20/10/2011
Caro professor, essa coleção de aulas tem por objetivo trabalhar o contexto do Modernismo brasileiro e seus posteriores desdobramentos para a cultura do nosso país, especialmente no que diz respeito à criação musical. Partiremos de um estudo da Semana de Arte Moderna de 1922, procurando esclarecer aos alunos a respeito do evento e seus principais participantes, assim como ambientá-los com as ideias e as propostas da época. A seguir, partiremos para um trabalho focado em exercícios de criação que se relacionem, de alguma maneira, com os vários movimentos modernistas/modernizantes do início do século XX. Aulas de outros conteúdos do elemento Artes estão envolvidas no trabalho, visto que o movimento em questão possui, em sua gênese, um caráter multifacetado quanto às linguagens artísticas. A coleção pode ser dividida em duas partes: da aula 1 a 6, o trabalho é calcado em pesquisa e discussão sobre o movimento modernista e o conceito de modernidade. Da aula 7 a 13 o trabalho se concentra na produção e na criação, passando por uma grande variedade de estilos e processos de composição que se caracterizem pelo não-alinhamento com o modelo clássico. Embora a coleção tenha sido concebida originalmente na ordem em que aqui se encontra, o professor poderá nela intervir se julgar necessário para atingir especificidades do seu grupo e de seu trabalho.
RODRIGO RUSSANO - COLEGIO PALAS - ENSINO MEDIO - UNIDADE TIJUCA - RJ
música, moderno, modernismo, modernidade, aleatório, concreto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
# | Clase | Autoría |
---|---|---|
1 |
Arte moderna no Brasil
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar aos alunos o modernismo e a sua importância no cenário artístico nacional. 18/12/2008 Quatro estrelas 4 comentario(s) 55128 visita(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
2 |
Modernismo brasileiro e identidade nacional
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Ensino Médio | História Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos ... 08/07/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 32388 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
3 |
Semana de 1922: o início do modernismo brasileiro
Ensino Médio | Artes 1- Contextualizar a Semana de Arte Moderna de 1922 ao cenário político, econômico e cultural de São Paulo. 2- Os principais artistas que integraram o movimento modernista brasileiro e suas respectivas obras. 3- A herança deixada pela Semana de Arte Moderna de 1922 na arte bras... 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 15564 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
4 |
Arte- quebrando tabus
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Pesquisar sobre a semana de Arte Moderna de 22; Entender a importância da semana de Arte Moderna e seu contexto social; Discutir sobre a arte contemporânea e seus desdobramentos O que eles entendem por arte? Quem define o que é Arte? Saber utilizar diferentes fontes de inform... 21/02/2011 Cinco estrelas 2 comentario(s) 11354 visita(s) |
Grace Luciana Pereira Universidade de São Paulo SAO PAULO SP Informação e Comunicação |
5 |
Villa-Lobos entre a cultura erudita e popular
Ensino Médio | História A partir da análise da obra de Villa-Lobos, o aluno poderá aprender como alguns conceitos construídos, como o de erudito e de popular, podem ser quebrados e mesclados, demonstrando o caráter dinâmico de conceitos ao longo do tempo. Essa percepção quebra com a ideia fixa e line... 07/02/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 5752 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
6 |
Tropicália: música, comportamento e atitude no Brasil da década de 1960
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Médio | Artes Ensino Médio | História Os alunos irão aprender o que foi o movimento musical conhecido como “Tropicalismo” e qual foi a sua importância histórica no cenário artístico, cultural e social brasileiro da década de 1960. 09/06/2011 Sem estrelas 0 comentario(s) 24552 visita(s) |
Bruno Viveiros Martins Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG História |
7 |
Conceitos de Música – som, silêncio e ruído - paisagem sonora - aula 2
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Formular critérios e parâmetros do que possa ser música. Compreender o conceito de som, silêncio e ruído - paisagem sonora. Criar situações de paisagem sonora. 02/06/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 36338 visita(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
8 |
Música - Batidinhas: música com objetos cotidianos
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação, a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos de objetos de uso diário, a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de timbre na execução... 30/11/2009 Três estrelas 1 comentario(s) 15429 visita(s) |
Daniel Fils Puig COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
9 |
Música - Batidinhas 2: música que anda pelas paredes
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes - Desenvolver a prática da música em conjunto e da improvisação. - Desenvolver a escuta através da pesquisa sonora com sons obtidos nas paredes. - Desenvolver a execução de diferentes intensidades na música em conjunto, a leitura e a precisão rítmicas, bem como a precisão de t... 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4434 visita(s) |
Equipe CApUFRJ Música LeoDaniel |
10 |
Conceitos de Música – composição e instrumento musical não convencional - aula 6
Educação Escolar Indígena | Artes Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural Ensino Médio | Artes Ensino Médio | Sociologia Formular critérios e parâmetros do que possa ser música. Desenvolver uma pesquisa sonora com objetos de sua sala de aula e ser capaz de aproveitá-los na elaboração de uma composição. Organizar sons com intencionalidade musical Ensaiar e apresentar sua própria composição. 08/06/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 5810 visita(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
11 |
Música - Trilha sonora – Experimentações
Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes Analisar desenhos, pinturas, fotografias e interpretar possíveis trilhas sonoras que estas imagens sugerem. Criar diversas combinações de trilhas sonoras, a partir de um banco fonográfico e de imagens, analisando as possíveis mudanças de sentido. Iniciar a elaboração de um pro... 12/01/2011 Cinco estrelas 1 comentario(s) 16666 visita(s) |
Leonardo Stefano Masquio COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Artes |
12 |
MÚSICA: Composição - Objeto Sonoro e Música Concreta
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar objeto sonoro; b) Conhecer a música concreta; b) Compor uma peça utilizando a ideia de objeto sonoro, se possível, a partir da utilização de um software. 03/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5906 visita(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
13 |
MÚSICA: Composição – Aleatoriedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes Ensino Fundamental Final | Artes Ensino Médio | Artes a) Conceituar aleatoriedade em Música; b) Compor utilizando processos aleatórios. 11/05/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3379 visita(s) |
RODRIGO RUSSANO 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES RIO DE JANEIRO RJ Artes |
Sem estrelas 0 calificaciones - 7160 visita(s)
Denuncia opiniones o materiales indebidos!