreender o que é rótulo e o que é logotipo, suas funções e em que suportes e materiais impressos são utilizados. 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 16981 acesso(s) |
Grazielle Tomaz de Almeida ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
5 |
Trabalhando com o alfabeto de marcas e rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Realizar atividades que envolvam a leitura e a escrita; Reconhecer marcas e rótulos; Trabalhar tipos de letras; Utilizar a informática para realizar o jogo do alfabeto de marcas e rótulos. 07/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12728 acesso(s) |
MARIANE ELLEN DA SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
“Pra que serve este produto?”: trabalhando a leitura de rótulos.
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ampliar a habilidade de interpretação textual a partir da leitura e interpretação de rótulos de produtos e de suas características no suporte em que se apresentam; Ampliar a habilidade de leitura e interpretação através da observação de informações apresentadas em rótulos; U... 02/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 12914 acesso(s) |
Mariane Patrícia Madeira Lopes ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
7 |
Listando produtos a partir de encartes
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre rótulos a partir da confecção de uma listagem, tendo como material encartes de supermercados. 05/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 14110 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
8 |
Produções escritas utilizando rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá reconhecer a importância de um rótulo, as informações contidas e a sua função social em situações do dia-a-dia. 18/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 7341 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
9 |
Estratégias de leitura e produção de texto: trabalhando com placas, rótulos, bulas...
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa observar e registrar escritas de placas, de outdoors, de letreiros, de faixas e de outros portadores de textos que encontrar em seu percurso para a escola. reconhecer o potencial de leitura que está por trás de qualquer texto e de qualquer suporte textual. produzir textos tend... 29/07/2010 Cinco estrelas 4 comentário(s) 25587 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
10 |
Lendo e utilizando encartes em atividades escritas de linguagem
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa .Objetivos: OBJETIVOS * Utilizar as gravuras dos encartes como alternativa atraente e prazerosa para atividades de leitura e escrita. * Aproveitar material reciclável e de fácil acesso. * Oportunizar ao aluno interagir com portadores de textos rea... 19/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6410 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
11 |
Classificar rótulos, separando-os pela sua utilidade
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Objetivos: * Aprender a identificar um número significativo de rótulos dos produtos mais rotineiros dos supermercados, retirando as informações necessárias. * Tornar-se um leitor crítico dos diversos portadores de textos veiculados socialmente. * Torn... 17/05/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 8982 acesso(s) |
Josina Augusta Tavares Teixeira COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
12 |
Produzindo embalagens
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá perceber que as embalagens costumam ser atraentes para chamar a atenção do consumidor, identificando as informações contidas e verificando a finalidade das mesmas. 18/09/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 3874 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
13 |
Criando rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social. 05/10/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4156 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
14 |
Criando o rótulo de um produto próprio
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização • Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens. • Confecção de um rótulo. • Participação das interações em sala de aula. 20/10/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 13569 acesso(s) |
ELAINE CRISTINE GONZAGA ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
15 |
Criando uma propaganda a partir de rótulos
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa O aluno deverá compreender o processo de utilização da marca e do produto de um rótulo como partes necessárias para a elaboração de uma propaganda. 05/10/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5436 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 29513 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!