Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Música – o contexto da obra artística, o contexto da comunidade e as fontes de criação - Modernismo musical: conceito e criação

 

20/10/2011

Ficha Técnica
Descrição

Caro professor, essa coleção de aulas tem por objetivo trabalhar o contexto do Modernismo brasileiro e seus posteriores desdobramentos para a cultura do nosso país, especialmente no que diz respeito à criação musical. Partiremos de um estudo da Semana de Arte Moderna de 1922, procurando esclarecer aos alunos a respeito do evento e seus principais participantes, assim como ambientá-los com as ideias e as propostas da época. A seguir, partiremos para um trabalho focado em exercícios de criação que se relacionem, de alguma maneira, com os vários movimentos modernistas/modernizantes do início do século XX. Aulas de outros conteúdos do elemento Artes estão envolvidas no trabalho, visto que o movimento em questão possui, em sua gênese, um caráter multifacetado quanto às linguagens artísticas. A coleção pode ser dividida em duas partes: da aula 1 a 6, o trabalho é calcado em pesquisa e discussão sobre o movimento modernista e o conceito de modernidade. Da aula 7 a 13 o trabalho se concentra na produção e na criação, passando por uma grande variedade de estilos e processos de composição que se caracterizem pelo não-alinhamento com o modelo clássico. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.

Autoria

RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ

Palavras-chave

música, moderno, modernismo, modernidade, aleatório, concreto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Lista de aulas da coleção (13 aulas)
# Aula Autoria
1 Arte moderna no Brasil

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar aos alunos o modernismo e a sua importância no cenário artístico nacional.

18/12/2008 Quatro estrelas 4 comentário(s) 55092 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

2 Modernismo brasileiro e identidade nacional

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos ...

08/07/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 32371 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

3 Semana de 1922: o início do modernismo brasileiro

Ensino Médio | Artes

1- Contextualizar a Semana de Arte Moderna de 1922 ao cenário político, econômico e cultural de São Paulo. 2- Os principais artistas que integraram o movimento modernista brasileiro e suas respectivas obras. 3- A herança deixada pela Semana de Arte Moderna de 1922 na arte bras...

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 15554 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

4 Arte- quebrando tabus

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Pesquisar sobre a semana de Arte Moderna de 22; Entender a importância da semana de Arte Moderna e seu contexto social; Discutir sobre a arte contemporânea e seus desdobramentos O que eles entendem por arte?  Quem define o que é Arte? Saber utilizar diferentes fontes de inform...

21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 11333 acesso(s)

Grace Luciana Pereira

Universidade de São Paulo

SAO PAULO SP

Informação e Comunicação

5 Villa-Lobos entre a cultura erudita e popular

Ensino Médio | História

A partir da análise da obra de Villa-Lobos, o aluno poderá aprender como alguns conceitos construídos, como o de erudito e de popular, podem ser quebrados e mesclados, demonstrando o caráter dinâmico de conceitos ao longo do tempo. Essa percepção quebra com a ideia fixa e line...

07/02/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 5747 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

6 Tropicália: música, comportamento e atitude no Brasil da década de 1960

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | História

Os alunos irão aprender o que foi o movimento musical conhecido como “Tropicalismo” e  qual foi a sua importância histórica  no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960.

09/06/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 24534 acesso(s)

Bruno Viveiros Martins

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

História

7 Conceitos de Música – som, silêncio e ruído - paisagem sonora - aula 2

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Formular critérios e parâmetros do que possa ser música. Compreender o conceito de som, silêncio e ruído - paisagem sonora. Criar situações de paisagem sonora.

02/06/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 36299 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

8 Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução...

30/11/2009 Três estrelas 1 comentário(s) 15401 acesso(s)

Daniel Fils Puig

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

9 Música - Batidinhas 2: música que anda pelas paredes

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

- Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação. - Desenvolver a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos nas paredes. - Desenvolver a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de t...

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 4424 acesso(s)

Equipe

CApUFRJ Música LeoDaniel

10 Conceitos de Música – composição e instrumento musical não convencional - aula 6

Educação Escolar Indígena | Artes

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural

Ensino Médio | Artes

Ensino Médio | Sociologia

 Formular critérios e parâmetros do que possa ser música.   Desenvolver uma pesquisa sonora com objetos de sua sala de aula e ser capaz de aproveitá-los na elaboração de uma composição.   Organizar sons com intencionalidade musical  Ensaiar e apresentar sua própria composição.

08/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5799 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

11 Música - Trilha sonora – Experimentações

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

Analisar desenhos, pinturas, fotografias e interpretar possíveis trilhas sonoras que estas imagens sugerem. Criar diversas combinações de trilhas sonoras, a partir de um banco fonográfico e de imagens, analisando as possíveis mudanças de sentido. Iniciar a elaboração de um pro...

12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentário(s) 16655 acesso(s)

Leonardo Stefano Masquio

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

12 MÚSICA: Composição - Objeto Sonoro e Música Concreta

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

a) Conceituar objeto sonoro; b) Conhecer a música concreta; b) Compor uma peça utilizando a ideia de objeto sonoro, se possível, a partir da utilização de um software.

03/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 5861 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

13 MÚSICA: Composição – Aleatoriedade

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes

Ensino Fundamental Final | Artes

Ensino Médio | Artes

a) Conceituar  aleatoriedade em Música; b) Compor utilizando processos aleatórios.

11/05/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3367 acesso(s)

RODRIGO RUSSANO

0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

RIO DE JANEIRO RJ

Artes

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 7154 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.